Melhor que Gramado? Visitamos a 1ª capital europeia de Natal com festival de lanternas e patinação no gelo
Melhor que Gramado? Visitamos a 1ª capital europeia de Natal com festival de lanternas e patinação no gelo
Fora das grandes cidades da Europa, os viajantes descobrem um refúgio natalino em meio à pacata Torrejón de Ardoz. Considerada a “Primeira Capital Europeia de Natal”, esta pequena cidade nos arredores de Madri se transforma em um cenário mágico, com seu parque natalino cheio de atrativos e música na época mais festiva do ano.
Chamado de “Natal Mágico”, o parque temático espanhol tem 100 mil metros quadrados e é construído com foco nos detalhes. Suas 18 atrações vão desde um festival de lanternas, passam por presépio em tamanho real, patinação e escultura no gelo, portal mágico e vão até um parque de diversões! Será que a cidade ganha do Natal em Gramado? Te mostramos tudo neste post e queremos a sua opinião!
Viaje para Madri com os melhores preços: veja aqui passagens aéreas para a capital da Espanha!
Concentrando tudo em um só lugar, a entrada permite que o visitante fique o tempo que quiser no parque, podendo sair e voltar do espaço ao longo do dia. O parque funcionará até 7 de janeiro e suas entradas esgotam rápido.
Famílias com crianças podem aproveitar a comodidade de levar refeições para aproveitar durante o passeio, ou se esbaldar com as comidas locais dos diferentes food trucks.
Descubra atividades e excursões: aproveite o melhor de Madri com a Civitatis!
Para te mostrar todos os detalhes, visitamos o parque Mágicas Natalinas e garantimos que vale a pena o desvio da capital espanhola para uma parada especial na tranquila Torrejón de Ardoz.
O acesso fácil ao destino por trem (cercanías) a partir do centro de Madri ou de ônibus (autobús) direto do Aeroporto de Madrid Adolfo Suarez-Barajas, é um bônus para tornar esse passeio mágico possível na sua viagem à Espanha.
Parque Natal Mágico: Como é a primeira capital europeia de Natal, em Torrejón de Ardoz
Curiosa em descobrir um dos cantinhos da Espanha mais comentados quando o assunto é Natal, desbravei os arredores da grande Madri atrás dos encantos natalinos de Torrejón de Ardoz.
Ansiosa pelas luzes natalinas, me organizei para estar no parque no fim do dia. Para acompanhar o cair da noite e o acender da decoração. Não estava sozinha, obviamente. Muitas famílias com crianças aproveitavam a calmaria (com mais espaço) no parque para um passeio mais tranquilo com os pequenos.
É possível comprar as entradas na bilheteria do parque a partir de 3 euros ou pela internet, com uma taxa extra pela compra online. Como comprei o ingresso pelo site, fui direto para uma das quatro entradas do Natal Mágico, a que tem acesso pela estação de trem, de onde cheguei.
Aproveitei e perguntei se poderia sair e, depois, voltar ao parque no mesmo dia. Gentilmente, a funcionária informou que era possível retornar ao parque, desde que pedisse um selo indicativo ao sair.
Atrações no Parque Natal Mágico
Assim que a gente chega, a atmosfera natalina encanta e toma conta antes mesmo da noite cair, o que tem acontecido por volta das 18h durante o outono europeu. Para não perder nada ou escolher facilmente quais das 18 atrações mais te interessam (veja a relação abaixo), é possível pegar um mapa do parque na entrada ou acessar pelo site.
- Porta Mágica
- Show Guachis
- II Festival de Gelo
- Pista de gelo
- Montanha gelada
- Árvore de luz
- Parque de diversões
- Noria
- Festival de lanternas Asiáticas
- Caminho de Belém
- Mercado de Natal
- Christimas Village
- Bosques de estrelas
- Meninas do Advento
- Casa de Natal
- Parque de diversões infantil
- Food Trucks
- Bierhaus
Atrativos infantis
Ao entrar pelo acesso número um, vi a Casa de Natal do parque, onde Papai Noel ou o Rei Melchior recebem as cartinhas de pedidos dos visitantes.
Este é um dos lugares mais procurados pelos pais com filhos pequenos, mas a entrada no espaço é muito disputada porque tem apenas quatro horários disponíveis e ainda exige reserva antecipada de ingressos. Mesmo tentando reservar dias antes da visita, não consegui entrar na Casa de Natal.
Os brinquedos infantis (pagos à parte) também ficam nessa região, como carrossel e trenzinho.
Festival de Lanternas Asiáticas
Na sequência encontrei a minha parte preferida do passeio: o Festival de Lanternas Asiáticas. Apesar de não ver muita a relação com o Natal, já que a iluminação é bem diferente das tradicionais decorações natalinas, achei que o trajeto com as lanternas era o espaço mais “mágico” do parque.
O efeito das luzes em formato de animais e plantas, transformam o ambiente e são surpreendentes. Ao lado do corredor das lanternas ainda tem um campo cheio de borboletas iluminadas, que dão a impressão de estarem voando enquanto brilham. É lindo, lindo e lindo!
Presépio Caminho de Belém
Divulgado como o maior presépio da Espanha, o Caminho de Belém é uma atração com personagens em tamanho real recontando a história do nascimento de Jesus. Bem tradicional na Espanha, é comum os espanhóis montarem em casa todo o caminho a Belém, para além do presépio com o menino Jesus na manjedoura, Maria e José.
A atração é rica em detalhes e é acompanhada por uma música temática, que torna tudo bem interessante, principalmente para as crianças, que costumam cantar pelo caminho enquanto observam os personagens. É uma fofura ver elas tão entusiasmadas com a história do menino Jesus.
Portal mágico
Um dos atrativos mais interessantes, sem dúvida, é o Portal Mágico. Com apresentações a cada 60 minutos no período noturno, o portal é um display enorme com um milhão de lampadas que criam um show único com luzes e música! No mesmo lugar, ocorre o show infantil dos Guachis, personagens de Natal famosos entre os espanhóis.
Patinação no gelo
Apesar de não ser comum nevar na região de Madri, a ideia da pista de gelo do Natal Mágico é simular um lago congelado para os mais aventureiros. Até tentei me desafiar na pista, mas como não havia guarda-volumes, não pude me arriscar com a mochila nas costas. Uma pena, comprei o ingresso de 6 euros com horário agendado e não pude usá-lo quando fui até a atração.
Pelo menos deu para observar de perto os patinadores. Entre muitos tombos e pessoas segurando os protetores às margens da pista, também havia aqueles que pareciam dominar o gelo e deslizavam incrivelmente como dançarinos. Fica para uma próxima vez descobrir como me saio no esporte de inverno.
Festival de gelo
Prepare as extremidades porque o frio é rei nessa atração! Com as temperaturas abaixo de zero, uma das tendas do parque exibe o resultado da segunda edição do Festival Internacional de Gelo, onde 10 duplas esculpiram atrativos turísticos do mundo em vários blocos de gelo.
Os trabalhos realmente chamam a atenção pela exclusividade e é impossível não expor as mãos aos cliques, mesmo que elas fiquem mega geladas após fazer algumas fotos. Até o Rio de Janeiro foi homenageado, com destaque para o Cristo Redentor e as rainhas de bateria do Carnaval.
Montanha gelada
Apesar de não ser bem uma montanha, esta atração oferece uma bela vista do Natal Mágico, pois oferece uma paisagem panorâmica.
Criada no ponto mais alto do parque, a atração passa a ideia de que os visitantes sobem uma montanha para ver toda a decoração natalina. Inclusive, há efeitos de fumaça para simular a “montanha gelada”.
Parque de diversões
Ainda para o lazer, o lugar oferece alguns brinquedos comuns de parques de diversão. As duas rodas gigantes rendem uma bela vista, principalmente no pôr do sol e ao anoitecer.
Outras atrações, até mais radicais, também divertiam adultos e crianças. No entanto, para aproveitar, é preciso pagar pelo ingresso extra a partir de 3,50 euros. Quem quiser, pode antecipar os ingressos comprando pelo site do parque e ir direto para fila da atração com o QR Code gerado.
Mercado de Natal e food trucks
É claro que não podia faltar o famoso mercado de Natal no parque. Cheio de barraquinhas de comida, itens de frio, produtos artesanais e bebidas, o mercado permite garantir as compras de presentes ou só experimentar os sabores locais enquanto curte o passeio.
Há ainda opções de alimentação e bebidas em food trucks, com opções a partir de 3 euros. Eu comprei chocolate quente e cerveja, haha, e estavam ótimos. Mas o hambúrguer que comi não foi muito bem preparado (7,90 euros). Os preços partiam de 3 euros.
Amantes de uma boa cerveja também podem aproveitar o BierHaus, um festival de cerveja em uma aérea de dois mil metros quadrados com especialidades da gastronomia alemã e apresentações ao vivo. Apenas passei por lá e deu para ver que o pessoal estava bem animado cantando e dançando.
Como chegar a Torrejón de Ardoz
Para chegar até Torrejón de Ardoz partindo de Madri é bem tranquilo, pois são apenas 30 quilômetros de distância entre as duas cidades.
A partir da estação Atocha, bem no centro de Madri, você só precisa pegar um trem (chamado de Cercanías) com destino até a estação Torrejón de Ardoz (bem fácil, pois a estação tem o mesmo nome da cidade). No meu caso, usei a linha C7 (vermelha), mas também é possível chegar até lá com a linha C2 (verde).
Se quiser ir até o parque aproveitando uma conexão longa ou noturna no aeroporto de Madri, você pode ir de ônibus combinando as linhas 827 e 224 (ou 226). A linha 827 sai do Terminal 4 do aeroporto a cada 20 minutos. O trajeto leva cerca de 1h20, portanto, considere o tempo de ida e volta se estiver em conexão.
Minha recomendação é ir para Torrejón quando for para Madri, considerando a passagem na cidade na chegada ou antes da partida, pois o destino fica mais perto do aeroporto do que o centro da capital.
Se estiver em família ou em grupo, vale ainda considerar um transporte por aplicativo, pois o tempo de viagem pode ser reduzido em 25 minutos se estiver partindo do aeroporto de Uber até o Parque Natal Mágico.
Onde ficar em Torrejón de Ardoz
Sua pequena rede hoteleira dificulta a ideia de ficar na cidade enquanto visita o Parque Natal Mágico, mesmo assim, oferece algumas opções com bom custo benefício para quem faz reserva com antecedência.
Hospedagem | Nota | Reserva |
Villa Soledad | 8,7 | Ver preço |
Hotel Asset Torrejón | 8,6 | Ver preço |
Hotel Aida | 8,4 | Ver preço |
Porcel Avant | 8,2 | Ver preço |
Hostal Torrejón | 8,1 | Ver preço |
Como é de se esperar, os preços dos hotéis aumentam e a oferta fica menor no período da alta temporada natalina. Por isso, se pensa em ficar na cidade, é bom se programar com antecedência para o Natal 2024 para garantir tarifas melhores. Por exemplo, encontrei um hotel com diária média de R$ 350, mas está cobrando R$ 930 pela reserva na semana do Natal.
Me hospedei no Hostal Torrejón, que fica a cerca de 1,7 km do Parque de Natal e pude caminhar à noite até a hospedagem que fica em uma das principais avenidas da cidade. A acomodação é simples e oferece o básico necessário. Tem uma cama confortável, um bom chuveiro e guarda-roupa. O quarto não oferecia frigobar e nem shampoo, mas o atendimento dos funcionários foi muito gentil.
Outra opção é se hospedar na capital e ir até Torrejón de Ardoz apenas para o passeio. Confira no nosso Guia de Destinos gratuito e saiba mais sobre onde ficar em Madri!
Visitar o Natal Mágico vale a pena?
Achei encantadora a proposta do parque, como se fosse um verdadeiro portal para o universo natalino. São várias as atrações e é possível fazer um belo passeio mesmo só pagando a entrada, sem investir nas atrações extras. Portanto, se estiver por Madri nesta época do ano, seja até o dia 7 de janeiro ou em 2024, acho que vale a pena conhecer o lugar.
Confesso que o Natal em Gramado não fica atrás do parque europeu. Afinal, muito além de um parque, toda a cidade da Serra Gaúcha se transforma para a época natalina. Por isso, se não for viajar para a Europa e quiser algo especial para curtir as luzes de Natal, Gramado pode ser uma ótima opção no Brasil.
Inclusive, temos um post sobre como comprar o ingresso para o Natal Luz com desconto!
Leia também
- Hotéis em Gramado: os 30 mais reservados pelos nossos leitores
- Passagens aéreas para Gramado – melhores datas e preços
O que achou das atrações e do Parque Natal Mágico? Acha que vale a pena a vista e tem vontade de conhecer? Participe nos comentários!