LAN e TAM concluem fusão

Leonardo Marques 22 · junho · 2012

A partir de hoje TAM e LAN dão origem ao LATAM Airlines Group. O processo de fusão foi concluído e agora as empresas passam a uma nova fase mais focada no operacional. As duas empresas permanecerão operando separadamente, cada uma como a sua marca.

Até aqui as ações tomadas eram mais em função de concretizar a fusão junto às autoridades, sócios e investidores. Nem mesmo a aliança está oficialmente definida, LAN continua na oneworld e TAM na Star Alliance. A LATAM tem dois anos pra decidir a aliança.

A partir de 27 de junho, os membros do LANPASS e do TAM Fidelidade poderão acumular e trocar quilômetros/pontos em toda a rede da LAN e da TAM. Além disso, os associados das categorias superiores desses programas – Comodoro/Black e Premium Silver/Vermelho – somarão serviços preferenciais a seus benefícios atuais, com direito a um acompanhante, como acesso às salas VIP próprias de ambas as companhias, check-in e embarque preferencial nos aeroportos e priorização de bagagem.

Nos próximos meses o grupo LATAM deve anunciar mais integrações entre as empresas e possivelmente novas rotas já considerando as sinergias entre TAM e LAN.

As empresas do grupo LATAM atendem 150 destinos, em 22 países e são o maior grupo de aviação da América do Sul.

Para mais informações você pode acessar essa página.

Com dica dos leitores Rodrigo Brianti e Rodolpho Farias e informações da assessoria de imprensa da TAM.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • heny

    Gostaria de entender melhor, qual seria vantagem dessa fusão para nós? Saindo a GOL não seria menos concorrência, ou seja.. preços mais altos?

  • Vinicius Melo

    Só espero mesmo que demorem a tirar a TAM da Star Aliance pois quero muito ir para a África do Sul ano que vem de férias e ja tenho 100.000 pontos para isso… Alguém ai sabe me dizer se é muito difícil emitir a passagem pela South African? Está muito ruim como para emitir pros EUA???…

  • Danilo Fernando

    Então quer dizer que se alguém quiser usar os pontos do 'Multiplus' em outras Cias dentro da Star Alliance, ainda terá 2 anos para fazê-lo?

  • Thiago Castro

    "LAN continua na oneworld e TAM na Star Alliance. A LATAM tem dois anos pra decidir a aliança."

    Ué, essa parte não entendi. Não era condição da Avianca/Taca ir pra Star Alliance que a Tam saísse dela? Se for assim, não tem opção. A Tam está na Oneworld obrigatoriamente.

    • Thiago, eu não fui muito preciso…. o tribunal chileno obrigou a LATAM escolher uma aliança em até 2 anos. Como você disse… agora não tem opção. A única possibilidade e tirando a Avianca/Taca, o que seria sinistro.

    • Ygor

      Conforme o texto acima "até aqui as ações tomadas eram mais em função de concretizar a fusão junto às autoridades, sócios e investidores". Agora que já são um grupo, irão começar a decidir sobre outros assuntos, tipo como e quando definirão a nova aliança, novos voos etc.

  • Alê

    Só eu achei esse novo nome rídiculo???

    • Fabricio

      Eu também!!!! rs Mas não devem usar esse nome comercialmente. Provavelmente, pelo menos por um bom tempo, as duas marcas devem permanecer sem alterações.

    • Oscar Luiz

      Poderá ser "Lan Brasil".

    • Ygor

      É apenas o nome da holding, assim como a GOL é VRG Linhas Aéreas s.a.

  • Não, a LATAM tem dois anos pra decidir, ela pode decidir hoje se quiser.

  • Heny, fusão sempre tem duas visões né… um monte de coisas ruins de um lado e um monte de coisas boas de outro. É difícil saber…

    KLM e AirFrance fizeram um processo parecido e ambas continuam voando pro Brasil com preços muito competitivos.

    Eu sinceramente não faço idéia do que veremos com a LATAM. Mas eu espero que uma grande integração de malhas possa trazer voos que não temos hoje.

    Exemplos:

    Santiago será um HUB mais forte do que já é… podemos ter voos Brasília – Santiago e com uma conexão rápida lá ir para a Austrália.

    Criação de um HUB no Nordeste para ligar LAN Chile, LAN Peru, LAN Bolivia e capitais menores do Brasil à Europa. Poderíamos ter:

    Goiânia – Recife – Paris

    Manaus – Recife – Paris

    Palmas – Recife – Paris

    Aracaju – Recife – Paris

    Goiânia – Recife – Londres

    Manaus – Recife – Londres

    Palmas – Recife – Londres

    Aracaju – Recife – Londres

    Enfim… tem um monte de coisas boas que podem aparecer mas tem também possibilidades ruins como um quase monopólio em rotas Brasil – Chile. Nesse caso o grupo Avianca/Taca promete que não deixar barato.

    Só esperando pra ver.

    • Vinicius

      Acho inclusive que pode ter mais voos direto entre rj e santiago, so há um por dia, acho que não é muito

    • Ygor

      Perfeito, Leonardo. Agora é esperar para ver.

  • Mendonça J&ua

    Viajo nos dias 20 e 23 de julho em vôos domésticos no Peru (Lima – Arequipa e Arequipa – Cusco). Se até lá continuar o mesmo quadro de hoje poderei pontuar no fidelidade TAM com esses dois vôos?

    • Ygor

      Leia o texto abaixo, copiado do texto de cima: "A partir de 27 de junho, os membros do LANPASS e do TAM Fidelidade poderão acumular e trocar quilômetros/pontos em toda a rede da LAN e da TAM."

  • Ninha

    Alguém sabe como é o serviço de bordo na LAN? A GOL, após a junção, infelizmente ficou igual a Webjet 😐

    • Carlos

      Com certeza,A Lan é muito melhor que TAM.

  • Anacarla

    Será que com meus pontos do TAM fidelidade consigo trocar por passagem na LAN pra janeiro?

    • Ygor

      Leia a matéria novamente: "A partir de 27 de junho, os membros do LANPASS e do TAM Fidelidade poderão acumular e trocar quilômetros/pontos em toda a rede da LAN e da TAM."

  • Carlos

    Não quero que TAM participará OW.Fica na SA.

    • Ygor

      Obrigado, Carlos. Já que você pediu, iremos atendê-lo. rsrsrs

  • Felipe

    Vem aí a LAN BRASIL. Aguardem!

  • Jose Carlos

    Discordo. É um nome pretenciso, pois usado para identificar a América Latina (latim american). Com o tempo nos acostumamos.

    Pode até não ser usado, realmente pode dar nome só a holding, mas com o tempo acho que rica complicado administrar as duas empresas, a não ser que realmente elas não se fundam, aí permaneceria tudo com antes.

    • Danilo Fernando

      Também achei que fosse por isso! Gostei do nome!

  • Jonathan

    Boa hahaha

  • Duarte

    Pessoal, estou vendo voos de Lima a Arequipa para o final de Setembro. Esse trecho é operado, entre outras cias, pela LAN. Poderei então usar meus pontos do Fidelidade para emitir bilheres para esse trecho pela LAN?

    • Danilo Fernando

      Pelo que foi dito, parece que sim! A partir de 27 de junho.

    • Ygor

      Leia a matéria novamente: “A partir de 27 de junho, os membros do LANPASS e do TAM Fidelidade poderão acumular e trocar quilômetros/pontos em toda a rede da LAN e da TAM.”

  • Pessoal, li com bastante atenção o comunicado e dúvidas no site da LAN. Entendi que possivelmente não poderemos utilizar os pontos do Multiplus (TAM) para voar pela LAN, entretanto poderemos usar os km do LANPASS para comprar voos pela TAM. No site da TAM não há nada sobre esse assunto e nem sobre a confirmação da fusão.

    • Ygor

      Exato Leonardo. No site da TAM nada há sobre a fusão, a não ser um link para o site da LAN, onde você pode ler informações sobre o programa de milhas da própria LAN. A informação sobre o Fidelidade deveria ser encontrada no site da TAM por voos LAN. O jeito é esperar a atualização. Mas, sim,a troca TAM por voos LAN poderá ser feita a partir do dia 27. "A partir de 27 de junho, os membros do LANPASS e do TAM Fidelidade poderão acumular e trocar quilômetros/pontos em toda a rede da LAN e da TAM." Abs

  • Katarina

    Ola! O acumulo de pontos já exite.

    Voei pela Lan pra Santiago e tive os pontos creditados no Tam Fidelidade.

    • Danilo Fernando

      Muito bom saber disso!

  • Condordo! Já voei várias vezes de LAN, principalmente no trecho Santiago – Buenos Aires e o serviço de bordo sempre foi excelente!

    • Léo Teixeira

      Ham??

      Horrivel o serviço da Lan no trecho Buenos Aires – Santiago.

      Fiz esse trecho mês passado e foi bem padrão Gol de qualidade.

      Poltronas super apertadas, um bolinho horroroso com suco quente sem gelo..

      Triste e fora que me concederão somente 500km em cada rota no Tam Fidelidade.

  • a Lan vai tirar os mimos que ainda tem na Tam 1 exemplo é a balinha a bordo e virão mais surpresas a Tam irá ficar parecendo a webjet em breve!

    • Carlos

      Na verdade,não gostei da Tam,o serviço de atendimento foi terror eu já conheci .Encontrei a comissário no bordo foi mal educado,pareceu que todos deixaram ela estar com raiva.E Tam nunca respondeu das queixos.Embora sobre os serviiços delas,para mim,se Tam não é maior linhas aéreas no Brasil,ela é mesmo ou pior que Webjet.

    • Ygor

      A balinha só é importante para distrair o passageiro. Ele passa o voo inteiro tentando descolar o doce dos dentes e não repara problemas no atendimento. rsrs

  • ahh pessoal acessem esse blog aviadoranonimo.wordpress.com interessante saber que essa cia aérea faz

  • Danilo Fernando

    Cara, fiquei animado!

  • Danilo Fernando

    Valeu Leo!

  • Eu não viajo de Latão nem de Tripazul!

  • Marcia

    Em 10 dias vcs publicaram informações contraditórias.

    Em 12 de junho disseram sobre a saida da TAM da Staralliance: "Tanto é verdade que a Star Alliance já marcou a entrada de seus novos membros – a Avianca/Taca e a Copa – para o dia 21 de junho. De acordo com o governo do Chile, a Latam e a Avianca jamais poderão pertencer à mesma aliança global, como forma de incentivar a concorrência entre as mesmas. Dessa forma, a entrada da Avianca sacramenta a saída da TAM da maior aliança entre companhias aéreas do mundo."

    Nesse mesmo dia dei uma pesquisa rápida na web e vi que essa decisão (ficar na Oneworld ouna Staralliance poderia ser tomada até 2013.

    Acho que por respeito aos viajantes que curtem vcs e a credibilidade vcs não deveriam publicar informações como essa que tem grande impacto para muitos sem ter certeza do que estão falando.

    • Vou tentar ser breve.

      O tribunal no Chile deu dois anos para a LATAM decidir em que alianças TAM e LAN ficam.
      O tribunal no Chile disse que elas não podem ficar na mesma aliança da TACA
      A TACA entrou essa semana para Star Alliance.

      Conclusão…. o que sobra para TAM e LAM?

      Oneword, Skyteam e ficar sem aliança. Elas podem escolher apenas uma dessas 3 opções e como a LAN já está na OneWord, o que faz mais sentido?

      Ok agora?

  • Angela R S S

    Tenho um vôo com a Copa Airlines dia 06-07 para Cancun, será que ainda vou conseguir pontuar no TAM Fidelidade?

    Ouvi dizer que a TAM sairá da Star Alliance somente em 2013, pois é um processo longo migrar para uma nova aliança, e além disso nem mesmo com a própria LAN os sistemas estão integrados.

  • Vilma

    Tentei hoje trocar uma passagem minha da LAN por uma da TAM e ninguém tava sabendo de nada, eu que mostrei pra atendente sobre as informações constantes do site da sua própria Cia. Daí ela foi falar com os superiores dela lá e eles falaram que só depois do dia 27 e mesmo assim que ia cobrar US$75 mais US$20 de atendimento. Uma má vontade inacreditável.

  • Frederico

    Leia o link e verao que a TAM JA ESTA FORA DA STAR!!!

    Ela em 6 meses vai abandonar o navio e pelo jeito mais tomou prejuizo que ganhou com a parceria.

    Vejam a quantidade de passagens emitidas com milhas Multiplus.

    Leiam o site da Folha:
    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1109404-tam-

  • Alexandre

    Cadastrei uma solicitaçao de pontos referente a vôos da Copa realizados em maio de 2012 no site da TAM e recebi a seguinte resposta:

    "Prezado(a) Sr(a). Alexandre,

    Agradecemos o e-mail enviado.

    Informamos que não possuímos acordo de fidelização com as empresas aéreas Copa Airlines, Taca Airlines e Avianca.

    Estamos cientes da entrada destas companhias no Grupo Star Alliance, porém o resgate e acúmulo de pontos no Programa TAM Fidelidade não é possível.

    Permanecemos à disposição para demais esclarecimentos. "

    E quando fiz o check-in na Copa me informaram que eu pontuaria normalmente na Tam assim q a Copa entrasse na Star Alliance.

    Se as duas pertencem à mesma aliança, não teriam obrigação de aceitar a minha solicitação?