logo Melhores Destinos

Iberia anuncia compra da rival Air Europa por 1 bilhão de euros

Denis Carvalho
04/11/2019 às 8:50

Iberia anuncia compra da rival Air Europa por 1 bilhão de euros

A guerra entre as duas maiores companhias da Espanha está perto do capítulo final. A International Consolidated Airlines Group (IAG), dona da Iberia, anunciou hoje que a companhia espanhola comprará a rival Air Europa por 1 bilhão de euros (cerca de R$ 4,5 bilhões). A expectativa é que até o segundo semestre de 2020 as duas principais companhias espanholas sejam parte do mesmo grupo, que conta ainda com a British Airways, Aer Lingus, Level e Vueling.

“A IAG e a Globalia tem o prazer de anunciar que firmaram os acordos definitivos em virtude dos quais a filial Iberia vai adquirir todo o capital social emitido da Air Europa por um bilhão de euros”, afirma o comunicado.

A marca Air Europa será mantida inicialmente e a empresa funcionará como um setor autônomo dentro da Iberia. A expectativa é que a fusão esteja completa até 2025, incluindo a integração da Air Europa no programa de milhas Avios.

Segundo a IAG, a união das duas companhias transformará Madri em “um verdadeiro rival para os quatro maiores hubs da Europa: Amsterdã, Frankfurt, Londres Heathrow e París Charles De Gaulle”. Além disso, o grupo espera se reposicionar como líder no mercado entre a Europa e a América Latina e Caribe.

“A aquisição da Air Europa deve acrescentar à IAG uma nova companhia aérea competitiva e rentável, fazendo de Madri um hub europeu líder e permitindo que IAG consiga a liderança do Atlântico Sul”, avaliou CEO da IAG, Willie Walsh.

O CEO da Globalia, Javier Hidalgo, afirmou que “a incorporação da Air Europa ao grupo IAG supõe um fortalecimento do presente e futuro da companhia, que manterá a linha seguida nos últimos anos. Estamos convencidos de que será um êxito que a Air Europa se incorpore a um Grupo como IAG, que demonstrou durante todos estes anos sua aposta no desenvolvimento das companhias aéreas que o compõem e pelo hub de Madrid”.

Voos no Brasil

A princípio, o acordo não envolve a compra da nova companhia que será criada pela Globalia para operar voos domésticos no Brasil. Segundo o que foi anunciado até o momento, a concessão foi dada à Globalia e não à Air Europa. Resta saber, contudo, se com a venda da companhia aérea o grupo turístico espanhol continuará interessado em operar rotas domésticas por aqui, já que não terá mais voos internacionais.

A Air Europa foi fundada em 1986 e sempre se orgulhou de quebrar o monopólio da Iberia na Espanha. A companhia é conhecida por ter preços agressivos e opera voos para São Paulo, Salvador, Recife e Fortaleza. Com a compra pela rival, é provável que as promoções se tornem mais raras. Também não será surpresa se Air Europa sair de Guarulhos, onde a Iberia também tem voos, e que futuramente a Air Europa deixe de existir.

Saída da Aliança SkyTeam

Outra novidade anunciada pela Air Europa foi a sua saída da Aliança SkyTeam. No comunicado divulgado mais cedo pela IAG não constava esta informação, porém o assunto se tornou público após uma declaração da companhia. De qualquer forma, os rumores sobre essa possibilidade já existiam.

Leia o comunicado no site da IAG

 

Veja também: 

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção