Como é voar na Easyjet

Denis Carvalho 2 · maio · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Na semana passada o Melhores Destinos publicou uma avaliação da Ryanair que causou grande repercussão entre os leitores. Hoje, para continuar o tema dos low costs europeias, trazemos um review da grande concorrente dos irmãos Ryan, a britânica Easyjet. As duas travam um duelo ferrenho nos céus europeus em busca dos passageiros e tal como os grandes clássicos Fla Flu, Palmeiras e Corinthians ou Grenal, há torcidas dos dois lados – e mesmo os que detestam as duas. Nosso leitor Danillo Magalhães testou os serviços da companhia entre Lisboa e Roma e fez a avaliação. Veja como foi sua experiência com a companhia dos aviões cor de laranja, que apenas no ano passado transportou mais de 55 milhões de passageiros:

Introdução

A Easyjet é uma companhia aérea low cost (baixo custo), criada em 1995 e tem sede no aeroporto de Luton no Reino Unido. O modelo foi baseado na companhia norte-americana Southwest Airlines – que foi a primeira companhia low cost do mundo. Seus primeiros voos foram de Londres Luton para Glasgow e Edimburgo. Atualmente voa para mais de 30 países, operando 606 rotas e tem base (hubs) em mais de 20 países. Conta com uma frota de quase 200 aeronaves incluindo Airbus A319-100 e  A320-200. A sua principal concorrente é a irlandesa Ryanair, ambas estão constantemente competindo e lançando campanhas publicitárias ferozes para atrair passageiros. Porém, a Easyjet voa para aeroportos principais, que geralmente estão mais próximos da cidade, enquanto a Ryanair voa para aeroportos secundários, geralmente mais distantes, obrigando o passageiro a ter um custo a mais de deslocamento. Em relação a queixas, a Easyjet também é melhor, tem um maior número de satisfação dos clientes no Reino Unido.

Compra

Roma Fiumicino a Lisboa, voo EZY4977 € 82,00 com bagagem despachada (comprado em cima da hora, com um dia de antecedência por isso o valor não está tão baixo)

A Easyjet não tem valores extremamente baixos como a Ryanair, que às vezes vende passagem a 5 euros, porém os preços também são bastante atrativos com passagens a partir de 12 euros. A companhia, contudo, cobra uma taxa administrativa de 11 euros e mais uma taxa de 6 euros para compra no cartão de crédito (com cartão de debito ou cartão pré-pago essa taxa de 6 euros não é cobrada). Pelo site é possível fazer a busca pelo destino que você quiser e, diferente da Ryanair, você pode fazer outras buscas e ir incluindo em um carrinho de compras e pagar todos os trechos de uma vez.

 

Bagagens

Como em todas as low cost, o despacho de bagagem não está incluído na tarifa e para isso  é cobrada uma taxa de 17 euros por uma mala de 20 kg (na Ryanair são 15 euros, porém só 15kg). É permitido embarcar sem custo com uma bagagem de mão de até 10 kg nas dimensões máximas de 56 cm x 45 cm x 25 cm. Até o fim do pagamento a companhia tenta vender outros itens pelo site, como check-in prioritário, seguros, hoteis e outras coisas que não são obrigatórias.

Check-in

Depois de comprada a passagem você pode imprimir o cartão de embarque pelo site, é bem simples o procedimento. Diferente da Ryanair, não é obrigatório imprimir o cartão de embarque pelo site, caso você prefira pode fazer o check-in no aeroporto sem custo, porém se deixar para pagar pelo despacho da mala na hora o valor é mais alto: 40 euros.

Embarque 

Se você já tem o cartão de embarque e não tem mala para despachar pode seguir direto para o portão de embarque. Dentro do avião, não há assentos marcados, então seja um dos primeiros na fila de embarque para pegar um bom lugar e poder guardar sua bagagem em cima (os bagageiros estão sempre lotados).

Serviços

Os comissários são simpáticos e falavam inglês e italiano. Um deles, além das duas línguas, falava francês e uma outra comissária também falava espanhol. A alimentação a bordo é cobrada, é há opções de menus com sanduíche, café e chocolate por 8 euros, ou bolo com café por 4 euros. Um café separado custa 3 euros. Há também batatas que custam 2 euros, chocolates, bolachas e aperitivos e custam entre 1 a 5 euros. Durante o voo além do serviço de bordo é possível comprar perfumes, relógios entre outras coisas disponível na revista de bordo, além de raspadinhas de loteria.

Problemas

Decolamos com 30 minutos de atraso, porém o mesmo não foi ocasionado pela companhia. Todos os passageiros já estavam embarcados e ficamos esperando dentro do avião a liberação da decolagem pela torre. Chegando ao aeroporto de Lisboa fomos impedidos de pousar por algum problema, ou greve (que são constantes nos aeroportos de Portugal) e tivemos que fazer uma escala no aeroporto de Faro para reabastecer e seguir para Lisboa. Pousamos na capital portuguesa com 2 horas de atrasos por esses problemas, que mais uma vez não foram causados pela companhia.

Visão geral

De uma forma geral, vale muito a pena voar com a Easyjet que é uma companhia aérea parecida com a Webjet brasileira. Vende voos baratos para os aeroportos principais, dá mais atenção aos passageiros e tem um serviço melhor que o da Ryanair. Os valores são um pouco mais altos, porém os aeroportos que operam são mais próximos. Além disso, o atendimento e o respaldo ao cliente é melhor.

 

Agradecemos ao Danillo pelo relato, que certamente será de grande utilidade para quem for visitar a Europa e quiser voar com a Easyjet. E você? Já viajou com a companhia? Deixe sua impressão nos comentários abaixo! Se fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato com a gente pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você  pode conferir todas as avaliações publicadas neste post.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe