logo Melhores Destinos

Como é voar com a low cost Flybondi na Argentina

Como é voar com a low cost Flybondi na Argentina

EZE Buenos Aires
SLA Salta
FO5161
Avião Boeing 737-800
Classe Econômica
Poltrona 27c
Data 14/08/2022
Partida 5:45
Chegada 7:55
Duração 2:10
Avatar Por Victor Costa
Leitor do Melhores Destinos
3/11/2022 às 9:30

Leitor do Melhores Destinos, Victor Costa fez recentemente uma viagem na Argentina com a companhia aérea low cost Flybondi. Sua viagem de ida e volta foi entre Buenos Aires e a cidade de Salta. Ele escreveu o texto a seguir mostrando a sua experiência em voar com a Flybondi. Confira!

Compra da passagem

A compra das passagens aéreas foi feita na semana anterior à data da viagem diretamente pelo site da companhia, utilizando a moeda local. Como eu já estava na Argentina no período da compra, utilizei o ‘Pago Fácil’ para realizar o pagamento – é gerada uma ordem de compra que você deve pagar em até 24 horas em qualquer agência ‘Pago Fácil’ espalhada pela cidade, como se fosse um “boleto” argentino.

Dessa forma economizei cerca de 60% no valor da passagem do que se tivesse feito o pagamento em real no cartão de crédito. Contudo, para os viajantes que não estão no país, a única forma possível é utilizando o cartão de crédito – ou ter um amigo que possa comprar a passagem para você em peso.

O valor total com impostos ficou em 26 mil pesos ou R$ 480, contra R$ 954 que a empresa cobrava no site brasileiro. Uma economia de R$ 478 reais! A cotação no momento da compra foi de 54 pesos para 1 real.

Infelizmente a empresa não possui programa de pontos nem parcerias com outras companhias aéreas, restando apenas o pagamento em dinheiro/cartão.

Check-in

O check-in foi feito de maneira virtual, já que uma das características desse tipo de companhia é cobrar por tudo. Dessa forma, o check-in presencial e a impressão do cartão de embarque gerariam um custo de 300 pesos (R$ 5,50) no aeroporto de Ezeiza. O site da empresa é bem simples e o check-in foi feito de maneira rápida pelo celular: em menos de 2 minutos o cartão foi emitido em PDF com um QR Code. Realizei o check-in 48 horas antes do embarque.

Tanto na hora do check-in quanto na hora da compra das passagens eles oferecem a compra do assento. Não escolhi e fiquei em um assento aleatório. Os custos variam de 800 pesos (assento comum) a 1.200 pesos (assento conforto e na frente).

Alterações e cancelamentos

Comprei as passagens já tendo em mente a má fama da companhia em alterar os voos. A viagem de ida para Salta foi bem tranquila – houve um atraso de 20 minutos no embarque, mas nada que comprometesse o itinerário da viagem. Contudo, a volta foi bem complicada. No dia do retorno recebi duas mensagens de texto avisando que o voo havia sofrido alteração, e que somadas as duas mudanças o atraso seria de mais de 4 horas em relação ao horário do voo original.

Recebi a notificação por volta das 7 horas da manhã. Calmamente (nem tanto rs) verifiquei que havia um voo da empresa que sairia às 10 horas daquele mesmo dia. Como a alteração era maior que 4 horas, eles permitiam mudança do voo sem custo (segundo o e-mail que recebi). Dessa forma, achei mais prudente sacrificar um dia de viagem embarcando pela manhã do que às 2 horas da madrugada do outro dia, para evitar problemas no meu voo de volta para o Brasil com outra companhia.

Chegando ao aeroporto, fui direto ao guichê da empresa e consegui fazer a alteração, depois de discutir com a atendente, já que ela indagou que só era possível alterar para um voo posterior ao voo original. Mas no final deu tudo certo!

Bilhete do voo de volta

Embarque e voo

O embarque na volta foi completamente confuso. Primeiro porque o voo sofreu atraso de 1 hora, saindo do aeroporto somente às 11 horas. E também pelo fato de que, no caso do primeiro grupo de embarque, o agente de solo passava validando o cartão de embarque dos passageiros com um notebook, gerando bastante confusão na fila – penso que assim fica mais fácil para eles verificarem a bagagem dos passageiros, já que na tarifa mais básica só é permitido embarcar com uma mochila pequena (bagagem de uso pessoal).

O voo em si foi bem tranquilo, tanto na ida quanto na volta. Os comissários são bem incisivos nas regras de não permitir mudança de assento nem colocar a bagagem de uso pessoal nos bins (bagageiros). Além disso, não é oferecido qualquer tipo de comida ou bebida durante o trajeto, sendo todas pagas caso o cliente tenha interesse.

Os valores das comidas e bebidas não são muito acima dos praticados no aeroporto. Os valores do menu a bordo podem ser vistos aqui.

A aeronave da Flybondi

O avião contava com 189 lugares na modalidade 3 x 3 e, segundo os dados do próprio site, tem 75 cm entre as fileiras e 5 cm de inclinação. Os lugares na frente com mais espaço para as pernas custavam em torno de R$ 30 (ou 800 pesos) a mais por trecho.

Antes de começar o briefing de segurança, a comissária perguntou em inglês se alguém não falava espanhol e, após a negativa de todos, deu prosseguimento ao protocolo todo em língua local. Além disso, outra situação diferente foi a mesma comissária perguntar se havia alguém na aeronave que estava voando pela primeira vez e após umas 3 pessoas levantarem os braços ela pediu uma salva de palmas.

Uma coisa ruim, mas já esperado em uma companhia low cost, é que na aeronave não há nenhuma opção de entretenimento.

Considerações finais

Mesmo com todos os problemas de atraso, principalmente no voo da volta, a empresa cumpre sua função de transportar os passageiros. Contudo, só voltaria a voar com eles caso a diferença tarifária entre as concorrentes (JetSmart e Aerolineas Argentinas) for realmente significativa.

No caso da JetSmart, mesmo sendo uma empresa low cost, eles possuem um cuidado maior na pontualidade do serviço, tornando uma opção mais interessante em alguns casos.

Entretanto, é comum a Flybondi oferecer tarifas mais agressivas na semana anterior à data do voo, sendo uma opção boa para os viajantes que não se programam com tanto tempo de antecedência. De toda forma, deixo o meu alerta de sempre deixar no roteiro um tempo grande entre voos internos ou para outro país. No meu caso, tinha reservado meu voo de volta para o Brasil dois dias depois da data de volta. Se eu tivesse reservado para o mesmo dia, poderia ter problemas devido às mudanças de horário.

Vale lembrar que tanto a JetSmart quanto a Flybondi não aparecem nos mecanismos de busca de passagem como ITA Matrix e Google Flights, sendo necessário pesquisar no próprio site das companhias.

Finalizo esse post deixando minha indicação de viagem. Salta é uma cidade incrível, pouco explorada por brasileiros e cheia de atrativos interessantes que fogem do óbvio de Buenos Aires, Mendoza e Bariloche, cidades já conhecidas por muitos brasileiros. Vale a pena colocar no seu roteiro!


Agradecemos o relato do leitor Victor Costa, que nos enviou como foi a sua viagem voando com a Flybondi. Se você também quer contar a sua experiência com alguma companhia aérea, envie um email para dicas@melhoresdestinos.com.br

Nota final.

Flybondi

Buenos Aires - Salta

Voo FO5161

7,3
Embarque 7,0
Assento 7,0
Entretenimento -
Amenidades -
Equipe 8,0
Fidelidade -