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Latam vai deixar de oferecer marcação gratuita de assentos em passagens emitidas com pontos

Leonardo Cassol
01/11/2020 às 12:27

Latam vai deixar de oferecer marcação gratuita de assentos em passagens emitidas com pontos

A Latam deixará de oferecer marcação gratuita de assentos em passagens emitidas com pontos a partir de 3 de fevereiro de 2021. Após essa data, apenas clientes das categorias Gold, Gold Plus, Platinum, Black e Black Signature do programa Latam Pass poderão realizar a marcação do assento sem custo, como já acontece hoje nas passagens aéreas pagantes mais baratas. A mudança está sendo comunicada aos clientes hoje, por e-mail.

A medida meio que já era esperada, uma vez que ao comprar uma passagem em reais a empresa só permite a marcação de assento mediante taxa, que custa a partir de R$ 20. Sem o pagamento, o sistema vai designar automaticamente um assento para o cliente no momento do check-in. Felizmente, pelo menos por enquanto, a franquia de bagagem despachada em voos internacionais não foi excluído dos bilhetes resgatados com pontos.

Vale destacar que tanto na Smiles, como no TudoAzul, a marcação de assentos dos bilhetes emitidos com pontos já funciona da mesma forma que a tarifa em reais, com o pagamento de uma taxa. No entanto, a GOL e a Azul permitem a seleção gratuita de assento no momento do check-in, algo que a Latam não permite.

O que diz a Latam

Confira a nota do Latam Pass sobre a mudança, reproduzida na íntegra:

“A Latam informa que todos os Clientes Elite Latam Pass (Categorias Gold, Gold Plus, Platinum, Black e Black Signature) permanecem com o benefício de marcação gratuita do assento. A partir de 3 fevereiro de 2021, no entanto, Clientes Latam que ainda não alcançaram essas Categorias poderão adquirir o benefício mediante pagamento.

O LATAM Pass reitera que, para garantir que os clientes consigam aproveitar benefícios como esse mais rápido, tem promovido diversos incentivos para qualificação das Categorias Elite com mais rapidez. Com 24 milhões de clientes no Brasil, o programa reforça ainda o seu compromisso em criar um programa mais competitivo e atrativo.

Ao menos avisaram com antecedência. Essa deveria ser a postura de todos os programas quando forem alterar regras que retirem benefícios dos clientes.

Compra de pontos com acúmulo de pontos qualificáveis para mudança de categoria

Entre 1° de novembro e 31 de dezembro o Latam Pass vai conceder 10% de pontos qualificáveis a cada compra de pontos que os clientes realizarem no site do programa. Haverá um limite de 4.000 pontos qualificáveis por participante. Esses pontos serão válidos para a contabilização da categoria Latam Pass do cliente de 2020. Os detalhes da ação podem ser conferidos aqui.

Isso pode ajudar quem está perto de mudar de categoria e não deve conseguir atingir a meta com voos até o fim do ano. Para consultar seus pontos qualificáveis, acesse o app ou o site do Latam Pass.

Desde agosto, o programa tem feito ações oferecendo pontos qualificáveis na compra de pontos. A última ação oferecia aos clientes a possibilidade de ganhar até 10 mil pontos qualificáveis.

Já os clientes Latam Pass Itaucard Platinum e Black poderão aproveitar a promoção para acumular mais pontos qualificáveis com os gastos no cartão de crédito que vale até o final de dezembro.

No total, o programa incentivou mais de 20 mil pontos em qualificação aos seus clientes neste ano.

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