Como é voar na Air Seychelles


Como é voar na Air Seychelles
Hoje o Melhores Destinos publica uma avaliação de voo inédita, enviada pelo leitor Cláudio Machado Junior, sobre como é voar com a Air Seychelles – a principal companhia aérea do arquipélago africano.
Para quem não conhece, as Ilhas Seychelles são um dos paraísos turísticos do mundo, com cenários paradisíacos e mares de cor azul turquesa. As ilhas localizadas ao nordeste da ilha de Madagascar, atraem cada vez mais turistas e casais em lua-de-mel.
No entanto, como é voar com a companhia aérea que nos leva até lá? Embora existam outras companhias aéreas que operam até o destino, hoje publicamos a avaliação da Air Seychelles, como dissemos, a principal companhia aérea da região.
Confira todo o relato e fotos e boa leitura!
Não se esqueça, caso já tenha voado também com a Air Seychelles, deixe suas impressões nos comentários para que outros leitores possam conferir as diferentes experiências.
Tive a oportunidade de voar com a Air Seychelles em uma viagem de férias (será que alguém vai para Seychelles a negócios?), no final de outubro de 2015. Fundada na década de 70, a empresa é membro da EAP – Parceiros da Etihad Airways. É uma opção mais prática e barata de se chegar ao arquipélago de Seychelles.
Como poderão conferir a seguir, embora a expectativa fosse grande, ficou no ar uma leve sensação de decepção.
Compra
Como o meu roteiro de férias incluía a África do Sul, a minha tentativa inicial foi comprar separado o trecho Joanesburgo x Mahé (a ilha principal de Seychelles e onde fica o aeroporto principal do país, Aéroport de la pointe Larue). No entanto, por incrível que pareça, o valor da tarifa era mais alto do que o trecho São Paulo x Joanesburgo.
Foi aí que eu descobri que a empresa possuía codeshare com a South African Airways, o que tornou tudo mais simples e barato. Na realidade, comprar todas as passagens diretamente no site da South African foi o que possibilitou que eu viajasse, já que os valores estratosféricos das cotações já estavam me fazendo desistir da viagem.
Check-in e embarque
Os dois embarques, tanto no voo de ida quanto no da volta, foram bastante bagunçados e problemáticos. Embora eu tivesse que fazer um novo check-in no aeroporto de Joanesburgo, minha mala saiu de São Paulo etiquetada e despachada direto para Seychelles, o que me deixou bastante desconfiado (sem necessidade, conforme eu descobriria mais tarde).
O embarque começou cerca de 20 minutos depois do previsto, com as pessoas se aglomerando na frente do portão. Somente cadeirantes tiveram algum tipo de privilégio. Com isso, o voo acabou decolando com um atraso de 40 minutos aproximadamente.
Aeronave
O avião era um Airbus A330-200, na configuração 2-4-2. Estava bastante limpo e conservado, porém, quando eu entrei na aeronave, estava extremamente lotado e com os bagageiros totalmente tomados, minha sorte é que sempre costumo levar pouca bagagem de mão quando viajo.
Ao meu ver, um dos pontos negativos da companhia aérea é o espaço entre as poltronas. Para um voo de 5 horas de duração a configuração é extremamente apertada.
Tripulação
A tripulação é educada e cordial, mas um pouco confusa. Ao entrar no avião, me mandaram para a fileira errada. E aí, com o voo lotado, tive que me desdobrar para conseguir encontrar o meu lugar correto.
Todos os comissários falam fluentemente inglês, francês e creole, a língua mais falada do arquipélago.
Voo
A duração do voo entre Johanesburgo e Seychelles é de cerca de 5 horas. Embora tenhamos saído com 40 minutos de atraso, a chegada ocorreu no horário previsto. Aliás, o pouso teve um pouco de emoção devido à forte chuva que caía no aeroporto durante nossa chegada, o que causou alguns gritos desesperados de passageiros espanhóis que sentavam na minha frente.
Serviço de bordo
Uma sensação “agridoce”. Antes de começar o serviço de bordo, a tripulação passa distribuindo o menu com as opções disponíveis. A comida estava muito boa, experimentei um Chicken Biryani e estava excelente.
Falando sobre o sistema de entretenimento de bordo, infelizmente os monitores da minha fileira só começaram a funcionar depois de 4 horas de voo.
Retorno
O retorno para Johanesburgo na África do Sul foi basicamente uma repetição do voo de ida, com a diferença de que o voo estava um pouco mais vazio. Entretanto, o atraso e a aglomeração no embarque foram absolutamente os mesmos.
Conclusão
Em termos de preço e praticidade, a Air Seychelles é a melhor opção para quem sai do Brasil. Os aviões eram limpos, bem conservados e os voos ocorreram sem nenhum incidente, o que é o mais importante. No entanto, embora tenha ganho o prêmio de melhor companhia aérea do Oceano índico nos últimos dois anos e pertença à conceituadíssima Etihad Airways, a empresa peca em diversos aspectos importantes como conforto e pontualidade.
16 Comentários
Voei de Air Seychelles de Abu Dhabi para Hong Kong e foi uma ótima experiência. Pricipalmente pela tripulação. Os uniformes são super coloridos e eles faziam brincadeiras com os passageiros. Adorei!
A Air Seychelles parte da Star Alliance? Tá correto isso?
No site da Star Alliance não consta a Air Seychelles como membro. Todavia, a South African é, e como ele comprou em Code Share direto no site da SA (ou seja, para todos os efeitos ele estava voando SA), acho que ganha todos os pontos.
Integrante, eu acho !!!
Não. Corrigimos já. Obrigado!
Você poderia dar algumas dicas de passeios nas Sychlees? Acho que até mereceria um post do MD sobre o destino.
Já fui nas ilhas Seychelles, mas no meu caso, fui de Emirates, que acredito que seja a melhor cia. que voa pra lá.
O fato da Air Seychelles ter codeshare com a South African (que pertence a Star Alliance), não significa que aquela também pertença `a aliança. Sugiro ao MD revisar este tipo de informação antes de publicá-las.
Thomas, falha nossa! Foi corrigido. Nossa equipe vai ficar mais atenta.
Ah, para quem está indo para o paraíso, todo o voo torna-se uma grande diversão !!!
Curioso é que a primeira foto mostra um A380 com o livery da cia. mas olhando a frota no wikipedia eles não tem nenhum A380. Já perdeu o crédito ai… 😉
Olá @evandrogardenali:disqus!
Muito bem observado, passou batido o modelo da aeronave na imagem. A Air Seychelles realmente não possui o A380 em sua frota, somente A330 e A320.
Obrigado por nos alertar. Vamos atualizar agora mesmo 😉
Eu sei que pode não ser o lugar correto para isso, mas queria saber quando terá uma avaliação da MAP, que é a única “grande” empresa aérea regional que ainda não foi avaliada aqui no MD?…. 🙁
Oi Adriel, por enquanto nenhum leitor nos enviou uma avaliação dela.
Ah sim, entendi! Então acho que farei um voo bate e volta pela MAP só para mandar a minha avaliação da empresa para vcs! 🙂
Thiago, corrigimos o texto. A empresa não faz parte da aliança.