logo Melhores Destinos

Fim de uma era: KLM aposenta seus últimos Boeing 747

João Goldmeier
02/04/2020 às 15:35

Fim de uma era: KLM aposenta seus últimos Boeing 747

O fim era inevitável, mas a pandemia de covid-19 antecipou a aposentadoria do icônico Boeing 747 na KLM. Inicialmente prevista para o ano que vem, a atual falta de demanda mundial por transporte aéreo acelerou a decisão. Mas ainda dá tempo de voar na “Rainha dos Céus”, e a gente mostra algumas alternativas. Confira:

Com o fechamento de fronteiras e a diminuição a quase zero dos voos de longo curso, muitas companhias estão deixando seus aviões estacionados em aeroportos pelo mundo como forma de diminuir custos. Com a KLM não foi diferente e ela resolveu aproveitar para antecipar o fim da linha para o 747.

Boeing 747 da KLM

A KLM tem em sua frota 10 “Jumbos”, sendo 5 na versão 747-400 e 5 na versão 747-Combi, com capacidade de carga estendida. No seu lugar vai utilizar os Boeing 777-200 e 300, que são aviões mais modernos e com menos consumo de combustível. O futuro dos 747 ainda não foi divulgado.

Qantas será a próxima?

Alguns veículos de imprensa mundo a fora chegaram a divulgar que a Qantas também estaria aposentado seus 747, o que foi desmentido pela companhia australiana. Os cinco 747-400 da Qantas estão com aposentadoria agendada para o fim do ano, mas ainda devem voar, dependendo da retomada da demanda pós-pandemia.

Ainda dá tempo de voar com o Boeing 747

Felizmente para os amantes da aviação ainda há tempo para voar nessa aeronave maravilhosa. Diversas companhias do mundo ainda operam o 747, incluindo aí a sua versão mais moderna, o 747-8i.

Air China, Korean e Lufthansa operam a última versão do modelo e como são aviões novos (com no máximo 8 anos de uso) devem continuar em operação por bastantes anos mais. Outras cias como Air India, British Airways, Rossiya Airlines, Thai e Virgin Atlantic operam versões mais antigas e podem ser uma opção se o itinerário de sua viagem permitir.

Eu já tive a oportunidade de voar algumas vezes no 747 (veja como foi voar no 747 da Lufthansa) e não escondo de ninguém que é meu avião favorito. Ainda tinha o desejo de voar no 747 da KLM mas esse vai ficar só na lista das vontades, junto com o Concorde.

E você, caro leitor, já voou no Boeing 747 da KLM ou de outra empresa? Como foi a experiência?

Com informações do Secret Flying e Sam Chui.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção