logo Melhores Destinos

Como emitir a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) canadense passo a passo

Bruna Scirea
Bruna Scirea
02/05/2017 às 15:00

Como emitir a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) canadense passo a passo

Desde maio de 2017, o Canadá está emitindo a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) de maneira muito simples e rápida. Com isso, brasileiros que já tenham tido o visto canadense nos últimos dez anos ou que possuam visto americano válido não precisam mais solicitar novamente um visto canadense – eles podem ingressar no Canadá com a chamada eTA.

Como emitir a Autorização Eletrônica de Viagem para o Canadá

Para solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem basta entrar no site do governo do Canadá, informar os dados do passaporte e visto já obtido e pagar uma taxa de 7 dólares canadenses. Na maior parte das vezes, em poucos minutos o solicitante tem a eTA aprovada e confirmada via e-mail. Testei por aqui e funcionou com uma agilidade admirável!

Para preencher os formulários não é necessário mais do que cinco minutos. E veja bem: DOIS minutos após solicitar a autorização, a aguardada mensagem chegou na minha caixa de mensagens. DOIS MINUTOS! Todo o processo é realmente super fácil. Mas se encontrar dificuldades, você pode seguir o passo a passo abaixo em vídeo ou texto:

Para iniciar a solicitação, tenha em mãos o seu passaporte válido e um cartão de crédito ou débito (Cartão de crédito Visa®, MasterCard® ou American Express®; Cartão pré-pago Visa®, MasterCard® ou American Express®; Cartão de débito Visa; Cartão JCB; ou Interac).

Como solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem

1. Clique neste link e acesse diretamente o site para a solicitação da eTA. Se preferir, configure a página para a língua portuguesa:

2. Após ler atentamente as recomendações, clique em “Solicitar AEV”, no fim da página (ou “Apply for an eTA, em inglês):

3. Na página seguinte, veja as imagens de onde estarão os dados do seu passaporte que deverão ser informados (número do passaporte e código do país onde o passaporte foi emitido). A seguir, clique no botão “Continue to eTA application form” (a partir daqui, todo o formulário está em inglês ou francês):

4. Na página seguinte, você será perguntado se está solicitando a eTA em nome de outra pessoa. Responda “não” caso a solicitação seja para você mesmo. E clique em “next”.

Caso a solicitação seja para outra pessoa, você deverá marcar “sim/yes” e, depois, responder se a pessoa pela qual você está pedindo o eTA é uma criança ou não. Caso esteja aplicando em nome de uma criança, você será encaminhado para mais um formulário, em que deverá preencher suas informações pessoais e declarar estar ciente da solicitação.

5. Na página seguinte, você irá responder a uma série de perguntas. A primeira delas é sobre o documento com o qual você pretende viajar para o Canadá – que provavelmente será o passaporte comum. Depois, você deverá informar o país onde o seu passaporte foi emitido, se você possui visto de residência americano válido (Green Card), a sua nacionalidade informada no passaporte, se você irá viajar para o Canadá de avião (responda que sim, pois o eTA só vale nesta condição), se você teve visto de residência temporária canadense nos últimos dez anos, se você possui um visto americano de não-imigrante válido, o número do seu visto americano, caso o tenha (é preciso informar em dois campos), e a data de validade dele.

Prepare-se para responder a mais uma série de questões, como dados do passaporte, profissão, endereço e perguntas pessoais relativas à saúde. Mas não se preocupe, são questões bem simples! Ah, e caso você fique em dúvida sobre qual é o número do seu visto americano, aqui está (circulado em vermelho) o indicativo de onde encontra-lo. Preencha todos os dados exatamente como estão impressos nos documentos (por exemplo: coloque as letras maiúsculas se elas estiverem maiúsculas no passaporte ou visto).

6. Na próxima tela aparecerá o resumo do valor a ser pago: 7 dólares canadenses (cerca de R$ 16). Para fazer o pagamento, clique em “Transmit and pay”, o botão em azul.

7. Na tela seguinte, você deverá marcar a forma de pagamento (conforme o cartão utilizado) e inserir os dados do cartão (como em qualquer outra compra online). Após preencher os campos, clique em “Process Transaction”.

8. Na tela seguinte, aparecerá a confirmação do pagamento (caso a forma de pagamento seja aceita, claro). Faça uma cópia desta página, pode ser que você precise dela futuramente.

Pronto! Se tudo der certo, em poucos minutos você receberá a confirmação da eTA no seu e-mail! Guarde ele com carinho (se quiser, salve em PDF). Ali estão informações importantes, como o número do seu eTA e a data de validade dele (cinco anos).

Para viajar para o Canadá, bastará carregar o seu passaporte. É por meio dele que as autoridades canadenses encontrarão o seu número da eTA no sistema eletrônico toda vez que você ingressar por algum aeroporto do país. Só não se esqueça: toda vez que você renovar o passaporte, deverá também solicitar um novo eTA.

Confira aqui as regras para a solicitação e uso do eTA


E aí, fácil? Queremos saber como foi a sua experiência na solicitação da Autorização Eletrônica de Viagem (eTA). Compartilhe suas dicas e dúvidas!