logo Melhores Destinos

A Disney está planejando um parque no Brasil? Destino da vez é no interior de São Paulo

Daniel Akstein Batista
21/02/2024 às 5:00

A Disney está planejando um parque no Brasil? Destino da vez é no interior de São Paulo

Fala a verdade: seria ótimo ter um parque da Disney aqui no Brasil, né? Essa notícia ganhou espaço (de novo) no começo desse ano. Mas ao que tudo indica infelizmente não vai ser dessa vez que poderemos ver o Mickey e sua turma sem precisar carimbar o passaporte.

Não é de hoje que surge a especulação que o Brasil vai ganhar um parque da Disney. Anos atrás, Manaus, Brasília, Rio de Janeiro e outros lugares entraram no radar para receber o parque, mas nada foi adiante. A bola da vez é o Distrito Turístico Serra Azul, a 70 km de São Paulo, onde ficam os parques Hopi Hari e Wet’n Wild.

Veja também: como comprar ingressos da Disney.

Parque da Disney no Brasil?

Nas últimas semanas, esse antigo boato voltou à tona: será que a região vai ganhar um parque da Disney? Os fãs da marca ressuscitaram essa ideia após uma sequência de fatos:

1 – No ano passado, a Disney anunciou um investimento de 60 bilhões de dólares nos parques temáticos. (teoria dos fãs: será que o investimento seria em um novo parque?);

2 – Em janeiro, a Disney confirmou que teremos neste ano a experiência D23 no Brasil (teoria dos fãs: será que a Disney vai aproveitar para anunciar um novo parque no Brasil?);

3 – O fato de o Distrito Turístico Serra Azul ter planos de novos parques e ampliação (teoria dos fãs: será que o novo parque é da Disney?).

Região do Distrito Turístico Serra Azul

Mas, afinal, vai ter Disney no Brasil?

Essas três notícias juntas, em poucos meses, foram suficientes para deixar os fãs da Disney em polvorosa. O Distrito Turístico Serra Azul, que abrange as cidades de Jundiaí, Itupeva, Vinhedo e Louveira, deve receber um investimento de até R$ 2,8 bilhões nos próximos anos, com a ideia de construir um novo centro de lazer (já conta com dois grandes parques, o Hopi Hari e o Wet’n Wild, além do Outlet Premium) e hotéis.

Com a confirmação da D23 em São Paulo em novembro, os boatos só aumentaram. Será a primeira vez que o maior evento de experiência da Disney será realizado na América Latina – e é mais do que comum sempre ter um grande anúncio na D23. A expectativa dos fãs, obviamente, é pelo anúncio de um parque no Brasil, mas dificilmente isso vai acontecer. Há também a esperança de que o anúncio, então, seja de um pavilhão brasileiro no Epcot, em Orlando. Quem sabe? Só daqui sete meses saberemos ao certo.

Ao jornal Valor Econômico, a The Walt Disney Company disse não haver planos para construir um parque temático no Brasil – ao menos, por enquanto. “A Disney sempre está interessada em expandir seus negócios e, por conta disso, conversa com diferentes parceiros e entidades sobre possibilidades. De qualquer forma, em relação à abertura de um parque na América Latina, não existe nenhuma intenção e nenhum movimento neste momento”, afirmou.

Essa negativa da Disney é um balde de água fria nos fãs, que aguardam há anos a construção de um parque aqui no país. Atualmente, a Disney tem parques em quatro países: Estados Unidos (Orlando e Califórnia), França (Paris), Japão (Tokyo) e China (Xangai e Hong Kong).

Mais de 60 anos de ‘Disney no Brasil’

A verdade é que essa conversa de o país receber a Disney não é nada nova. Em 2017, o portal O Globo noticiou que vice-presidente mundial da Disney, Greg Hale, iria a Manaus para conhecer o projeto de instalação de um parque temático no Amazonas. Já em 2020, um então diretor do Ministério da Economia, questionou “por que não ter uma Disney na Amazônia”. Para ele, a região brasileira poderia comportar um parque da Disney.

Em 2019, o governo do Distrito Federal afirmou ter a intenção de trazer um parque da Disney para a capital federal, mas a empresa tratou logo de dizer que não tinha planos para a construção de parques no país. Brasília, aliás, foi uma das primeiras cidades a cogitar uma parceria com a Disney.

No início da década de 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek chegou a tratar a vinda do parque ao Brasil, mas o acordo não saiu. Walt Disney procurava um lugar para construir o segundo parque da Disney, mas exigiu algumas condições que contrariavam as leis fiscais brasileiras. JK não aceitou – e o segundo parque foi construído em Orlando (o primeiro foi o da Califórnia).

Ao longo dos anos, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba também foram selecionados como a ‘nova casa da Disney’, mas os boatos nunca chegaram a se tornar reais. Agora, a ‘bola da vez’ é o interior paulista com o Distrito Turístico Serra Azul.

O Wet’n Wild e o Hopi Hari (ao fundo) ficam lado a lado na Rodovia dos Bandeirantes, no Distrito Turístico Serra Azul

Quais novidades podemos ter da Disney?

Se dificilmente vamos ter um parque no Brasil, o que esperar da D23 em São Paulo? Conforme já dito, uma das especulações é a construção de um pavilhão brasileiro no Epcot, um dos quatro parques temáticos da Disney em Orlando.

Antes disso, no entanto, a ‘D23: The Ultimate Disney Fan Event ‘vai ser realizada entre os dias 9 e 11 de agosto na Califórnia. E um outro rumor já movimenta a base de fãs: que a Disney vai anunciar um outro parque em Orlando, para competir com o novo Epic Universe, o gigante parque da Universal que será inaugurado no ano que vem.

Por enquanto é tudo boato e especulação, mas em poucos meses vamos descobrir algumas das novidades que a Disney planeja para os próximos anos. A companhia, aliás, é muito cuidadosa para não deixar ‘vazar’ nenhuma notícia. Só nos resta mesmo aguardar.

Veja também: 

As vantagens (e desvantagens) de se hospedar nos hotéis da Disney

Orlando, Paris, Tokyo ou Hong Kong? Qual dos parques da Disney tem os ingressos mais baratos?


Você já tinha ouvido alguma vez essa história de ter um parque da Disney no Brasil? Gostaria que tivesse? Participe dos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção