Companhia aérea cria sistema de check-in com horário marcado para reduzir filas no aeroporto
Companhia aérea cria sistema de check-in com horário marcado para reduzir filas no aeroporto
A British Airways vai testar um novo sistema que promete reduzir filas e aglomerações nos seus balcões de atendimento. Os clientes poderão reservar um horário para serem atendidos antes mesmo de chegarem ao aeroporto através do celular. A tecnologia é da empresa Qmatic e será testada durante três meses em voos selecionados partindo do Terminal 5 do Aeroporto Internacional de Londres (Heathrow).
A empresa britânica será a primeira companhia aérea a testar a novidade, que já é utilizada em outros setores como varejo, saúde e instituições financeiras em diversos países.
Como vai funcionar?
Quando já for possível realizar o check-in para o voo, os passageiros receberão uma notificação por e-mail convidando-os a marcarem um horário para serem atendidos no aeroporto. Assim que chegar o horário marcado, o passageiro receberá uma notificação indicando que o balcão já está livre para recebê-lo evitando, dessa forma, a criação de filas e promovendo o distanciamento social.
A companhia irá dedicar algumas posições de atendimento exclusivas para os clientes que aderirem à tecnologia.
Os viajantes que preferirem, podem ser atendidos nos balcões comuns ou entrarem na fila virtual também do aeroporto, escaneando um QR code exibido próximos aos balcões de atendimento.
Embarque com o Tapete Azul
A tecnologia lembra o Tapete Azul, um conjunto de projetores e monitores, que, através de realidade aumentada, formam no chão um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento. A ferramenta já é utilizada pela Azul em diversos aeroportos e tem o objetivo de tornar o embarque mais rápido.
Novidades desse tipo devem se tornar cada vez mais comum, além de fazer parte do futuro dos viajantes no pós-pandemia.
E você, o que acharia de agendar o horário do seu atendimento no aeroporto e evitar filas?
Com informações do site da British Airways.