logo Melhores Destinos

Conheça os 10 aeroportos mais movimentados do Brasil

Rafael Castilho
Rafael Castilho
06/07/2021 às 10:05

Conheça os 10 aeroportos mais movimentados do Brasil

A pandemia atingiu em cheio o mercado da aviação. Em 2020 os aeroportos brasileiros registraram 81 milhões de passageiros a menos do que no ano anterior. Com isto, as posições no TOP 10 dos aeroportos mais movimentados do Brasil sofreram algumas mudanças. Apenas o líder da ranking não foi alterado. Confira a lista abaixo.

Aeroportos mais movimentados do Brasil em 2020

1 – Aeroporto de São Paulo Cumbica/GRU

Localizado em Guarulhos, na Grande São Paulo, o aeroporto transportou 20,3 milhões de passageiros em 2020. Inaugurado em 1985 junto a Base Aérea de São Paulo, Cumbica conta com três terminais e voos para cerca dezenas destinos internacionais e domésticos. No ano passado, devido a pandemia, GRU registrou uma queda de 52% no fluxo de passageiros, mesmo assim manteve a liderança do ranking pelo 14º ano consecutivo. Confira o nosso guia completo do Aeroporto de GuarulhosVeja como chegar e sair do principal aeroporto de São Paulo.

2 – Aeroporto de Brasília/BSB

Houve uma troca de lugares entre Brasília e Congonhas no TOP 10. O aeroporto da capital federal subiu uma posição em relação a 2019. No ano passado, o Aeroporto de Brasília registrou 7,8 milhões de passageiros, segundo a Anac.

3 – Aeroporto de Congonhas/CGH

Bem no meio da cidade, o Aeroporto de Congonhas é o mais antigo da capital paulista. A pandemia provocou um bom estrago em seu movimento que caiu de 22,3 milhões de passageiros transportados em 2019 para apenas 6,7 milhões no ano passado. Com este encolhimento de 70% no fluxo, Congonhas desceu um posição na lista dos aeroportos brasileiros mais movimentados. Sempre é legal destacar que  o aeroporto conta com uma das menores pistas de pouso e decolagem do Brasil.

4 – Aeroporto de Campinas Viracopos/VCP

O Aeroporto de Viracopos é o principal hub da Azul. Depois da primeira onda da Covid-19, a companhia aérea foi uma das primeiras a retomar a operação. O aumento rápido das ligações aéreas levou o aeroporto de Campinas a subir duas posições no ranking de 2020. Viracopos deixou o sexto lugar e chegou ao quarto com 6,7 milhões de passageiros transportados. De acordo com o relatório da Anac, a diferença para Congonhas foi de apenas 19 mil passageiros.

5 – Aeroporto do Rio de Janeiro Santos Dumont/SDU

Construído na década de 30 sobre um aterro à beira da Baía de Guanabara, o Aeroporto Santos Dumont foi o primeiro aeroporto exclusivamente civil a ser inaugurado no Brasil. Conta com uma pista de pouso menor que a de Congonhas. Em 2020 encolheu cerca de 40% e registrou 4,9 milhões de passageiros.

6 – Aeroporto do Recife/REC

O Aeroporto do Recife, o mais movimentado aeroporto do Nordeste, ganhou duas posições e hoje figura em sexto no ranking nacional dos aeroportos mais movimentados do Brasil. No ano passado Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes / Gilberto Freyre transportou 4,6 milhões passageiros.

7 – Aeroporto de Belo Horizonte Confins/CNF

Distante a 40 km da capital mineira, o aeroporto de Confins recebe voos nacionais e internacionais. Cerca de 4,6 milhões de passageiros foram transportados no ano passado, cerca de 50 mil a menos que o registrado no aeroporto do Recife.

8 – Aeroporto do Rio de Janeiro Galeão/GIG

A pandemia provocou o fechamento de fronteiras e o cancelamento de milhares de voos. As viagens internacionais, ponto forte do Aeroporto do Galeão, contribuíram, e muito, para uma redução superior a 60% no movimento de passageiros em 2020. No ano passado, 4,4 milhões de passageiros passaram pelos corredores do aeroporto.

9 – Aeroporto de Salvador/SSA

Localizado a cerca de 30 km do centro da capital baiana, o Aeroporto de Salvador, principal porta de entrada para as belezas baianas e o famoso carnaval, transportou 3,6 milhões de passageiros em 2020.

10 – Aeroporto de Porto Alegre/POA

Do nordeste seguimos para o Sul, onde o Aeroporto de Porto Alegre caiu uma posição e ficou na última posição do TOP 10 dos aeroportos mais movimentados do Brasil com 3,3 milhões de passageiros em 2020.

A pandemia da Covid-19 não provocou somente estragos no fluxo de passageiros aqui no Brasil. A lista dos aeroportos mais movimentados do mundo também registrou grandes alterações e o topo da ranking saiu dos Estados Unidos e foi para a China.

Veja também:

Aeroportos mais movimentados do Brasil em 2019

Aeroporto Passageiros transportados
1 Guarulhos 42,8 milhões
2 Congonhas 22,3 milhões
3 Brasília 16,5 milhões
4 Galeão 13,5 milhões
5 Confins 10,7 milhões
6 Viracopos 10,2 milhões
7 Santos Dumont 8,9 milhões
8 Recife 8,3 milhões
9 Porto Alegre 8,1 milhões
10 Salvador 7,3 milhões