logo Melhores Destinos

Como foi o voo inaugural da Aerosul de Florianópolis para Curitiba

Como foi o voo inaugural da Aerosul de Florianópolis para Curitiba

FLN Florianópolis
CWB Curitiba
1609
Avião Cessna Grand Caravan 208B
Classe Econômica
Poltrona Livre
Data 16/06/2021
Partida 14:18
Chegada 15:31
Duração 1:13
Por
22/06/2021 às 4:43

Nesta semana a Aerosul fez sua estreia como companhia área regional. Em 2020 a empresa, que originalmente operava como táxi aéreo, recebeu autorização da Anac para realizar voos regulares e lançou agora sua primeira rota: os voos partem de Londrina para Curitiba e de lá seguem até Florianópolis, fazendo o caminho inverso no retorno.

rotas aerosul

Em julho a companhia começa a voar também de Londrina para Foz do Iguaçu e Assunção no Paraguai; e de Curitiba para Pato Branco. Navegantes (SC), Telêmaco Borba (PR) e Guarapuava (PR) também devem receber voos da empresa em breve.

No dia 16 de junho embarquei no voo inaugural da Aerosul de Florianópolis até Curitiba para conhecer os serviços da companhia, que voa com Cessna Grand Caravan 208B, com capacidade para até 9 passageiros. Confira o relato completo em texto ou vídeo:

Aviação regional no Brasil

A aviação regional com aeronaves de menor porte tem recebido destaque no Brasil nos últimos anos, tanto que a TwoFlex foi adquirida pela Azul e se transformou na Azul Conecta. Isso porque aviões pequenos conseguem operar em aeroportos com menos estrutura e são uma ótima forma de testar a demanda de passageiros no interior, sem tanto investimento.

aviação regional Azul Conecta

Para os passageiros acaba se tornando um meio mais prático e rápido de percorrer grandes distâncias e fazer conexões em aeroportos maiores.

Leia também
Como é voar com a Azul Conecta de Porto Alegre para Canela

Voos entre Curitiba e Florianópolis

Desde 2013 não havia uma ligação aérea direta entre as duas capitais da região sul. A última companhia a oferecer voos nesse trecho foi a Trip, mas a rota foi encerrada após a empresa ser adquirida pela Azul. Na virada do século, havia quatro voos diários entre as duas cidades, operados por quatro companhias aéreas diferentes.

avião gol aeroporto Florianópolis

A conclusão da duplicação da BR-101 entre Curitiba e Florianópolis, no final dos anos 90, foi um dos fatores que contribuiu para a redução na demanda de passageiros, já que a viagem por terra ficou mais rápida. Atualmente essa é a segunda rota rodoviária mais movimentada do País.

ônibus viação catarinense

O tempo de viagem de carro ou ônibus é de 4 a 5 horas, mas pode ser mais demorado em períodos de alta temporada. Já de avião, esse tempo diminui para 1 hora.

Compra da Passagem

A compra da passagem aérea foi feita pelo site da companhia e o trecho custou R$ 299,00 no valor promocional de lançamento. A ideia inicial era fazer o voo de Curitiba para Florianópolis, mas os bilhetes promocionais desse trecho já estavam esgotados.

compra de passagem Aerosul

De ônibus, a passagem entre as duas capitais custa de R$ 60,00 até R$ 200,00 dependendo do horário, da empresa e do tipo de serviço escolhido.

Check-in e embarque

Fiz o check-in no próprio Aeroporto de Florianópolis, uma hora e meia antes do horário previsto para a partida. Não havia fila e o atendimento foi bem rápido. (Como a lotação da aeronave é de apenas 9 pessoas, dificilmente haverá longas esperas no balcão).

Um fato curioso é que não há marcação de assento, os lugares são livres.

bilhete Aerosul

Na hora de acessar a setor de embarque o código de barras do bilhete não foi reconhecido pelo sistema, mas o fiscal logo perguntou se meu voo era da Aerosul, conferiu o bilhete e liberou a entrada.

No portão de embarque havia uma mesa com balões nas cores da companhia e cupcakes.

O embarque começou 15 minutos antes da partida e depois de uma rápida conferência de documentos recebi um bolinhos comemorativo da Aerosul e um lápis do Floripa Airport.

brindes voo inaugural Aerosul

O embarque foi remoto, através de van e além de mim havia apenas mais um passageiro nesse voo.

embarque remoto Floripa Airport

Cabine e assento

A configuração interna dos aviões da Aerosul é mais espaçosa do que a usada pela Azul Conecta. Há apenas um assento duplo na frente e os outros são todos individuais. Na Azul Conecta são 3 assentos duplos e 3 assentos individuais.

Cessna Grand Caravan Aerosul

Interior Cessna Grand Caravan

Fiquei em uma das primeiras poltronas, logo atrás dos pilotos.

O espaço para as pernas até que é generoso, considerando o tamanho da aeronave.

Como o objetivo desses aviões é fazer rotas curtas os assentos não reclinam e também não há banheiro.

Amenidades

Cada passageiro recebeu um kit contendo máscara pff2, álcool em gel e lenços antissépticos. Mimos muito bem-vindos nos dias de hoje.

Kit boas vindas voo inaugural Aerosul

Brindes voo inaugural Aerosul

No bolsão do assento da frente fica uma ficha com instruções de segurança e informações sobre o avião.

Como é voar com a Aerosul

O diferencial desse tipo de aeronave é justamente a possibilidade de ter um contato mais próximo com os comandantes e poder acompanhar todos os procedimentos sem sair do assento. É o tipo de experiência que vale a pena ser vivida pelo menos uma vez na vida.

Embarque voo inaugural Aerosul

Pilotos voo inaugural Aerosul

Por ser menor, o avião balança um pouco na decolagem, mas não é nada que assuste.

Vista aérea Florianópolis

Nos despedimos de Floripa com um belo visual da Lagoa da Conceição e a cidade ao fundo. Mas logo a paisagem ficou toda branquinha lá fora devido ao céu nublado.

Vista aérea Florianópolis Lagoa da Conceição

O Cesna não tem a cabine pressurizada e por isso voa a uma altitude menor, a 11 mil pés (pouco mais de 3km do solo). Com tempo bom dá para apreciar bem a vista, o que não foi o caso nesse dia.

O voo entre Floripa e Curitiba dura 1 hora e 10 minutos, bem mais rápido que pela estrada e a viagem passa literalmente voando!

Embora o tamanho assuste que não está acostumado, esse é um tipo de avião muito moderno e seguro. O voo foi bem estável, sem nenhuma chacoalhada.

Não demorou muito para os prédios de Curitiba surgirem em meio às nuvens. Já estávamos nos aproximando do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

Vista aérea centro de Curitiba

Ver a pista de frente no pouso é outra atração para quem curte aviação.

Pouso aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais Aeroporto de Curitiba

A chegada foi no horário e no desembarque ainda deu tempo de fazer uma foto de despedida com a equipe da Aerosul.

Equipe

A equipe da Aerosul foi muito simpática e solícita, desde o check-in até o desembarque. Um dos diferenciais desse tipo voo é justamente a chance de ter um contato mais próximo com os profissionais. É quase um atendimento VIP! Uma experiência bem diferente do que estamos acostumados a ter em companhias maiores.

Voo inaugural Aerosul de Florianópolis para Curitiba

Essa proximidade deixa o passageiro muito mais a vontade e isso contribui para um voo tranquilo, sem tanta tensão. Um dos diretores da empresa também estava a bordo para acompanhar todos os detalhes desse dia de estréia e recepcionar os passageiros.

Conclusão

O preço definitivamente não é o maior atrativo desse voo da Aerosul, já que ir de ônibus ou carro é bem mais econômico. Mas sem dúvida, o tempo de deslocamento faz uma diferença enorme! Por isso o foco da companhia são os passageiros de negócios, que não podem perder tanto tempo na estrada.

A qualidade do serviço prestado e do atendimento realmente se destaca, assim como o conforto proporcionado pela configuração interna escolhida pela companhia. Fora isso, a experiência de voar em um Cessna Grand Caravan, por si só, já vale o custo extra caso você seja um entusiasta da aviação.


Já conhecia a Aerosul? Ficou com vontade de voar com ela? Participe com seu comentário.

Nota final.

Aerosul

Florianópolis - Curitiba

Voo 1609

8,7
Embarque 10
Assento 8
Entretenimento -
Amenidades 7
Equipe 10
Fidelidade -