“Vocês tiraram 120 mil milhas minhas!”: A bronca do craque Neto no programa Latam Pass e nossas dicas sobre o caso
“Vocês tiraram 120 mil milhas minhas!”: A bronca do craque Neto no programa Latam Pass e nossas dicas sobre o caso
O ex-jogador de futebol José Ferreira Neto, mais conhecido como Craque Neto, publicou um vídeo nas redes sociais em que relata sua indignação e insatisfação com o programa Latam Pass. O vídeo já ultrapassou a marca de 100 mil visualizações só no TikTok. A maioria das pessoas relata que enfrenta problemas semelhantes o que nos levou a escrever esse post com algumas dicas que podem ser úteis!
Entenda o caso
A primeira queixa do apresentador e comentarista esportivo é de que 120 mil pontos foram retirados da sua conta durante a pandemia (possivelmente pontos que expiraram já que o programa não flexibilizou a validade dos pontos nesse período). “Vocês tiraram 120 mil milhas minhas na pandemia [em] que [eu] não podia viajar”, reclamou Neto.
O segundo ponto abordado por Neto é que ele possui atualmente um saldo de 200 mil pontos Latam Pass e não consegue ser atendido pela empresa para utilizá-los. Ele lembra que o serviço oferecido pela antiga TAM antes da fusão com a LAN era muito melhor. “A TAM era maravilhosa, todos nós amávamos a TAM”, complementa o ex-jogador.
@10neto Tem companhia aérea por aí sumindo com a milhagem de um monte de gente por aí. E milha vale dinheiro! Que porra é essa???
Como evitar que milhas e pontos expirem?
Assim como Neto diz na legenda do vídeo, “milha vale dinheiro”, então é muito importante acompanhar sempre o seu extrato para saber quando os seus pontos irão expirar. Confira algumas dicas que podem ajudar:
Assine a newsletter do programa
A maioria dos programas de fidelidade possui uma newsletter em que envia as últimas promoções, ofertas e novidades do programa. Além disso, geralmente é informado o seu saldo de pontos e a data e a quantidade de pontos a expirar. Acompanhar esses e-mails é um bom lembrete para saber quando seus pontos estão perto de vencerem.
Baixe o aplicativo do programa
Atualmente todos os programas oferecem um aplicativo próprio. Embora nenhum deles envie notificações informando sobre a validade dos pontos (embora deveriam), acessar o seu extrato pelo app é bem mais fácil e prático e lá você pode conferir os pontos que estão perto de expirar.
Utilize plataformas de gerenciamento de pontos
Existem algumas plataformas que permitem o gerenciamento de diversos programas de fidelidade nacionais e internacionais em um só lugar. O mais famoso deles é o AwardWallet que envia notificações sobre todas as movimentações nas contas cadastradas, saldo próximo a expirar e até administra as reservas feitas com pontos dos programas.
Tenha sempre em mente o que fazer com os seus pontos
O pior momento para pensar no que fazer com os seus pontos é quando falta um ou dois dias para eles expirarem. A tensão causada pelo senso de urgência em resgatá-los pode levar o participante a fazer uma escolha ruim como trocá-los por produtos de varejo como panelas e cafeteiras.
A dica é tentar antecipar a emissão de uma viagem para o próximo feriado ou período de férias. Mesmo que ainda não esteja certo das datas em que poderá viajar, lembre-se que, quanto maior a antecedência da compra, maior a probabilidade de haver ajuste na malha das empresas e os voos sofrerem alguma alteração ou cancelamento por parte da companhia. Quando isso acontece, o passageiro pode escolher outros voos alterando data e horário sem pagar multa ou diferença de tarifa.
Por fim, caso não tenha nenhum resgate nos seus planos e a temida data de expiração esteja chegando, considere vendê-los em sites especializados, como a MaxMilhas. Mas tenha cuidado com o limite de resgates para terceiros para não ter sua conta bloqueada.
Como resgatar pontos Latam Pass?
Não é novidade que o sistema do programa Latam Pass está muito ruim e muitos leitores enfrentam problemas ao tentar resgatar passagens aéreas. A empresa já se desculpou pelos problemas no site, dizendo que enfrentou limitações sistêmicas de naturezas diferentes nas últimas semanas e que a mudança planejada visa justamente melhor a experiência dos seus clientes.
Mas enquanto isso, confira algumas dicas para conseguir utilizar seus pontos antes que eles expirem:
Tente em mais de um navegador
Ao passar por problemas na emissão, refaça o processo em outro navegador e em aba anônima. Não desista na primeira tentativa, tente todos os navegadores que você tiver: Safari, Chrome, Opera, FireFox, Internet Explorer, etc. Outra opção é tentar resgatar pelo aplicativo Latam Pass.
Central de atendimento
Se realmente resgatar pelo site não der certo, tente ligar na central de atendimento da Latam (4002-5700). O tempo de espera pode ser longo, mas depois de ser atendido a emissão de passagens em voos próprios da companhia geralmente costuma ser rápida e sem problemas. Mas não é incomum que o atendente informe que o sistema está intermitente e que é necessário ligar em outro momento.
Uma dica para facilitar o processo é escolher previamente os voos no site. Anote o horário e número do voo assim como o valor em pontos que está sendo cobrado no site. Na central os preços são os mesmos que os do site, mas lembre-se que os valores são dinâmicos e que podem aumentar a qualquer momento.
Por fim, a emissão através da central de atendimento tem o custo de R$ 60 pelo serviço além das taxas de embarque. No entanto, se você encontrar dificuldades para emitir pelo site, solicite a isenção da taxa (pode ser solicitado o envio de um print da página de erro para comprovar o problema na emissão online).
Lojas Latam Travel
O último jeito é emitir em uma das poucas lojas Latam Travel que ainda restam. Assim como na central de atendimento, existe a cobrança da taxa de R$ 60 pelo serviço.
Encontre a loja Latam Travel mais próxima de você no site (clique aqui).
E você, compartilha das queixas apresentadas pelo Neto? Qual sua dica para conseguir emitir passagens com pontos Latam Pass?
Veja também: