As peripécias de voar de graça para a Europa pela Iberia

Denis Carvalho 15 · março · 2013

Uma das melhores promoções do ano passado aqui no Melhores Destinos foi a transferência de pontos do Multiplus Fidelidade para o Le Club Accor e de lá, com uma ótima cotação, para o Iberia Plus. A operação multiplicava os pontos por 2,5 e permitia obter uma passagem para voar do Brasil à Europa transferindo somente 10 mil pontos da TAM.Nem é preciso dizer que muitos leitores fizeram a festa com a promoção. Um deles foi o Márcio Anselmo, que emitiu passagens de ida e volta para Madri, de Madri para Istambul e de Atenas a Madri após a operação com a Accor, com direito a voo de volta na classe executiva da Iberia. Mas nem tudo foram flores nesta viagem, tanto que mantivemos no título do post a sugestão do próprio leitor. Acompanhe seu relato e descubra um pouco das peripécias que enfrentou em sua viagem!  

Aproveitando uma dica do Melhores Destinos, sobre a possibilidade da emissão de passagens pela Iberia a partir de 10 mil milhas com a transferência de pontos do Multiplus Fidelidade para o  Le Club Accor e em seguida para o Iberia Plus Avios, transferi uma boa quantidade de pontos e comecei a organizar a viagem de férias de janeiro de 2013 para a Europa. Com a base em Madri, já que voaria Iberia, resgatei as passagens de ida por 25 mil Avios (turística) e volta por 50 mil Avios (business) sem maiores problemas!

A partir daí, aproveitando os preços, emiti mais dois trechos pela Iberia: de Madri a Istambul e de Atenas a Madri (isso ainda em outubro de 2012), restando um trecho em aberto, de Istambul a Atenas, cujo custo não compensava a emissão por milhas e preferi comprar a passagem via Priceline.com a 49 dólares pela Aegean Airlines (futuramente farei um relatório separado sobre a empresa e o voo). Passagens devidamente emitidas, hotéis sendo reservados… 30 de dezembro… embarque em Guarulhos!

São Paulo a Madri

Até ai, tudo transcorrendo normalmente. Não esperava grande coisa já que as avaliações da Ibéria são quase unânimes acerca da péssima qualidade da empresa. De fato, o tratamento dispensado pelos funcionários e comissários durante o voo é pior do que o dispensado a animais. São grosseiros e mal educados.

Fora isso, o voo transcorreu tranquilamente, apesar de não haver monitores individuais para passar o tempo e do espaço entre as poltronas bem apertado. A alimentação durante o voo foi razoável! Desembarque em Madri no horário. Tudo certo, até então, com o primeiro trecho da passagem.

Madri a Istambul

Voei o segundo trecho no dia 13 de janeiro, de Madri a Istambul. Pelo planejado, o voo IB 3312 sairia às 10h20 da capital espanhola chegando à Turquia às 15h30. Desço do metrô e entro no aeroporto barajas…  logo no primeiro painel de voos, procuro pelo meu e nada! Bate aquela dúvida… será que errei a data do voo? Difícil, pois sou bem organizado quanto a isso, a ponto de levar duas ou três cópias de bilhetes e reservas de hotel, para evitar contratempos!

Painel sem o voo

Vou até o Servicio de Atención ao Cliente da Iberia, digo que tenho um voo para Istambul que não aparece no painel. O funcionário, sem maiores comentários, me manda para o balcão de check-in! Lá chegando, o atendente vira e diz que o voo não existe mais! E vai o funcionário me levar novamente ao tal “servicio de (des)atención ao cliente”… Quando uma tiazinha muito da mal educada vira pra mim e simplesmente diz que o voo era emitido por pontos pela Iberia Plus e que quem tem que resolver é a Iberia. Disse ainda que haviam me enviado um e-mail noticiando o cancelamento do voo (mentira deslavada, pois tenho todos os e-mails da Iberia na minha Caixa de Entrada) e que eu teria que resolver com a Iberia Plus, ligando para eles.

Questionei a educada senhora, já que o voo era Iberia, se eles não poderiam resolver isso.Ela disse que não, mandou eu me lascar e que, se quisesse voar para algum lugar, teria que ligar para a Iberia Plus. E assim lá fui eu, em pleno domingão, procurar no Aeroporto de Barajas um telefone público para ligar para o atendimento Iberia Plus, já antevendo que não voaria naquele dia…

Felizmente, alguém do outro lado atendeu, mas já de cara me disse que não conseguiria me alocar em nada para o mesmo dia, que somente poderia voar no dia seguinte, com conexão em Londres! WTF! Se eu tivesse em atendimento pessoal teria esmurrado a tiazinha! Depois de muito discutir, ela conseguiu me alocar num voo da Turkish que sairia as 17 horas… e lá vou eu ficar perambulando pelo aeroporto das 8 às 17 hpras! Detalhe… havia um voo da Turkish ao meio-dia! Indaguei sobre assistência ao passageiro, alimentação, etc… Ela me disse que não poderia fazer nada, que a Iberia tinha me enviado um “correo” dizendo do cancelamento do voo.

Lá vou eu de Turkish, rumo à Istambul… (que também será objeto de outro relato em separado)!

Felizmente, ao final da ligação indaguei a atendente sobre o outro voo, de Atenas a Madri, ao que ela responde que também tinha sido cancelado!!! Bingo! #iberiaeuteamo! Ai, disse que não teria nenhuma possibilidade de me alocar em voo para o mesmo dia, me colocando em um voo pela Vuelling via Barcelona, para o dia depois da data da viagem (21/01). Isso porque eu já tinha reservas sem possibilidade de cancelamento em Atenas e Madri! Tentei conseguir um voo para a mesma data: sem sucesso! Fazer o que? O jeito era aproveitar a dica da nobre Marta Suplicy do “relaxa e goza”! O voo da Vuelling também fica para outro relato…

Atenas a Madri

Chegamos a Madri no dia 22, por volta das 23 horas horas. Detalhe: nos colocaram com um tempo de conexão de mais de 3 horas em Barcelona! Chego eu a Madri e vou para a esteira esperar minha bagagem. Quando minha mala finalmente chega, parece que ela saiu de uma piscina: estava ensopada! Pingando água mesmo! Uma mala de tecido, infelizmente…  Vamos de novo ao “servicio de (des)atención ao cliente”! Quando peço para a tiazinha – que parecia mumificada, do período de 1000 a.C – para que veja o que aconteceu com a minha mala, ela e simplesmente diz: “Choveu!” #iberiaeuteamo!!! foi a primeira vez na vida em que eu recebi a bagagem como se tivesse saída de uma piscina… e olha que já fiz muito voo na vida!!!

A jumenta me deu um formulário de reclamação para que eu fizesse por escrito (o que o fiz e tenho cópia comigo)! Por ironia do destino, recebi um e-mail hoje da Iberia dizendo que “após analisar o seu documento verificaram que não consta nenhuma participação de irregularidade (PIR) preenchida relativa ao incidente”. Ora… se eu não preenchi nada como eles souberam do problema? Por sinal de fumaça? Premonição da Mãe Dinah? Eu preenchi o formulário que a atendente me mandou preencher! Mas tudo bem: mais um problema para resolver depois…

Madri a São Paulo

Voo de volta: hora de conhecer os serviços Business Class da Iberia!
Check-in tranquilo, salvo pelo seguinte detalhe: uma das bagagens, ao ser colocada na esteira para o check-in, apresentou o peso de 32,4 quilos (a franquia era de 3×32 kg). A atendente, com toda a sua educação, vira pra mim e diz que está acima do peso e que não vai despachar… Isso mesmo! Por 400 gramas de excesso!!! Eu reclamo, ela irredutível. Tudo bem… Retirei o Guia da Andaluzia que estava no bolsão frontal da mala e resolvi o problema: 31,9 kg! E ela ainda coloca uma etiqueta de “heavy” na mala, sendo que não havia colocado em outra que pesou 31 kg! Vai entender…

O acesso “Vip” para o raio-x é bom e vazio. Segui para a Sala VIP. Atendimento bom… comida boa… variedade interessante de opções, tanto de alimentação e bebidas quando de atividades (revistas, jornais, computadores, etc.) Tudo parece indicar que o serviço será bom!

O voo saiu no horário e o embarque também foi ok, separado da classe turística. Quando fecham as portas do avião, uma comissária passa com taças de cava (não havia champagne), suco de laranja ou água.

Iniciado o voo, começa o serviço – e também a decepção! O sistema de entretenimento à bordo da Business Class da Iberia é inferior ao da classe econômica da KLM! Poucas opções de músicas e filmes sem legenda em português. Mas o pior disparado foi a comida! Cardápio com três opções de prato principal: ciervo, pescado e canelone de ternera… Pescado, é óbvio! Só que acabou! Não tinha suficiente para todos – e olha que a ocupação era de 50% aproximadamente.

Optei pelo canelone. Já de início, com a salada, serviram um daqueles vidrinhos individuais de aproximadamente 50 ml de azeite mais balsâmico que estava com uma colônia de bactérias no interior! Isso mesmo! Se alguém comesse aquilo ali ia terminar o voo no banheiro… horrível!

O prato principal foi deprimente. Três mini canelones! Confesso que prefiro a comida da turística! Sobremesa um “sorbet” de cereja com pétalas de chocolate que, na verdade, eram bolinhas de chocolate hidrogenado de péssima qualidade. Sem comparações com o  Häagen Dazs e o Mövenpick que tinha à disposição na sala vip!

Quase no final do voo, foi servido um café da tarde com pão, frios e café – além de uma salada de frutas que tinha uvas sem lavar!  Nojentas, com sujeira evidente!

A única coisa que vale a pena na classe business é a poltrona, extremamente confortável e com espaço até demais.

Conclusão

Enfim… esse é o resultado.

Valeu a pena pelo custo, pois a emissão das passagens pela dica do MD de jogar com a promo da Accor + Avios foi muito boa! Mas a qualidade da Iberia é deprimente! A pior em que já voei em todos os aspectos!

Valeu MD pela dica que me mandou pra Europa a custo zero!

Nós é que agradecemos a você, Márcio, por compartilhar com a gente este relato tão interessante! E você? Também já teve problemas com a Iberia ou com outra companhia? Conte para nós como foi! Se fez ou vai fazer algum voo e quiser fazer uma avaliação para o MD entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br! Você também dar suas notas à Iberia e demais companhias que voam para o Brasil em nosso Ranking de Companhias Aéreas – aliás, a espanhola anda precisando de uma forcinha, pois está nas últimas posições com nota 5,6! 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Luiz

    Relato muito bom, e com pitadas de muito bom humor. Não sei se esse bom humor se transcreveu durante a viagem, mas pelo menos, consegui dar boas risadas.

    Risadas a parte, é Lamentável termos essa Empresa com esse serviço.

    Na Ibéria tudo é ruim:

    – Equipamento

    – Crew

    – Alimentação

    – Educação

    – Pós Venda

    – Urgencia

    – Poltronas

    Brasileiro só voa de Ibéria quem não conhece, ou quem não tem outra opção.

    • Camila

      Como dizem por ai…."de graça até injeção na testa"…hehehe

  • Thiago Kleis Pereira

    Márcio obrigado por sua avaliação, também aproveitei a conversão via rede accor e vou viajar para Barcelona dia 05 de Maio via Iberia. Sobrou pontos e peguei vários voos internos com meus pontos Iberia Plus da Vueling (Para quem não sabe a Vueling é da Iberia). Seria muito legal você descrever a sua experiência com a Vueling também! Depois de sua dica vou levar algumas coisas para comer na minha bagagem de mão! rsrs!

  • Marcelo Fernandes

    Seguindo a premissa do "O pior não tem limites", já fui de Ibéria pra Madrid e digo que nem de graça pego Ibéria mais. A aventura é praticamente a mesma de pegar um Ônibus BH x Fortaleza com suas 48 horas de viagem… kkkkkkk

  • Leonardo Soares de S

    Lendo esse texto lembrei de um apresentador de TV em Brasília que dizia:"O que é barra pesada pra você meu amigo?"

  • Marcus Vinicius

    E tem gente que acha que os problemas com as Cias Aéreas são só aqui no Brasil. A única ressalva sobre o texto é que o adesivo "heavy" é para auxiliar as pessoas que manuseiam a bagagem, para que elas possam identificar malas muito pesadas e não terem algum tipo de lesão quando estão fazendo o carregamento/transporte das bagagens.

  • Vinicius Dos Santos

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, que azar heim meu, como dizem por aí, quando a esmola é demais até o santo desconfia.

  • Bruna Costa

    Deus que me livre de voar nisso! Pior que eu não sei o que fazer..tenho 22.500 pontos no Iberia, e nao sei o que fazer com eles, já que nao tenho coragem de voar por essa companhia. No site deles não consigo achar a opção de transferir os pontos pra outra empresa da Oneworld. Alguém poderia me ajudar?

    Sem contar que eu tinha 17 mil pontos na Tam, e fiz a besteira de transferir pra Accor, e agora também não sei o que fazer com esses pontos…enfim, estou lascada!

    • Cristiano Ten&oacute

      Acho que pode transferir Avios pra terceiros né? Compro por R$ 200,00 vai? rss

    • Pedro Henrique

      A Iberia tem acordo com a GOL para acumulo

      confere se da pra resgatar

      senao espera a TAM entrar na oneworld ou gasta na LAN ou na British

      Senão me das as milhas que eu voo pela Iberia mesmo heheheheh

    • Danilo Fernando

      Você pode mandar para a British pelo próprio site, sem custo algum!

      • Paulo Gottardi

        Eu já procurei isso pelo site e não consegui achar, sabe me falar aonde exatamente?

  • Bruno Goncalves

    Muito bom o review. Na época que o MD publicou a promoção eu até tive vontade de transferir os pontos para emitir os bilhetes. Mas pensei bem e decidi não fazer isso com os meus pontos, tadinhos. Não consigo entender como uma companhia consegue levar o seu serviço a um patamar de qualidade tão ruim.

  • Rodrigo Resende

    Vou contar eu agora minhas peripécias e que também são boas (mas sem tanto bom humor) porque cheguei ontem de manhã de Lisboa, via Madrid. Uma delas já está na minha avaliação da empresa. Na ida em 6 de fevereiro, uma mala foi extraviada e até hoje não apareceu. Eles disseram que irão me indenizar, mas que eu devo remeter a lista para um número de FAX espanhol. Indaguei: fax?? No Brasil já chegamos no Século XXI, a gente só conhece e-mail. A atendente portuguesa me disse que se eu continuasse com cinismo, que ela seria obrigada a cancelar a ligação. Opa!!! Lá vou eu arranjar alguém que ainda tenha uma jeringonça dessas para me emprestar. NO regresso, o vôo de LIS para MAD atrasou-se e as malas não foram transferidas. Resultado: não chegaram. O atendente Sandro (Iberia em Guarulhos, chegada dos vôos) foi cortês, me prometendo que as malas chegariam ontem mesmo em GRU e seguiriam hoje pela manhã a cidade onde moro (Goiânia). Nada, até agora…

    A viagem foi feita por motivos acadêmicos (mestrado). Havia vários documentos que foram extraviados que eu nunca conseguirei comprar ou obter, nem há tempo hábil pra isso. Livros que comprei pela Amazon nos EUA, artigos de revistas que obtive em São Paulo e Brasília, um caderno com várias anotações preparatórias da tese… Só uma ação judicial preparada com esmero e muito bem conduzida (por mim mesmo) resolverá o problema com estes – como dizem os espanhóis – cabrões. QUando estiver com a ação preparada, terei prazer em remeter a quem me pedir. Aviso aos navegantes. Evitem quanto possam. Rodrigo

    • lidianne

      Que calvário! Mala perdida é um problema mesmo, nunca recuperamos itens valiosos que a restituição nunca cobre. Se comprou a passagem com cartão, veja se não tinha seguro/cobertura. Se foi com milhas, só resta acionar a cia aérea msm.

    • Fernando

      Só mesmo um nabo como tu para meteres documentos importantes na mala que vai no porão.

    • Raul

      O que aconteceu depois de 2 anos?

  • Alysson Martins da C

    Olha Marcio, voei com Iberia uma vez para nunca mais, e te confesso que o ditado da minha vó de "O barato sai caro" faz muito jus a essa situacao.

    Eu ri muito com o relato, mas nao pelo o que voce passou, mas pela maneira transcrevida. O jeito é tirar proveito da viagem, relaxar e gozar.

    Um abraco!

  • Luis

    Viram!! Gol e Tam não são tão ruins assim!

  • Cristiano Ten&oacute

    Tirando a qualidade das comidas, tudo isso e mais um pouco já passei aqui no Brasil com a TAM (malas extraviadas, roubo de itens da mala, cancelamento de vôo sem assistência e sem aviso prévio com realocação no outro dia).

    Gostei do relato, também peguei essa promoção mas ainda não utilizei meus Avios e com seu relato já vou preparado pra não comer no avião e não pegar classe business e torcer pra não cancelar nenhum vôo 🙂

    Acho que mesmo com todos esses riscos o preço vale a pena, ao menos pra mim.

  • Thiago Gonzalez

    Amigos eu estava no banco lendo em meu celular o relato não aguentei dei tanta risada sozinho que.. passei até vergonha, esse relato valeu o dia quando eu vi a foto da mala ensopada.. eu me imaginaria naquela situação deve ter sito muito f… pra quem comprou jah bilhete ibéria boa sorte.

  • lidianne

    Ri muito com esse relato!

    Nunca voei de Iberia, mas tb já me aborreci com a "simpatia" dos espanhóis, sobretudo em Madri.

    • Fernando

      Com amigos, familiares e sobretudo comigo, os espanhóis sempre foram muito prestativos e simpáticos, entretanto já presenciei inúmeras situações desagradáveis, onde os utilizadores de certas zonas não portam-se de maneira minimamente civilizada, portanto posso afirmar que de uma maneira geral o tratamento depende do passaporte que o utente trás consigo.

  • leoh

    Bom, o problema da comida eu resolvo levando meu próprio lanche. O problama do entretenimento resolvo levando videos e músicas no meu ipod. O problema da mala resolvo plastificando-a. Agora, o problema do atraso e cancelamentos é mesmo lamentável e insolúvel.

  • Bianca

    Nossa Senhora, só rindo mesmo pra não chorar.

  • Flávio Gon&cc

    O melhor deste viagem foi o relato bem humorado do passageiro.

    Isso cabe uma ação em pequenas causas aqui no Brasil… Tem que acionar, só assim eles respeitam o cliente.

  • Tito Bosco

    cacilds que desconsideracao tamanha com os clientes. como pode uma empresa dessa ainda ter passageiros para um aeroporto que até algum tempo atras barrava passageiros como se estivesse de TPM. pela iberia e air europe diga nao.

    • Fernando

      Infelizmente o SEF ainda é muito liberal no que diz respeito a permitir a entrada de cidadãos oriundos da america do sul, china, países de leste e de africa.
      Deveria haver mais rigor nas fronteiras.

  • Leandro Hortega

    Eu maio vou fazer 2 trechos pela Aegean Airlines (ATH-JTR e JMK-PAR com escala em ATH). Alguém já viajou por ela? Vi que futuramente ele vai postar, mas gostaria de ter um feedback dos usuários aqui do site!

  • Mendonça J&ua

    Bem, eu também aproveitei a promoção e trasferi potos da TAM para a Accor e daí para o Ibéria Plus. Mas, já prevendo que poderia ter problemas se voasse Ibéria, emiti, com os Avios do Ibéria Plus, bilhetes através da parceira British, que é infinitamente melhor, apenas de não ser uma Brastemp.

    Vôo em maio para Londres, Paris, Bruxelas e Amsterdam. Quando voltar acho que vou faze o relato também, até porque em um dos trechos vou voar com a Cityjet, uma subsidiária da Air France, com sede na Irlanda, que ainda não tem relatos por aqui, pelo que vi.

    • Mendonça esse da Cityjet interessa muito! Da British já tem no site, mas se quiser fazer outro não tem problema, é sempre bom ter diversidade de opiniões!

    • Livia

      Mendonça, não cria expectativas muito altas não. O voo é bom, o avião também, mas a equipe da British foi a mais antipática que já conheci na vida, incluindo a da Iberia. Nunca fui tão maltratada como fui no voo deles.

      Tomara que você dê mais sorte

  • Luciano Rego

    Já voei pela Ibéria em um trecho quando aproveitei aquela promoção da Rússia. As aerovovós da Ibéria realmente são muito mal educadas. Fora o avião que era muito velho, com TV de tubo…

  • Higor Rodrigues

    Também aproveitei essa promoção e concordo com todas as qualificações que foi dada a empresa! É a pior Cia que já viajei na minha vida!! Todos os funcionários são super mal educados os aviões são sujos, as comidas são horríveis e por aí vai. Só de graça mesmo e olhe lá!!

  • Thiago Gonzalez

    Tá quase assim odeia sua sogra, mande gratis uma passagem pra ela da ibéria na classe econômica. ai é só torcer pro avião cair no mar e pronto.

  • Cristiano Alencastro

    Eu já não gostava de Ibéria e dos espanhois. Com um relato desses, nunca! 🙂 Prefiro pagar um pouco mais e voar de Lufthansa.

  • Cilla Noronha

    A melhor que eu já voei, sem dúvidas, foi a KLM/Airfrance. Tudo bem que foi a minha primeira e única internacional, mas pelo que vejo dos relatos das outras, inclusive da South Africa Airways, que eu pretendo usar no fim do ano (se Deus quiser!!! o/), parece que eu dei sorte mesmo de ter a primeira viagem para o exterior pelas duas. Mas é bom que vocês tiram essa ilusão minha de que toda viagem internacional vai ser linda. hahaha #sad

  • Livia

    Uma pena que a Iberia esteja assim. Há 3 anos voei com eles e correu tudo bem, até os comissários eram bacanas. O pessoal de solo era sofrível mesmo. Mas como você falou… de graça, a gente vai até rindo!

    Caminha a passos largos para a falência.

  • Bruna

    Aproveitei essa promo e usei metade dos pontos emitindo uma passagem em alta temporada pal Londres pela British, mesmo não podendo entrar por um país e sair por outro. Como todos os dias vemos notícias de que está mal das pernas e minha viagem é só em julho, resolvi não arriscar, até lá muita coisa pode acontecer.

    Peguei dois trechos internos pela Vueling e espero não me arrepender. O que sobrou na minha conta vou transferir logo mais para a British ou usar em algum voo OneWorld no site da Iberia mesmo. Dois ou 3 meses atrás vi passagens para os EUA por 60 mil pontos + 120 reais de taxas. Considerando o que transferi do Multiplus para lá, uma viagem para a Europa, uma para os EUA e dois trechos europeus estão de bom tamanho.

    A não ser que alguém não tenha os pontos necessários para emitir pela British ou outras cias da OneWorld, acho que não vale a pena ser sovina e arriscar Iberia.

  • Bruna

    Já viajei British e achei que a equipe, tanto a bordo quanto em solo, não fede nem cheira. Não foi um poço de simpatia, mas comparando com a Iberia… NOSSA.

    O avião é infinitamente melhor, com boas opções de entretenimento. Achei a comida bem boa também, pelo menos nos voos que peguei. Tinham um toque indiano que me agrada muito.

    • Mendonça J&ua

      Toma que seja bom mesmo, Bruna. Não me sentindo dentro de uma latada de sardinha, como se diz… Já estarei contente.

  • Victor Hugo Silva

    Eu escapei dessa. Aproveitei a promoção e transformei 40000 milhas da tam em 150000 da Iberia.

    Cheguei a reservar passagens POA – Amsterdam Paris – POA pela Iberia. Uma semana após as reservar recebo um e-mail da Iberia dizendo que não operariam mais o voo Madri – Amsterdam e eu teria que fazer um voo para Londres e depois Amsterdam.

    Na mesma semana sairam as notícias da Iberia demitindo e cancelando voos a rodo, liguei de novo pro Iberiaplus e disse que queria cancelar e reembolso das milhas.

    Sem problema algum me devolveram as milhas e as taxas pagas.

    Assim resolvi dar outro destino as milhas. Usei as milhas 2 passagens POA – MIA MIA – POA pela american airlines. Ainda tenho 30000 milhas pra quando criar coragem usar mas nunca na Ibéria.

  • Carolina Lannes

    Interessante. Minha experiência com a Iberia é diametralmente oposta. Nunca peguei saindo do Brasil, mas sim os trechos Nouakchott- Las Palmas de Gran Canaria. Avião novo, comissários simpáticos (pelo menos bem mais simpáticos que os da Royal Air Maroc, que é a outra opção pro trecho), tudo saindo no horário.

  • Fernando Wander

    EU tb não achei. E com este relato, vou fugir!!!

  • Vitor J. Nunes

    hahahaha

    Boa!

  • Bruna

    Após logar no site:

    Minha Iberia Plus > Os meus avios > Os meus avios (de novo)

    No final da página há um link "combinar os meus Avios"

    • Danilo Fernando

      Exato… estava penando para achar! Quando voltei para postar a Bruna foi mais ligeira! 🙂

    • Danilo Fernando

      Obviamente, você deve ter o cadastro no programa da British para poder mandar seus Avios para lá.

    • Paulo Gottardi

      Valeu pelo help, não deu certo por algum motivo, imagino que deve ter sido por diferença de dados no cadastro, então mandei um e-mail p/ o Iberia Plus para resolverem!

  • NSC

    Eu estou como vc: transferi para a Iberia via LeClub Accor.

    Bem, primeiro vá à página do "Executive Club" (nome do programa de fidelidade da British Airways), faça sua inscrição.

    Depois de três meses de inscrita na British, esta é a regra deles, vc poderá transferir sem custo seus Avios do Iberia Plus para o Executive Club. É um meio de se precaver no caso de falência da Iberia.

    Outro ponto positivo: a página do Executive Club tem uma busca mil vezes mais apurada para parceiros OneWorld (American, LAN, Cathay, Qantas etc.), do que o da Iberia. Nunca aparecem disponível no Iberia Plus, mas aparecem no Executive club certos voos.

    • Mar

      Então dá para transferir os pontos da Ibéria para outra cia? Que boa notícia!!!Pq não pretendo voar "never more" com Ibéria!2 malas chegaram com + de 3h de atraso(por acaso achamos elas rodando em uma esteira bem distante)e outra chegou 3 dias depois.2 bem detonadas,sendo que 1 era a legítima "mala sem alça"!Perdemos o carro alugado devido ao atraso das malas e quase perdemos o nosso Agriturismo na Itália pq chegamos depois da meia noite!!!Uma aventura que não pretendo repetir.

      Que outras cias além da British dá para trans. os Avios?

  • Marcio Eidt

    Ano passado fiz uma viagem onde em certo trecho fui de Londres a Madri, onde pegaria um voo a São Paulo. Havia comprado um amplificador de guitarra em Londres e ido à Madri em um voo da própria Ibéria, sem nenhum problema para despachar o item no Heathrow.

    Em Madri fui fazer o check-in, onde a atendente mal-educada, mal-humorada e visivelmente irritada, me informou que não despacharia meu item (que estava devidamente acondicionado para viagens), pois tratava-se de um eletrônico (???).

    Depois de alguma discussão, a senhora passou a responder apenas em espanhol (até então falávamos Inglês) e se recusou a chamar algum superior para resolvermos a questão. Eu tentei explicar que o item custava mais de US$ 2.000,00 e tal, mas a resposta dela foi: "Fazê o que"?

    O que fiz? Saí do guichê sem realizar o check-in, voltei para a fila como se nada houvesse acontecido, fui a outro guichê, com outra atendente, claro, e despachei meu "querido" amplificador sem problemas… Depois os Portugueses é que tem a fama…

    Minha esposa nem pode ouvir o nome Ibéria !!!

    Péssima companhia, péssimo atendimento, péssimo avião, péssima comida, etc.

  • Nicole Leão

    Para fazer a transferência Iberia Plus >> Executive Club (British) as suas contas nos dois programas devem ter PELO MENOS 3 MESES. O MD já confirmou isso e noticiou em outros posts. Se sua conta na Iberia OU na British tem menos de 3 meses, nem adianta tentar… Regra deles.

  • Caroline Malandrin

    Há alguns anos prometi a mim mesma que nunca mais voaria com Iberia, depois que passei por um episódio bastante similar com os relatados aqui.

    No final de 2008 eu morava em NYC e estava prestes a voltar ao Brasil. E aí pensei, por que não aproveitar os preços de passagens mais baixos aqui que no Brasil (na época a diferença era bem maior que hoje) para ir a Europa, e de lá voar para São Paulo?

    Então pesquisando, encontrei uma passagem da Iberia NYC – Budapeste, e na volta Berlim – São Paulo. Ambos os vôos tinham 2 conexões, na ida em Madri e Barcelona, na volta em Madri e Rio de Janeiro, mas a tolinha aqui achou que mesmo assim ainda valeria a pena.

    Na ida, o trecho entre NYC e Barcelona foi na verdade operado pela American Airlines e o trecho entre Madri e Budapeste pela Malev (companhia hungara), e houve atraso em ambas as conexões de coisa de 3, 4 horas!!! Eu sai de NYC na sexta às 19h e cheguei em Budapeste no sábado às 20h, já super feliz, quando descubro que minha mala, minha única mala, não havia chegado. Preenchi o formulário de reclamação e a atendente da Malev me disse que provavelmente a mala chegaria no dia seguinte. Mas não chegou. Na verdade nunca chegou. Vocês imaginam meu desespero: inverno europeu, mega frio, eu com apenas uma mochila com algumas meias, 2 blusinhas e a roupa do corpo (que era quente, por sorte). E eu ia passar por diversas cidades, então cada vez que mudava de cidade, mudava o endereço do hostel onde iria ficar no site de localização da mala, com a esperança que um dia iriam encontrar minha mala. Liguei algumas vezes e ninguém resolvia meu problema. Resultado: tive que comprar roupas, sapatos, o necessário para sobreviver 23 dias de inverno. E na epoca eu não sabia e ninguém me informou que as companhias aereas tem que te dar uma quantia em dinheiro para cada dia que você passa sem mala, para que você arque com esses gastos. Deixei de fazer alguns passeios para gastar com roupas.

    Na volta, a mesma tortura. Chegando em Madri, saindo de Berlim, fiquei cerca de 8 horas no aeroporto esperando meu voo. Um monte de brasileiros numa fila enorme aguardando por informações, que ninguém dava!!! Ninguém te explicava nada, um inferno! Com todo esse atraso, obvio que perdemos a conexão Rio-São Paulo, sendo obrigados a passar a noite no Rio (pelo menos o hotel e taxi eles pagaram, mas coitadas das pessoas que não haviam comprado esse voo pela Iberia).

    Cheguei só no dia seguinte em São Paulo, sem malas e muito, mas muito cansada. Aí começou a romaria para tentar ter notícias da minha mala, pois se não fosse encontrada mesmo, acionaria o seguro para receber uma indenização. Ligava na Iberia e nada, jogavam a culpa na American Airlines. Ligava na AA, e diziam que a responsabilidade era da Iberia, que havia vendido as passagens. Enfim, encontrei uma boa alma, uma funcionária da Malev, que se comprometeu a me ajudar. Não precisei esperar muito. No mesmo dia ela me ligou dizendo que havia localizado minha mala e que, PASMEM, ela nunca havia deixado os EUA. Mesmo não sendo responsabilidade dela nem da Malev, ela cuidou de tudo e, 4 dias depois, a mala chegou na minha casa.

    Agora vejam, se você não é uma pessoa sem frescuras e bem-humorada, isso pode acabar com sua tão sonhada viagem!!!!

    Iberia, nunca mais!

    Definitivamente, o barato sai caro!

  • Nicole Leão

    Que bom que o Márcio dividiu suas péssimas experiências com a gente. Obrigada! Fui uma das primeiras a aproveitar e compartilhar aqui no MD a tal promoção Multiplus >> Accor >> Iberia Plus. Viajo em setembro para a Europa e espero não ter problemas parecidos. Com relação a atrasos e extravios (tudo bem que a Iberia "perde" mais mala que o aceitável…), é mesmo impossível se precaver. Mas, tendo um vôo marcado para janeiro, bastava abrir os jornais ou qualquer site de notícias para saber que a Iberia passava por uma grave crise econômica, com indicativos de greve coletiva, muitos cancelamentos de vôos etc etc etc. Nessas condições, não custava nada se precaver e CONFIRMAR os vôos antes de partir pro aeroporto, não é mesmo? É só ter um pouquinho de malícia, galera… E como disse um colega acima: sabendo que a cia. não é lá aquelas coisas, leve seu próprio lanchinho, seu próprio entretenimento individual, embale sua mala, faz um pensamento positivo, se benze e vambora! De graça??? Até injeção na testa messsmoo! rs.

  • Mendonça J&ua

    Livia, já estou prevendo, como disse, que não vai ser nenhuma Brastemp.

    Meu interesse mesmo vai ser na Cityjet. Não pelo serviço ou qualidade, que não conheço, mas pelo interesse em conhecer como é, pois nunca vi nenhum relato sobre a companhia.

    Denis, assim que voltar (somente em maio, infelizmente, rsrsrs), faço o relato.

  • Thomas H.

    Leandro, vc vai se surpreender! Não é a toa que ela foi eleita a melhor cia. regional da Europa. Eu fiz o trecho Londres-Larnaca (Chipre) e foi td mto bom.

  • Fabio

    Eun nuca voei de Iberia . Depois desse relato é que não vou voar de jeito nenhum .

  • David Lapa

    É sempre bom ver relatos de pessoas que usufruiram desta promoção. Pena que sejam negativos! Meu medo não é a cerca da comida ou do tratamento dispensado pelos comissários e sim com a manutenção das aeronaves, pois em Maio estarei entrando nesta fria!

  • Gentil Meireles

    Galera, ótima experiência!! Também aproveitei a promoção, e tenho 90000Avios. Gostaria de saber, já que o site não informa, a data de validade destes, e como resgatar, como descrito pelos outros comentários, em empresas como AmericanAirlines, e se a pontuação é parecida, pois com os 90k consigo 2 passagens de ida e volta para madri ou barcelona.

  • Jair Batista

    O melhor a fazer com as milhas da Iberia sem dúvida é transferir para a British. No meu caso, 30 mil pontos Multiplos, que se transformaram em 100mil pontos Iberia. Transferidos para a British, já estou reservando:

    Guarulhos – Londres (17/abril British)

    Londres – Dubai (23/abril Qantas)

    Dubai – Londres – Guarulhos (2/maio British)

    Tudo por 100mil milhas Iberia, ou 30mil pontos Multiplos.

    • john

      Ano Passado em outubro voei pela Iberia, tambem devido a promocao do LeClub. Trechos para Portugal, Madrid, Barcelona.

      Nao tive nenhum problema com bagagens, atrasos, etc.

      Pelo jeito este ano a coisa ta pior com estas greves estourando..

      So nao esquecam quando voarem pela British, das altimas taxas do aeroporto de Londres.

      Compensa pegar um voo apenas ate Londres na ida, que nao sao cobradas as taxas, e depois sair de Londres de trem para outro lugar.

      Na volta, se vier por Londres,inevitavelmente, terao as taxas.

  • beto

    Eu voei de CityJet Londres-Luxemburgo.

    Normal, sem problemas ou atrasos.

    Mas ela usa só Fokker50 ou Avro85, ou seja, aviões regionais que já não são mais fabricados há 10 ou 15 anos. Como só opera voos curtos, não há grandes dramas em voar nesses aparelhos.

    Acho que a maior vantagem é vc sair do London City Airport: por ser menor que Heathrow ou Gatwick, tudo é bem mais rápido ali. É muito usado por quem faz viagens de negócios, inclusive por ser mais perto da área financeira de Canary Wharf.

    Para chegar lá, dá para ir de metrô e depois trocar para o DLR.

  • Maria Inês San

    Também fiz uso da promoção e consegui duas passagens na classe executiva SP-Madri mais duas econômicas Madri-Moscou. Por receio das greves preferi mudar a data do voo para Madri e cancelar o de Moscou. Não houve nenhuma dificuldade, a mudança foi feita na hora por telefone e o cancelamento, assim como o reembolso, ocorreu em poucos dias. Até agora sem queixas.

    • Gustavo

      Espero que não passe por estas situações. Também aproveitei a promoção e já estou com as minhas passagens marcadas para início de junho. Depois deixo aqui o meu relato. Vou rezar muito até la para que tudo dê certo.

  • Gasparotto

    As patuscadas que detonaram a Iberia também servem para explicar o

    • Gasparotto

      a patuscada me contaminou e enviei antes da hora.

      O que queria dizer é que os novinhos não lembram e os véim já estão tudo gagá, mas quando a Aerolineas Argentinas foi privatizada nos anos 90 do século passado, quem assumiu foi a Iberia e foi um descalabro que até hoje pesa sobre as cinzas da AA. Portanto continuam os incompetentes de sempre.

  • Rafaek

    Passar por esso tipo de experiência em viagem de férias realmente deve ser derpimente. Vejo que estou em minoria, mas preciso relatar minha experiência com a Iberia e Vueling que, por incrível que pareça, foi tranquila.

    Viajei na semana em que ocorreria a greve em dezembro de 2012 (que fora cancelada alguns dias antes).

    Não tive outras experiência em viagens internacionais, mas estou seguro de que a Iberia está longe de ser uma companhia boa. Mas atendeu às minhas expectativas, considerando o preç oque paguei. Viagem tranquila, serviço de bordo aceitável, conforto não é lá essas coisas, mas nada que um remedio não dê jeito. Comissários não me pareceram tão ruins assim (mas confesso que nos vôos internos eles são mais educados). Ida e volta para Barcelona, via Madri, sem maiores problemas, nenhum atraso, tudo certo.

    Além disso, fiz um vôo interno pela Iberia e dois pela Vueling. Iberia foi Barcelona-Madrid-Barcelona. Super tranquilo também (avião padrão gol, simples, sem serviço de bordo, mas "viajável". Um pouco apertado, mais que Vueling).

    Vueling fiz Bacelona-Bilbao-Barcelona e Barcelona-Granada-Barcelona. Também não tive atrasos, mais uma vez comissários atenciosos (quando eram solicitados, claro) e viagem tranquila.

    Quer dizer, viagem mais ou menos tranquila por causa do vento lateral em Bilbao, o que impediu o pouso em Bailbao, fomos para Santander e a empresa disponibilizou um ônibus para o deslocamento entre as duas cidades. Mas isso um passageiro local me disse que é normal em Bilbao, em épocas de vento muito forte há uma dificuldade de pouso.

    Resumindo, emiti várias passagens com as milhas TAM-ACCOR-IBERIAPLUS com as dicas do MD.

    Não posso recomendar para quem espera um serviço impecável, provavelmente típico de outras empresas que voam para a Europa, mas para quem já comprou, está com viagem marcada, posso dizer que tive uma boa experiência com a companhia, apesar de reconhecer que poderia melhorar em alguns pontos.

    Inclusive antes do encerramento da parceria 1×2,5 transferi mais pontos para uma possível futura viagem. (Claro que acompanharei aqui os relatos das novas viagens e, se for o caso, trasnfiro para a British ou outra companhia parceira).

    Boa sorte e boa viagem a todos.

  • Vicente Albuquerque

    Dica!!!

    Comprei 6 (seis) passagens SP-BAR pela magica do MD, irei viajar em julho com minha esposa e 4 filhos, e por conhecidencia tenho também uma "conecção" para Paris logo após a chegada em Barcelona, ocorre que pela preocupação relacionada com a greve na Iberia, resolvi ligar para o setor de reservas aqui no Brasil.

    Conversando com eles me orientaram para que nas vesperas da viagem, entre em contato para confirmar, e no check in aqui no Brasil no balcão da Iberia , informar a "conecção" ja que no meu caso, como comprei separadamente os vôos SP-BAR e BAR-PAR, eles não veem como uma conecção.

    Abraços e mais uma vez obrigado ao MD.

    P.S: Vamos levar um lanchinho na handbag, obrigado pela dica!!

  • Rafael

    Muito bom o relato Marcio!

    Não deixa isso barato, por favor! Faz um favor a todos os consumidores e leva o caso ao JEC da tua cidade. Isso que passasses é muito mais do que um contratempo e gera dano moral.

  • Andrea

    Estou tentando fazer a transferencia Iberia/British desde ontem e nao consigo, aparece "Your session has timed out, please log in again". Alguem sabe o porque?

    Tenho as duas contas, tanto no Iberia Plus quanto no Executive Club ha mais de 3 meses.

    Obrigada pela ajuda desde ja.

  • Sidinei Antunes Sim&

    Alguem pode me informar…..

    1.viajei por iberia em maio de 2012 gru- paris. Paris-gru nao fiz o cadastro para pontos,a pessoa da ag. nao me avisou,e eu nem sabia dessas coisas.

    Vcs,Que sao bambas, qdo tento pelo site da iberia so abre 2013.Acho que perdi!

    2.vou a semana que vem gru – mad., iberia (agora fiz o iberia plus)depois porto, 10 dias.

    E olhando no site da ryanair tem muitos voos a partir do porto em

    Promocao so que justamente a partir da minha volta ,me ajude gostaria de estar prorrogando a volta como faco….para alterar a volta, sem que eu tenha que pagar multa?

    Agradeco antecipadamente, a vcs conhecedores.

  • NSC

    Para o programa de fidelização de outras companhias aéreas, não dá para transferir. Somente entre estas duas porque fazem parte do mesmo grupo de aviação (IAG – International Airlines Group).

    Mas, ambas pertencem à aliança OneWorld. Então, pelo site delas, você pode emitir em quaisquer empresas membros desta aliança.

  • Letícia Tha&i

    Também aproveitei a oferta que ocorreu ano passado, e transferi meus pontos para a Iberia. Fiz uma viagem mês passado SP-Londres-SP, mas não pela Iberia, principalmente pelo medo de ser deportada na Espanha, e também para fazer um voo direto com a British. Acontece que, mesmo sem ter os três meses de conta, você consegue comprar passagens de outras companhias da oneworld no próprio site da Iberia, foi o que eu fiz pra comprar da British.

    Você entra com sua conta Iberia Plus, e no menu do plus você seleciona "voar com avios". Vai ter a opção de procurar voos pela oneworld, então você pode selecionar uma das parceiras.

    Único porém é que você só consegue comprar ida e volta, você não consegue comprar um trecho só ou múltiplos destinos. Mas já ajuda, e no meu caso foi perfeito. A British é muito boa (tirando o café-da-manhã inglês que serviram na volta, eca).

  • Fabio Cardozo

    Fui, eu e minha esposa, um feliz usuário da Ibéria voando praticamente de graça, graças ao MD. Tinha 40000 no multiplus, transferi para o Le club e ganhei mais 20000 de cortesia, em seguida esses 60000 viraram 150000 no iberia plus. Fiz GRU->LIS (com conexão em MAD), LIS->BCN, BCN->MAD e por fim MAD->GRU, tudo por 774,00R$ o casal, já com o IOF de 6,38% e a conversão cambial do cartão e ainda sobraram 18500 avios. Os únicos problemas foram que antes de viajar cancelarqam o meu voo de Lisboa para Barcelona, era direto pela Vueling, tive que ir em um com conexão em Madrid, mas me deram 1500 avios em função disso. O outro problema é que minha mala foi parar em outra esteira no aeroporto de Barajas, isso atrasou um pouco a chegada. No mais, á Ibéria passa por problemas sérios, mas até fiquei surpreso com a educação de uma ou outra aeromoça. É isso, obrigado MD !!

  • Victor Hugo Silva

    Gentil tudo tranquilo?

    Seguinte no próprio site do Iberia Plus tem a opção de pesquisar as passagens direto nos outros membros da one world. Lá pesquisei e achei as passagens pela American. Não aconselho pelo telefone, pois os funcionários dizem que não tem opção mas no site tu acha

  • Maurício Ribe

    Eu já viagei para Madri tanto pela Tam como pela Ibéria, o serviço da Tam foi muito inferior ao da Ibéria.

    Em relação ao serviço da Ibéria, acho que dei sorte, não tenho nada o que reclamar.

  • Marcelo Henrique

    Cara, sinto muito pelo que aconteceu, uma vez em porto alegre ouvi um relato de um cara que estava fazendo um curta metragem, depoimentos com gente do interior do nordeste, muito emocionante só de ouvir falar o que ele tinha captado, tudo perdido com bagagem extraviada na TAM.

    Depois desses relatos já decidi, minha viagem a Europa de Iberia será tipo Mochilão, quando menos bagagem melhor!

  • Marcelo Henrique

    Como assim a mala não saiu dos EUA????

    Gente, to começando a achar o Brasil muito organizado, ahahhahahhahha

    • Caroline Malandrin

      Eu não sei o motivo, só sei que a American não despachou minha mala. Até hoje acho que foi por pura sacanagem, pois a mala ultrapassou o limite. Aí eu preferi pagar o excesso, pois não tinha como tirar coisas. Numa dessas, acho que o atendente resolveu me ferrar. Mas o incrível é que em 23 dias ninguém nem da American, nem da Iberia, se deu ao trabalho de procurar pela mala.

  • Diogo

    "ótima experiência" ???!!!!

  • Igor Maia

    Obrigado pela dica, pessoal! Confirmei semana passada a chegada de 150.000 Avios lá na Iberia e fiquei bem receoso com a cia aérea. Vou já fazer o cadastro na British Airways e tentar transferir.

  • Lucia Ramos

    Estou viajando no final de abril para a Europa. O trecho Paris Barcelona está muito caro. Só a Ibéria tem preço bom.

    O que vocês acham? Vale a pena arriscar?

  • Patrick Jonas Jacint

    Fiz o mesmo que a Letícia. Reservei passagens através de milhas da ibéria para Londres, trocando a Ibéria pela British Airways, porém ao invés de emitir pelo site da Ibéria eu transferi os AVIOS para o programa de milhagem da British e só então emiti as passagens diretamente no site da British.

    A british cobra 5000 avios a mais o trecho para a europa, mas pelas dores de cabeça que a Ibéria vem proporcionando acho que vale apena!

  • João Alfredo

    Olha Leandro, eu já viajei com a Aegean e não gostei. Salvo as comissárias que foram muito simpáticas. Vou tentar resumir o que aconteceu comigo:

    Em agosto viajei com eles de Istambul a Santorini, com conexão em Athenas. O voo IST ATH atrasou 1:30 e tive de correr contra ao tempo para não perder o voo para Santorini. E ao chegar em Santorini minha mala(de quatro rodas) estava com tres rodas quebradas e uma arrancada. Abri um procsso de mala danificada lá no aeroporto e a funcionaria da Swissport(tercerizada para a Aegean), me disse que quando eu chegase em Athenas eles concertariam na hora ou me dariam uma nova(trabalho em cia aerea, e achei muito estrano esse papo dela, mas fazer o que, não tinha opção). Fui subindo ilha por ilha de barco, com mala quebrada( e as rodas restantes caindo), pra chegar em Athenas e funcionária dizer que esse procedimento não existia e que como eu morava no Brasil tinha de trazer a mala até o Brasil para ser concertada e solicitar reembolso depois(inviavel para mim pois tinha mais 20 dias de viagem rodando 3 paises). Depois de ficar uns 20 minutos pedindo outra solução(quase implorando) e já com raiva, desisti, joguei a mala fora e comprei outra.

    Por se uma cia que não opera no Brasil, fica dificil de argumentar e conseguir algo… Acabei não abrindo nenhuma reclamação, nem tinha nota fiscal da nova mala…

    Eu particulamente não gosto de viajar com mala despachada, mas nessa viagem precisei… Hoje em dia, viagens assim, não despacho mais mala.

  • João Alfredo

    Alteração de passagens em geral sempre tem multa e a possibilidade de diferença de tarifa. Vc tem de ligar para a cia aérea, ou sua agencia de viagens e consultar…

  • Pedro Bizareli

    Boa! Tá nesse estilo mesmo.

  • Raissa Gadelha

    Lucia, já voei pela Europa com a Iberia. Na ida, meu voo Berlin – Madrid sofreu um grande atraso, mas tudo transcorreu bem. Vale ressaltar que não servem nada a bordo, mas vendem uns lanches. Na volta, minha mala ficou em Madrid, mas logo quando desembarquei em Berlin, meu nome já constava numa relação de passageiros cujas malas tinham ficado em Barajas. Me avisaram que a mala chegaria na minha escola às 02h da manhã e a promessa foi cumprida.

  • Raissa Gadelha

    A Aegean é EXCELENTE! Voei Milão – Atenas (umas 2h de voo) e serviram uma massa (sim, prato quente!) com talheres de metal e tudo. Bebida e pãezinhos à vontade tb! Daí na volta voei Olympic e nem se compara: a Aegean é infinitamente superior!

  • Elton Moraes

    Caro Fabio, concordo plenamente com vc. Tambem vou viajar nesta promoção com minha esposa e estarei preparado para voar IBERIA sem criar nenhuma expectativa. Neste caso a IBERIA será apenas o meio de chegarmos a europa.

  • Bruno Prado

    Não consigo transferir meus pontos da iberia para british, somente tenho a opção de transferir da british para iberia, alguém sabe como resolver isso?

    obrigado

  • josenesio pedrosa co

    ei amigos , minha experiencia tambem nao foi boa com a Iberia no mes de maio agora , o atendimento do servico de bordo ( executiva ) nao eh lah estas coisas , mal educados e respondem na " lata " quando voce manisfesta sua opiniao. eles nao sao muio felizes , a sala executiva estava infestada de um mau cheiro infernal . o espaco entre as poltronas que sao confortaveis eh maior ate que o da Emirates , nem precisava tanto , o servico de bordo solicitado pela internet funciona mas voce tem de cobrar quando estiver a bordo . Galeao RIO > Madri > Lisboa > Madri > Galeao Rio .

  • josenesio pedrosa co

    Ei amigos , ja sabendo antecipadamente sobre esta companhia , no momento do embarque eu pontuei pelo Executive da British Airways e o numero do BA Executive Plus esta escrito nos canhotos dos cartoes de embarque ( que guardei comigo ) , mas ate hoje eles nao transferiram para minha conta da British .

    Alguem sabe como consigo visualizar estes pontos em alguem site ? oneworld talvez ? Iberia ? BA ?

    Obrigado pela ajuda !

  • Priscila Santos MOta

    alguém sabe como está a conversão do le Club para Ibéria atualmente?

  • PEDRO

    kkkkk ri muito com o seu relato !!!

  • Marcus

    Caros , li os relatos e do um vôo mia para Madrid o avião novinho atendimento excelente
    Agora farei um vôo rio para Madrid em dezembro como vai sair do Brasil será que as aeronaves continuam velhas e minha dúvida é quanto ao conforto da classe executiva o acento é aquele que fica 180 graus alguém sabe informar?!

  • Carolina

    Há aproximadamente duas semanas retornei de Madrid voando pela Ibéria, na classe executiva. Pior experiência que tive na vida em termos de companhia aérea!
    Além da grosseiras das comissárias, o almoço era músculo bovino cozinho (pensem naquele músculo de terceira). Solicitei a troca de prato por uma massa (também parecia meia boca), porém as “educadas” comissárias me informaram que não havia disponibilidade. resumindo: fiquei sem almoçar. Na sobremesa, achando que seria recompensada, já que a chefe das comissárias veio falar comigo, solicitei uma bola de sorvete a mais. Novamente, fui informada que as sobremesas eram contadas e não teria possibilidade.
    Como se não bastasse, a água era totalmente racionada. Deram uma garrafa de 300 ml e para beber mais, eu tinha que ficar pedido, pois a água era servida em copo de vidro (mini copo) pela comissária.
    Quanto ao banheiro, por só ter apenas um para toda classe executiva, no fim da viagem a situação estava pior do que banheiro de rodoviária.
    Os filmes não tinham legenda em português, tive que ver os filmes em espanhol mesmo.
    Ano passado viajei a Atenas pela TAP. Fiquei com um pouco de receio, mas como consegui emitir o bilhete pelas milhas na classe executiva, era o que tinha. Contrariando tudo o que ouvi, a TAP me surpreendeu! Ótimo atendimento e comida muito boa. Além disso, a parte de filmes era muito boa!
    Ibéria nunca mais!

  • adriana

    Comprei duas passagens da Iberia e por diversos problemas tive de cancelar, fiquei em duvida se mudava a data ou cancelava com medo de não receber o reembolso mas a atendente me disse que a multa seria a mesma e que o reembolso viria em até 45 dias, depois vi no reclame aqui pessoas reclamando que faz 6 meses estão esperando e não receberam e outra esta esperando fazem dois anos!!! Sera que eles devolvem mesmo? Tem como processar?

  • João Moreira

    Já voei duas vezes na executiva da Iberia entre o Rio e Madrid. A primeira vez no avião novo (excelente) e a segunda no velho (na executiva é passável, não mais do que isso). Quanto ao serviço, foi o oposto: no avião novo achei as comissárias rudes e desinteressadas. No velho avião, gostei muito do atendimento, e quero deixar um elogio para a comissária M. C. Gomez ( o C é de Carmen, pelo que soube), que foi de uma simpatia e eficiência exemplares.