Justiça determina 90% de aeronautas em serviço durante paralisação na próxima semana
Justiça determina 90% de aeronautas em serviço durante paralisação na próxima semana
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou hoje a manutenção de 90% dos pilotos e comissários de bordo em serviço durante o período de greve comunicado pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). A multa diária pelo descumprimento será de R$ 200 mil.
O movimento dos aeronautas ocorrerá a partir do dia 19 de dezembro de 2022 das 6h às 8h, nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont, Viracopos, Porto Alegre, Brasília, Confins e Fortaleza, conforme divulgamos ontem.
“Em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo, os aeronautas farão a paralisação somente por duas horas, sendo assim todas as decolagens iniciarão após às 8h.” informou o Sindicato Nacional dos Aeronautas, em nota. Mas há exceções, todos os voos com órgãos para transplante, enfermos a bordo, e vacinas, não serão paralisados.
O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) destacou que as negociações com a categoria foram iniciadas em outubro e seguem em curso. Que a base da CCT atual foi asseguradas para garantir os direitos dos colaboradores e a continuidade da prestação dos serviços essenciais de transporte aéreo para a população enquanto durem as negociações.
O SNEA ressaltou que acredita que as categorias profissionais podem defender seus interesses por todos os meios legítimos, desde que esgotada a via negocial e observada a legalidade.
Vamos torcer para que as partes cheguem a um acordo e que os passageiros não sejam prejudicados numa época tão sensível como agora, período de festas e férias escolares.