logo Melhores Destinos

Os cinco países com o maior número de aeroportos – será que o Brasil está entre eles?

Bruna Scirea
Bruna Scirea
29/03/2021 às 4:43

Os cinco países com o maior número de aeroportos – será que o Brasil está entre eles?

Quais são os países com mais aeroportos? Estaria o Brasil entre eles? Confira a seguir a lista dos cinco países que disponibilizam de mais terminais em todo o mundo e algumas curiosidades sobre eles!

Países com mais aeroportos no mundo

5. Rússia

É claro que o maior país do mundo, que tem distâncias continentais, está entre aqueles com o maior número de aeroportos. No território russo são 1.218 os aeroportos. No entanto, somente 227 destes têm serviços regulares registrados junto à Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia.

O aeroporto mais ocidental do país é o Aeroporto de Khrabrovo (KGD), em Kaliningrado, e mais oriental é o Aeroporto de Lavrentiya, uma pequena pista de pouso em Chuktokta – que também é o aeroporto mais ao leste do continente asiático.

Aeroporto de Khrabrovo é o terminal mais ao oeste do território russo

4. Canadá

Em quarto lugar está o Canadá, com 1.620 aeroportos. A maioria deles é relativamente pequena e, deste, somente 17 são listados como internacionais e 250 oferecem serviços regulares. Entre os terminais mais movimentos do país estão o Aeroporto Internacional Toronto Pearson (YYZ), Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau (YUL), em Montreal, e o Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR).

Aeroporto Internacional de Toronto é o mais movimentado do Canadá

3. México

A medalha de bronze entre os países com o maior número de aeroportos ficou com o México, que tem 1.740 terminais espalhados pelo seu território. Dentre os quais, no entanto, somente 58 opera serviços regularmente. O aeroporto mexicano com o maior número de passageiros em 2020 foi o Aeroporto Internacional da Cidade do México, pode onde passaram 50 milhões de passageiros. Em segundo lugar, vem o Aeroporto Internacional de Cancún, onde circularam 25 milhões de pessoas no ano passado.

Aeroporto Internacional da Cidade do México (MEX) é o mais movimentado do país

2. Brasil

E simmmm, o Brasil não só está na lista como está muito bem colocado, na segunda posição entre os países com o maior número de aeroportos! São 2.717 terminais no Brasil – sendo mais de 2 mil deles particulares. Já o número de aeroportos que operam voos regularmente é bem menor: somente 134 deles – número anterior à atual pandemia que reduziu nossa malha aérea. E, claro, o primeiro na lista dos maiores e mais movimentados aeroportos do Brasil é o Aeroporto de Guarulhos (GRU), por onde passam cerca de 30 milhões de passageiros todos os anos.

Aeroporto de Guarulhos é o maior e mais movimentado do Brasil

1. Estados Unidos

De longe, o país com o maior número de aeroportos em todo o mundo é os Estados Unidos, que também tem o maior mercado doméstico do planeta. Segundo a Federal Aviation Administration (FAA), o país conta com 19.633 aeroportos – sendo 14.551 privados. Vários dos terminais norte-americanos estão entre os maiores aeroportos do mundo. Entre eles, o Aeroporto de Atlanta, que ocupa a primeira posição, e os aeroportos de Los Angeles, Chicago e Dallas.

Aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos, é o mais movimentado o mundo