Azul e TAP Portugal assinam acordo de interline

Denis Carvalho 27 · novembro · 2013

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a TAP Portugal assinaram hoje um acordo de interline, o qual permitirá que a companhia aérea portuguesa emita bilhetes para os mais de 100 destinos oferecidos pela Azul no Brasil. As passagens desse acordo já estão disponíveis por meio de todos os canais de vendas da TAP e as tarifas irão abranger a rota completa, ou seja, o valor total do bilhete prevê os trechos das duas companhias.

A parceria beneficiará diretamente os clientes que desembarcam nos mais de dez aeroportos onde a TAP opera, que poderão conectar-se a qualquer destino operado pela Azul com apenas um check-in até o destino final. Entretanto, por conta da necessidade de passagem pela alfândega ao entrar no Brasil, o passageiro proveniente de voos da TAP precisará retirar suas bagagens na esteira e despachá-las novamente no balcão da Azul. A esses passageiros, a Azul honrará a franquia de bagagem de duas peças de 32 quilos cada.

O namoro entre as duas companhias, que têm em comum os voos para o aeroporto de Campinas, principal hub da Azul. Trata-se do primeiro acordo da Azul e a expectativa é que ele evolua no futuro para um codeshare, permitindo que os clientes da companhia brasileira consigam emitir passagens da TAP pelo TudoAzul e vice-versa, com voos nacionais pelo TAP Victoria.

A TAP é a maior operadora europeia no Brasil com mais de 70 frequências semanais e atendendo 50 destinos na Europa e 14 na África. A companhia tem acordo também com a TAM. A Azul, por sua vez, é a terceira maior  brasileira e opea 103 destinos com uma frota de 129 aeronaves.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • José

    Ótima notícia! Ponto positivo para o crescimento das nossas linhas aéreas! Mas, claro, o Mercado ainda precisa de uma terceira concorrente mais forte.

    • Eu acredito no crescimento da Azul e também da Avianca Brasil. Com a saída da TAM da Star Alliance, uma delas ou ambas será a nova representante da maior aliança de companhias aéreas no Brasil.

  • Nelson

    Boa noticia, a TAP opera em Campinas né? vai ser uma boa opção pois os trechos da Azul pra lá são imbatíveis!

  • Marcio

    Excelente. Uma notícia há muito aguardada, espero que unam os programas de fidelidade. Seria perfeito.

    • Sim, o TudoAzul tem feito promoções muito boas. Resta saber se elas serão mantidas ou se são apenas nesta fase inicial com pontos. Faz falta um acordo com Bradesco, Banco do Brasil e Caixa também!

    • Fabricio Reis

      Eu fiz minha última troca do Itaú toda para o TudoAzul. Como eram pontos dobrados, peguei quase 170 mil pontos. Se chegarem a um codeshare, vou conhecer Portugal, por conta…

  • Luiz

    Azul estaria caminhando para a Star Alliance?

  • Titobosco

    Otima noticia!!! Parceria muito falada nos bastidores que agora se concretiza. Seria o primeiro passo para um codshare será???

    • Torcendo muito para isso. Acredito que virão mais acordos para a Azul em breve

  • Guia

    Show isso mt ajuda quem nao é dos grandes centros

  • Realmente uma boa noticia. TAP e AZUL são boas cia. Na minha opinião o que falta na Azul são mais ofertas para os destino que uso.

  • o pessoal assinou o vinculo mas não tem data ainda para iniciar codeshare provavelmente ano que vem depois de março é bem provavel.

  • É a Azul (5%) e BNDES (95%) comprando a TAP… pois, pois… ou seja-se: o governo comprando pra AZUL a TAP com o nosso dinheiro. Acorda Brasil.

    • BNDES EMPRESTA dinheiro. Se essa teoria de conspiração aí for verdade, a Azul compra a TAP com dinheiro do governo EMPRESTADO. Terá que pagar depois COM JUROS (menores que os dos outros bancos, mas ainda assim tem juros). BNDES é um banco de fomento da economia, e se esse dinheiro for usado para fazer uma companhia aérea nacional crescer e voltarmos a ter uma Flag Carrier de verdade, fico feliz em ter pago isso.

      Não fico feliz em ter meus impostos gastos em funcionalismo público, aspones, políticos, etc. Mas para isso, seria um bom uso. Fora ser um investimento, não um gasto.

  • Oi, Denis. Esta frase no txt ficou meio truncada > "O namoro entre as duas companhias, que têm em comum os voos para o aeroporto de Campinas, principal hub da Azul."…
    Além disso, dá margem a interpretações errôneas. Quando diz que "têm com comum os voos para o aeroporto de Campinas", dic parecendo que o único aeroporto que têm voos da Azul e Tap simultaneamente é Viracopos, quando isso não eh verdade.
    Abs, paraben's pelo trabalho

  • Rodrigo

    Melhor impossível, acho, inclusive que a Azul tem que buscar mais codeshares com companhias internacionais, por ser a companhia com mais destinos, dessa forma, até mesmo quem mora no interior pode aproveitar, gerando economia e praticidade, espero que com a saída da Tam da Star Alliance, a azul faça codeshare também com empresas que operam para outras localidades da Europa!

  • Isso aí tem cheiro forte de jogada pra entrar na Star Alliance. A Azul tá comendo pelas beiradas.

  • Daniel Matos

    Não entendi bem a diferença do acordo codeshare pro interline. Alguém poderia me explicar?
    Grato.