logo Melhores Destinos

12 fenômenos naturais que merecem ser vistos pelo menos uma vez na vida

Rafael Castilho
03/04/2021 às 6:00

12 fenômenos naturais que merecem ser vistos pelo menos uma vez na vida

Estar em contato com a natureza nos faz sentirmos melhores. Quantas vezes viajamos ao campo e à praia para colocar o pé na grama, na areia e admirar as belas paisagens naturais. Imagina ir além e viajar para admirar grandes fenômenos naturais, da aurora boreal às maiores migrações de insetos e mamíferos. A renomada revista Vanity Fair fez um lista de doze fenômenos a serem contemplados, um para cada mês do ano. Confira e se programe para vivenciá-los pelo menos uma vez na vida!

Janeiro

Migração da borboleta-monarca – México

A cada ano, milhões de borboletas-monarca viajam cerca de cinco mil quilômetros em sua migração anual do Canadá e dos Estados Unidos para o México para esperar o fim do inverno entre os abetos oyamel, árvore nativa das montanhas do centro e sul mexicano.

As borboletas-monarca são os únicos insetos que migram para um clima mais quente enfrentando uma distância tão longa a cada ano. Enquanto a maioria dos insetos hiberna no inverno, as monarcas migram como pássaros, fugindo do rigoroso inverno canadense. O mais incrível é que a viagem supera o tempo de vida do inseto que é de aproximadamente dois meses. O ciclo de ida e volta até o Canadá, que começa no outono e termina na primavera, é realizado por até quatro gerações da borboleta, segundo os biólogos.

Observar as borboletas migrando é como ver dentro de um caleidoscópio onde milhares de asas laranjas e pretas batem. Normalmente, as borboletas chegam ao México em novembro e ficam até março, mas a melhor época para vê-las é em janeiro e fevereiro, quando a população é grande. 

Há cinco santuários para admirar as borboletas no México. O mais conhecido é a Reserva Ecológica Santuário das Borboletas Monarca, no estado de Michoacán, a apenas algumas horas de carro da Cidade do México.

Fevereiro

Horsetail Falls – Estados Unidos

Parece um rio de lava caindo ao longo da face leste das paredes de El Capitan no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, Estados Unidos. Na verdade, é uma cascata de água iluminada pela luz brilhante do sol poente. Essa ilusão ocorre apenas em condições particulares: o céu deve estar claro e o sol deve se pôr no ângulo correto. Além disto, o fenômeno firefall requer neve no topo da pedreira, além de uma temperatura quente o suficiente para derreter os flocos brancos para que haja água para criar a queda.

É difícil saber exatamente quando o fenômeno , que dura cerca de 10 minutos, ocorre, mas a luz solar certa é a de meados do final de fevereiro, no fim do inverno e início da primavera no hemisfério norte. El Capitan, no Parque Yosemite, fica a cerca de 300 quilômetros de San Francisco.

Março

Aurora Boreal – Círculo Polar Ártico

As sombras celestes dançantes no céu já foram temidas e reverenciadas ao longo da história pelos homens do norte. Hoje, embora já conhecemos a ciência deste fenômeno, as auroras continuam imponentes e impressionantes. Um sonho para muitos viajantes que cruzam o mundo até o hemisfério norte.

As Luzes do Norte, visíveis em vários momentos ao longo do ano nas regiões do norte do planeta, se manifestam como enormes cortinas verdes, roxas e azuis balançando entre as estrelas. Para observá-los é preciso estar longe da poluição luminosa com uma noite bem escura e o céu limpo. Uma boa época para avistá-las pode ser o mês de março. Encontre dicas de como ver a Aurora Boreal na Islândia.

Abril

Floração do Vale da Morte – Estados Unidos 

Na maior parte do ano, o Vale da Morte, no estado norte-americano da Califórnia, é um dos lugares mais secos do planeta. Mas na primavera o deserto fica coberto de flores, parecendo um mar colorido de longe (as flores podem ser amarelas, azuis e vermelhas). As flores silvestres florescem entre março e abril e dependem de condições ideais, como chuva no inverno, tempo quente e falta de ventos secos.

Entretanto, um grande fenômeno ocorre no Vale da Morte a cada dez anos. O super florescimento com um quantidade mais abundante de flores e cores. A última vez que este fenômeno ocorreu foi em 2016.

Floração do Vale da Morte, Estados Unidos

Maio

A grande migração – Tanzânia

Todos os anos, quase dois milhões de gnus migram mais de 3.000 km do Serengeti, na Tanzânia, ao sul do Masai Mara, no Quênia, em busca de água e pasto. É a maior migração de mamíferos na Terra e um dos espetáculos mais emocionantes que podem ser vistos na África. A migração segue a estação chuvosa e geralmente ocorre em maio ou junho, embora a mudança dos padrões climáticos tenha causado pequenas alterações na migração. Outro mês emocionante para avistar a migração é no mês de fevereiro quando acontecem os partos dos filhotes gnus. São cerca de 8 mil novos filhotes todos os anos.

A grande migração, Tanzânia

Junho

Eclipse Solar – Groenlândia

O eclipse solar é um dos fenômenos naturais mais surpreendentes do mundo que ocorre quando a Lua passa na frente do Sol. O dia escurece e a Terra fica às sombras. Se você está no lugar certo para ver este fenômeno, a sensação é incrível e sombria. O dia, de repente, vira noite, invertendo a lei da natureza em poucos minutos. O próximo eclipse solar será no dia 10 de junho e um bom lugar para admirá-lo é na Groenlândia. Ele também será bem visível no norte da Rússia e do Canadá.

Infelizmente para nós brasileiros provavelmente não será possível acompanhá-lo, mas podemos nos programar para os próximos eclipses completos na Indonésia e Austrália (abril de 2023), Estados Unidos e Canadá (abril de 2024), sul da Europa e Groenlândia (agosto de 2026), e no norte da África e Oriente Médio (agosto de 2027). Quer ver um eclipse total no Brasil? Basta aguardar o próximo, previsto para o dia 21 de agosto de 2045 – tomara que não esteja nublado!

Julho

Bioluminescência – Porto Rico

Imagina a praia brilhar durante a noite? Esse fenômeno, chamado de bioluminescência, só pode ser visto em nove lugares ao redor do mundo. O mais espetacular é na Baía do Mosquito, na Ilha Vieques de Porto Rico, que detém o Recorde Mundial do Guinness de bioluminescência mais brilhante de todos os tempos. O fenômeno, visível no escuro, deve-se a pequenos organismos dinoflagelados da espécie Pyrodinium bahamenseemitem que emitem uma “luz” verde-azulada brilhante quando agitado. As imagens são incríveis! Conheça os países onde é possível admirar a bioluminescência.

Bioluminescência em Porto Rico (Imagens: Will Ho)

Agosto

Chuva de estrelas cadentes – Espanha

Todos os anos ocorrem as Perseidas – a chuva de meteoros que a Terra tem que atravessar durante o verão ao percorrer sua órbita ao redor do Sol. O fenômeno pode ser avistado principalmente no hemisfério norte no final do verão. Um dos melhores lugares para admirar esta beleza, se encantar e fazer pedidos é no Parque Nacional de Teide, na ilha espanhola de Tenerife. Neste ano a previsão é que 12 e 13 de agosto serão as melhores datas para visualizar Perseidas. Em 2022, a previsão é que o fenômeno ocorra de 17 de julho a 24 de agosto, também com pico no dia 13 de agosto.

Chuva de estrelas cadentes, Espanha (Crédito laSexta)

Setembro

Aurora Austral – Tasmânia

Você sabia que é possível ver luzes no céu no hemisfério sul? Embora menos famosas, as auroras austrais ou luzes do sul também são uma visão incrível. Se a aurora boreal é causada pela atração magnética do Polo Norte sobre as partículas do sol, a do sul é causada pela atração pelo Polo Sul. Na verdade, não há nenhuma diferença, somente a localização.

As cores são as mesmas e a vista igualmente magnífica, mas, o melhor, é que na Tasmânia não é tão frio como no Hemisfério Norte. Esta ilha australiana é o único lugar do mundo onde esse fenômeno é visível durante todo o ano, mas a melhor época é de junho a setembro.

Aurora Austral, Tasmânia

Outubro

Praia Vermelha de Panjin – China

A praia vermelha, localizada em Panjin, China, é famosa pela sua paisagem caracterizada por sua coloração. Localizada no maior pântano de juncos do mundo, que abriga um ecossistema super completo incluindo mais de 260 espécies de pássaros e cerca de 400 de animais selvagens, a praia é coberta por um tipo de alga marinha que fica vermelha no outono. 

A melhor época do ano para assistir a este espetáculo extraordinário é entre meados de setembro e de outubro. A praia fica a 30 km de Panjin, cidade a 600 km de Pequim, mas que pode ser alcançada de trem em 3 horas. Descubra 15 lugares estranhos, esquisitos e inusitados para visitar pelo mundo, entre eles a praia vermelha chinesa.

Praia Vermelha de Panjin, China

Novembro

Migração de caranguejos – Austrália

Você já deve ter visto aquelas imagens de milhares de caranguejos invadindo as ruas e praias de uma ilha no Oceano Pacífico. Então, ela ocorre no início da estação chuvosa na Ilha Christmas, na Austrália. Todos os anos os caranguejos vermelhos começam uma migração espetacular da floresta para a costa para se reproduzir e desovar no mar.

Muitas estradas precisam ser fechadas e a ilha até construiu várias pontes e túneis para permitir que os caranguejos cheguem ao oceano em segurança. O período de reprodução dos caranguejos está ligado às fases da lua e geralmente ocorre em alguns dias entre novembro e dezembro.

Dezembro

Piscina do Diabo –  Zâmbia

As Cataratas Vitória sozinha já são um dos maiores fenômenos naturais do mundo. O local, no Rio Zambeze, tem mais de um quilômetro e meio de largura e uma média de 128 metros de altura de queda d’água. É um verdadeiro desfiladeiro, o qual muitos aventureiros desafiam. Durante a época seca, entre outubro e dezembro, é possível entrar no rio e ficar a poucos centímetros da grande queda. Devido ao desafio e ao grande risco, o local ficou conhecido como Piscina do Diabo. Nada melhor que um mergulho refrescante para terminar o ano seguindo os grandes fenômenos naturais pelo globo terrestre.

E você já visitou ou avistou um destes fenômenos? Deixe para nós o seu relato nos comentários logo abaixo. 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.