Terminais do Aeroporto de Guarulhos receberão nova numeração amanhã: veja o que muda

Denis Carvalho 1 · dezembro · 2015

A partir de amanhã (02/12), o Aeroporto Internacional de Guarulhos passará a ter uma nova numeração de seus terminais. O  pequeno Terminal 4 passa a ser o número 1. Os atuais Terminais 1 e 2 serão unificados e passam a ser o Terminal 2. O Terminal 3 mantem sua numeração atual. De acordo com a concessionária GRU Airport, a mudança tem como objetivo estabelecer uma sequência lógica entre eles e, com isso, facilitar a orientação dos passageiros.

A nova nomenclatura será acompanhada de uma nova numeração dos portões de embarque e check-in, mudança que acontece no dia 18 de novembro. Assim, o Terminal 1, por exemplo, terá portões com numeração a partir de 100. O Terminal 2, a partir de 200, e o Terminal 3, de 300. A mesma numeração vale para as esteiras de restituição de bagagens dos seus respectivos terminais. Já a identificação das áreas de check-in por terminal ficará desta forma: check-in “A” no Terminal 1, check-in “B”, “C”, “D” e “E” no Terminal 2 e check-in “F”, “G” e “H” no Terminal 3.

Terminais Guarulhos GRU

Em função da nova numeração dos terminais, será feita a adequação de toda a sinalização do complexo aeroportuário, incluindo as placas da rodovia de acesso ao aeroporto.

O projeto da nova numeração dos terminais foi feito com base em ouvidorias, sugestões de companhias aéreas, rondas e análise do fluxo de passageiros. O objetivo é facilitar os processos de embarque e desembarque em todos os terminais.

 

TERMINAL 1

– Portões de 101 a 109
– Esteiras de 101 a 103
– Check-in “A”

TERMINAL 2

– Portões de 201 a 246
– Esteiras de 201 a 225
– Check-in “B”, “C”, “D” e “E”

TERMINAL 3
– Portões de 301 a 326
– Esteiras de 301 a 307
– Check-in “F”, “G” e “H”

Modernização

Outra mudança importante nos atuais Terminais 1 e 2 será a centralização do embarque doméstico e do setor de raio-X, que começam a operar a partir do dia 2 de dezembro, juntamente com a nova numeração dos terminais. O embarque internacional do Terminal 2 continuará sendo feito pelo mesmo local, até sua transferência para a área centralizada.

A estrutura antiga contava com quatro áreas de embarque, duas em cada terminal, considerando voos domésticos e internacionais. Dentro do novo projeto, a ideia é que todos os passageiros acessem a área de embarque por um único local e depois migrem para o portão do seu voo. Com isso, será mais fácil para o passageiro se orientar, já que o acesso será feito por uma entrada única, e não mais quatro.

Embarque_guarulhos-gru

O projeto prevê a ampliação de setores-chave do aeroporto, como check-in, restituição de bagagem e saguões de embarque e desembarque. Ao todo, serão acrescidos 23 mil m2 de área operacional. Com o objetivo de oferecer mais opções de alimentação e lojas aos passageiros, a área de varejo também será expandida em 4,6 mil m2. Na primeira fase das obras, o número de lojas vai saltar das 24 atuais para 32. O projeto prevê a construção da Avenida GRU na área restrita, um espaço destinado apenas para lojas, restaurantes, bares, com cadeiras e mesas com vista para o pátio de aeronaves.

Dica do leitor Wólnei Franco e informações da GRU Airport

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Gustavo

    Com a unificação do embarque os voos nacionais terão que passar pela inspeção de segurança dos internacionais, com limite de líquidos etc?

    • Tiago Torresani

      O Embarque internacional do T2 continua no mesmo local. Segundo a GRU Airport, todo o embarque internacional será feito pelo T3 a partir de 2016.

      • Saul Goodman

        Não faz sentido Tiago. O passageiro da Delta p. ex. teria que fazer check-in no terminal 2, caminha 15 minutos até o 3 para embarcar, e depois caminhar mais uns 20 minutos no confuso caminho de volta ao T2 para chegar ao seu portão de embarque?
        É uma excelente forma da GRU Airport incentivar a prática de exercicios físicos…em uns 6 meses o passageiro frequente ja poderá correr sua primeira maratona…rs

  • Flavio Nichitchan

    Tinha que mudar tudo, o aeroporto ruizinho esse viu, banheiro sujo, mal cheiroso, check in confuso, organização pra conexão confusa, fizeram o terminal 3 esqueceram de planejar as coisas, quem chega conexão pela tam e gol fica numa filazinha de palhaçada no meio de duas portas de acesso a serviço.

    • Don Kalima

      Se vc conhecer outros aeroportos pelo mundo, vai ver que GRU mesmo com suas deficiências (mtas sendo sanadas) é anos-luz na frente de mto 1º mundo por ai. Digo com total propriedade.

      • Flavio Nichitchan

        Verdade anos luz. De atraso com muita propriedade!

        • Don Kalima

          Sabe nada inocente kkkk. Ou começou a viajar agora ou viaja pouco. Dizer q nao houveram melhoras é burrice.

        • jorge moraes

          Vá se informar primeiro, antes de abrir a boca.

          • Alexandre Fabiano de Carvalho

            Tentando terminar a discussão : Eu não vi guarulhos na lista dos 100 melhores, mas peraí, esses top 100 seguem um padrão internacional, mundial, que deve ser um padrão RUIM, Já no padráo BRASILEIRO, seguem os seguintes países: BRASIL. Entendi, deve ser por isso então, é muita inocência a minha, concluo que os usuários do resto do mundo que votaram estão errados.Bom mesmo é o nosso!
            http://www.worldairportawards.com/Awards/world_airport_rating.html

          • Flavio Nichitchan

            mediocre! O bom do Brasil é o brasileiro!

      • Luciano Da Mata

        É verdade.

  • Tiago Torresani

    Oi Saul. Todos o procedimento será feito no T3, pelo que o setor de comunicação da GRU Airport informou. Desde o check in, até o embarque.

  • Tiago Torresani

    Oi Saul,

    Então, parece que todo o procedimento de embarque será feito pelo T3, conforme abaixo:

    “O embarque será facilitado com seis portões de controle de acesso e 12 máquinas de raio-x. O embarque internacional do Terminal 2 continuará no mesmo local que ocupa hoje. Porém, de acordo com o planejamento do GRU Airport, em maio de 2016 todo o embarque para o exterior será feito apenas no Terminal 3.”

    Fonte: Viajar é Simples

  • Daniel T. Santos

    Boas alterações. A numeração segue a lógica, não tem do que reclamar. Com relação ao embarque internacional ainda continuar pelo T2, não vejo nenhum problema, a ligação com o T3 é bem fácil e rápida, mesmo a pé.

    O único problema continua sendo o aumento das taxas de embarque, que aumentaram muito depois da concessão…

  • ivan

    E as futuras gerações jamais acreditarão que, por décadas, convivemos com aquela numeração repetida dos portões de embarque nacional e internacional. Orgulho desse país tão moderno.

  • Pelo que eu pude notar recentemente embarcando nesse aeroporto é que os voos internacionais serão totalmente migrados para o terminal 3, processo que faz bastante sentido. Dessa maneira o terminal 1 e 2 ficam para domésticos e muito mais organizado.

    • DiMoretti

      Não podemos deixar de ver todo o trabalho e mudança que a Gru Airport está realizando no maior aeroporto da América Latina. Em pouco tempo já se fez muito, desde edifício garagem, que ampliou muito a capacidade de estacionamento e só de não precisar ficar rodando procurando vaga, já é um grande ganho, depois veio o esplêndido terminal 3, que concorre igualmente aos tops do mundo, as melhorias na pista para receber o A380, que também é um marco para nossa aviação e agora o “novo” terminal 2, que além de nova numeração, ainda esta mais moderno e elegante. Por isso parabenizo quem realmente está levando nosso país às alturas.

  • DiMoretti

    Caros, não podemos deixar de parabenizar a Gru Airport por todo trabalho já realizado em tão pouco tempo. Em menos de 2 anos tivemos a entrega do edifício garagem, que ampliou muito a capacidade de estacionamento, pois só em não precisar ficar rodando para conseguir vaga, já é um grande ganho, depois veio o esplêndido Terminal 3, que se compara igualmente aos tops mundo. Posteriormente teve a adequação da pista para receber o gigante A380, que é um marco em nossa aviação, e agora o “novo” Terminal 2, que está mais moderno e elegante, facilitando a nossa vida. Além das várias opções de lojas e restaurantes que agora temos a oportunidade de aproveitar.
    Acho que é isso, em.pouco tempo, muito já foi feito, por isso parabenizo quem está trabalhando para levar nosso país às alturas.

    • Don Kalima

      Exatamente! Parabéns a GRU Airport. GRU hoje em quase nada lembra os “bons tempos” das filas e esperas absurdas. Nem de longe está entre os melhores do mundo, mas não podemos desmerecer as melhorias absurdas que surgiram, ai é ser idiota de não admitir.

  • João

    São Paulo falta só o metro até o centro da cidade. Está em obras. Vamos ver se eles terminam.

    • Alan Araujo

      Vão terminar sim, to torcendo para meus netos poderem utilizar esse metro… se não der, que meus bisnetos usufruam… kkkkkkkkkkkk

  • Don Kalima

    Ninguém falou em melhores do mundo, isto é vc q ta falando, to dizendo que é melhor que mtos q não estão ai, não misture as coisas. Já esteve em Malpensa ou em Madrid terminal 1? Dá saudades de GRU de hoje, não dos “bons tempos”.

  • Don Kalima

    Mas eu não falei que está entre os melhores, leia o que eu escrevi. Falei que está melhor entre muitos mundo afora. É absurdo não aceitar que houveram melhorias absurdas. Viaje mais e verá.

  • Leandro Silva

    Fiquei com duvida. Então o check in segue no T2 mas o embarque é no T3? Minha duvida é, porque embarcarei pelo T2 mas queria ter acesso ao duty no T3.