Iberia anuncia compra integral da Air Europa por 400 milhões de euros
Iberia anuncia compra integral da Air Europa por 400 milhões de euros
Será que a novela finalmente chegou ao fim? O International Consolidated Airlines Group (IAG), dono da Iberia, anunciou que a companhia espanhola comprará os 80% restantes da concorrente Air Europa por 400 milhões de euros (cerca de R$ 2,1 bilhões). A tentativa do acordo estava em andamento desde janeiro, e as informações foram divulgadas pela Forbes.
Conforme o IAG, o grupo concordou em adquirir o que ainda não controlava da Air Europa para melhorar a própria posição no mercado latino-americano – já que Madri é uma ótima porta de entrada entre a América Latina e a Europa. A ideia é de também aumentar os negócios para a Ásia, enquanto permite que seu hub de Madri concorra com outros grandes aeroportos da Europa.
Vale relembrar que o IAG também é dono da British Airways e outras companhias europeias. Em outro comunicado, a Air Europa explicou que manterá sua marca, mas será administrada pela Iberia.
Entretanto, como já divulgamos em posts anteriores, a compra vinha sendo negociada desde 2019 e a história é longa. Por isso, sabemos que, no momento, ainda há um grande caminho até tudo se concretizar. Vamos aguardar novamente e se houver qualquer novidade divulgaremos aqui no MD.
Compra da Air Europa
Em situações como essa, com grandes acordos em pauta, a compra da Air Europa pela Iberia ainda depende da aprovação de vários órgãos. Quando tudo estiver de acordo, a venda ocorrerá em etapas – o deve ocorrer dentro de 18 meses.
A primeira fase trata-se de um pagamento de 200 milhões de euros – desse total, 100 milhões de euros serão em dinheiro e o restante em ações do IAG. Isso significa que a operação vai permitir que a Globalia (responsável pela Air Europa) tenha uma participação significativa no International Airlines Group.
Quanto aos demais 200 milhões de euros, haverá um pagamento dividido em duas parcelas de 100 milhões de euros. Ambos ocorrerão quando o primeiro e o segundo ano da aprovação do órgão da competição forem concluídos, respectivamente.
A companhia espanhola a ser vendida tem 50 aviões e mais 15 encomendados, com uma frota composta por Boeing 787 Dreamliners e Boeing 737s.
Com a aquisição, o IAG informou que será possível fazer cortes de custos significativos na empresa. Para os passageiros, infelizmente, o negócio deve reduzir a concorrência e as promoções de passagens aéreas, especialmente nos voos diretos para Madri.