18 fascinantes destinos para uma escapada rápida em sua viagem pela Europa
18 fascinantes destinos para uma escapada rápida em sua viagem pela Europa
Que tal sair um pouco do óbvio e curtir algumas cidades, famosas ou não, em sua próxima viagem a Europa? O Velho Continente tem destinos fascinantes espalhados por seus 50 países. Para te ajudar a escolher alguns, a famosa publicação Time Out definiu 18 destinos que são perfeitos para uma escapada de 2 a 4 dias. Então fique de olho e prepare a sua lista de desejos para a sua próxima viagem a Europa.
Brighton – Inglaterra
Este balneário inglês ainda guarda o charme de uma antiga vila vitoriana, mas hoje celebra as diferenças. É conhecida por ser uma cidade festiva, com praias de seixos, repleta de pubs, restaurantes alternativos e reduto da maior celebração do Orgulho LGBT no Reino Unido. Uma visita ao local pode ser um bom complemento em uma viagem a Londres, já que a distância entre as cidades é de apenas 75 km.
Liverpool – Inglaterra
Não há como dissociar esta cidade da sua histórica ligação com uma das maiores bandas de todos os tempos. Liverpool é a cidade natal dos Beatles, o quarteto que ganhou o mundo e até hoje atrai a atenção de muita gente. Os fãs podem visitar locais emblemáticos, como o Cavern Club, onde os Beatles costumavam tocar, e o Beatles Story Museum, que explora a história da banda. Mas Liverpool vai muito além disto com atividades culturais fervorosas, patrimônios históricos e arquitetônicos, museus e muita diversão.
Hamburgo – Alemanha
Hamburgo se orgulha da sua ligação marítima, apesar do mar estar a dezenas de quilômetros de distância. A cidade no norte do país abriga o principal porto da Alemanha graças a sua ligação ao Mar do Norte por meio do Rio Elba, Além disso, Hamburgo é repleta de atividades culturais e tem um belo centro histórico. Já que falamos nos Beatles na cidade listada anteriormente, vale destacar que Hamburgo abrigou em agosto de 1960 um dos primeiros shows internacionais do grupo inglês.
Tblisi – Geórgia
A capital da Geórgia surpreende a todos que a visitam. Um lugar onde estive recentemente e indico para qualquer viajante que busca comida boa, história, população receptiva, bela arquitetura, igrejas medievais e preço bem baixo! Tblisi hoje é uma cidade que mescla facilmente o antigo e moderno e merece estar nesta lista da Time Out para uma rápida escapada.
Porto – Portugal
Com suas ladeiras, arquitetura marcante, comida deliciosa, adegas de vinho, rica história, parques e vista para o Rio Douro, o Porto é uma cidade encantadora no norte de Portugal. Todos os anos atrai turistas de todas as partes do mundo e é um ótimo destino para uma escapada de alguns (ou muitos!) dias. Além do Porto, descubra 30 lugares que você precisa conhecer em Portugal.
Bihać – Bósnia e Herzegovina
Esta é uma escapada para quem curte o contato com a natureza. Bihać fica na região noroeste da Bósnia e Herzegovina pertinho da fronteira com a Croácia. A sua principal atração está ligada ao belo e transparente Rio Una que serpenteia toda a região. Há lagos, montanhas e cachoeiras também serem explorados nesta cidadezinha fundada na Idade Média.
Marselha – França
Voltada para o mar azul turquesa do Mediterrâneo, Marselha é a cidade mais antiga da França. Fundada em 600 aC por colonos gregos, hoje o local é uma miscelânea de cultura, mesclando a europeia, árabe e africana. O seu charmoso centro antigo, a bela marina e, claro, suas praias são os principais atrativos, assim como as atividades culturais e gastronômicas.
Milão – Itália
Milão é um daquelas cidades que dispensa apresentações. Dinâmica, cosmopolita, contemporânea, histórica, estes são alguns adjetivos que definem a capital da Lombardia, um das cidades mais importantes da Itália em termos de negócios e conhecida mundialmente como um centro de moda e design. Milão é perfeita para uma viagem curta, tipo escapada de fim de semana, mas também para ser explorada com calma curtindo cada cantinho desta incrível cidade e de seus arredores.
Valeta – Malta
A pequena cidade muralhada, do século XVI, tem muito a oferecer e é a porta de entrada para turistas que chegam a Malta, um dos menores países do mundo. Este arquipélago no Mar Mediterrâneo é repleto de praias deslumbrantes e muita boa comida. Valeta é perfeita como destino na primavera no hemisfério norte e um daqueles destinos na Europa onde o inverno é bem ameno.
Bilbao – Espanha
Uma cidade que se transformou recentemente e que a cada ano atrai mais visitantes. Bilbao, na região do País Basco no norte espanhol, deixou de lado os ares carrancudos e cinzentos de uma cidade industrial para se revitalizar e se transformar num importante centro cultural, artístico e arquitetônico europeu. Seu ponto turístico mais famoso é o Museu Guggenheim, mas Bilbao oferece uma muito mais com uma rica cena cultural, com uma variedade de museus, galerias de arte, teatro, além da deliciosa culinária basca.
Barcelona – Espanha
Barcelona é demais! Segundo a nossa editora de guias Monique Renne, não seria exagero algum afirmar que a cidade é um destino turístico completo. A capital da região da Catalunha é repleta de atrações com museus, praias, praças e ruas charmosas, cultura vibrante, esporte e uma arquitetura rica e famoso no mundo adornada pelos traços de Antoni Gaudí.
Brno – República Tcheca
Com sua rica história, cultura vibrante e ambiente acolhedor, Brno é uma cidade que oferece uma experiência única para os visitantes que exploram a República Tcheca e querem ir além de Praga. A segunda maior cidade do país tem uma vibe jovial reforçada por seus grandes centros universitários e animada atividade cultural com diversos festivais, incluindo o grande Festival Internacional de Cinema.
Tampere – Finlândia
Turku – Finlândia
Kaunas – Lituânia
No período entre guerras, com Vilnius ocupada primeiramente pelos russos e depois por poloneses, esta cidade central foi nomeada capital temporária da Lituânia. Por muitos anos Kaunas foi um dos lugares mais badalados do país, com cultura fervilhante e lar não oficial da arquitetura modernista. Depois de anos nas penumbras soviéticas, Kaunas aos poucos renasceu e hoje vale a sua visita.
Galway – Irlanda
Galway é um refúgio incrível para quem busca descansar e explorar a acidentada costa atlântica da Irlanda. Com ares medievais, a grande riqueza deste balneário este em seu entorno com oportunidades para caminhadas, ciclismo e atividades ao ar livre, incluindo a trilha costeira Wild Atlantic Way, que serpenteia a costa oeste do país.
Glasgow – Escócia
Glasgow é a maior cidade da Escócia e a quarta maior do Reino Unido. Situada na margem do rio Clyde, é um importante centro econômico e cultural. O local conta com um dos bairros mais legais do mundo. Shawlands foi destacado pela revista Time Out devido aos seus grandes parques, arte, café e restaurantes.
Trikala – Grécia
A centenária fortaleza lá no alto, as ruas de paralelepípedos, edifícios tradicionais, bairros verdes e praças pitorescas hoje contrastam com a modernidade que já toma conta de Trikala, no região central da Grécia. Trikala é tida como a primeira “cidade inteligente” oficial da Grécia. Entre as ações implantadas estão: uso de ônibus sem motorista, compartilhamento de bicicletas, gestão de resíduos com sensores, sistemas de iluminação pública que se ajustam automaticamente a luminosidade.
Curtiu a lista da Time Out? Já visitou alguma destas cidades listadas? Deixe seu comentário logo abaixo.