logo Melhores Destinos

Atenção! Pilotos e comissários de voo anunciam greve nacional a partir da próxima segunda

Duda Machado
15/12/2022 às 17:29

Atenção! Pilotos e comissários de voo anunciam greve nacional a partir da próxima segunda

Foi aprovada hoje (15/12) pelos pilotos e comissários de voo uma greve geral nacional, com início a partir do dia 19 de dezembro, próxima segunda-feira. A paralisação ocorrerá todos os dias, das 6h às 8h nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza por tempo indeterminado.

“Em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo, os aeronautas farão a paralisação somente por duas horas, sendo assim todas as decolagens iniciarão após às 8h.” informou o Sindicato Nacional dos Aeronautas, em nota. Mas há exceções, todos os voos com órgãos para transplante, enfermos a bordo, e vacinas, não serão paralisados.

A classe reivindica um aumento real de salários e melhores condições de trabalho, e ainda demonstra frustração em relação às negociações com as empresas, pontuando a alta no preço das passagens, que têm garantido o lucro das empregadoras, mas, de acordo com os trabalhadores, sem dar retorno ao setor.

“É importante destacar que as próprias empresas apontam em seus informes ao mercado, assim como também demonstram notícias publicadas na imprensa, que o setor aéreo vem se recuperando aceleradamente, com lucros maiores do que os do período pré-pandemia. Além disso, a procura por passagens aéreas aumentou e os preços impostos aos passageiros subiram drasticamente. No entanto, as empresas continuam intransigentes, se recusando a conceder uma remuneração mais digna aos tripulantes, além de propor que pilotos e comissários trabalhem mais horas.”, alegou.

Em nota ao Melhores Destinos, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) destacou que negociações recentes buscam assegurar a continuidade da prestação dos serviços essenciais de transporte aéreo para a população e o direito dos clientes de viajar, especialmente neste período de alta temporada. Confira na íntegra.

Nota do SNEA

“O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) vem a público esclarecer as questões acerca do movimento de greve anunciado pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

Primeiramente, o SNEA destaca que as negociações recentes buscam assegurar a continuidade da prestação dos serviços essenciais de transporte aéreo para a população e o direito dos clientes de viajar, especialmente neste período de alta temporada.

Cabe esclarecer que o preço das passagens foi fortemente afetado nos últimos anos por conta de pandemia, conflitos na Europa, desvalorização do real frente ao dólar e aumento do preço do petróleo. O querosene de aviação (QAV) aumentou 118% na comparação com o ano de 2019 e hoje representa mais de 50% dos custos, que por sua vez têm uma parcela de cerca de 60% dolarizada.

Desde a primeira reunião de negociação, o SNEA assegurou todos os direitos da Convenção Coletiva e ao longo do processo negocial, se mostrou aberto ao diálogo sempre com respeito aos profissionais que fazem parte do setor aéreo.

A última proposta do SNEA, que foi reprovada em assembleia, propunha reajuste de 100% do INPC para piso salarial, diárias nacionais, seguro de vida e vale alimentação, além de garantir a data base 01/12 e todas as cláusulas financeiras e sociais da Convenção Coletiva enquanto as negociações estivessem em curso. Até o momento, o SNEA não recebeu nenhuma contraproposta do SNA.

O SNEA acredita que as categorias profissionais podem defender seus interesses por todos os meios legítimos, desde que esgotada a via negocial e observada a legalidade.”

Vamos torcer para que haja um acordo o mais rápido possível entre as partes, a fim de reduzir os danos causados aos passageiros.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção