Maior avião de passageiros do mundo, Airbus A380 chega aos 15 anos sem motivos pra comemorar
Maior avião de passageiros do mundo, Airbus A380 chega aos 15 anos sem motivos pra comemorar
Na próxima segunda, dia 27 de abril o primeiro voo do Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, completará 15 anos. Infelizmente, a data será comemorada de forma melancólica, com o fim da produção já agendado para ocorrer ano que vem. Saiba um pouco mais sobre esse gigante dos céus, que revolucionou a aviação mundial.
Breve histórico do projeto do Airbus A380
Em meados de 1988, um grupo de engenheiros da Airbus, liderado por Jean Roeder, começou a trabalhar no desenvolvimento de um avião com alta capacidade.
Com o tráfego aéreo dobrando a cada 15 anos, a aposta da Airbus era de que no futuro, para operar nos principais aeroportos do mundo, seria necessário uma aeronave capaz de carregar mais passageiros a cada voo. Os aeroportos já operavam no limite de sua capacidade de pousos de decolagens e muitos não tinham espaço para expansão.
O novo projeto, que visava destronar o rival Boeing 747, foi anunciado ao público em 1990. Apesar do alto custo de desenvolvimento, cerca de 15 bilhões de dólares, e com o interesse público de apenas duas companhias aéreas, o A380 foi adiante.
A designação A380 quebrou a sequência adotada pela Airbus até então, que progrediu do A300 até o A340. Pela lógica o novo modelo deveria se chamar A350, mas o marketing falou mais alto. O número 8 simboliza que o avião tem dois andares, além de ser considerado o número da sorte em muitos países asiáticos, mercados potenciais para o novo avião.
O primeiro A380 concluído foi apresentado ao público em um evento realizado em Toulouse, na França, em janeiro de 2005. O primeiro voo, entre Toulouse e Blagnac, ocorreu no dia 27 de abril do mesmo ano.
O Airbus A380 em números
O maior avião de passageiros do mundo é um gigante composto por quatro milhões de peças, que pesa entre 510 e 575 toneladas. Seu comprimento é o mesmo de duas baleias azuis e tem a mesma altura que cinco girafas.
Tem capacidade para levar até 853 passageiros, na configuração somente com classe econômica ou 525 passageiros na configuração de três classes.
O preço de catálogo é de US$ 445,6 milhões, ou R$ 2,4 bilhões.
Primeiro voo comercial do Airbus A380
Coube à Singapore Airlines a honra de realizar o primeiro voo comercial do A380, no dia 25 de outubro de 2007. O voo inaugural, de Singapura para Sydney, levou a bordo 455 passageiros e uma tripulação de 30 pessoas.
Foi a primeira oportunidade de ver ao vivo todas as possibilidades que o A380 representava em seu espaçoso interior. A Singapore inovou e equipou o gigante com 12 suites com portas na primeira classe, algo inédito até então. As suítes do meio se transformavam numa cama de casal, um luxo jamais visto.
Infelizmente, depois de apenas 10 anos de serviço, esse primeiro avião entregue à Singapore foi devolvido à empresa de leasing, que não encontrou um novo dono. A opção foi desmontá-lo para vender suas peças como reposição.
Companhias que compraram o A380
Além da Singapore, outras 13 companhias aéreas receberam o super jumbo em suas frotas: Air France, All Nippon Airways, Asiana Airlines, British Airways, China Southern Airlines, Emirates, Etihad Airways, Korean Air, Lufthansa, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways e Thai Airways.
O tamanho do A380 permitiu diversas inovações a bordo. Com espaço de sobra a Korean colocou uma loja Duty Free com display de produtos dentro do avião.
Etihad e Emirates instalaram chuveiros para os passageiros da primeira classe, também algo inédito. Qatar, Emirates e Korean ainda instalaram bares completos a bordo, com direito a comissário de bordo/barman fazendo drinques durante o voo.
Mesmo com um número razoável de companhias recebendo o modelo, apenas algumas apostaram de fato no avião, como a Singapore (com 24 unidades recebidas) e principalmente a Emirates, com 122 A380 recebidos e mais 1 (o último produzido) a ser entregue.
A Emirates construiu um modelo de negócios voltado para o gigante dos céus e foi muito bem sucedida. Tanto que lutou até o fim para convencer outras companhias a comprar mais aviões para que o projeto não fosse encerrado.
Se você quiser conhecer como é o interior de cada um dos A380 dessas companhias, pode visitar o site iflyA380 criado pela Airbus. Além dos interiores, é possível saber todas as rotas que são operadas com o avião por cada empresa.
A conturbada vinda do Airbus A380 ao Brasil
Para que um aeroporto possa receber o A380 são necessárias diversas alterações de infraestrutura e de rotinas. Durante anos o Brasil não dispunha de nenhum aeroporto preparado. Ainda hoje são poucos aeroportos homologados para receber o avião, somente Guarulhos (GRU), Galeão (GIG) e Viracopos (VCP).
Em dezembro de 2007, antes de termos qualquer aeroporto capacitado para receber o super jumbo, a Airbus trouxe um avião para demonstrar suas capacidades e tentar vender algumas unidades. Na época a TAM chegou a demonstrar um tímido interesse, mas no final nenhum A380 foi vendido na América do Sul (nem em nenhuma outra região das Américas).
Anos depois, Air France e Lufthansa chegaram a divulgar o interesse de colocar o A380 para voar para o Brasil durante a Copa do Mundo, algo que acabou não ocorrendo por conta do atraso nas obras dos aeroportos brasileiros.
Coube a outro evento de importância mundial, as Olimpíadas, a honra de receber o ilustre visitante, trazido pela Air France ao Rio de Janeiro no dia 22 de agosto de 2016.
Logo em seguida o Brasil entrou numa crise econômica e política que fez cair a demanda por voos internacionais, o que afastou qualquer intenção da vinda do A380.
Foi só em 27 de março de 2017 que a novela da vinda em definitivo do A380 para o Brasil teve um fim. Naquele dia começou a primeira (e única) operação regular do gigante dos ares, de São Paulo para Dubai.
O Melhores Destinos estava a bordo daquele voo e se você quiser saber como foi o voo inaugural do A380 da Emirates é só clicar neste link.
Porque o Airbus A380 entrou em declínio
Com um custo alto de operação, a falta de um mercado secundário para revenda da aeronave, a necessidade de pistas mais largas e adaptações nos aeroportos onde opera e a concorrência com aviões menores e mais modernos como Boeing 787 e Airbus A350, o Airbus A380 se mostrou economicamente inviável para a maioria das companhias (exceto para a Emirates, que permaneceu até o fim interessada no projeto). Tudo isso se refletiu nos pedidos, que foram caindo ao longo dos anos. Chegou um momento em que a capacidade de produção era maior que a demanda. E olhando os números, o fim da produção do Airbus A380 foi inevitável.
Ao final da sua produção, terão sido fabricadas apenas 272 unidades do modelo.
Neste aniversário de 15 anos o A380 não tem muita coisa a comemorar. Porém, pra quem ama aviação, serve o consolo de que ainda veremos esses gigantes dos ares por muitos anos, até que o último avião seja aposentado.
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E você, caro leitor? Já voou no A380? Como foi a experiência? Conte pra gente!