Voo com conexão longa? Confira as companhias aéreas que oferecem hotel grátis!

Wendell Oliveira 22 · dezembro · 2017

Quem já passou pela situação de ficar esperando o tempo passar no aeroporto sabe que isso não é nada divertido. Longas conexões podem ser sinônimo de horas de espera, mas nem sempre precisa ser assim! Hospedagem gratuita em hotéis durante o trânsito é uma vantagem oferecida por muitas companhias aéreas, mas ainda pouco divulgada.

Nós já abordamos sobre stopover e como conhecer duas ou mais cidades pagando uma passagem. Agora fomos atrás dos Termos & Condições de cada companhia e desvendamos o mundo das estadias grátis, para que você possa aproveitar mais um destino nas suas férias sem ter que pagar nada a mais por isso!

Mas atenção: Leia cuidadosamente os links do post e não deixe de entrar em contato com a companhia para confirmar o benefício.

TAP

Uma das companhias aéreas preferidas dos brasileiros, a TAP oferece pernoite em um hotel de Lisboa com café da manhã incluso (sujeito à disponibilidade). Para usufruir do benefício sem custo adicional, é necessário voar para qualquer destino TAP (exceto Portugal), na Europa ou África, e não ter possibilidade de conexão entre os dois pontos para o mesmo dia. Detalhes adicionais:

– O benefício não é aplicável para bilhetes em cabine econômica emitidos nas classes de reservas “O”, “T” e “E”;
– A solicitação deve ser efetuada em até 21 dias antes do embarque;
– Passageiros de Classe Executiva podem usufruir de um pernoite em um Hotel 5 estrelas de Lisboa (Clique aqui para saber mais).

Também é possível solicitar um stopover de até 5 noites em Lisboa ou Porto, com hotéis a preços exclusivos. Saiba mais lendo sobre o Portugal Stopover.

QATAR AIRWAYS

Para os passageiros com conexão longa em Doha, a Qatar oferece acomodação, translado do aeroporto e alimentação. Aproveite a isenção de visto para o Qatar e explore mais um destino, nas seguintes condições:

– O período de trânsito deve ser de 8 a 24 horas;
– Não pode haver outro voo de conexão para seu destino disponível em um período menor a 8 horas;
– O benefício não é válido para voos de ou para o Kuwait e Omã.

Mais informações no site da Qatar.

EMIRATES
 

Que tal uma noite em Dubai? A Emirates não só oferece como cortesia acomodação, alimentação e translado para os passageiros em conexões longas, como também ainda avisa se você está elegível durante o processo de reserva online, a partir do serviço “Dubai Connect“. O serviço está disponível para:

– Passageiros de Primeira Classe e Classe Executiva que não possuam outra conexão imediata disponível, com período de trânsito superior a 6 horas e inferior a 24 horas;
– Passageiros de Classe Econômica que não possuam outra conexão imediata disponível, com período de trânsito superior a 8 horas e inferior a 24 horas;
– A cortesia pode ser oferecida também em outros casos, dependendo da data do voo, tarifas e origem/destino.
– Os benefícios do Dubai Connect devem ser pré-reservados no mínimo com 24 horas de antecedência, sujeito à disponibilidade.

Saiba mais no Site da Emirates.

ETHIOPIAN AIRLINES

A Ethiopian vem oferecendo voos a preços razoáveis para vários destinos ao redor do mundo saindo do Brasil. Se você não quiser passar seu tempo de conexão no aeroporto de Adis Abeba, a companhia pode te acomodar em um hotel sem custos, de acordo com os seguintes termos:

– Sua conexão deve ser de 8 a 24 horas;
– Translado e alimentação inclusos (café da manhã e janta);
– Com o voucher do hotel em mãos, a companhia facilita a emissão do visto, sem custo adicional.

Mais informações no site da Ethiopian.

AIR CANADA

A Air Canada vem se consolidando como uma das opções com o melhor custo x benefício em voos para os Estados Unidos. Mas se você deseja conhecer algum hub canadense no caminho, a companhia pode te ajudar. Só não esqueça do visto para o Canadá, que ficou mais fácil com a implantação da Autorização Eletrônica de Viagem. São essas as regras:

– Acomodação gratuita para conexões superiores a 6 horas (em Montreal, Toronto ou Vancouver), para passageiros nas classes Latitude/Premium Economy/Business;
– O stopover pode ser solicitado a qualquer momento em até 96 horas antes do embarque;
– Passageiros da Classe Econômica podem usufruir de hotéis a preços reduzidos, com diárias a partir de 49 dólares canadenses.

Mais informações no site da Air Canada.

AIR CHINA

A Air China possui uma das políticas mais simples para passageiros em trânsito: Se a sua conexão for durante a noite em um período de até 24 horas, você tem direito à estadia gratuita. Vamos às regras:

– O benefício deve ser solicitado no ato da reserva, contactando o escritório regional mais próximo;
– Válido somente para voos internacionais e domésticos da companhia nas cidades de Beijing, Chengdu, Dalian, Hangzhou e Shanghai;
– Translado do aeroporto e café da manhã estão inclusos;
– Passageiros que viajam sozinhos podem ser solicitados a dividirem o quarto com outro passageiro do mesmo sexo.

Mais informações no site da Air China.

TURKISH AIRLINES

Uma das melhores companhias da Europa, a Turkish oferece até duas noites de hospedagem gratuita em Istambul. Mas ao contrário das demais companhias, eles possuem termos bem restritivos. Fique atento:

– Todos os voos da reserva precisam ser operados pela Turkish;
– O tempo mínimo de conexão deve ser de 7 horas para passageiros em Classe Executiva, e 10 horas para passageiros da Classe Econômica;
– O stopover deve ser “forçado” pelo cronograma de voos, e não voluntário. Isto é, se você escolher propositalmente uma conexão com tempo maior caso haja outra conexão mais curta disponível, você não está elegível ao benefício.

No entanto, passageiros sem direito à acomodação gratuita podem usufruir do CIP Lounge de Istambul ou de city tours gratuitos pela cidade, do programa Touristambul.

Mais informações no site da Turkish.

OUTRAS COMPANHIAS

Diversas outras empresas também oferecem hotéis gratuitos em longas conexões, como a Etihad Airways, Royal Air MarocGulf Air e China Southern, por exemplo. Apesar de algumas não voarem para o Brasil, o serviço pode ser útil nas suas próximas viagens internacionais.

Existem relatos na internet de outras companhias que não anunciam a cortesia, mas podem oferecê-la caso seja solicitado. Na dúvida, pergunte!

E AS COMPANHIAS AÉREAS NACIONAIS?

Infelizmente nenhuma das companhias aéreas brasileiras oferece alguma vantagem do tipo. No entanto, vale lembrar que em casos de overbooking, atraso ou cancelamento de voos, você tem direito a acomodação gratuita. Saiba mais sobre seus direitos clicando aqui!


E você, já aproveitou os benefícios de uma estadia gratuita em conexões de longa duração? Sabe de alguma outra companhia que ofereça o serviço? Conte para a gente!

Autor

Wendell Oliveira - Editor
  • Maycon

    A Turkish é top nesse quesito, eu forcei uma conexão longa para usufruir do benefício, preferi o city tour, além do passeio guiado está incluso alimentação e entrada para as atrações em Istambul,tentei hospedagem em Doha mas por ter adquirido a passagem por milhas não dava direito, sabem dizer se mais empresas também adotam esse sistema?a korean air não tem hospedagem mas tem city tour também.

    • Alan Araujo

      Obrigado pela informação da Korean sobre o city tour, mes que vem vou ter uma conexão de 6h horas e vai que consigo esse tour. Valeu mesmo Maycon.

      • Maycon

        Entre no site da korean e escolha o passeio que deseja de acordo com o seu tempo, da para encaixar passeios a partir de 3hrs se não me engano, já da para ir progamado tem até os horários de saída, Boa viagem!!!

  • Rafael

    Vale para emissões com milhas ?

  • Fabio

    Que hotel o que. O bom dos longos layovers eh justamente passear por uma cidade a mais.

  • Leandro de Souza Ferreira

    Obrigado pelas explicações, mas dizer que a TAP é uma das preferidas dos brasileiros você pegou pesado!

    • Fabio

      Pelo volume de passageiros transportados, nao pela qualidade.

    • João Henrique Alves Custódio

      Concordo! Detesto TAP e não indico pra ninguém. Além de ter tarifas altas, cobra por todas as bagagens e são chatos demais.

  • Lis Ceci

    A não ser que a Etihad tenha tenham passado a oferecer hospedagem recentemente, essa informação na prática não funciona bem assim.
    Viajei em 2015 para Cingapura e tive uma escala de umas 14h em Abu Dhabi. Fui em vários balcões da cia chorar alguma vantagem e em todos eles falaram que classe econômica não teria direito a hospedagem.
    Distribuíram um monte de voucher para comer a vontade nos restaurantes do terminal e falaram que poderíamos nos acomodar nas cadeiras do aeroporto. E foi o que fizemos, assim como umas 200 pessoas que também estavam espalhadas pelas cadeiras do terminal aguardando os voos para Asia no dia seguinte. O que não foi problema pois as cadeiras são aquelas tipo cadeira de praia, quase deitadas.

  • Carlos Neto

    excelente post!!

  • vm

    Emissões com milhas são válidas?

  • Ernesto Lippmann

    Já usei varias vezes o serviço da Turkish e bem organizado, os hotéis são bons . A única crítica e que você é obrigado a pegar o primeiro vôo de manhã cedo, caso contrário o benefício não é válido.

  • Bia

    Preferi pagar o hotel em Istambul e participar do Touristambul. Super recomendo! Nossa guia era uma turca com um dos ingleses mais impecáveis que já vi na vida, explicou tudo perfeitamente bem. Sem contar que conhecemos vários pontos da cidade gratuitamente. Só o ingresso para a Aya Sofia custava mais de 40 reais se fôssemos pagar. O passeio inclui ainda café da manhã e almoço tradicional turco, totalmente por conta da CIA aérea.

  • marcosvalenca

    Wendell Oliveira, show de texto.

  • Bianca Guidolin Corsi

    O Dubai Connect só vale para bilhetes acima de 1000 dólares!!!!!!!!! Em maio desse ano viajei com a Emirates e havia uma conexão de 13hs em Dubai, comprei, pois já havia lido à respeito do hotel cortesia e etc. Para minha surpresa, após a compra a atendente me informou que eu não teria essa cortesia, pois havia pago 999 dólares!!!!!

  • Bianca Piermatei

    E verdade brasileiros não precisam mais de visto pra Dubai? No site da embaixada dos Emirados diz que Brasil /Emirados assinaram um acordo e foi até promulgado,mas ainda existem sites vendendo o serviços de tirar vistos pra Brasileiros

    • Wendell Oliveira

      Oi Bianca, o acordo ainda não foi assinado pelo Presidente nem publicado no Diário Oficial, então por enquanto a isenção de visto não está valendo.

      • Marloz

        Vale lembrar que a publicação do Diário Oficial vale para eles entrarem aqui (regra valer no BR), nada impede que os Emirados unilateralmente (mesmo não havendo a aprovação no BR) isentar o brasileiro de visto.

  • Fabiano Rei Dos Micos

    E a bagagem?Deixou com eles ou teve que retirar e despachar novamente?

  • João Henrique Alves Custódio

    Este é um problema de comprar pela internet e não ter um agente de viagens especialista para te orientar…

  • Denise

    A Aeromexico também oferece algum desses serviços nada longas conexões?

    • Wendell Oliveira

      Oi Denise, não encontramos nenhuma informação a respeito no site deles.

  • Evellyn Mascarenhas

    Ahh se eu tivesse lido isso antes! Peguei uma promo da AirCanada para Orlando, mas com uma leve escala de 13 horas em Toronto. Se soubesse teria investido na Business pra ganhar umas horinhas de sono no hotel.
    Dicas do que fazer? 🙂

  • Bruno

    O CIP Lounge de Istambul é disponível para todas as tarifas?

    • João

      Não Bruno, somente para passageiros viajando em Business ou com status Gold na Star Alliance.

  • Evellyn Mascarenhas

    hahaha que ótimo! Muito obrigada pela dica!