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Fraudes no cartão de crédito: 9 dicas para ajudar a se proteger!

Daniel Gadelha
26/07/2023 às 9:45

Fraudes no cartão de crédito: 9 dicas para ajudar a se proteger!

Veja se você reconhece essa cena: você abre a fatura do seu cartão de crédito, começa a conferir os seus gastos do mês e encontra um lançamento que lhe parece estranho, que você não fez. Ou ainda: você está sentado de boas trabalhando e recebe uma notificação no celular de uma compra ou tentativa de compra com o seu cartão, sendo que você não estava comprando nada. E aí, já aconteceu com você?

Pois é! Essas situações são bem comuns e também já aconteceram comigo. Embora os cartões de crédito com chip e senha e por aproximação trouxeram mais segurança para as compras presenciais, as compras feitas pela internet ainda causam dor de cabeça para os consumidores.

Como se proteger de fraudes com cartão de crédito?

Mas como é possível se proteger contra esse tipo de fraude com o cartão de crédito? Confira 9 dicas que vão te ajudar!

1) Mantenha seus cartões em local seguro

A primeira dica pode parecer um pouco óbvia, mas é manter os seus cartões em um lugar seguro onde pessoas estranhas não tenham acesso. Quando não estiver em casa, mantenha os cartões sempre em sua posse. Não os deixe sobre mesas de restaurantes ou outros locais públicos. Depois de utilizá-lo, coloque-o de volta na carteira.

É bem verdade que alguns cartões são muito bonitos e queremos mostrar para todos os amigos sentados à mesa do restaurante, mas é melhor evitar a exposição para a sua própria segurança.

Uma forma que os alguns bancos encontraram para tornar os cartões mais seguros foi deixar de imprimir o número do cartão físico no cartão, como, por exemplo, o XP Visa Infinite. Então se você recebe em casa um cartão sem numeração impressa, não estranhe! Para realizar compras online, os clientes de cartões que utilizam esse modelo são obrigados a utilizarem o cartão virtual para compras online, que é mais seguro.

2) Não compartilhe seus dados

Não exponha dados do seu cartão em redes sociais ou em aplicativos de mensagens. Suspeite de e-mails, mensagens e ligações de pessoas que dizem ser atendentes do banco solicitando dados pessoais ou do seu cartão de crédito. Infelizmente, esse tipo de golpe é muito comum, principalmente através do Whatsapp e em contatos “verificados”. Desconfie e encerre o contato. Em caso de dúvida, entre em contato com a central de atendimento que consta no verso do seu cartão.

3) Utilize o cartão virtual para compras online

A maioria dos bancos oferece o serviço de cartão virtual. Essa ferramenta é muito interessante pois permite que o cliente gere dados de um cartão de crédito para que seja utilizado uma única vez em compras online ou por telefone. Dessa forma, o usuário evita de inserir os dados do cartão físico em um ambiente virtual.

O cartão virtual pode ser acessado facilmente pelo aplicativo do banco e não há nenhuma cobrança extra. Além disso, alguns bancos já realizaram promoções oferecendo pontos em dobro para as compras realizadas com cartões virtuais para estimular o uso por parte dos clientes.

4) Bloqueie o seu cartão para transações online

Agora que você já sabe que existe o cartão virtual para compras pela internet, que tal começar a utilizá-lo em todas as suas compras? E certamente não irá mais utilizar os dados do seu cartão físico para esse tipo de compra. Então o melhor a fazer é desativar o seu cartão para compras online e utilizar somente o cartão virtual. Seu cartão físico continuará funcionando normalmente para compras presenciais utilizando o chip e a senha.

5) Confira o valor da compra antes de digitar a senha

Se você acha que seu cartão só corre risco ao realizar compras pela internet, infelizmente, está equivocado. Está cada vez mais comum golpes envolvendo também transações presenciais em que o valor da compra é adulterado e se, por força do hábito, o cliente não tiver atenção ao visor da maquininha, pode aprovar uma compra com valor acima do valor real.

Existem ainda golpes mais sofisticados em que o visor da maquininha apresenta um valor quando na verdade está transacionando outro, ou ainda, o vendedor alega que o display da maquininha está quebrado e que não é possível consultar os valores. Em situações assim, prefira pagar por PIX ou em dinheiro.

6) Acompanhe os lançamentos feito em seu cartão

Atualmente é possível acompanhar as compras que são lançadas no cartão de crédito antes do fechamento da fatura através do internet banking ou do aplicativo do banco. Além disso, quase todos os bancos enviam alertas por mensagem de texto no celular ou notificação no aplicativo sempre que uma compra ou tentativa de compra é feita com o cartão. Crie o hábito de acompanhar as despesas lançadas com o seu cartão para saber o quanto antes quando alguma compra estranha for realizada.

7) Entre em contato com a administradora imediatamente caso não reconheça uma compra

Ao identificar uma compra ou tentativa de compra desconhecida em seu extrato, entre em contato com o seu cartão o quanto antes para fazer o bloqueio e abrir a contestação da despesa. Quanto antes você fizer isso, menores serão as chances de que outros lançamentos sejam feitos. Muitos bancos oferecem a opção de bloqueio temporário pelo aplicativo, essa pode ser uma ferramenta de efeito imediato enquanto você entra em contato com o banco.

Em alguns casos, pode ser solicitado o envio de uma carta escrita à mão declarando o não reconhecimento das despesas. O processo pode ser chato, mas necessário para cancelamento de cobranças fraudulentas.

8) Caso deixe o cartão guardado e fique muito tempo sem utilizá-lo, faça o bloqueio temporário

Quadrilhas especializadas se aproveitam de alguns clientes que não têm o hábito de utilizar o cartão continuamente e com o auxílio de comparsas conseguem acesso aos dados e passam a realizar compras. Muitas vezes o cliente descobre apenas quando a fatura chega. Por isso, ter cartões de crédito sem uso e desbloqueados pode ser um risco desnecessário. Muitas empresas permitem bloquear o cartão facilmente pelo aplicativo para celular. Em outros casos, só ligando na central de atendimento.

9) Desconfie de “super promoções”

É comum recebermos e-mails ou anúncios em nomes de grandes lojas varejistas vendendo objetos de desejos, como TVs, iPhones e notebooks, por valores muito abaixo do preço de mercado, mas muito abaixo mesmo. Infelizmente é bem provável que o e-mail ou anúncio seja falso e malicioso com a única intenção de coletar seus dados pessoais e também do seu cartão de crédito. Sendo assim, desconfie de anúncios com preços muito abaixo do normal e certifique-se de comprar apenas no site oficial da loja.


E você, já foi vítima de fraude com o cartão de crédito? Comente e participe!

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