logo Melhores Destinos

Como foi o vôo inaugural da Azul em Goiânia

Leonardo Marques
05/03/2010 às 11:40

Como foi o vôo inaugural da Azul em Goiânia

No dia 03/03/2010, a Azul começou voar para um novo destino: Goiânia. A convite da Azul, o Melhores Destinos foi fazer os trechos Goiânia – Campinas e Campinas – Goiânia com o intuito de avaliar o serviço oferecido pela Azul.

Nós avaliamos o serviço da empresa, o avião e os aeroportos. Abaixo está relatada como foi nossa experiência em voar pela Azul.

Lembramos que trata-se apenas de um relato de vôo, o que apontamos como positivo ou negativo não necessariamente irá se repetir em todos os vôos da empresa.

Destacamos ainda que este é o terceiro relato de vôo da Azul publicado no Melhores Destinos. Nós já publicamos outros 2 em fevereiro de 2009, logo que Azul foi lançada. Você pode ver o primeiro aqui e o segundo aqui.

Vôo AD4123 – Goiânia – Campinas
Data: 03/03/2010
Hora: 13:55
Poltrona: 25D
Duração do vôo: 1:10h
Avião : PR-AZD

Vôo AD4122 – Campinas – Goiânia
Data: 03/03/2010
Hora: 18:06
Poltrona: 23D
Duração do vôo: 1:10h
Avião : PR-AZG

Compra das passagens
Como não compramos as passagens, não iremos dar nenhuma nota neste quesito, mas é interessante destacar que o processo de compra no site a Azul é o mais simples dentre as companhias aéreas brasileiras. Em apenas uma tela você conclui o processo.
Nota ?

Check-in nas máquinas de auto-atendimento

Quem voa na Azul pode fazer chek-in pela Internet, nas máquinas de auto-atendimento no aeroporto ou no balcão . No nosso caso, como não tinha bagagem nenhuma acabamos fazendo os dois check-ins nas máquinas de auto-atendimento, foi super rápido e simples. Em Goiânia não tinha funcionário auxiliando mas em Campinas tinha.
Nota 10

Avião
Os dois aviões que viajamos eram do modelo E-190 da Embraer, ambos com 106 assentos dispostos em 27 fileiras com um corredor central e duas poltronas de cada lado.
Na ida fomos no PR-AZD (Pássaro Azul), um avião que saiu da fábrica há apenas 8 meses e na volta voamos no PR-AZG (A Terra é Azul), este ainda mais novo, com apenas 3 meses de uso.

O E-190 é fabricado e no Brasil e utilizado pelas principais companhias aéreas do mundo. Já são mais de 700 aviões desta mesma família voando em todos os continentes.
A Azul divulga que o espaço entre as suas poltronas é 5 cm maior que nas demais companhias brasileiras. Recentemente fizemos vôos na Webjet, na GOL e na TAM observando especialmente o espaço entre as poltronas e a impressão é que dentre as 4 a Azul tem o maior espaço, sendo uns 7cm a mais que a Webjet, uns 4cm a mais que na TAM e uns 2cm maior que na GOL.
Sem querer fazer propaganda, mas fazendo, a Azul tem a frota mais moderna do Brasil, ao contrário do que se houve por aí. É importante esclarecer essas histórias.
Nota 9.5

Entretenimento
Na ida tinha uma revista chamada Céu Azul que não era assim tão interessante. Na volta apenas uma mini-revista de divulgação da Azul. A Azul planeja colocar TV ao vivo, com uma programação semelhante a SKY em todos os seus aviões até a copa. Mas nesse momento sua nota é no máximo 3.
Nota 3

Alimentação
A Azul optou por oferecer um serviço de bordo um pouco diferente, barato, porém não tão limitado. Você tem 4 opções de refrigerante e 2 de suco, os refrigerantes são servidos na própria lata e os sucos são de caixinha. Para comer há algumas opções como bata chips, amendoim, mini aperitivo (bolacha salgada sabor presunto), mini wafer e mini cookie. Ao final é oferecido um cafezinho. Não é o serviço dos sonhos de nenhum passageiro, mas diante do que é oferecido pelas outras companhias é até uma boa opção.
Nota 8

Atendimento

Dar 10 para o atendimento, pode acomodar a empresa, mas o atendimento nesses dois vôos foi exemplar, especialmente dentro dos aviões, é notável a diferença.
Nota 9.5

Pontualidade

No vôo de ida o vôo saiu exatamente na hora marcada e chegou com 7 minutos de antecedência em Campinas, já na volta o vôo saiu 10 minutos antes do previsto, mas acabou ficando parado na pista uns 8 minutos, resultado…chegou com 4 minutos de antecedência em Goiânia.
Nota 10

Curiosidades
No vôo Goiânia – Campinas estavam presentes vários diretores da empresa inclusive o presidente Pedro Janot. O comandate do vôo era o vice-presidente de Operações, Miguel Dau.

No vôo de volta, voamos por volta de 10 minutos ao lado de um avião da TAM e em determinado momento cruzamos por um da GOL. Veja que em uma das fotos aparecem os dois aviões em pleno vôo.

Video do batismo do avião em Goiânia

Esse vídeo não foi feito pelo Melhores Destinos.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção