logo Melhores Destinos

Capitólio, o “mar de Minas”, já reabriu para o turismo!

Monique Renne
10/09/2020 às 9:29

Capitólio, o “mar de Minas”, já reabriu para o turismo!

Capitólio voltou a receber turistas que buscam lindas cachoeiras e as águas do Lago de Furnas. O destino, conhecido como o “mar de Minas Gerais”, já tinha iniciado o processo de reabertura em junho, mas precisou cancelar a autorização para o turismo devido ao aumento de casos de Covid-19. A retomada gradual das atividades na região – com reabertura de hotéis, restaurantes, cachoeiras e passeios no Lago de Furnas – acontece desde agosto. O destino ainda não opera em capacidade total e o Mirante dos Cânions segue fechado para visitação.

Capitólio reabriu as atividades turísticas e comerciais seguindo protocolos do programa Minas Consciente, que engloba todo o estado de Minas Gerais e dá diretrizes para reabertura de diversos setores. Entre as principais medidas de segurança adotadas por Capitólio, estão a ocupação máxima de 50% dos meios de hospedagem, restaurantes e bares; distanciamento social em todos os ambientes; uso obrigatório de máscara; e disponibilização de álcool gel 70%. As cachoeiras de Capitólio e região foram reabertas seguindo orientações de decreto, assim como os passeios pelos Lago de Furnas, que têm como orientação a redução de 25% da capacidade de passageiros. A visita aos Cânions de Capitólio está permitida somente pelo lago.

Passeios Lago de Furnas

Eventos e atividades com aglomeração seguem proibidos na cidade, apesar de terem sido registradas grandes festas no Lago de Furnas durante o feriadão de 7 de setembro. Vale dizer que Capitólio está atualmente na classificação de “onda amarela” do estado de Minas Gerais, o que ainda não permite a reabertura de lugares que possam gerar aglomeração, como o Mirante dos Cânions de Capitólio.

Capitólio está localizada a 282 km de Belo Horizonte, 440 km de São Paulo e 635 km do Rio de Janeiro. Não há aeroportos na região e será necessário percorrer ao menos um trecho por via terrestre para chegar até lá. A boa notícia é que o carro é a melhor maneira de se locomover e explorar as atrações próximas. Sendo assim, una o útil ao agradável e bote o pé nas lindas estradas de Minas Gerais rumo a Capitólio.

Decidir quantos dias ficar em Capitólio não é tarefa fácil. Grande parte dos turistas que visitam a região aproveita um feriado prolongado para conhecer as principais atrações. Podemos garantir, no entanto, que três ou quatro dias não serão suficientes e você irá embora com vontade de voltar. Se estiver de férias, vale investir em uma semana por lá, com direito a uma visitinha à maravilhosa Serra da Canastra. E como Capitólio é um bom destino para conhecer durante todo o ano, qualquer folguinha na vida e no trabalho rende uma linda viagem!

Reabertura Capitólio

Ao montar um roteiro de viagem por Capitólio, comece com um passeio de lancha ou chalana pelas águas do Lago de Furnas, com direito a deliciosos banhos na Cachoeira Lagoa AzulCachoeira CascatinhaCachoeirinha da Ilha e no Vale dos Tucanos. Cumpridas as etapas que levam tanta gente a Capitólio, aproveite para curtir com calma outras quedas d’água, algumas com circuitos que rendem facilmente um bom dia de passeio, como as Cachoeiras da Trilha do Sol, as Cachoeiras Paraíso Perdido, as Cachoeiras Pé de Serra e as Cachoeiras do Retiro Viking. Com mais tempo, vale ainda ir à Cachoeira do Filó, à Cachoeira Poço Dourado, à Cachoeira Fecho da Serra, à Pedreira Lagoa Azul e à grandiosa Cachoeira Casca d’Anta, no Parque Nacional da Serra da Canastra. Acredite! Uma semana será pouco!

Diversos destinos nacionais estão passando pelo processo de reabertura após a quarentena, mas é importante ressaltar que você deve viajar apenas quando se sentir seguro para isso! Veja como está a reabertura dos destinos nacionais.

Leia também:

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção