Aeroporto de Foz do Iguaçu vai ampliar terminal de passageiros e espera oferecer mais voos internacionais
Aeroporto de Foz do Iguaçu vai ampliar terminal de passageiros e espera oferecer mais voos internacionais
Boa notícia para quem pretende viajar para conhecer as Cataratas do Iguaçu! O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU) vai ampliar o terminal de passageiros e construir novos pátios para aeronaves. As obras devem ser concluídas até o fim deste ano.
Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca promoções de passagens aéreas, hotéis e pacotes de viagens para Foz do Iguaçu!
Conforme a CCR Aeroportos, que administra o local, a empresa mantém contato com as companhias aéreas e espera receber mais voos internacionais ainda em 2024, em Foz do Iguaçu. Atualmente, o terminal opera um voo internacional para Santiago, no Chile (veja como é o voo no vídeo a seguir).
Com as melhorias no terminal, a capacidade do aeroporto passará de 2 mil passageiros para 2,6 mil passageiros por hora. Já com os novos pátios, será possível dobrar a capacidade de recebimento das aeronaves, segundo a CCR.
O aeroporto tem uma localização estratégica, na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Por isso, é ideal para oferecer mais voos, principalmente, para a América do Sul. A reforma no terminal também é essencial para dar mais conforto aos milhares de turistas que procuram por um dos destinos mais visitados do Brasil.
Além da rota com o Chile, o terminal também é conectado a outras 11 cidades nacionais, como as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Maceió e Belo Horizonte.
Pista para voos internacionais
O aeroporto de Foz do Iguaçu teve sua pista de pousos e decolagens ampliada em 2021 para receber voos internacionais de longa distância, como rotas com a Europa e os Estados Unidos.
O problema é que mesmo após quase três anos da conclusão da obra, a concessionária alega que aguarda pelas sinalizações e equipamentos de controle do tráfego aéreo para que o uso total da pista seja liberado. E que essas demandas devem ser solucionadas pela Infraero, pois deveriam ter sido entregues pelo órgão antes da privatização do aeroporto.
“A concessionária está empenhada na busca por soluções junto ao Poder Concedente e à própria Infraero, de forma a atender estes e outros pontos fundamentais à homologação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu”.
Em contrapartida, a Infraero informou ao Melhores Destinos que “encaminhou para a CCR toda a documentação técnica e administrativa dos processos de homologação dos auxílios luminosos instalados no escopo da obra de ampliação da pista. Deste modo, considerando a transferência da operação do aeroporto para a CCR, a Infraero não tem mais competência administrativa para atuar perante estes órgãos em nome do Aeroporto de Foz do Iguaçu.”
A Infraero mencionou ainda que se coloca à disposição para fornecer outras informações, reforçando que perante as cláusulas do contrato de concessão, cabe à operadora que assumiu o aeroporto realizar todas as ações necessárias para viabilizar a operação do aeroporto.
Ou seja, parece que há um impasse para saber quem vai resolver as demandas para liberar a totalidade da pista. Enquanto isso, nada de voos internacionais de longa distância por lá. Será que realmente isso vai se concretizar um dia?
Desde o início da administração da CCR, em 2022, o aeroporto de 50 anos tem passado por algumas melhorias. Para este ano, também estão previstos novos terminais de carga aérea e outras intervenções. Os investimentos nesta primeira fase de obras são de R$ 270 milhões.
O que achou da novidade? Já voou para Foz do Iguaçu? O que acha do atual terminal do aeroporto? Participe nos comentários!