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Como é voar na Air New Zeland

Denis Carvalho
17/01/2014 às 16:43

Como é voar na Air New Zeland

O giro de avaliações de companhias aéreas do Melhores Destinos vai hoje ao outro lado do mundo para trazer a vocês a Air New Zealand, a principal companhia aérea da Nova Zelândia. Membro da Star Alliance, ela oferece voos para 61 destinos em 15 países e foi a última companhia aérea a ter um voo de volta ao mundo, com a rota Auckland – Hong Kong – Londres – Los Angeles – Auckland, encerrada em março de 2013. A companhia tem uma frota de 105 aeronaves e algumas das pinturas mais bonitas do mundo, seja em homenagem à seleção de Rugby do país – all black – seja pelos filmes da série O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Nosso leitor Vinicius Nunes voou com a companhia e nos conta nesse relato bem detalhado como foi sua experiência. Confira! 

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Meu nome é Vinicius Nunes e como leitor assíduo do MD não podeira deixar de escrever um relato com a Air New Zeland em minha viagem do Brasil até a Nova Zelândia. Fiz o trecho SYD-AKL e foi incrível, a melhor empresa que já voei. Pena que a viagem desde GRU não tenha sido operada pela Air New Zeland. Li alguns artigos que o Governo da Nova Zelândia estava em negociações com o Brasil para ligar os dois países, agora fica a dúvida de quando isso irá acontecer e se acontecer se será direto GRU-AKL ou se terá EZE ou SCL como conexão.

Check-in

O ótimo atendimento já começou pelo check-in. Cheguei exausto ao aeroporto de Sydney depois do voo da Aerolíneas Argentinas, com duração de 15 horas aproximadamente, e perguntei para uma moça extremamente simpática se ela poderia adiantar o meu voo pois estava muito cansado e chegaria muito tarde a Auckland. Ela prontamente foi até o balcão verificar e voltou bem chateada por não poder me ajudar, pois o avião já estava embarcando o pessoal e não daria tempo.

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Ela disse que sempre que eu quiser adiantar o voo basta chegar com uma hora de antecedência que eles adiantam. Também fez meu check-in por um computador fora do balcão para que eu não precisasse pegar fila, pois percebeu o quão cansado eu estava.

O despache das malas foi muito tranquilo também, mas como era uma reserva que continha três empresas diferentes, no sistema dela constava que eu poderia despachar apenas uma mala. Expliquei que eu tinha direito a duas malas de 32kg e ela rapidamente resolveu o problema.
Nota:10!

Aeroporto de Auckland e Sydney

O aeroporto de Sydney conta com diversas opções de lojas, restaurantes, computadores com internet gratuita – isso mesmo não apenas wi-fi de graça mas computadores à disposição de todos. Ao utilizá-los encontrei três brasileiros, dois paulistas e um mineiro, que estava indo para Queenstown. Até chuveiros eles oferecem aos passageiros: era só entrar e usar.

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Como eu estava ainda mais cansado, ao chegar no aeroporto de Auckland, que é bem menor, fui direto para a saída. Como opções de transporte tinha táxi, que ficaria em torno de 70 dólares até o centro, um ônibus que liga o aeroporto até o centro e te deixa no Queen St a principal rua da cidade por 16 dólares e o Shuttle por 35 dólares que te deixa onde você quiser. Eu queria chegar logo resolvi optar pelo Shutte. Nota: 9

Avião

Neste trecho são usados A320 iguais aos da TAM, com configuração 3-3 como um bom espaço para as pernas pelo menos para mim que tenho 1,73 metro e com entretenimento individual on demand com uma boa opção de filmes (todos em inglês, acredito que deveria ter legenda em espanhol mas como não uso legendas nem fui atrás) e muitos CDs disponíveis.

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Fiquei no assento da janela e sem ninguém nas duas poltronas da minha fileira. O avião oferece uma pequena reclinação na poltrona. Nunca vi uma empresa dar tantos avisos, nem a Aerolíneas em um voo de 15 horas deu tantos avisos! Era aviso pra tudo, o que chegou a ser um pouco chato, pois sempre que tem algum aviso a programação do visor é interrompida. Todos os avisos são apenas em Inglês.

Nota: 9

Atendimento a bordo

Sem dúvida o ponto mais forte da empresa é o atendimento de seus funcionários. No nosso voo havia quatro comissários de bordo, uma mulher e três rapazes. Uma coisa que percebi que está acontecendo com as companhias é que muitas pessoas acima de 30 anos estão trabalhando normalmente. Nos voos da minha reserva, tanto pela Air New Zeland quanto pela GOL  e Aerolíneas havia comissários de mais idade, o que pra mim é muito interessante pois nos quatro voos da minha viagem os melhores atendimentos que tive foi pelos mais experiente. Em um voo da Aerolíneas tinha uma “aero tia” de mais de 40 anos muito simpática por sinal.

No voo da Air New Zeland fui atendido por uma comissária e um dos comissários,todos muito simpáticos e bem-humorados. O comissário até brincou comigo quando pedi uma caneta a ele e a comissária não tirava o sorriso do rosto. Entrei e saí do avião e ela estava sorrindo. Na saída, a agradeci pelo voo e juro que nunca ouvi um “thank you” tão sincero como o dela.

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Serviço de bordo

Referente à alimentação, como nosso voo era noturno foi servido um jantar. Primeiro os dois comissários simpáticos passaram servido bebidas e como opção havia cervejas, vinhos, refrigerantes e suco. Já aviso que os sucos na Nova Zelândia tem um gosto muito diferente dos do Brasil, é um gosto amargo o que demora um certo tempo para se acostumar.

Depois, quando os outros dois comissários que não eram tão simpáticos passaram servindo a comida eu não estava na minha poltrona, pois estava no banheiro, e achei que não conseguiria pedir o frango com purê que parecia estar ótimo. Voltando à minha poltrona, pedi ao casal de comissários simpáticos o frango, e a comissária, brincando comigo: “Desculpe senhor, os meninos esqueceram do senhor?” Eu disse: “Eu estava no banheiro quando eles estavam passando”, e ela disse: “Nós não temos mais frango aqui. O senhor poderia aguardar enquanto preparamos para o senhor? Prometo que vai ser o melhor frango que o senhor já comeu”. Eu disse que sim e valeu a pena esperar, pois estava muito bom o tal frango com purê! Ela também fez questão de me servir mais bebidas e perguntar se eu queria algo mais.  Nota:10

Pontualidade
O voo saiu e chegou no horário e o desembarque foi feito de forma bem rápida.
Nota:10

Curiosidades
Conversando depois com uma brasileira que mora aqui em Auckland, ele disse que a Air New Zeland presa muito mesmo pelo bom atendimento pois adoram ganhar prêmios.

Eles também têm pinturas lindas em seus aviões. Quando o Filme Hobbit estava perto de estrear, eles fizeram uma homenagem e pintaram o avião com a imagem de alguns personagens.

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Dicas

Caso você vá para a Austrália é necessário ter visto. No meu caso como só fui a Sydney para fazer conexão para a Nova Zelândia, eu providenciei o visto de trânsito, o qual me permite ficar 72 horas no País e é gratuito, apenas é necessário preencher um formulário que você encontra no site da embaixada, preenche-lo em inglês e enviar a Brasilia com a documentação pessoal e cópia do e-ticket.

Eu esqueci de enviar o meu e-ticket e me ligaram de Brasilia pedindo, mandei por e-mail e em menos de 24 horas enviaram a minha carta de visto, pois como o visto de trânsito é eletrônico é enviado um documento por e-mail com o código do visto.

Outra coisa SUPER Importante é você levar o seu certificado de vacina de febre amarela. Em Curitiba no ckeck-in da Gol eles foram verificar tal informação para mim e um supervisor disse que não era necessário levar nada pois apenas a Africa do Sul exige, e como não sabia disso não levei o certificado. No avião rumo a Sydney, fui sentado ao lado de um brasileiro que mora na cidade e ele disse que com certeza iram pedir o certificado para mim e caso eu não apresentasse iriam me enviar para a quarentena. Dito e feito!

Na hora da imigração, me pediram o certificado, e mesmo eu explicando que estava apenas em trânsito pela Austrália ele me enviou para a Quarentena. Chegando lá, fui atendido por um senhor muito simpático e ele perguntou como eu estava. Respondi que estava cansado, pois já havia pegado três aviões para chegar à Austrália e que estava indo para a Nova Zelândia. Ele nem sequer olhou o papel referente à Quarentena e disse que eu poderia passar. Enfim, para evitar qualquer transtorno levem o bendito certificado.

Conclusão

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Com certeza voaria com a Air New Zeland novamente, a empresa é muito boa mesmo! É claro que essa qualidade toda tem uma preço, e alto por sinal. Em média os voos entre SYD-AKL custam acima de R$ 1.000,00 já com as taxas para ida e volta, perante R$ 500 a R$ 650 da Jetstar ou Virgin Austrália. Eu como fiz a minha reserva pela Aerolíneas Argentinas e eles têm parceria com a Air New Zeland saiu barato o trecho, mas para comprar separado, mesmo com a imensa qualidade da empresa, é uma diferença grande. Como meu voo estava cheio, leva a crer que muitos optam pela qualidade mesmo com um preço alto

Agradecemos ao Vinicius por esta ótima avaliação, que além de muito interessante será útil para os leitores que planejam viajar pela Oceania. Já voou com a Air New Zealand? Tem vontade de conhecer a companhia? Deixe sua opinião nos comentários! Você pode conferir todas as avaliações publicadas aqui no Melhores Destinos nesse post – já são 94 companhias e mais de 140 avaliações!

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