logo Melhores Destinos

Equador liquida companhia aérea estatal Tame após perda de 400 milhões de dólares

Bruna Scirea
20/05/2020 às 11:30

Equador liquida companhia aérea estatal Tame após perda de 400 milhões de dólares

O governo do Equador anunciou ontem a liquidação da Tame, companhia aérea estatal que já teve voos regulares para o Brasil e que há anos passa por uma difícil crise econômica, intensificada com a pandemia da covid-19. Conforme o comunicado, a Tame perdeu mais de US$ 400 milhões nos últimos cinco anos e sua liquidação faz parte de um plano de redução do setor público, que deve eliminar até sete empresas estatais.

Até então eram nove os destinos operados pela empresa, sendo sete deles domésticos e dois internacionais, com voos de Quito e Guayaquil para Fort Lauderdale (Estados Unidos) e Cali (Colômbia). De acordo com o presidente do Equador, Lenin Moreno, haverá um esforço para que sejam preservadas as rotas não operadas por outras companhias privadas. Como isso será feito, no entanto, não foi detalhado.

A Tame foi criada em 1962 como uma companhia aérea militar e hoje compete com outras duas companhias nacionais privadas, a Latam Equador e a Avianca Equador. Vale lembrar que entre 2013 e 2016 a empresa operou voos diretos entre São Paulo e Quito – veja a avaliação do voo da Tame, publicada no Melhores Destinos em 2014.

Além da Tame, outra companhia aérea latino-americana que também passa por maus bocados é a Avianca, que entrou com pedido de recuperação judicial há menos de duas semanas. Para o Equador, no entanto, o desaparecimento da Tame pode ser ainda mais preocupante, uma vez que o eventual desaparecimento de rotas regionais, não realizadas por outras companhias, irá ter grande impacto na conectividade do país.

Leia mais:
10 companhias que podem desaparecer em meio à pandemia do coronavírus
Quatro decisões que as aéreas deveriam tomar pelos seus clientes e negócios

* Com informações do El Pais e Simple Flying

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção