Azul vai manter apenas cinco rotas no aeroporto Santos Dumont durante as obras. Veja quais!
Azul vai manter apenas cinco rotas no aeroporto Santos Dumont durante as obras. Veja quais!
A Azul destacou que vai operar apenas cinco destinos nacionais no Santos Dumont, durante as obras da pista principal do aeroporto, que começam amanhã, 24 de agosto, e vão até 21 de setembro. São eles: Campos, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Congonhas (no caso da ponte aérea, os voos começam 29 de agosto). De 1 a 21 de setembro serão acrescentados na lista os voos para Vitória, com jatos Embraer. As demais rotas da Azul, que incluem voos para Campinas e Belo Horizonte, por exemplo, serão transferidas para o Galeão nesse período.
A companhia informou que vai disponibilizar ônibus gratuito entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão durante as obras. Os trajetos serão realizados de hora em hora, com saídas do Galeão entre 5h30 e 21h30, e saídas do Santos Dumont entre 4h e 20h. Segundo a empresa, os clientes estão sendo informados das mudanças.
Quem tiver dúvidas deve consultar o site da Azul ou entrar em contato pelos telefones 4003-1118 (capitais) / 0800 887 1118.
Lembrando que a Gol e a Latam também vão oferecer transporte gratuito entre os aeroportos durante as obras.
Quais os direitos dos passageiros afetados?
A Anac informou que está acompanhando a alteração das operações e destaca que, de acordo com a Resolução nº. 400, as companhias são obrigadas a informar os passageiros sobre atrasos e cancelamentos e o motivo com no mínimo 72h de antecedência do horário de partida do voo, por meio dos contatos fornecidos na compra do bilhete.
Caso o passageiro compareça ao aeroporto em decorrência de falha na prestação da informação, a companhia também deverá assegurar-lhe o direito a receber assistência material, como direito à comunicação, a partir de uma hora de atraso; de alimentação, a partir de duas horas de atraso; e de acomodação, a partir de quatro horas de atraso.
O passageiro tem ainda, caso seu voo seja cancelado, o direito de ser reacomodado em outro voo da mesma empresa ou até de outra companhia para o mesmo destino. É possível optar também pelo reembolso integral do bilhete, dependendo do tipo de alteração do voo. A escolha pela melhor opção é do passageiro.
Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá registrar sua reclamação por meio do site www.consumidor.gov.br. Pela ferramenta, o passageiro pode se comunicar diretamente com as empresas, que têm o compromisso de receber, analisar e responder as reclamações em até 10 dias. As manifestações apresentadas nessa plataforma são monitoradas pela Anac, que acompanha a qualidade das soluções apresentadas.