JetBlue compra concorrente e cria a 5ª maior companhia aérea dos EUA
JetBlue compra concorrente e cria a 5ª maior companhia aérea dos EUA
Após três tentativas malsucedidas, a companhia aérea americana JetBlue fechou hoje um acordo para compra da concorrente Spirit Airlines no valor de US$ 3,8 bilhões (quase R$ 20 bilhões no câmbio atual). O feito da empresa fundada por David Neeleman (que também fundou a Azul) ocorreu após o fracasso na fusão da Spirit com a também low-cost Frontier.
A JetBlue e a Spirit possuem modelos de negócios diferentes. A JetBlue tenta se posicionar no mercado como uma companhia aérea butique, superior às demais empresas de baixo custo, oferecendo maior espaço entre as poltronas, entretenimento de bordo individual e Wi-Fi a bordo. Já a Spirit, por outro lado, é uma low-cost “raiz” e cobra por qualquer serviço extra além do voo, como uso do compartimento para bagagem de mão e até o check-in no aeroporto.
Embora as empresas tenham chegado a um acordo, a transação ainda precisa ser aprovada pelas autoridades norte-americanas. Até lá, a Spirit e a JetBlue continuarão operando separadamente.
“Estamos ansiosos para receber os excelentes membros da equipe da Spirit na JetBlue e, juntos, criarmos a quinta maior companhia aérea dos Estados Unidos”, disse Robin Hayes, presidente da JetBlue no comunicado de fusão. Juntas as empresas terão uma frota de 458 aeronaves, além de uma carteira de pedidos de mais de 300 aviões da Airbus.
Se a compra for aprovada, os aviões da Spirit deverão ser adaptados com a configuração utilizada pela JetBlue, com menos assentos e mais conforto. Além disso, a nova empresa permanecerá com sede em Nova York com a marca JetBlue. Ou seja, a marca Spirit deverá desaparecer.
Com informações do comunicado feito à imprensa e The Points Guy.