Como foi o voo inaugural da Aerosul de Florianópolis para Curitiba
Como foi o voo inaugural da Aerosul de Florianópolis para Curitiba
Nesta semana a Aerosul fez sua estreia como companhia área regional. Em 2020 a empresa, que originalmente operava como táxi aéreo, recebeu autorização da Anac para realizar voos regulares e lançou agora sua primeira rota: os voos partem de Londrina para Curitiba e de lá seguem até Florianópolis, fazendo o caminho inverso no retorno.
Em julho a companhia começa a voar também de Londrina para Foz do Iguaçu e Assunção no Paraguai; e de Curitiba para Pato Branco. Navegantes (SC), Telêmaco Borba (PR) e Guarapuava (PR) também devem receber voos da empresa em breve.
No dia 16 de junho embarquei no voo inaugural da Aerosul de Florianópolis até Curitiba para conhecer os serviços da companhia, que voa com Cessna Grand Caravan 208B, com capacidade para até 9 passageiros. Confira o relato completo em texto ou vídeo:
Aviação regional no Brasil
A aviação regional com aeronaves de menor porte tem recebido destaque no Brasil nos últimos anos, tanto que a TwoFlex foi adquirida pela Azul e se transformou na Azul Conecta. Isso porque aviões pequenos conseguem operar em aeroportos com menos estrutura e são uma ótima forma de testar a demanda de passageiros no interior, sem tanto investimento.
Para os passageiros acaba se tornando um meio mais prático e rápido de percorrer grandes distâncias e fazer conexões em aeroportos maiores.
Leia também
Como é voar com a Azul Conecta de Porto Alegre para Canela
Voos entre Curitiba e Florianópolis
Desde 2013 não havia uma ligação aérea direta entre as duas capitais da região sul. A última companhia a oferecer voos nesse trecho foi a Trip, mas a rota foi encerrada após a empresa ser adquirida pela Azul. Na virada do século, havia quatro voos diários entre as duas cidades, operados por quatro companhias aéreas diferentes.
A conclusão da duplicação da BR-101 entre Curitiba e Florianópolis, no final dos anos 90, foi um dos fatores que contribuiu para a redução na demanda de passageiros, já que a viagem por terra ficou mais rápida. Atualmente essa é a segunda rota rodoviária mais movimentada do País.
O tempo de viagem de carro ou ônibus é de 4 a 5 horas, mas pode ser mais demorado em períodos de alta temporada. Já de avião, esse tempo diminui para 1 hora.
Compra da Passagem
A compra da passagem aérea foi feita pelo site da companhia e o trecho custou R$ 299,00 no valor promocional de lançamento. A ideia inicial era fazer o voo de Curitiba para Florianópolis, mas os bilhetes promocionais desse trecho já estavam esgotados.
De ônibus, a passagem entre as duas capitais custa de R$ 60,00 até R$ 200,00 dependendo do horário, da empresa e do tipo de serviço escolhido.
Check-in e embarque
Fiz o check-in no próprio Aeroporto de Florianópolis, uma hora e meia antes do horário previsto para a partida. Não havia fila e o atendimento foi bem rápido. (Como a lotação da aeronave é de apenas 9 pessoas, dificilmente haverá longas esperas no balcão).
Um fato curioso é que não há marcação de assento, os lugares são livres.
Na hora de acessar a setor de embarque o código de barras do bilhete não foi reconhecido pelo sistema, mas o fiscal logo perguntou se meu voo era da Aerosul, conferiu o bilhete e liberou a entrada.
No portão de embarque havia uma mesa com balões nas cores da companhia e cupcakes.
O embarque começou 15 minutos antes da partida e depois de uma rápida conferência de documentos recebi um bolinhos comemorativo da Aerosul e um lápis do Floripa Airport.
O embarque foi remoto, através de van e além de mim havia apenas mais um passageiro nesse voo.
Cabine e assento
A configuração interna dos aviões da Aerosul é mais espaçosa do que a usada pela Azul Conecta. Há apenas um assento duplo na frente e os outros são todos individuais. Na Azul Conecta são 3 assentos duplos e 3 assentos individuais.
Fiquei em uma das primeiras poltronas, logo atrás dos pilotos.
O espaço para as pernas até que é generoso, considerando o tamanho da aeronave.
Como o objetivo desses aviões é fazer rotas curtas os assentos não reclinam e também não há banheiro.
Amenidades
Cada passageiro recebeu um kit contendo máscara pff2, álcool em gel e lenços antissépticos. Mimos muito bem-vindos nos dias de hoje.
No bolsão do assento da frente fica uma ficha com instruções de segurança e informações sobre o avião.
Como é voar com a Aerosul
O diferencial desse tipo de aeronave é justamente a possibilidade de ter um contato mais próximo com os comandantes e poder acompanhar todos os procedimentos sem sair do assento. É o tipo de experiência que vale a pena ser vivida pelo menos uma vez na vida.
Por ser menor, o avião balança um pouco na decolagem, mas não é nada que assuste.
Nos despedimos de Floripa com um belo visual da Lagoa da Conceição e a cidade ao fundo. Mas logo a paisagem ficou toda branquinha lá fora devido ao céu nublado.
O Cesna não tem a cabine pressurizada e por isso voa a uma altitude menor, a 11 mil pés (pouco mais de 3km do solo). Com tempo bom dá para apreciar bem a vista, o que não foi o caso nesse dia.
O voo entre Floripa e Curitiba dura 1 hora e 10 minutos, bem mais rápido que pela estrada e a viagem passa literalmente voando!
Embora o tamanho assuste que não está acostumado, esse é um tipo de avião muito moderno e seguro. O voo foi bem estável, sem nenhuma chacoalhada.
Não demorou muito para os prédios de Curitiba surgirem em meio às nuvens. Já estávamos nos aproximando do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.
Ver a pista de frente no pouso é outra atração para quem curte aviação.
A chegada foi no horário e no desembarque ainda deu tempo de fazer uma foto de despedida com a equipe da Aerosul.
Equipe
A equipe da Aerosul foi muito simpática e solícita, desde o check-in até o desembarque. Um dos diferenciais desse tipo voo é justamente a chance de ter um contato mais próximo com os profissionais. É quase um atendimento VIP! Uma experiência bem diferente do que estamos acostumados a ter em companhias maiores.
Essa proximidade deixa o passageiro muito mais a vontade e isso contribui para um voo tranquilo, sem tanta tensão. Um dos diretores da empresa também estava a bordo para acompanhar todos os detalhes desse dia de estréia e recepcionar os passageiros.
Conclusão
O preço definitivamente não é o maior atrativo desse voo da Aerosul, já que ir de ônibus ou carro é bem mais econômico. Mas sem dúvida, o tempo de deslocamento faz uma diferença enorme! Por isso o foco da companhia são os passageiros de negócios, que não podem perder tanto tempo na estrada.
A qualidade do serviço prestado e do atendimento realmente se destaca, assim como o conforto proporcionado pela configuração interna escolhida pela companhia. Fora isso, a experiência de voar em um Cessna Grand Caravan, por si só, já vale o custo extra caso você seja um entusiasta da aviação.
Já conhecia a Aerosul? Ficou com vontade de voar com ela? Participe com seu comentário.
Nota final.
Aerosul
Florianópolis - CuritibaVoo 1609