Valendo! Governo da Argentina elimina imposto de 21% cobrado nas diárias de hotéis!
Valendo! Governo da Argentina elimina imposto de 21% cobrado nas diárias de hotéis!
Ótima notícia para quem vai à Argentina em 2017! Conforme prometido, o governo do presidente Macri regulamentou recentemente um decreto publicado em 2016 que isenta visitantes estrangeiros de pagarem 21% de imposto sobre consumo (IVA) em hospedagens nos hotéis, pousadas e hotels argentinos. Uma isenção semelhante já vale desde 2001 para compras no país.
Na prática o IVA cobrado será devolvido quando o pagamento for feito com cartões de crédito ou de débito, tornando a hospedagem em hotéis mais barata para brasileiros e demais estrangeiros. Para aproveitar, bastará você escolher seu hotel no site que preferir, como o Booking e fazer o pagamento com o cartão. Mesmo com a cobrança de 6,38% de IOF pelo governo brasileiro para compras internacionais realizadas no cartão de crédito, o desconto é tão generoso que compensa de longe outras opções de pagamento.
Infelizmente o desconto não vale para aluguéis de temporada, como o Airbnb. Também estão excluídas despesas que não sejam com diárias e café da manhã, como refeições, spa e outros serviços prestados pelos hotéis.
Outros países como Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia já dão isenção no imposto de hospedagem.
Segundo o governo argentino, a iniciativa pretende “criar novos empregos, aumentar o número de visitantes estrangeiros e aumentar seus gastos no país”. A expectativa é que a medida atraia até 120 mil turistas a mais por ano, com gasto estimado de US$ 90 milhões.
Vamos ver como os preços das hospedagens se comportam a partir de agora, para avaliar o benefício real para os turistas.
Agora só falta baixar as absurdas taxas de embarque dos aeroportos argentinos para um mar de brasileiros voltar a frequentar o país!
Com informações do Boletin Oficial Argentino.