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Como é voar na classe executiva do Airbus A380 da Emirates

Como é voar na classe executiva do Airbus A380 da Emirates

DXB Dubai
GRU São Paulo
261
Avião Airbus A380
Classe Executiva
Poltrona 20K
Data 16/03/2020
Partida 9:05
Chegada 17:36
Duração 14:31
Por
11/09/2020 às 11:27

Voar no Airbus A380, maior avião de passageiros do mundo, é o sonho de muita gente. Voar na classe executiva desse gigante dos ares, então, é um verdadeiro privilégio! Recentemente tive a oportunidade de viajar para Dubai a convite da companhia para visitar as obras da Expo 2020 (evento que foi adiado devido a pandemia) e pude viver essa experiência que compartilho em detalhes com você, em texto e em vídeo. (Essa viagem foi realizada antes da implementação dos cuidados sanitários contra Covid-19).

A Emirates é a maior operadora do Airbus A380 no mundo, com mais de 100 na frota, e a única que voa com ele para o Brasil. Infelizmente a Airbus já anunciou o fim da produção do A380 e a pandemia de Covid-19 pode acelerar os planos de aposentadoria dele, por isso as viagens com esse gigante estão com os dias contados. Por enquanto os voos para o Brasil estão sendo realizados com Boeing 777-200 e não se sabe quando e se o A380 voltará a ser usado nessa rota, o que é uma pena.

 

 

Transfer para o Aeroporto

A viagem de retorno ao Brasil começa um pouco antes, ainda no hotel, porque a Emirates oferece um serviço de transporte até o aeroporto para os passageiros da executiva e da primeira classe. Quem sai de São Paulo também pode usar esse serviço para ir de casa ou do hotel  para o aeroporto, ou do aeroporto para casa. A reserva pode ser feita através do site ou do aplicativo. Infelizmente a Emirates cancelou definitivamente os voos entre Dubai e o Rio de Janeiro.

Check-in e Embarque

Falando em aplicativo, no app da Emirates é bem completo. Dá para acessar o menu com antecedência e saber quais serão as opções de refeição servidas no voo, e até marcar os filmes e séries que você quer ver no sistema de entretenimento de bordo. O bom é que já dá pra saber antes se o conteúdo tem dublagem ou legenda em português.

Embora eu tivesse a opção de fazer o check-in on-line deixei para fazer no aeroporto. O carro já deixa os passageiros na área de check-in exclusiva da executiva e primeira classe. Não havia fila, então o processo foi bem rápido.

Minha passagem foi emitida pela própria Emirates, mas um bilhete de ida e volta na executiva para esse trecho custa em média entre R$ 12.000,00 e R$ 20.000,00. Emitir com milhas ou conseguir um upgrade pode ser mais viável. Não deixe de conferir nosso guia completo de como viajar na executiva ou primeira classe com passagem de econômica.

Check-in feito, hora de aguardar o embarque na sala VIP da Emirates. Aproveitei para comer alguma coisa e até tomar um banho.

O interessante é que no aeroporto de Dubai os passageiros da Executiva podem acessar o portão de embarque direto da sala VIP, não precisa sair correndo nem enfrentar fila! É só apresentar o passaporte e o cartão de embarque no portão do voo na própria sala VIP, pegar o elevador e seguir direto para o avião.

De perto o Airbus A380 impressiona. Com capacidades para 489 passageiros (ou  517 dependendo da configuração utilizada pela companhia) ele possui dois andares. No de cima ficam a primeira classe (com 14 lugares) e a executiva (com 76 lugares), e no de baixo a econômica (que pode ter 399 ou 427 lugares). A entrada para cada deck é separada, o que agiliza o embarque e dá mais privacidade aos passageiros da executiva e primeira classe.

Cabine e poltrona

Fiquei na poltrona 20K e já havia um pacote com o fone de ouvido, edredom e um travesseiro bem grande e fofinho me esperando. Logo que me acomodei recebi o kit de amenidades da marca Bvlgari e uma taça de champanhe de boas-vindas – há opção de água ou suco de laranja para quem não quer beber tão cedo – além de toalha quente para higienizar as mãos e dos menus das refeições, drinks e carta de vinhos.

O A380 da Emirates tem 76 lugares na Business e a configuração é 1-2-1. Para aproveitar melhor o espaço os lugares são alternados. Na lateral, uma das poltronas fica mais afastada da janela e aberta para o corredor, e outra fica mais colada na janela e com uma separação maior do corredor – essas são as melhores para quem viaja sozinho.

Já no meio, há sempre dois lugares que ficam mais juntos e são os preferidos por quem viaja acompanhado, enquanto os outros ficam mais afastados. A posição dos assentos muda conforme o layout da aeronave, então é preciso ficar atento na hora de marcar o assento.

Esse avião tinha 2 anos de fabricação e mesmo na executiva os sinais do uso intenso já eram perceptíveis.

No bagageiro ao lado da poltrona fica guardado um colchonete para ser colocado sobre o assento. São dois compartimentos para guardar suas coisas.

Há lugar para colocar o calçado e espaço mais que suficiente para esticar bem as pernas.

A partida foi no horário e a decolagem aconteceu 20 minutos depois. O tempo médio de voo de Dubai até São Paulo é de 14 horas e meia.

O gigante até que é bem silencioso apesar dos 4 motores.

A janela é um pouco menor do que estamos acostumados a ver em outros modelos de aeronave e no andar de cima ela fica um pouco inclinada para cima devido à curva da fuselagem e isso reduz um pouco o campo de visão.

Logo após a decolagem uma comissária colocou o colchonete sobre meu assento e outra anotou o que eu gostaria de comer em cada refeição.

Assento

Na poltrona há um minibar com refrigerante e água na temperatura ambiente, mas se quiser um gelinho é só pedir. Lá encontrei também um pacote com um par de meias e máscara para dormir. Usei a meia por cima da minha para poder andar descalço pelo avião. Já a máscara não acho tão necessária assim, mas tem gente que não dorme sem.

A poltrona conta com luz de leitura, entrada HDMI e USB, tomada universal e tomada USB.

Dá para controlar as persianas da janela pelos botões na poltrona ou na própria janela.

A mesinha sai da lateral do assento e tem um bom tamanho.

O assento tem regulagem de posição e vira cama. O espaço para as pernas afunila um pouco, mas não chega a ser um incômodo na hora de dormir.

Amenidades

Café da manhã

40 minutos após a decolagem foi servido o café da manhã. As opções eram ovos fritos com gema mole, omelete, pudim de coco com aveia e chia ou panquecas de chocolate com avelã.

Optei pelos ovos, que vieram acompanhados de tomate assado, fatias de vitela e batatas coradas, frutas, muffing, croasaint, iogurte, geleia de morango, manteiga, sal e pimenta, açúcar e adoçante. Os talheres são de metal.

 

Para beber escolhi chá preto com leite. O palito de dentes já vem com fio dental embutido.

Kit de amenidades

Depois do café é hora de explorar o conteúdo do kit de amenidades da marca de luxo Bvlgari. No conteúdo: espuma de barbear, desodorante, perfume, creme pós barba e hidratante para o corpo, pente, lenço de papel, pasta e escova de dentes e um barbeador descartável.

Emprestei também uma versão feminina para mostrar a diferença. Ela tem basicamente os mesmos itens, mas as coisas de barbear e o desodorante são substituídos por creme hidratante, um espelho de mão e uma toalha refrescante.

Toilets

Logo depois fui visitar o banheiro da executiva. Ele é bem espaçoso e elegante. Tem um espelho bem amplo e multifuncional. Decoração com flores naturais e perfumes Bvlgari à disposição para quem quiser ficar mais cheiroso durante o voo. Há toalha e lenços de papel e toalhinhas de pano usadas para purificação antes dos momentos de oração no islamismo. Ainda tem toalhinhas umedecidas, pente, creme para as mãos kits com pasta e escova de dentes.

O mais legal do banheiro da executiva do A380 da Emirates é que ele possui janela para apreciar a vista enquanto está por lá.

Já os banheiros do meio da aeronave são mais apertados – e obviamente sem vista.

Almoço

Faltando 7:30 para chegar ao destino foi servido o almoço. Havia 3 opções de entrada, 3 de prato principal e 4 de sobremesa. De entrada escolhi salmão defumado servido com salada de gaspacho verde e não me arrependi. Ele vinha acompanhado de salada verde, pão, manteiga, além do sal e pimenta e uma mistura de azeite com vinagre balsâmico. Com talheres para cada prato.

Para beber optei pelo vinho branco da Nova Zelândia e estava muito bom!

O prato principal foi filé grelhado servido com batatinhas e vagem no vapor.

E de sobremesa fiquei com o bolo trufa de chocolate com geleia de framboesa. Tudo muito saboroso.

Depois do almoço ainda teve chá preto com chocolate de uma marca famosa de Dubai. Rolou até uma turbulência básica para ajudar na digestão, e apesar de grande o A380 balançou bastante.

Lanches leves

Faltando uma hora para o pouso foi oferecido mais um lanche com pratos leves. Entre as opções macarrão com molho parmesão, torta de frutos do mar e cheesecake de chocolate, mas preferi o sanduíche quente de carne com queijo.

Entretenimento de bordo

A tela é bem grande e pode ser controlada por toque, através de um tablete, ou de um controle menor que também pode ser usado para controlar alguns jogos. A programação é bem variada e há muitos lançamentos na programação.

Não consegui sincronizar a playlist que fiz no app antes do embarque, então tive que procurar os filmes manualmente.

O tablete é bem pesado e pode ser um incomodo, mas achei útil para acompanhar as informações de voo enquanto assistia um filme, por exemplo.

Os fones de ouvido são de boa qualidade e possuem cancelamento de ruído.

Para acompanhar o filme a comissária ofereceu vinho e um mix de castanhas quentinhas. Os comissários são tão simpáticos e atenciosos que a gente se sente mimado o tempo todo.

A Emirates oferece internet grátis na executiva para envio de mensagens. Se você tiver incluído o número do programa de fidelidade da companhia na reserva pode usar a internet o voo todo. Se estiver usando o código de outro programa (como o Smiles, por exemplo) o acesso fica disponível por 2 horas. Já que é um voo bem longo pode ser útil para resolver assuntos do trabalho ou mandar notícias para a família.

Equipe de comissários

A tripulação fala inglês, mas sempre há algum comissário brasileiro na equipe para auxiliar. Nos voos de/para o Brasil os menus também possuem sempre apresentação em Português.

Como acordei às 4 da manhã para pegar o voo, aproveitei para dormir pelo menos uma horinha. Quando as luzes da cabine diminuem o teto fica cheio de pontos luminosos, parece um céu estrelado. Muito legal!

O voo é todo durante o dia e a mudança de iluminação na cabine ajuda no descanso e na adaptação ao fuso.

Lounge e chegada

No fundo da aeronave fica uma das grandes atrações da executiva do A380, o lounge. Lá é possível pedir um drink preparado na hora por um dos comissários e relaxar. Também estão disponíveis sanduíches, petiscos e diferentes opções de doces – tudo grátis, já incluso no valor da passagem. Há ainda jornais e revistas, uma TV grande com as informações do voos, além de lugares para sentar e bater um papo com outros passageiros.

A variedade de bebidas alcoólicas é grande.

Próximo ao fim do voo dei até uma passadinha na classe econômica para dar uma espiada (Em uma próxima oportunidade eu falo dela em detalhes), mas voltei correndo para meu lugar na executiva.

Teve toalhinha quente mais uma vez e logo começaram os preparativos para a chegada. Com tanta mordomia as quase 15 horas passaram literalmente voando!
Por mim podia demorar mais pra chegar.

O pouso em São Paulo foi no horário e o desembarque foi bastante tranquilo.


E você, já teve a oportunidade de voar na executiva da Emirates no A380? Tem esse sonho? Conta pra gente nos comentários

Nota final.

Emirates

Dubai - São Paulo

Voo 261

9,6
Embarque 10
Assento 10
Entretenimento 9
Amenidades 9
Equipe 10
Fidelidade