Grátis! 5 coisas para fazer de graça no Natal Luz de Gramado
Grátis! 5 coisas para fazer de graça no Natal Luz de Gramado
A Serra Gaúcha tem fama de cara, mas tem coisas bem legais para fazer de graça no Natal Luz de Gramado. Até porque não tem Papai Noel que aguente tanta despesa com presentes, com as festas de fim de ano e a fatura do cartão de crédito — a gente te entende.
Neste post, eu selecionei cinco atrações imperdíveis e totalmente gratuitas nesse período mágico em Gramado, na Serra Gaúcha. Dá para intercalá-las com atrações pagas (leia tudo o que você precisa saber sobre o Natal Luz) ou juntar essa graninha para fazer mais uma trip, porque viajar nunca é demais, né?!
Leia também: Hotéis baratos em Gramado – 20 opções de hospedagens econômicas
Para economizar em passagens aéreas para Gramado, não deixe de instalar o aplicativo do Melhores Destinos ou assinar nossa newsletter. Nós monitoramos os preços 24 horas por dia e avisamos gratuitamente nossos leitores assim que aparece alguma promoção.
O que fazer de graça no Natal Luz de Gramado
1 – Assista ao show de acendimento das luzes
Tudo em Gramado tem pompa, incluindo o momento de ligar as luzes de Natal da cidade. Pontualmente às 20h, ocorre o Show de Acendimento, todo santo dia. É uma apresentação curtinha, não toma mais de dez minutos, mas vale a pena!
Ele ocorre na fachada do Palácio dos Festivais, em frente à Rua Coberta. É contada uma historinha, com projeção de luzes e a presença do Papai Noel. Ao final, além do aguardado acendimento das luzes natalinas nas ruas de Gramado, os espectadores são surpreendidos com neve artificial. Pode parecer bobo, mas ver o encantamento da criançada nessa hora não tem preço. Sem mentira, eu me arrepio só de lembrar!
2 – Faça uma visitinha ao Papai Noel
A Vila de Natal é o lugar onde pão-duros e gastões se encontram. Não apenas porque tem apresentações artísticas gratuitas e venda de artesanatos natalinos, mas também por ser o endereço da Casa do Papai Noel em Gramado, um charmoso chalé de madeira, com cortinas de crochê e um pinheirinho majestoso. Das 14h às 18h, o Bom Velhinho está lá em pessoa para receber a criançada e suas cartinhas.
A Vila de Natal foi montada na Praça das Etnias, pertinho da Pizzaria Cara de Mau. Ela abre à visitação diariamente, entre 9h e 21h.
3 – Curta os shows da Rua Coberta
A Rua Coberta é uma referência de Gramado, estrategicamente instalada no coração da cidade, cercada por restaurantes e lojas. Durante o Natal Luz, ela fica toda decorada com luzinhas e também recebe apresentações artísticas, praticamente, todo dia.
O palco foi instalado no final da Rua Coberta, perto da Rua Garibaldi. Tem shows de voz e violão, orquestras, corais, banda de jazz, entre outros. Você consegue conferir a programação da semana neste link.
4 – Assista à Parada de Natal
A Parada de Natal é um desfile relativamente curto, realizado na Avenida Borges de Medeiros, no centro de Gramado. Conta com a presença de uma banda de soldadinhos de chumbo, do Papai Noel e seus ajudantes acrobatas e malabaristas. Dura aproximadamente meia hora.
É uma das atrações gratuitas mais disputadas, então vale se adiantar para garantir um bom lugar. Ocorre nas sextas, sábados e domingo, sempre às 15h, mas, dependendo do clima, pode ser cancelada. O aviso é feito no Instagram do Natal Luz.
5 – Tire muitas fotos da decoração natalina
A decoração de Gramado no Natal é o que torna tudo tão mágico, é um verdadeiro espetáculo visual. Na 38º edição do evento, as peças do acervo foram restauradas e repaginadas, e a ideia foi trazer um conceito elegante e tradicional com os principais símbolos natalinos.
A decoração está por tudo, nas ruas, praças e rótulas da cidade. Uma das tradições é o Tannenbaumfest, um concurso em que famílias e empresas se reúnem para decorar os pinheirinhos na Avenida Borges de Medeiros, a principal rua da cidade. Nem o Papai Noel da decoração resiste a uma selfie, como vocês podem ver:
Sobre o Natal Luz de Gramado
O Natal Luz de Gramado é o maior evento natalino do Brasil. Com o tema “Onde a magia e a esperança se encontram!”, a 38º edição começou em outubro e vai até 21 de janeiro. Nesse período, a cidade fica totalmente decorada, com luzinhas, pinheirinhos, guirlandas e tudo de mais natalino que você possa imaginar.
A programação oficial inclui cinco eventos: O Grande Desfile de Natal, que é tipo a Sapucaí do Natal; o Nativitaten, realizado ao redor de um lago, com show pirotécnico; O Reino do Natal, uma experiência imersiva e interativa; Fantástica Fábrica, com coreografias, canções e acrobacias; e o Light of Christmas, a grande novidade da edição.
Mas existem outras atrações paralelas encantadoras, como o Bustour Illumination, um passeio noturno a bordo de um temático e animado ônibus de dois andares, percorrendo as ruas das duas cidades para conferir as melhores decorações natalinas, enquanto ocorrem apresentações exclusivas.
Os leitores do Melhores Destinos têm desconto no Bustour Illumination Show: adicione o cupom MELHORESDESTINOS neste link para 5% off.
Hotéis em Gramado
Nós já nos hospedamos e visitamos vários hotéis em Gramado e podemos recomendar alguns, conforme o seu perfil de viajante.
Para viajar com crianças:
Hotel Alpestre, o Wish Serrano, Hotel Ritta Hoppner e Bavaria Sport Hotel, Wyndham Gramado Termas & Resort, Hotel Casa da Montanha.
Para viajar a dois (opções românticas ):
Ritta Hoppner, Valle d’Incanto, Hotel Estalagem St. Hubertus, Modevie Gramado, Varanda das Bromélias Med Spa, Hotel Colline de France.
Para viajar em família:
Hotel Alpestre, o Wish Serrano, Sesc Gramado, Hotel Ritta Hoppner e Bavaria Sport Hotel, Wyndham Gramado Termas & Resort.
Hotéis com spa:
Hotel Casa da Montanha, Varanda das Bromélias Med Spa, Modevie Gramado, Hotel Colline de France, Villa Bella Hotel.
Para se hospedar no centro de Gramado:
Hotel Cercano, Hotel Stilo Laghetto Centro, Hotel Casa da Montanha, veja mais dicas em nosso post de hotéis no Centro de Gramado.
Dica extra: o Hotel Casa da Montanha conta com sua própria programação de Natal, que vai de café com o Papai Noel de manhã ao Bom Velhinho contando histórias para a criançada antes de irem dormir. Sem falar na decoração natalina deste que é um dos hotéis mais chiques e clássicos da cidade: parece coisa de filme! Leia aqui o relato completo da experiência.
E tu, já foi para a Serra Gaúcha no Natal? Compartilha com a gente nos comentários as tuas dicas para economizar!