Mais uma companhia aérea proíbe máscaras de tecido em seus voos
Mais uma companhia aérea proíbe máscaras de tecido em seus voos
No começo deste ano, a Anvisa estabeleceu algumas regras para o uso de máscaras em voos nacionais, proibindo alguns modelos (relembre aqui). As máscaras de tecido, pelo menos por enquanto, seguem permitidas em voos dentro do Brasil, desde que tenham camada dupla e ajustem-se bem ao rosto.
No entanto, para embarcar em companhias internacionais, mesmo que o voo tenha origem no Brasil, a regra pode ser mais rígida. Cada vez mais companhias estão proibindo o uso de máscaras de tecido. A última delas é a Finnair, principal empresa aérea da Finlândia e membro da aliança Oneworld, que fez o comunicado em seu perfil do Twitter informando que a nova regra entrará em vigor a partir de 16 de agosto de 2021.
Starting 16 August, we will no longer accept fabric masks on our flights. We accept surgical masks, FFP2 or FFP3 respirator masks without a valve or other valve free masks with the same standard (N95). Please remember you need to wear a mask throughout the entire journey. pic.twitter.com/Am4SxtT1G3
— Finnair (@Finnair) August 13, 2021
A companhia segue os passos das também europeias Lufthansa, Swiss, Air France e Croatia Airlines que exigem tipos de máscaras específicos durante os seus voos.
Pela regra geral, essas empresas aceitam somente o uso de máscara cirúrgicas, máscaras do tipo FFP2 ou FFP3 (sem válvula) ou outro tipo de máscara que siga o padrão N95. As máscaras somente poderão ser removidas para consumo de água e durante o serviço de bordo. Em voos longos, é ainda recomendado trocar a máscara a cada 3 ou 4 horas.
Será que essas regras mais rígidas chegarão também ao Brasil?
Veja também: