Leitor relata como é voar na KLM

Leonardo Marques 10 · maio · 2010

Dando continuidade aos nosso relatos de vôos, hoje estamos publicando o relato enviado pelo leitor Glauco Adams em seu vôo na KLM do Brasil para o Egito.

Vamos ao relato….

A companhia aérea KLM ainda gera incertezas entre turistas brasileiros (na Europa ela é muito conhecida). É comum ver pessoas interessadas em pesquisá-la, conhecê-la melhor, depois que um agente de viagens oferece voos por ela. Que companhia é essa, afinal? É boa ou ruim em quais aspectos?

Confesso que também tive essas dúvidas há quase dois anos, quando viajei por ela pela primeira vez. Minha agente de turismo, ao fechar meu pacote para Egito—Grécia, ofereceu voos pela KLM. Minha primeira reação foi um não. Ela insistiu e eu só aceitei porque temos uma longa relação, todos os meus pacotes por ela deram muito certo — valia um voto de confiança. Então, voltei para casa e fiz o óbvio: pesquisei a companhia na internet. É o que muitas pessoas fazem, e, assim, boa parte delas chega a este Melhores Destinos (um blog campeão para pesquisas de passagens aéreas e destinos) e ao meu blog Viagem & História.

A KLM é holandesa. Suas cores típicas são azul e branco. Curiosamente, duas cores associadas a paz e tranquilidade — duas sensações que até hoje associo à companhia. (OK, já ficou claro que tenho uma boa análise sobre ela.)

O voo inicial foi São Paulo—Amsterdã. Em São Paulo, eu já estava tranquilo. Não tenho medo de voar — pelo contrário, eu gosto muito. Mas a situação muda quando se trata de um voo que vai atravessar o planeta com destino final a um lugar exótico como o Norte da África — o Egito. Seriam dois voos para chegar lá: o de São Paulo e depois um com rota Amsterdã—Cairo. Haja horas de viagem!…

Aeronave da KLM à espera no aeroporto de São Paulo.

Ao desembarcar no Cairo, depois de toda essa “jornada”, eu entendi, enfim, por que minha agente de turismo havia insistido na KLM. É preciso mesmo um bom cuidado ao escolher companhia aérea para uma viagem dessas.

Do início ao fim de cada voo, fiquei satisfeito em todos os sentidos — algo raríssimo em termos de companhias aéreas. Ao todo, foram quatro voos pela KLM em apenas uma viagem de turismo: do Cairo a Atenas eu viajei pela companhia grega Aegean (sobre a qual escreverei também); depois, de volta à KLM, fiz Atenas-Amsterdã e desta para São Paulo de novo.

Início do voo São Paulo-Amsterdã.

Neste artigo, eu ia comentar em itens a KLM e atribuir notas de zero a dez a cada um, no estilo já usado pelo Melhores Destinos ao falar de algumas companhias. Desnecessário: atribuo dez a tudo. Evidentemente, condições mudam o tempo todo, há variações, por isso não posso garantir qualidade. Uma empresa pode decair ou melhorar de um mês para outro. Aqui eu me limito às minhas experiências.

Fazer check-in em São Paulo foi rápido e com um atendimento cordial. (Em Amsterdã, testei check-in pelo terminal de autoatendimento. Foi rápido, intuitivo.) Já comecei a gostar do respeito…

A aeronave era recente e estava em ótimas condições. (Aeronave gigantesca, a maior de todas as minhas viagens. Sinto muito, não me lembro do modelo exato, provavelmente era um 777) Logo na entrada percebia-se a extrema cordialidade da tripulação. Cordialidade incomparável, constante em todos os voos. O tempo todo os comissários de bordo tinham um sorriso para nós. Um deles era até brincalhão, contribuindo para um clima bem mais ameno durante a longa viagem. Passageiro com dúvida ou precisando de algo? Bastava chamar e um comissário vinha com todo o prazer. (Depois, passeando em Amsterdã, descobri que isso é bem típico dos holandeses. São muito sorridentes, simpáticos.)

A comida — acredite se quiser — era boa. Muitos extras foram servidos antes e depois, com qualidade e fartura. De madrugada, até sorvete eles serviram — e de primeira qualidade.

O entretenimento também agradava. As telas tinham boa qualidade e o conteúdo era variado, com inúmeros e modernos filmes e séries de TV.

Os bancos eram confortáveis, mesmo na classe turística — ou para o padrão de uma classe turística.

Não sei se foi pura sorte ou se foi resultado da “fórmula” avião de qualidade + pilotos muito bem treinados, mas todos os voos (os quatro!) foram extremamente, cem por cento tranquilos, zero de turbulência, o tempo todo como se eu estivesse na sala de minha casa. Em cada pouso, foi impressionante como uma aeronave daquele tamanho, lotada (!), atingiu com certa suavidade o chão.

Parte das informações de voo durante Amsterdã-Cairo.

Em sinal de respeito aos clientes, a KLM mostrou informações também em árabe. (Vale lembrar: o destino era Egito, e havia muitos egípcios no voo.)

No Aeroporto Schiphol, em Amsterdã, eu caminhava até o setor de retirada de bagagem quando de repente cruzei com a tripulação do meu voo. Eu disse, em inglês: “Gostaria de falar com o comandante”. Eles se assustaram. Alguma reclamação? Mas em seguida o comandante juntou-se a eles. E eu: “Nunca tinha visto avião tão bom, tripulação tão cordial, serviço de bordo tão atencioso, voo tão tranquilo. Foi minha primeira vez pela KLM. A partir de hoje, em todos os voos internacionais, verei antes opção por essa companhia”. Eles abriram um sorriso deste tamanho, parece que orgulhosos como se a KLM fosse cria deles.

Com base em minhas experiências, sem dúvida nenhuma eu recomendo a companhia, mesmo para os mais longos e exóticos destinos.

Site da KLM: www.klm.nl

Duas dicas:

[ 1 ] É evidente que, com toda essa qualidade, as tarifas da KLM, no geral, não são as mais “populares”. Mas fique de olho: muitas vezes a companhia faz promoções que igualam os preços aos das outras. Por exemplo, já vi preços, para a Europa, iguais aos da espanhola Iberia — e certamente eu escolheria a holandesa! Outras vezes, a diferença é pequena, então considere gastar um pouco mais para ter — ao menos em teoria — mais qualidade e tranquilidade. Desnecessário dizer o óbvio, mas vale lembrar: o melhor para isso é este Melhores Destinos.

[ 2 ] Independentemente do seu destino, é bem provável que seu voo passe antes em Amsterdã para uma conexão, pois a sede da KLM fica na Holanda. Já que você está no país, por que não aproveitar ao menos um pouquinho? Nem que seja só um dia! Converse com o seu agente de turismo. Ele pode programar a sua conexão para outro dia. Eu fiz isso. A Holanda estava nas minhas prioridades para visitar, mas eu ia em outra oportunidade. Por que marcar, no futuro, outra viagem para lá, gastar, enfrentar de novo aquelas horas de voo? Fiquei no país durante dez dias — e, minha nossa, como vale a pena!

Glauco Adams é autor do Viagem & História, um blog que fala sobre pontos turísticos de vários países, com dicas, opiniões e muitas fotos. Aborda também dois assuntos relacionados ao turismo: História e tecnologia móvel.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Marcos Fonseca

    Muito bomo o relato, não conhecia está empresa aerea… e com experiência passada pelo nosso amigo Glauco Adams, agora tenho informações boas sobre a cia aerea, e pela informãção me parece um muito boa a cia.
    É isso aí MD todos dias com novas informações !

    • livia

      É verdade a KLM é muito boa,vou viajar pela 7 vez com ela.

  • ferbrasilia

    Também gostei muito do relato. Eu não tinha idéia a menor sobre a cia. Valeu Glauco!

  • mto bom…

    a Avianca começa a oferecer melhores opcoes no mercado nacional.

    Tomara q as gdes sigam o exemplo da KLM e da Avianca e finalmente ofereçam mais qualidade a nós brasileiros.

  • Michele Silva

    Faltou dizer que, apesar de holandesa, a KLM pertence ao mesmo grupo dono da Air France…

    • luanna

      e dai a aklm e melhor

    • Livia

      E dai a KLM e 1000 vezes melhor que a air france.

  • Gabriel

    Já viajei de KLM para Londres, e posso dizer que foi o melhor vôo que fiz!!!
    Na volta por alguns problemas com o agente de turismo que fez uma leve sacanagem, tive que voltar de Lufthansa, e foi decepcionante o contraste entre as duas.

  • Margarida

    Obrigada Glauco!

    Vamos para a Polônia, com escala em Amsterdã.
    Ao retorno, nos desligaremos do grupo para ficar na capital holandesa por 4 dias.
    Não conhecíamos a KLM mas adoramos as suas informações.
    Grata.
    Margarida

  • Carolnl

    Ótimo relato!
    Meu namorado voou pela KLM recentemente e comentou algo engraçado: no vôo curto que ele fez, de menos de 1 hora, eles serviram o equivalente KLM às nossas malfadadas barrinhas de cereal: uma barra de toblerone!!!

  • Cleber Frös

    Prezado Glauco, creio que seu realto foi bastante esclarecedor a muits pessoas. Eu já viagem algunas quantas vezes pela KLM (Royal Dutch Airlines ) e sempre tive um ótimo atendimento, creio que grande parte seja pelos próprios holandeses em terem uma companhia forte e uma das ais antigas em atuação. Despriviven-se de previos conceitos e aproveitem a viagem com quem foco no cliente e não apenas no bolso do cliente como muitas das companias daqui.

  • marcelo

    Já fui pra Amsterdam pela KLM duas vezes, boeing 777, o melhor na minha opinião, bem melhor que airbus, entertenimento a bordo nota 10, o avião da KLM da a impressão que tem todos os opcionais que a boeing oferece, é completissimo. Não tenho divida que é uma das melhores que ja viajei, pode ir tranquilo que a empresa é top.

  • Fernanda

    Concordo inteiramente com o Glauco!!

    Já tive oportunidade de voar por "diversas" companhias aéreas, e digo, sem dúvida, que a KLM é uma das melhores!!!

    Aeronave nova, atendimento muito bom, entretenimento nota 10 e comida farta!!

  • Neide Labonia

    Obrigada pelo relato, eles sempre nos ajudam quando por vezes, estamos indecisos.Já viajei KLM, e endosso tudo que voce disse. Que bom se as compnahias a imitassem!Sua parceira, a Air France, também é excelente.

  • Pessoal, obrigado pelos comentários e pelo retorno. Espero ter ajudado um pouco quanto a uma decisão na hora de viajar. E não vamos esquecer que, na hora da decisão, o Melhores Destinos é parada obrigatória. 😉

    Ah! Sim, a KLM faz parte do grupo AirFrance (isso é recente). Mas viagens por KLM costumam deixar clientes muito mais satisfeitos que pela AirFrance… Pelo menos é o que observo.

    • mth

      Glauco, ainda não tive a oportunidade de viajar pela KLM, mas gostei muito do seu relato. Viajar pela AirFrance deixa os clientes satisfeitos em um ponto no transporte dos vinho que trazemos, é impecavel dentro e fora da Europa ; igual só a Tap dentro da Europa, no Brasil deixa um pouquinho a desejar.

    • ana

      Eu sou fã de carteirinha da KLM. Durante os anos que morei na europa sempre voei com ela e nunca tive nenhum aborrecimento: nada de atrasos, bagagem perdida. Os aviões são novos, o crew solícito e simpático. Recomendo.

    • Mauro

      O meu voo pela KLM, até Amsterdan e depois para Roma, foi exatamente nesse nível do comentário do Glauco; cheguei a reviver na memória, tamanha a similitude do bom atendimento tb a mim dispensado.. inclusive o sorvete…rs. Gostei mto da KLM, do atendimento, eficiência do serviço e segurança. Espero ter ajudado.

    • Laureluci F.Sousa

      Pois é Glauco fiquei muito feliz em ouvir seus comentários com relação aos vôos. Meu filho utilizou esta companhia para uma viagem à Europa e ainda não voltou. no entanto, ele não viajou tão tranquilo quanto você, estava totalmente estressado e decepcionado com a KLM, em função de um erro ocorrido no site (por parte deles, isso foi assumido em email) e um débito no cartão de crédito. Havia tempo para corrigir o erro ou seja fazer o estorno antes de chegar a fatura, e foi o que eles prometeram, meu filho recebeu um email dizendo que o estorno seria feito em 10 dias que não haveria problema de cobrança na fatura, mas nada disso ocorreu. E na fatura constava compra de dois bilhetes para a mesma pessoa e mesmo lugar. Meu filho quase perdeu o emprego por ter que ficar horas no telefone tentando resolver isso e não conseguiu. Foi onde eu entrei em cena, comecei a ligar daqui de casa e também nada consegui. No dia da viagem ainda não estava nada resolvido, eles ficaram mais de 45 dias e nada resolveram. Agora já conseguimos o estorno, no entanto, estou sem respostas quanto a solicitação de ressarcimento das despesas ocorridas com esse erro deles e novamente ninguém me responde. Foram juros cobrados no cartão e várias ligações, pois no 0800 ninguém conseguia resolver e nós tivemos que ligar em outros números (RJ, SP, etc.). Enfim, estamos tentando mas caso não resolva vamos recorrer à justiça com certeza, porque até o momento fomos muito mal atendidos. Agora quanto aos vôos que ele está fazendo pela Europa ainda não posso dizer nada, temos nos falado, mas eu nada sobre isso.
      Enfim, fiquei feliz em saber que pelo menos nisso eles são eficientes, porque a parte administrativa é uma negação e nós vamos pensar muito, antes de decidir utilizar novamente os serviços deles ou indicar a alguém.
      No momento é só.
      Laureluci

      • Laureluci F.Sousa

        Esqueci de dizer ainda que ele viajou com o limite baixo no cartão de crédito e com restrições pela administradora, pois não pagou o valor referente a cobrança de um dos bilhetes no dia do vencimento, ou seja, o valor que deveria ter sido estornado. COmunicamos a KLM por meio de vários telefonemas que não havia condições de fazer esse pagamento, pois ele estava nas vésperas da viagem e as providências demoraram muito a serem tomadas. Ligavamos em um determinado departamento, mandavam que nós ligássemos em outro e assim por diante e ninguém resolvia nada. Foi um caos.
        Lamentavel mas tudo verdadeiro, tenho documentos comprovando tudo o que relatei.
        Laureluci

      • livia

        isso só acontece 1 vez,é só reclamar diretamente com eles, eles corrigem isso na hora.

    • Tania Cristina

      Ola Glauco gostei muito do seu comentario, viajo duas vezes ao no para Italia, com a Tap ou Alitalia, e graças a Deus, sempre deu tudo certo e atendimento nota 10. Gostaria muito de fazer uma experiencia com a KLM e nunca tive coragem, mais agora depois do seu relato tao seguro e satisfatorio, vou tentar me encorajar e voar com a KLM.
      Obrigada vc me ajudou muito quebar esse tabu do medo com a KLM.

    • Ingrid Ferreira

      Olá Glauco,
      Ótimo o seu relato! Adorei!
      Sou editora voluntária do Fórum de Passagens Aéreas do site http://www.mochileiros.com e sempre consulto o Melhores Destinos para saber quais promoções estão rolando, principalmente para divulgar lá no fórum, e sempre direciono os mochileiros para consultar o Melhores Destinos.
      Gostaria que você desse uma olhada no nosso fórum e avaliasse a possibilidade de ceder o seu relato para que eu possa divulgá-lo lá no site também.
      Obrigada!

      • Leonardo (Melhores D

        Oi Ingrid, aproveito pra agradecer a sua divulgação lá no Mochileiros. Sempre que posso também divulgo o Mochileiros no Melhores Destinos, o site é excelente.
        Já mandei um e-mail pro Glauco, ele vai te responder….

    • livia

      GLAUCO, viajei pela KLM em 2014 e prefiro ela do que a air france.

  • caimi jr

    Concordo com tudo o que disse. Voei pela KLM para holanda e foi tudo perfeito, a cordialidade e comum aos holandeses mesmo, meu voo foi muito parecido com esse relato.

  • Horacio Garcí

    Concordo com tudo o que escreveu Glauco e a maioria dos restantes foristas. Viagei até Athenas com escala Amsterdam desde Sao Paulo e foi muito prazerosa, boa comida e atendimento. Agora comprei outra passagem para minha esposa ir a España e lamentavelmente, deviamos procurar preço e a diferença era abismal, assim que teve que comprar em outra companhia, mais sei que nao tem comparaçao.

  • Joe Silva

    Pessoal, jamais voei pela KLM, fui dos EUA p/ a Suica pela Swiss Airlines e foi memoravel, na minha opiniao algo semelhante ao descrito pelo Glauco. Por outro lado, viajar de Miami ao Brasil pela Tam, ja o fiz varias vezes e posso afirmar, e HORRIVEL, o terceiro mundo c/ certeza comeca naquele aeroporto, vai do tratamento q nos e dispensado pelo pessoal do proprio aeroporto, passa pela Tam, sei nao, talvez seja contagio (mal educacao) mas aquilo la e o fim da picada… fica ai meu recado, eu evito ir a Miami mas se se tiver q ir, evito ir pela Tam…

    • E viajar pela American Airlines??? Tam é ótima em comparação a american! rs

  • Alexandre Alves

    Viajei ida e volta até Amsterdan, em pleno "caos vulcânico" e concordo plenamente com as observações do colega. Foram marcantes:
    – o bom atendimento
    – a ótima qualidade das refeições servidas
    – a perfeição em decolagem, vôo e pouso. Nunca vi nada igual.
    Já viajei por várias, mas daqui em diante, Europa só pela KLM!!!

  • Pessoal, mais uma vez obrigado!

    Abraços a todos. E agradecimento especial a Melhores Destinos.

  • Camila Trigueiro

    Já tinha este relato, por uma amiga minha que fez intercâmbio para a Holanda. Morro de vontade de viajar pela KLM. Provavelmente eu, que estou acostumada com GOL (e mais raramente TAM), iria me sentir no céu.

  • Jessie

    bom relato.

    já viajei pela KLM e muito boa..

    vale a pena..

  • Chris Lany

    Pessoal

    apesar do comentario do Glauco que foi muito legal estou morrendo de medo de viajar por esta cia por cauda do acidente do Rio Paris ha exato 1 ano.
    Nunca viajei intenacional!
    Por favor me falem alguma coisa

  • Arthur Carrão

    Pena que só conheci hoje este site (Melhores Destinos). ja coloquei no FAVORITOS. Sou um aficcionado por aviaçao (meus pais tiveram restaurantes num aeroporto (CNF) e creci lá)

    Bom, sobre a KLM, tive a feliz oportunidade de viajar por esta companhia em Agosto 2009. Nao repetirei tudo que ja foi dito, mas foi exatamente igual ao relato do Glauco.
    A companhia é NOTA 10 em tudo.

    Sobre os holandeses, tambem concordo são sorridentes e educados, porem tive um pequeno contra-tempo no aeroporto Schipol.
    Curioso: Ja na saída do finger tem agentes da imigraçao perguntando o motivo da viagem, grau de parentesco, quanto tempo pretende ficar, etc.
    Chegando na imigraçao, eu e minha esposa (estavamos em lua-de-mel) fomos perguntados sobre o motivo da viagem, o que éramos um do outro. Neste ponto a agente (uma mulher) me pergunta se eu tenho como comprovar (documento) que eu sou casado com minha esposa. Claro, nao viajo com certidao de casamento na bolsa. Entao ela chamou outro agente, que estava do lado de fora…falaram em holandes (claro, nao entendi nada) e o agente me "convidou" a acompanha-lo ate o escritorio da imigraçao.
    Colocaram minha esposa em outra sala, e nos perguntaram TUDO que voces possam imaginar (um sobre o outro) ou seja, simplesmente não acreditaram que eramos casados.
    Alem disso, tive que mostrar as passagens de volta, reservas em hoteis, dinheiro (o agente pegou e fez questao de contar) cartao de credito (este me salvou, pois era Real ABN AMRO – banco holandes…..o agente ficou feliz)… faltando 10 minutos pra minha conexao decolar eles nos liberaram (Graças a Deus), mas tivemos que litralmente correr pelo aeroporto todo pra pegar a conexao.
    Mesmo assim, o agente que me entrevistou foi cordial, educado, e sorriu pra mim varias vezes pelas minhas brincadeiras (sou assim mesmo…eu nao resisto).

    Bom, fica aqui entao uma sugestao: Sempre levem uma copia autenticada da Certidão de Casamento.

    Resumindo tudo:
    KLM nota 10
    Holandeses: nota 10

    Desculpe o longo coment.
    Abraço,

  • Wendel

    P/Chris Lany. Não se preocupe pois cruzar o atlantico é muito tranquilo mas não se assuste se próximo daquela região do acidente da Air France voce sentir alguma turbulencia pois é normal no local, já cruzei esse ponto inúmeras vzs mas nunca teve nada que anormal. Aquela é uma zona de convergência e uma vez ou outra voce pode sentir algo, o mais provável é que a viagem seja uma pluma. Já viajei inumeras vzs pela KLM e quando tenho que ir a Europa sempre compro KLM. Moro em Belem e as vzs quando não tenho que necessariamente ir a SP compro KLM a partir de Paramaribo na Guiana o voo é mais curto que via SP no meu caso. A KLM é uma das mais tradicionais empresas de aviação do mundo e simplesmente uma maravilha principalmente pelo serviço de bordo que em viagens internacionais nos deixa bastante a vontade pois são 5 momentos em que servem algum menu, sendo 1 jantar, 3 snaks e um cafe da manhã. Bebidas sempre circulam pelo corredor e sempre deixam outras prontas sobre o balcão no fundo da aeronave onde ficam o(a)s comissários. hehe sei porque é bom dar uma circuladazinha no sangue em viagens longa. Mas para ser mais crítico e achar alguma coisa errada não gosto muito de pegar os 747 combi que voam para a china pois não tem o seviço de entretenimento individual que os 777 modernos possuem. O aeroporto de Schiphol é maravilhoso e se voce estiver em uma conexão longa como as vezes tenho quando volto com minha esposa que é Russa para o Brasil tem disponível um hotel dentro do salão de embarque o que é bastante útil se não quiser sair e passar pela imigração. O salão de embarque é como um shopping center… mas lá pelas 11 da noite as lojas fecham mas ficam alguns bares abertos pois é normal ficarem passageiros esperando voos pela manhã. No mais minha linda voce estará em uma das melhores do mundo e olha que mesmo pertencendo hoje em dia a Air France acho a KLM 10 vzs melhor. PS isso tudo é na economica depois posto algo da primeira ok 😉

  • Deividy De Vries

    Olha pessoal, eu trabalho na Holanda e faço a rota GRU X AMS 2 vezes por mês. A klm praticamente é minha casa, nunca ouve 1 problema com a Airline. Sempre bom atendimento, acho q nesses 2 anos de rota, eu tive 3 ou 4 atrasos de vôo. São pontuais e claro serviço de qualidade. Agora a Air France é uma m… eu passei 6 meses usando o serviço AMS x CDG CDG x GRU pra vir num vôo noturno e aproveitar mais um dia com a família

    prefiro perder um dia e vim na Air France, o companhiazinha safada a AF, atrasos frequentes, cancelamentos, e a educação francesa que Deus me livre ! rs

    Klm simplismente hj pra mim é a melhor q une Brasil x Europa, quando viajo e converso com amigos de rota todos dizem que muitas vezes pagam mais caro pra voar com o conforto KLM e se livrar da TAP, Ibéria e outras rs

  • Isa

    que bom ter descoberto esse site! estava pesquisando sore cias aereas. ano passado fui a paris de AF mas peguei tanta turbulencia e um aviao velho na volta q estava procurando uma outra opcao.. apesar da Klm ser do grupo, estava pensando nela como uma alternativa pq nao gosto da tam. que bom ter esse relato aqui pois agora com certeza comprarei klm. obrigada!!

  • Isa, a KLM faz parte, sim, do grupo Air France, mas há muitas diferenças entre elas. Muitas. Com certeza a KLM é milhares de vezes MELHOR.

  • Márcia E. S.

    Bom ver relatos assim, dá mais segurança na hora da escolha pra viajar, peço que publique mais relatos assim, é sempre bom consultar antes.

  • Ana

    Obrigada pela reportagem!

    Este mês viajo com a KLM para Amsterdam e fiquei mais tranquila após ler este post. Tenho verdadeira fobia de voos longos e horror a turbulências….

  • sidney ornellas

    VOU P/ IRLANDA ,DEPOIS DESTES COMENTARIOS TODO, Ñ ME RESTA DUVIDAS,VOU PELA K L M ,DEPOIS EU CONFIRMO OS DEPOIMENTOS DOS COLEGAS,….ATÉ BREVE

  • Fabricio

    Sydney,

    Irei para a Irlanda no dia 11 de Maio e minha passagem pela KLM já está comprada.

    Se quiser posso deixar um post com todas as dicas e informações do trajeto completo.

  • Bruno Lima

    Pessoal,

    Estou viajando para Taipei no final da semana e irei fazer o trajeto GRU – AMS e depois AMS – TAIPEI …. o trecho de ams até taipei é 747 … alguem aqui jah voo nessa perna da KLM ?

    valeu

  • Gil Andrade

    que comentário proveitoso…encontrei um ótimo preço da KLM para a Europa em julho,e fiquei receoso por não conhecer nada sobre a compahia…muito bom ler esses relatos.Valeu Glauco por compartilhar suas experiencias conosco,abraço

  • Carol

    Viajei pela KLM em 2005, já faz tempo, mas até nenhuma companhia a superou. Muito, MUITO boa!

  • Juliane Pivotto

    Viajei, ano passado, pela KLM. Fomos eu e uma amiga para a Europa. A viagem realmente foi super tranquila. Os tripulantes eram muito simpáticos e prestativos. Na chegada a Paris, algumas pessoas perceberam que suas malas haviam sido extraviadas. Por sorte, as nossas bagagens chegaram normalmente. O único problema foi a volta. A mala da minha amiga foi extravida tbm. E, conversando com outras pessoas cujas malas também haviam sido extraviadas, uma mulher relatou que já era a segunda vez que isso acontecia com ela em voos pela KLM.

    Na minha opinião, o único "porém" da KLM, que, no geral, é ótima, é o alto índice de malas extraviadas.

  • Alysson Martins da C

    Este post realmente me abriu a visão do que é a KLM. Ja tinha ouvido falar dela antes, e pretendo ir para AMS em dezembro para passar minha virada de ano! Agora tenho certeza da minha escolha.

  • etevaldo jr

    Vou viajar SAO PAULO x AMISTERDA X MILÃO, O PAINEL DE ENTRETENIMENTO (FILMES) SAO LEGENDADOS EM PORTUGUES? AS COMISSARIAS FALAM PORTUGUES, NESSE TRAJETO?

  • titobosco

    E a imigracao em AMS é muito rigorosa??? Vi que para Bucarest ela ta o mesmo preço da TAM se bem que ambas sao da Star Alliance. Entao como é a rigorosidade lá em Schiphol?

  • Um ano depois desse post, posso dizer que a experiência no mochilão que fiz entre Maio-Julho voando Guarulhos-Amsterdam Bruxelas-AMS-GRU com a KLM foi perfeita tal como o relato do Glauco.

    A famosa "comida de avião" que todo mundo reclama não existe na KLM. Variei entre opções com carne e vegetarianas, tudo sempre saboroso e como já citado, haja "fartura"! Principalmente nos inesperados "lanchinhos" entre refeições principais.

    A cordialidade é realmente típica dos holandeses.

    Quando fui para a Grécia em 2003, voei de Alitalia e daria média 4/10 no serviço.

    KLM é 10, sem medo, e já estou em busca de novas passagens por ela até o fim do ano, mesmo que as tarifas às vezes sejam um pouco mais caras do que de outras companhias. Mas como meu destino é mesmo Amsterdam, é certeza de vôo direto e tranquilo.

  • MARIA DO CARMO

    MINHA SOBRINHA FOI PARA AMSTERDAM SAINDO DE SÃO PAULO, NUM AVIÃO DA KLM…ELA APAIXONOU-SE PELA TAMANHA SIMPATIA QUE ELES A TRATARAM, FICOU TAMBÉM MARAVILHADA PELO CONFORTO QUE A EMPRESA OFERECE…ELA DISSE QUE VENCE DE 100 A ZERO NESSE BICHÃO ¨…BEIJINHOS !

  • denis

    viagem pra europa tem que ser com a KLM, atendimento first class em todas as classes.

  • Jorge

    Já voei muito pela KLM, mas ao contrário de todos, ainda prefiro a AIR FRANCE, que tem serviço de bordo excelente, champagne, tripulação simpática por natureza. Sei que não é das mais seguras, mas os holandeses são instáveis demais, ou muito gentis ou rudes (mesma pessoa, horas diferentes). Vou sempre à Amsterdam,cidade limpa e civilizada, mesmo!!! Mas de Thalys (TGV)via Paris…

  • paulinho

    Cleber…no creo amigo, até aqui? kkkk

  • Giuliana

    Muiiito bom ler esse post. Estou pra ir pra Suíça e sempre fui de Swiss, mas como pretendo descer em Genève vi que a KLM é a mais em conta, no momento.

    E vamos lá procurar infos sobre a cia. Qdo me deparo com esse site. Saber que a empresa é boa, e ver tantos comentários positivos só me deu mais vontade de fechar o voo com essa cia.

    Vc saberia me dizer se fazendo conexão (de 5h)em Amsterdã posso sair do aeroporto pra dar uma volta???

  • janice

    GOSTEI DO RELATO REFERENTE A EMPRESA AÉREA DA KLM POIS MINHA FILHA EMBARCA PARA IRLANDA NO FINAL DESTE ANO, E FICO MAIS TRANQUILA REFERENTE A COMPAHIA ÁEREA QUE OFERECE MAIS CONFORTO CONFORME O PRESCRITO PELO GLAUCO, QUE BOM!

    POIS, VIAJAR HORAS SEM CONFORTO NINGUÉM MERECE!

  • Jorge Falcão

    Não poderá sair, e nem dá tempo para ver nada! Eu faria o seguinte:terminaria a viagem em Amsterdam, um ou dois dias na cidade; pegaria um trem para Bruxelas, ficaria um dia batendo perna ali, e depois pegaria o trem Thalys para Genebra. Sai caro, mas se conhece mais da Europa. Eu gosto mais do povo belga do que do holandês…Boa sorte!

  • Alexandre Dutra

    Viagei recentemente pela KLM, Paris-Amsterdam e Amsterdam-São Paulo e realmente o relato do Glauco foi como se ele estivesse descrevendo o meu vôo, a princípio era um 777-200, excelente compania e o mesmo serve para a Air France que é do mesmo grupo.

  • Comprei uma passagem na KLM, como o meu destino final (Bergen na Noruega) é atendido apenas por duas empresas (KLM E Lufthansa), não tinha muita opção. O preço da KLM era o melhor, R$350,00 mais barato e o horário do voo também era melhor.

    Fiquei feliz ao ler os relatos, parece que fiz um bom negócio.

  • Marina

    Oi Gabriel, vou para Londres com a empresa e estou meio preocupada pois nao falo inglês. Sabe me dizer se os comissários falam espanhol ou português?

  • Daniel

    pessoal , ouvi falar q a klm ainda usa os md 11 , sou louco por essa aeronave , poderiam me dizer onde ela opera nas rotas da klm ?

  • Daniel

    350 reais so ida ? ou a ida e volta ?

  • Ida e volta. O preço total na Lufthansa era 350,00 mais caro.

  • Victor M.

    UAU…É muito dificil encontrar pessoas que façam materias como essa.Parce o Flight Check que a FLAP faz em voos. MMMUIITO BOMM!! Parabens…

    E o melhor…ajuda aos outros que tambem vao viajar!!

  • Victor M.

    Gostaria de saber uma coisa,….como nao falo ingles, somente espanhol e portugues…É possovel falar com os comissarios de voo com essas linguas ou em ingles mesmo!!

  • Pedro

    Victor, Quando eu fui para paris com a klm, eu tenho a mesma situaçao que vc, falei apenas o básico de ingles.

  • Gustavo Vilela

    tranquilo, tem comissarios q falam em portugues a bordo dos voos q saem do Brasil

  • Concordo em gênero, número e grau com o depoimento!

    Meu primeiro voo com a KLM (São Paulo- Amsterdam- Leeds) também foi por indicação do meu agente de viagens e pela falta de demais opções para o destino, mas hoje sou fã número um e tenho meu cartão fidelidade já com milhas consideráveis!

    Equipe seeempre cordial, comida boa e farta, pilotos super bem treinados (também sempre tive voos tranquilíssimos), pessoal da equipe de terra 9check in) também muito simpáticos e solícitos…sem contar que a equipe de atendimento deles pelo Facebook é ótima, respondem qualquer dúvida no prazo de uma hora e funcionam 24 horas/dia, 7 dias por semana.

    já tive problema no meu primeiro voo com a cia, perderam minha mala e ela só foi aparecer 3 dias depois. Todos os gastos imprevistos (roupas, hotel e alimentação) foram ressarcidos pela companhia após o envio da documentação solicitada..então acho que não é uma experiencia ruim que define sua opinião sobre uma empresa…

    Os preços realmente não são os mais baratos, mas vale à pena 😉

  • Francisco

    Obrigado,

    vou fazer este mesmo trajeto daqui uns dias e estava um pouco preocupado, pois nao tinha informaçao nenhuma sobre a KLM, me tranquilizou.

  • Fabio Borba

    Gostaria de saber se alguem já voou na KLM nos boeings 777-200 e 777-300 , e se a diferença entre eles em termos de conforto e espaço e muito grande?

  • Rodrigo

    Comprei passagem pela KLM indo para Europa em julho e voltando em agosto, porém agora fiquei preocupado com uma coisa:

    A maioria das conexões deles tem tempos curtos entre a chegada de um avião e a saída do próximo (1h e 20 a mais curta).

    Preciso saber como eles são com relação a overbooking, pois estou com medo de atrasar meu voo Dublin-Amsterdã e eu perder meu vôo para São Paulo.

  • Nara

    Vc pode recorrer ao judiciario, requerendo, inclusive, danos morais e material.

    O problema vai ser o judiciário, julgamento em +- 5 anos…

  • Wagner

    Decepcionante!!! Assim resumo minha experiência com esta empresa. Aviões velhos, pontos não creditados e atendimento telefônico que não atende. Basta consultar no reclameaqui e verão a quantidade de reclamações sem nenhuma satisfação da empresa. Lamentável.

  • Fabio

    Fui com minha esposa pela 1a vez com a KLM agora em maio/12 (GRU-AMS-GRU, classe economica, 777-300 ida e volta) e foi excepcional. Equipe de terra, aeromoças, pilotos foram muito educados e cordiais, mesmo minha esposa tendo passado mal em alguns momentos por causa da pressurização (dores de cabeça fortes, pressão baixa), estiveram ao nosso lado o tempo todo para ajudar no que fosse necessário. Recomendo a KLM mesmo tendo que pagar um pouquinho a mais.

    O espaço nas poltronas neste modelo de aviao é um pouco apertado, se pudesse ir de 1a classe…rsrsrs, bom, se você puder pagar para ficar nas poltronas da saída de emergência (fiz isso no voo de volta), será melhor. Nada a reclamar.

  • Fabio

    pelo menos 1 deles fala espanhol (ja voei de KLM) … speak spanish ? 🙂 yeah !

  • bruno

    Cara,

    eu perdi minha conexão em amsterdam para barcelona,eu até achei bom viu!

    Fique 3 horas no aeroporto.

    Me deram 10 euros pra lanchar,1 ligação para qualquer lugar do mundo por 5 minutos e um Voucher de 50 euros de desconto para minha proximas viagem pela KLM ( valido até 2016 ).

  • Junior

    Esse é o tipo de comentário que é sempre legal de ler, de compartilhar. A pessoa comenta que teve problemas, mas, mesmo assim, é capaz de reconhecer que o mundo não acabou por causa disso, ou seja, em que pese o contragosto, os holandeses não passaram a ser taxados de encrenqueiros e a companhia de ser recomendável!

  • Silvana

    Acabei de fazer um comentario nao agradavel sobre a IBERIA, pois seus comissarios sao super mal educados mas acho isso uma caracteristica dos espanhoes , em compensacao a KLM E MARAVILHOSA seus comissarios sao educadissimos sem contar no conforto que as aeronaves permitem e pena que as vezes temos que escolher pelo preco. e pagar o preco do mal atendimento.

  • Laís

    A minha viagem para Londres, foi perfeita.

    Desde o checkin, embarque e o vôo propriamente dito. Os comissários sao otimos, sempre sorridentes, na volta eles varias vezes tentavam falar em portugues e sempre nos questionavam sobre como falar "tal palavra" em portugues…Muito legal!

    De AMS até Londres tbm fui de KLM, o serviço tbm muito bom com uma viagem muito tranquila.

    Se um dia voltar a viajar para a Europa, farei o possível para que seja novamente pela KLM.

    Ah, para essa viagem, aproveitei uma promoção anunciada aki no MD, foi ótima, até hj não vi mais nenhuma q compensasse tanto.

  • Fiquei muito feliz depois de ler essa review e grande parte dos comentários. Comprei minhas passagens (minha e da minha namorada) hoje pra Paris pela KLM. Peguei preços ótimos, espero que a viagem corra como acima 🙂

  • Thatiana

    KLM = Decepçao

    Nunca mais.

  • Amauri

    Viajei neste mês para Amsterdan e volta e tive uma excelente impressão sobre esta empresa. Foi minha primeira viagem pela KLM e encontrei uma excelente composição: preço e qualidade do serviço. Verdadeiramente me surpreendeu, voarei no próximo mês para a Irlanda pela KLM. Um fato me surpreendeu na ida, não sei se os dados estavam corretos. O voo teve uma duração de cerca de 10 hs até Schipol. O painel da poltrona marcou 18000metros de altitude, velocidade de 1120kms. E mais, o voo não passou por Recife rumo à África. Saiu numa linha reta até São Luiz e de lá rasgou o Atlântico até encontrar o Reino Unido, defletindo a partir daí até Schipol. Foi rápido, legal e diferente. Se tiver alguém aí com mais conhecimentos poderia me confirmar se estes dados estavam corretos?

  • Amauri

    Tem certeza? Qual o problema específico? Vc pode contar?

  • Patricia Luck

    Alguém sabe se a KLM também oferece aqueles assentos mais confortáveis (desculpem, esqueci o nome específico) iguais aos da Air France? São aqueles que vc reserva e paga alguns dias antes do vôo…

    Obrigada!

  • Patricia Luck

    Respondendo a mim mesma: sim, os assentos Comfort são vendidos a 300 reais direto no site da empresa, assim que vc tiver o localizador em mãos.

  • Aline

    Meu primeiro voo internacional foi com a KLM, em junho de 2012, sendo que fiz a obrigatória conexão em Amsterdã, com destino à Suécia. A volta foi por Copenhague até o Galeão (Copenhague-Amsterdã, Amsterdã-RJ), sempre pela mesma companhia.

    Fui morrendo de medo, achava que meu inglês ia ser ruim, que a imigração seria tensa… Com certeza a companhia aérea ajudou muito a me tranquilizar. Foi a escolha certa.

    Comida ótima e farta, atendentes super educados em sua maioria (só um comissário do meu voo SP-Schiphol era mais mal-humorado, mesmo assim, nada de mais, e também a atendente de Copenhague era meio grossa). O avião tem telas individuais de entretenimento, o que faz uma grande diferença num voo que tem 12 horas. O espaço entre as poltronas não é grande, mas nada que seja impossível. Voo em classe econômica, então…

    Mas me impressionei mesmo com os voos dentro da Europa. O voo AMS-ARN (Estocolmo) é curtinho, hora e meia se me lembro. Mesmo assim, de novo o maravilhoso atendimento, comida farta e deliciosa (comemos praticamente durante o voo inteiro! Tinha um sanduíche de salada de frango com o qual até hoje sonho, mais um outro sanduíche, mais café, chá e bebidas de vários tipos, incluindo vinho, mais sobremesa, que era aquele biscoitinho waffle com caramelo típico holandês).

    No voo SP-AMS alguns comissários falavam português e as instruções eram dadas em português. Não fez diferença pra mim porque o inglês deles era claríssimo, dava pra se comunicar sem problemas de ruído de sotaque.

    A chegada a Amsterdã foi muito mais tranquila que poderia imaginar. A imigração foi também super simpática e sem problema algum, mesmo quando me enrolei no inglês. O aeroporto é enorme e cheio de atrações, mas me arrependi mesmo de não ter aproveitado a conexão pra dar uma passeadinha em Amsterdã. 🙂

    Resumindo: pra quem puder dar uns cobres a mais, vale a pena em todos os aspectos escolher a KLM. Muitas vezes a diferença de preço é bem pequena para a Iberia, e cobre com folga os confortos que são oferecidos.

  • Lígia Martins

    Obrigada pelas informações! Já fui para Europa por outras companhias mas este ano irei pela 1ª vez de KLM, e confesso que fiquei meio preocupada com o conforto do avião, pois este ano levarei meu pai junto comigo para conhecer a Europa e ele tem 76 anos. Por ser uma viagem muito longa estou preocupada com o conforto dele, mas os comentários de todos que já viajaram pela companhia me deixaram mais tranquila. Eu só gostaria de saber sobre o espaço do avião, para acomodar bagagem de mão e também para o nosso conforto. Ah se eles oferecem aquelas máscaras de dormir e escova de dente e pasta. Viajei de Ibéria umas vez e foi péssimo, sem esses acessórios, e como temos restrições líquidas nunca levo pasta de dente.

  • Fernanda Estevam

    Fiz uma viagem com a KLM com destino a Barcelona e achei a companhia espetacular.

    Um atendimento excelente, as refeições eram otimas, até de madrugada recebemos sorvete também.

    Irei em Junho novamente viajar por ela e fico muito mais tranquila com a viagem.

  • Marcela

    Tive o prazer de voar duas vezes pela KLM.
    Fiz SP-AMS e o avião impressiona até os mais experientes em viagens! Tudo correu perfeitamente, jantei, tomei café da manhã e almocei no avião e não tive do que reclamar. Comida muito boa e tripulação extremamente agradáveis. Passei 1 ano na Irlanda e na volta também foi tudo bem, exceto por problemas com o tempo: meu vôo de Dublin chegou atrasado (devido à neve) em Amsterdã e perdemos o vôo para SP. Prontamente os funcionários da KLM em Schiphol tentaram nos realocar (eu, meu marido e meu filho de 5 meses) em um vôo no mesmo dia para Lisboa e, sendo assim, direto para Recife (meu destino final). Não tendo conseguido esta opção, nos encaminharam com diversos vouchers de telefone, lanches, transporte, para um hotel no entorno do aeroporto. No dia seguinte voltamos para o aeroporto tentar embarcar e nada, o mau tempo e a neve estavam absurdos. Novamente nos deram mais vouchers e fomos para o mesmo hotel, de primeiríssima qualidade. Após a segunda noite, voltamos para o aero e conseguimos, finalmente, voar de volta para SP.

    Como nem tudo são flores, nossas 5 malas não chegaram em SP pois elas haviam sido encaminhadas para Lisboa (lembram da alternativa do primeiro dia?). Abrimos reclamação e foi tudo muito simples. Cinco dias após nossa chegada em Recife nossas malas bateram à porta de nossa casa.

    Recomendo demais a KLM: serviço de bordo, infraestrutura, organização, cordialidade e atenção com os passageiros são marcas dessa empresa!

  • Muito feliz em saber que fiz uma ótima escolha.
    Viajo no próximo domingo dia 10 para Holanda com escala em Paris
    Estava com um pouco de medo por não conhecer a KLM
    Mais depois que li, fiquei mais tranquila .
    Obrigado pelo comentário 🙂
    Tomara que a Holanda seja como estou imaginando

  • Davi Miller

    Po cara, voce me ajudou bastante, eu so vim pesquisar pela KLM por que minha amiga foi para Dublin e os comentarios dela foram iguais aos seus… muita fartura, sorvete, e comforto, ela vai pra Londres? se ela for eu com certeza irei nela.

  • Davi Miller

    A já ia esquecendo, a minha amiga conseguiu uma ótima promoção, as passagens de ida e volta para Dublin sairam menos de tres mil reais!!!

  • Realmente a companhia aérea é muito boa.
    Quando fui a Amsterdã achei o voo de ida (noturno) um pouco quente.
    Mas a volta (diurna) foi excelente.

  • Rosiane

    Viajei pela primeira vez com a KLM em novembro/2013. Fiquei bastante satisfeita e surpresa com o padrão KLM, superior as demais cias aéreas que conheço. Gostei muito das refeições e lanchinhos servidos durante o voo. Percebi na KLM cuidados e detalhes que as demais cias aéreas não tem. Durante o voo, água, suco, barrinha de cereal e balas, ficavam disponíveis na cozinha do avião. Apenas uma comissária falava +/- o português, demais informações durante o voo, em inglês. Os comissários eram bastante atenciosos. E, minhas malas chegaram em prefeito estado! Recomendo!!!

  • Thiago Evaristo

    Glauco estou indo para a Finlândia e vou pela KML, você me deixou muito tranquilo com seus comentários. É minha primeira viagem internacional e vou passar umas 8 horas em Amsterdam, vou trabalhar e então acredito que preciso estar um pouco mais tranquilo e foi isso que você fez, me tranquilizou. Quem sabe eu até não dê uma voltinha pela cidade! rsrs obrigado!!!

  • Ana Paula

    Olá, adorei suas dicas e também de todos os
    Comentarios, vou de KLM para VIENA -ÁUSTRIA, farei uma
    conexão de 23h em AMSTERDÃ, é minha primeira viagem Internacional e minha terceira vez em um avião, durante o vôo não tenho muitas preocupações,pois vocês me tranquilizaram bem em relação ao atendimento!
    Minha dúvida principal é sobre a conexão, preciso pegar minhas bagagens?? Ao sair do aeroporto passo pela imigração?? Nao faço ideia do que eles perguntam, arranho um inglês bemmm mais ou menos!!!
    Para dormir?? Como farei?? Pois 23h de conexão… Uma hora vai dar sono, a companhia disponibiliza hotel?? Ou Eu que terei que arcar com este custo?? Bem como refeições….
    Detalhe: vou de classe econômica!

    Agradeço novamente as informações disponibilizadas !!

    • Ana Paula, como sua conexão será longa, eu recomendo que compre uma diária em um hotel perto do aeroporto Schiphol. Pesquise aqui http://hoteis.melhoresdestinos.com.br/ que há várias opções que são próximas, baratas e oferecem traslado gratuito para o aeroporto. Se quiser dar um pulinho em Amsterdã, há um trem direto do aeroporto para a estação Amsterdã Centraal. Quanto às malas, você tem a opção que sigam para Viena ou pegá-las em Amsterdã e depois fazer um novo check-in lá, que é bem tranquilo. A passagem pela Imigração é feita assim que chega a Amsterdã, antes de pegar as malas ou seguir para a conexão. Da última vez o policial apenas conferiu os passaportes, carimbou, sorriu e nos desejou um “good morning”. O aeroporto de Amsterdã é ótimo e há várias opções de lanchonetes e restaurantes. Detalhe: mesmo que não vá a Amsterdã você pode fazer uma foto naquele famoso letreiro “IAMSTERDAM”: tem um em frente ao aeroporto, logo no desembarque!

  • Ana Carolina

    Viajei de KLM em 2012 e tive a mesma experiência. Cia aérea excelente em tudo, do atendimento às refeições, não há do que se reclamar! Perdi meu óculos de leitura dentro do vôo, pedi ajuda a uma comissária e ela foi muito prestativa. Avisou para todos os outros comissários, anunciou minha perda no sistema de som, e quando vi, várias pessoas estavam me ajudando na busca! No final encontrei no meio do caminho (havia ido ao banheiro no meio da noite, e ele caiu), mas achei incrível como fizeram de tudo para me ajudar!

  • Fabrícia

    Pessoal, é seguro comprar pelo site da KLM voos que são feitos por outras companhias aéreas? Fiz uma pesquisa para ir a Paris e lá no site da KLM apareceu voos pela Air France.

  • Fabrícia

    só mais uma pergunta (desculpa o incômodo): o voo de volta seria Roma-Paris-Brasil, mas a chegada do voo de Roma em Paris é muito próxima (1h) da saída do voo Paris-Brasil. A KLM tá vendendo assim, mas e se atrasar o 1º trecho?

  • Juliana

    Adorei o post, nunca fiz qualquer tipo de viagem internacional e estou pretendendo viajar para a Finlandia pela KLM mes que vem e minha conexão será em Schiphol (AMS) porém meu medo/duvida é a mesma da Fabricia (acima), o tempo de conexão é de 1h35min, estou achando pouco visto que pode haver imprevistos como mudanças climaticas e uma demora mais do que eu espero na imigração por exemplo. O que acontece nesse caso? Devo comprar outra passagem para outro voo ou eles mesmo me colocaram em outro voo sem custos?
    Obrigada desde já

    • Eles mesmos providenciam, mas fique tranquilo que você não deve ter problemas

      • Juliana

        ps: errei ali em cima, colocarão*
        Muito obrigada novamente!

  • Renata

    Estou pesquisando pelo site da KLM a viagem que farei para Lisboa em agosto e o próprio site coloca como opção na ida a viagem pela Air France (POA/RJ/Paris). A dúvida é: diante de tantos comentários que li sobre os atrasos da AF, em caso de atraso, posso perder a conexão de Paris-Lisboa. E aí? Eles próprios reacomodam em outro voo?

  • Gio

    Olá! Estou em dúvida entre KLM e TAP. Os preços estão bem próximos. O que vocês acham?

    • KLM é melhor! Nota 8,8 contra 7,5 da TAP: http://guia.melhoresdestinos.com.br/linhas-aereas

      • Gio

        Obrigado!

        • Ronaldo

          Gio, já voei pelas duas e a KLM supera a TAP em todos os quesitos, embora também tenha tido uma experiência agradável com a companhia portuguesa. Se puder optar, KLM, com certeza.

  • Theo

    A KLM Royal Dutch Airlines e uma boa linha aérea porem , Quanta as malas o atendimento e orrivel a mala chegou sem cadeado aberta e danificado,e a agente KLM no aeroporto quando relatamos o caso nem se surpreendeu como se fosse algo normal.na programacao da Tv não tinha bons filmes.Algumas aeromoças são Muito educadas, outras grossas pois fui pedir para repetir o suco e ela falou que não dava. ja a pontualidade foi boa mas no ultimo voo , por causa de 2 passageiras que não entraram no voo a KLM demorou 1 por causa retirar as Bagagens.

    Notas

    Atendimento:8.5

    Entretirimento de voo:6.0

    Cuidado com Bagagens:4.0

    Pontualidade:5.0

  • Shirley

    Aproveitando a oportunidade gostaria de uma dica sua. Pretendo ir para Alemanha e voltar por Zurique em uma breve viagem de 15 dias. Já viajei pela TAM e pela TAP, ambas estão caríssimas então pesquisei pela KLM que até então não conhecia e a diferença de preço ficou muito boa, até bem abaixo das duas, acessível ao que procuro. Procurando por maiores informações sobre a KLM encontrei voce seus posts. Pergunto: existe uma diferença muito grande pra pior entre as três ou estão mais ou menos em pé de igualdade? Posso comprar minhas passagens sem susto do novo? Desde já agradeço sua atenção e prestatividade!

  • Zarpellon

    Faltou um descrever detalhadamente sobre o serviço de bordo, tipo: o q serviram nas refeições!

  • Roberto Michaelis

    Acabo de voltar de Amsterdam pela KLM e concordo com todos os pontos desse relato. Excelente companhia. A única restrição é o espaço do assento e a configuração 3-4-3 do 777-300, igual ao da Air France, que deixa pouco espaço para as pernas e também no corredor.

  • Raquel

    Valeu pelo relato Glauco. estava com muita duvida sobre a Cia, também não conhecia, mas agora me sinto amis segura.
    Quando eu fizer a viagem coma KLM, vou relatar minha experiência aqui.
    Obrigada!!

  • Carol Barros

    poxa, estava 282,0 reais Brasilia – Amsterda pela KLM hoje.. nao comprei =(

  • Daniel

    Ola,
    Fiquei com uma dúvida se alguém puder me ajudar.
    Comprei ontem a passagem da KLM naquela promoção de 300 reais.
    Olhando com calma agora o e-ticket vi que na volta saio de parís e chego em amsterdan as 21:30 e só faço o voo seguinte as 10:40 do próximo dia. Como funciona? Eu tenho que providenciar hotel ? A companhia áerea se encarrega disso? Uma vez peguei um voo assim da TAP e a propria TAP providenciou a acomodação. Se alguém souber responder agradeço pois estarei viajando com uma crinaça de 1 ano.
    Obrigado,

  • livia

    adoro essa klm. 1 lugar

  • livia

    Já tive 6 voos pela klm e em todos ela me suprendeu.

  • Luciana

    Recentemente fui para Paris pela Air France e voltei para SP de Amsterdam pela KLM.
    Gostei muito das duas companhias. A Air France está com aquela nova comunicação na mídia com o tema “love is in the air” e que está sendo usada naquele vídeo de orientação de segurança que é passado antes de iniciar o voo. Achei bem legal e criativo.
    Me surpreendi bastante tb com o voo da KLM. A todo momento vinham servir garrafinhas de água, stroopwafels, servem um sorvete delicioso durante o voo. Tudo fica disponível tb no fundo do avião para vc se servir a vontade. Além disso o cardápio do dia é mostrado nas mídias individuais em cada poltrona. Mostram tb a sequencia em que a refeição, agua, sorvete, etc serão servidos durante o voo. Só achei que as mídias eram daquelas antigas, ainda de controle remoto (ao contrário da Air France). A minha dava problema toda hora e eu sempre tinha que pedir pra aeromoça fazer o reset. Fora isso, tava tudo muito bom.
    Ahh, e não tive problema nenhum nas conexões com a perda da minha bagagem. As malas estavam em perfeito estado, coisa rara hoje em dia.
    A imigração foi muito tranquila, muito mais facil do que a imigração pro EUA.

  • Marcia

    KLM É BARBARA……MINHA PROXIMA TRIP É COM ELA

  • Juliana

    Quando se agenda a conexão para o dia seguinte, se paga excesso de bagagem?

  • lilian

    Gente, tive um problema com a minha mala quando cheguei em ams. Ela estava danificada (sem as rodinhas da frente ). Apesar de todo transtorno, a equipe da KLM foi super atenciosa e competente. Recomendo fortemente a companhia!

  • Daniele Vieira

    Eu ando pesquisando exatamente sobre companhias aéreas para minha próxima viagem, olhava meio torto quando via a KLM… Puro desconhecimento, pelo visto!
    Testarei e verei se terei a mesma impressão!
    Relato excelente e completo, sem perder objetividade!!

  • sergio ferreira

    Bom Viajei pela KLM para Amsterdam e Berlin Londres Rio, não gostei do atendimento no Balcão eles não aceitaram meu smiles para pontuar estou até agora brigando além do que fui operado de emergência em Londres e eles não querem reembolsar ou dar como crédito a minha passagem perdida, cobraram taxa na minha bagagem de mão de Berlin para Londres com 5 kilos sem noção não recomendo!!!

  • Carla Vieira

    Excelente saber!!! Viajarei pela empresa em breve e estava bem insegura! Obrigada, Glauco,

  • Andrew Bueno Piolli

    Acredito que voarei com a empresa em Maio, estive pensando em varias e a KLM apesar de ser mais cara, oferece um destino a mais.

    Farei o trecho GRU-AMS, AMS-ROM e IST-SAO. E entre ROM e IST irei de Pegasus.

    Incluindo AMS o preço fica imbativel, principalmente pelo fato de ser menos de R$300 mais caro que a Swiss (em promoção)

  • Ronaldo

    Adorei os comentários. Me deu mais coragem.

  • Dallyne Oliveira

    Estou um pouco em duvida porque ele fala no post que as tarifas não são as melhores, e por incrivel que pareça ate agora dentre todas que eu procurei para minha viagem a rússia é a melhor de todas. Será que devo me preocupar?? Alguém ajuda!!

    • Oi Dallyne, os preços das passagens aéreas são muito dinâmicos, a cada dia os valores mudam e uma companhia podem estar mais barata que a outra, mas a KLM não é das mais caras. Dica: se comprar com eles para a Russia você pode reservar uma parada de alguns dias gratis em Amsterdã! basta selecionar a passagem pelos sistema de multiplas cidades no site da KLM ou na ag6encia de sua preferência.

  • Jaqueline Kleemann

    Pessoal, a KLM é a melhor cia que da europa, segundo o ranking do MD, ta faltando um novo relato, este faz quase 7 anos. eu estou voando pela klm em julho, se precisar de algum relato eu posso fazer 😉

  • Manda um e-mail para dicas@melhoresdestinos.com.br com a cia, trecho e cabine que passaremos as instruções.

  • Livia

    E a rota, qual é? Sai de SP via Recife e cruza para a Africa subindo depois para a Europa ou sobe direto cruzando todo o Atlantico Norte? Alguem sabe a rota atual? Teve muita turbulencia? Odeio….

  • Regina Amorim

    Pessoal, vale a pena pagar 20 euros para reserva assento na classe economica num voo São Paulo/Amsterdam??

  • REGINALDO NOVAES

    A KLM é uma ótima companhia aérea. Em janeiro voei com a mesma nos trechos SP/AMSTERDAM/LONDRES/SP. Me surpreendi e positivamente. Aeronave super bem cuidada, assentos com ótimo espaço na classe econômica e serviço de bordo excelente, sem contar o entretenimento que é muito variado. Tripulação muito simpática e atenciosa. Vale à pena. Com certeza reservarei outros vôos com esta companhia.

    • Leonardo Henrique Oliveira

      Reginaldo, estou entre a KLM e a BRITISH. O percurso é o mesmo, só que partindo do RIO. O que o fez escolher a KLM? Você reservou algum assento especial?

  • Alex Moreira

    Pra mim o estranho é não conhecer a KLM. Na minha avaliação é sempre a melhor cia aérea, até mesmo que a Emirates. A KLM tem excelente serviço de bordo com aeronaves sempre impecáveis. O aeroporto de Amsterdam é muito moderno, lindo e super organizado. Onde um holandês oferece algum serviço, um belo sorriso, alta qualidade e eficiência estará presente. Minha felicidade aumenta quando consigo voar com esta cia. Não é barata e as promoções não são constantes mas é o caso de valer a pena pagar um pouco mais.

  • Daniel Assis Coelho

    Muito util, e de grande valia seu relato.
    Em agosto estarei indo para Dublin com minha namorada, e optamos pela KLM.
    Estamos mega ansiosos!