logo Melhores Destinos

Conheça o tour que mostra os bastidores do Aeroporto de Florianópolis

João Goldmeier
20/10/2020 às 18:01

Conheça o tour que mostra os bastidores do Aeroporto de Florianópolis

Você tem curiosidade para saber o que se passa nos bastidores de um aeroporto? Como é o centro de controle, a operação dos portões de embarque, o manuseio da bagagem, a brigada de incêndio… tudo isso sempre esteve inacessível aos passageiros brasileiros, mas isso mudou! Agora é possível fazer um tour pelos bastidores do Aeroporto de Florianópolis, o primeiro do Brasil a mostrar lugares até então fechados ao público.

Para comemorar o primeiro ano de operação do novo terminal, o Floripa Airport está oferecendo um tour pelos bastidores do aeroporto – o primeiro no país. Conheça mais sobre esta novidade!

Segurança

Antes de falar do tour é bom ressaltar que ele foi desenvolvido pela Floripa Airport em parceria com a Anac e com o Departamento de Polícia Federal. Não basta comprar o passeio, é preciso preencher com antecedência um formulário com dados pessoais que será analisado pela Polícia Federal.

Além disso, todos os visitantes passam pelo raio-x ao acessar a área segura do aeroporto e estão sempre acompanhados pelos funcionários do aeroporto. O uso de coletes amarelo fosforescente e EPIs (equipamentos de proteção individual) como protetor auricular são mandatários durante o passeio.

Como é o tour?

O ponto de encontro para quem vai participar do tour é o totem de informações, que fica no saguão de check-in, perto da entrada para o raio-x, quase em frente ao Starbucks.

Na minha turma havia diversos familiares de uma funcionária do aeroporto, uma iniciativa muito bacana para quem trabalha lá poder mostrar aos entes queridos seu local de trabalho (sem custo algum para estas pessoas).

Tour Bastidores Aeroporto Florianópolis

Ponto de encontro

Do ponto de encontro os visitantes são levados para conhecer o centro de operações do aeroporto e receber os equipamentos para a visita (água, crachá e colete reflexivo) e também instruções de segurança (há áreas, como a central de monitoramento, onde não é permitido tirar fotos).

Devidamente paramentados, fomos conhecer a central de monitoramento de câmeras, onde também ficam funcionários das companhias aéreas para coordenar os voos, algo que não acontece em todos os aeroportos, mas que segundo o Floripa Airport agiliza a solução de qualquer problema.

Dali seguimos para a área de embarque. Embora ela seja de fácil acesso para os passageiros frequentes, o tour permite que mesmo quem nunca voou possa adentrar o local, o que é muito bacana. Ali são demonstrados alguns cuidados do terminal com o conforto acústico dos passageiros (as chamadas pelo microfone feitas nos totens dos portões de embarque só são ouvidas por quem está próximo a ele).

Tour Bastidores Aeroporto Florianópolis

Conhecendo detalhes do portão de embarque

A visita começa a ficar mais legal a partir daí: descemos até os portões de embarque remotos, utilizados para aeronaves menores que não conseguem acoplar nos fingers (pontes de embarque). Lá uma van nos esperava para levar até a brigada de incêndio. O trajeto é feito em uma pista interna do aeroporto, que brinda o visitante com novos ângulos do sítio aeroportuário.

Na brigada de incêndio, o visitante aprende um pouco mais das várias funções que os brigadistas possuem, além de estarem sempre prontos para uma emergência. Um dos bombeiros simula uma preparação colocando todo equipamento de proteção para demonstrar o quão rápida é a resposta. Em menos de um minuto ele estava pronto para dar resposta a uma eventual emergência.

Tour Bastidores Aeroporto Florianópolis

Bombeiros do Floripa Airport

O ponto alto dessa parada é quando vamos conhecer os caminhões dos bombeiros. É possível até dar uma volta a bordo de um deles. Quem nunca sonhou com isso quando criança? No final ainda há uma demonstração do caminhão em ação, soltando jatos d’água.

Voltamos ao pátio de manobras para acompanhar uma decolagem dali mesmo, de dentro da pista, uma emoção indescritível – os pilotos até acenaram pra gente de dentro da cabine. Muito legal!

Tour Bastidores Aeroporto Florianópolis

Foi incrível ver uma decolagem de dentro da pista!

Próxima parada: sistema automatizado de manuseio de bagagem. Você sabia que todas as bagagens despachadas no Aeroporto de Florianópolis (incluindo voos domésticos) passam pelo raio-x? Qualquer anormalidade detectada e a bagagem é automaticamente encaminhada para inspeção manual.

A última parada foi do outro lado da parede, na área de retirada de bagagem, onde pudemos conferir as modernas esteiras de que não deixam a gente sentir saudade do terminal antigo, que só tinha uma para os voos domésticos e outra para os voos internacionais.

Tour Bastidores Aeroporto Florianópolis

Esteiras de reconciliação de bagagem

Na saída, uma última novidade do Floripa Airport: foram instaladas câmeras que medem a temperatura corporal dos passageiros que chegam. Quem estiver com febre, já recebe ali mesmo as orientações do pessoal da Vigilância Sanitária de Florianópolis.

Tour Bastidores Aeroporto Florianópolis

Câmera térmica na chegada em Floripa: mais uma novidade!

Eu sou um apaixonado pela aviação então pra mim foi uma oportunidade incrível conhecer um pouco mais do aeroporto da minha cidade, o qual nos enche de orgulho. O passeio é imperdível, portanto coloquem na agenda quando vierem a Floripa!

Serviço:

O que? Tour pelos bastidores do Floripa Airport
Quando? Todos os sábados, em dois horários: das 8h30 às 12h e das 15h30 às 19h
Quanto custa? R$ 70 (inteira), R$ 35 (meia-entrada)
Quem pode ir? Qualquer pessoa a partir dos 5 anos de idade
Onde comprar? No site Blueticket.


Alguém aí já fez o tour pelos bastidores no Aeroporto de Florianópolis ou em outro aeroporto do mundo? O que achou? Comente!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção