Fraudes no cartão de crédito: você já teve compras indevidas no seu cartão?

Daniel Gadelha
Daniel Gadelha
8/07/2020 às 13:04 - atualizado em 15/09/2020

Fraudes no cartão de crédito: você já teve compras indevidas no seu cartão?

Se você utiliza cartões de crédito, é bem provável que você já tenha encontrado algum lançamento em sua fatura que lhe pareceu estranho. Os cartões com chip e senha integrada trouxeram mais segurança para as compras presenciais, mas as compras feitas pela internet ainda podem dar muita dor de cabeça para os consumidores.

Na semana passada eu percebi duas cobranças que não reconhecia em um cartão de crédito do banco Itaú. Tratava-se do mesmo estabelecimento, uma compra feita em meu cartão titular e outra no cartão adicional. “Que azar!”, logo pensei e ainda me senti culpado por não ter bloqueado o cartão para transações online. Bom, nada podemos fazer além de avisar ao banco para que seja feito o estorno e solicitar a troca dos cartões, certo?

Certo! Mas pouco depois me deparei com uma postagem recente do site TecnoBlog que relata que diversos leitores veem sendo cobrados indevidamente no mesmo estabelecimento “Katia” tanto com os cartões Itaú como Credicard e Nubank. Além disso, os leitores também relataram cobranças não reconhecidas em lojas de cosméticos e a empresa de TV à cabo SKY.

Sondando internamente a nossa equipe aqui no Melhores Destinos, rapidamente identifiquei 3 colegas que tinham tido o mesmo problema. Um número bem elevado em relação aos que possuem produtos desses bancos, o que indica que essas fraudes podem ter atingido muitas pessoas.

Em resposta ao TecnoBlog, o Itaú disse que lamenta o ocorrido e garante que não passou por nenhuma vulnerabilidade de segurança nem sofreu vazamento de dados. “O banco possui sistemas de monitoramento para detecção de situações de tentativas de fraude e, no caso em questão, adotou todas as medidas cabíveis para proteger e amparar os clientes”, afirma a nota.

Se você possui cartão de crédito de algum desses bancos, sugiro conferir seu extrato para ter certeza de que não há nenhuma cobrança que você não reconheça.

Pesquisa: você teve alguma fraude no seu cartão de crédito?

Você teve problemas de fraudes ou compras indevidas usando o seu cartão de crédito nos últimos 12 meses? Por favor, participe dessa pesquisa rápida e nos conte como foi a solução do seu problema pelo banco ou emissor do seu cartão:

Como se proteger de fraudes com cartão de crédito?

Mas como é possível se proteger contra esse tipo de fraude com o cartão de crédito? Confira 7 dicas que vão te ajudar!

1- Mantenha seus cartões em local seguro

A primeira dica pode parecer um pouco óbvia, mas é manter os seus cartões em um lugar seguro onde pessoas estranhas não tenham acesso. Quando não estiver em casa, mantenha os cartões sempre em sua posse. Não o deixe sobre mesas de restaurantes ou outros locais públicos. Depois de utilizá-lo, coloque-o de volta na carteira.

2- Não compartilhe seus dados

Não exponha dados do seu cartão em redes sociais ou em aplicativos de mensagens. Suspeite de e-mails, mensagens e ligações de pessoas que dizem ser atendentes do banco solicitando dados pessoais ou do seu cartão de crédito. Infelizmente, esse tipo de golpe está ficando cada vez mais comum. Desconfie e entre em contato com a central de atendimento que consta no verso do seu cartão.

3- Utilize o cartão virtual

A maioria dos bancos oferece o serviço de cartão virtual. Essa ferramenta é muito interessante pois permite que o cliente gere dados de um cartão de crédito para que seja utilizado uma única vez em compras online ou por telefone. Dessa forma, o usuário evita de inserir os dados do cartão físico em um ambiente virtual. O cartão virtual pode ser acessado facilmente pelo aplicativo do banco e não há nenhuma cobrança extra. Adicionalmente, alguns bancos já realizaram campanhas oferecendo pontos em dobro para as compras realizadas com cartões virtuais para estimular o uso por parte dos clientes.

4- Bloqueie o seu cartão para transações online

Agora que você já sabe que existe o cartão virtual para compras pela internet, certamente não irá mais utilizar os dados do seu cartão físico para esse tipo de compra. Então o melhor a fazer é desativar o seu cartão para compras online e utilizar somente o cartão virtual. Seu cartão físico continuará funcionando normalmente para compras presenciais utilizando o chip e a senha.

5- Acompanhe os lançamentos feito em seu cartão

Atualmente é possível acompanhar as compras que são lançadas no cartão de crédito antes que a fatura chegue através do internet banking ou do aplicativo do banco. Além disso, muitos bancos enviam alertas por mensagem de texto no celular ou notificação no aplicativo sempre que uma compra ou tentativa de compra for feita com o cartão. Crie o hábito de acompanhar as despesas lançadas com o seu cartão para perceber o quanto antes quando alguma compra estranha for realizada. Se o seu cartão não tem esse serviço, avalie trocar por algum que ofereça.

6- Entre em contato com a administradora imediatamente caso não reconheça uma compra

Ao perceber que apareceu uma compra ou tentativa de compra desconhecida em seu extrato, entre em contato com o seu cartão o quanto antes para fazer o bloqueio e abrir a contestação da despesa. Quanto antes você fizer isso, menores serão as chances de que outros lançamentos sejam feitos. Muitos bancos oferecem a opção de bloqueio temporário pelo aplicativo, essa pode ser uma ferramenta de efeito imediato enquanto você entra em contato com o banco.

7- Caso deixe o cartão guardado e fique muito tempo sem utilizá-lo, faça o bloqueio temporário

Quadrilhas especializadas se aproveitam de alguns clientes que não tem o hábito de utilizar o cartão continuamente e com o auxílio de comparsas conseguem acesso aos dados e passam a realizar compras. Muitas vezes o cliente descobre quando a fatura chega. Por isso, ter cartões de crédito sem uso e desbloqueados pode ser um risco desnecessário. Muitas empresas permitem bloquear o cartão facilmente pelo aplicativo para celular. Em outros casos, só ligando na central de atendimento.


E você, já foi vítima de fraude com o cartão de crédito? Participe da nossa pesquisa e nos comentários!

 

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *