Como é voar no 787 Dreamliner da LAN de São Paulo a Santiago na econômica e executiva!

Denis Carvalho 7 · outubro · 2014

Dando sequência à nossa série de avaliações de companhias executivas, trazemos hoje um flight report especial: como é voar para o Chile com o novo Boeing 787 Dreamliner da LAN! Somente na semana passada a companhia chilena colocou a aeronave mais moderna do mundo na rota e o MD já foi lá conferir, com o nosso leitor Leonardo Cassol, como são os serviços e o conforto oferecido pela aeronave. Vale lembrar que a partir de novembro os voos serão diários e os preços são os mesmos para voar com o 787, 767 ou A320, por isso vale a pena ficar atento na hora de reservar! Acompanhe a avaliação! 

O Boeing 787-8 da LAN começou a operar na rota Guarulhos x Santiago do Chile x Guarulhos há poucos dias (outubro de 2014). A convite do Melhores Destinos, tive a felicidade de embarcar pela primeira vez nessa aeronave para uma avaliação completa. Acompanhe a seguir detalhes da novíssima aeronave e do serviço da LAN, com o review exclusivo da classe econômica e da classe executiva. Os voos foram feitos nos dias 5 e 6 de outubro de 2014.

avaliacao-LAN-787

Parte I – O novo Boeing 787 Dreamliner

O novo Boeing 787-8 da LAN Chile foi configurado com 247 assentos, sendo 217 na classe econômica (formato 3 x 3 x 3) e 30 poltronas cama na executiva (Formato 2 x 2 x 2 – flat bed, reclinando 180 graus). A companhia possui sete aeronaves Dreamliner em sua frota e mais 15 encomendadas, com entrega prevista até 2017.

Boeing 787 LAN

O Boeing 787 apresenta inúmeras inovações tecnológicas, muitas delas perceptíveis para os passageiros:

1. Novos sistemas de redução de turbulência

Foto1Uma excelente notícia para a grande maioria dos passageiros que sente desconforto durante as turbulências. O avião foi projetado com sensores de detecção de ventos e com sistemas de supressão ultra modernos que reduzem muito seus efeitos. Praticamente não se percebe turbulências leves e moderadas. Durante o meu voo, para se ter uma ideia, o aviso de atar os cintos só foi aceso na passagem sobre a Cordilheira dos Andes, o que é uma raridade em voos para o Chile. Porém, o novo sistema não impede o avião de trepidar. Nota 8!

2. Redução de ruído na cabine

O avião é bem mais silencioso que os demais. Segundo a Boeing, 60% mais silencioso em relação aos concorrentes. O ar condicionado fica quase imperceptível. O avião foi projetado para vibrar menos e as turbinas desenhadas e montadas para reduzir o ruído. Repare no novo desenho da turbina: design + eficiência. Nota 9!

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Foto: divulgação LAN
Foto: divulgação LAN

3. Sistema de filtragem do ar mais eficiente

Totalmente remodelado, com três tipos de filtros, aumentou em 10% a umidade a bordo, deixando o ar mais limpo e livre de impurezas. Além disso, reduziu a equivalência de pressão da cabine durante o voo de 8.000 pés (padrão das aeronaves atuais) para 6.000 pés, aumentando substancialmente a absorção de oxigênio pelo organismo humano e, consequentemente, a sensação de bem estar. Sem me deixar levar pela emoção, é possível sentir a diferença dentro do avião. A pele e a boca ficam menos secas. Sentimos menos fadiga. Nota 10!

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4. Nova iluminação em LED

A iluminação do novo 787 da LAN é um show à parte. Existem nove opções pré-programadas, entre embarque, serviço de bordo, noite, café da manhã e aterrisagem, seja durante o dia ou durante a noite. O LED oferece opções de cores que maximizam o conforto do passageiro e valorizam o interior da cabine. Testado e aprovado. Muito relaxante. Nota 10!

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5. A maior janela dentre todas as aeronaves

As janelas do 787 são 30% maiores em relação às demais. Não existe mais a persiana, que foi substituída por um moderno e eficiente sistema de escurecimento acionado pelo passageiro. O escurecimento é imediato, mas para ficar mais claro leva alguns segundos. Se estiver se perguntando se a janela fica totalmente escura durante o dia, a resposta é sim! Resta saber o que faremos se o sistema apresentar problemas quando as aeronaves começarem a ficar velhas (rsrsrs)… Nota 10!

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6. Maiores compartimentos de bagagem e espaço para objetos pessoais

O fim (ou a diminuição) das brigas pelo espaço nos compartimentos superiores, é o que promete o novo Boeing 787, com 20% mais espaço interno. Sinceramente, não achei a essa diferença tão perceptível, pelo menos comparado ao dos B777. Na classe executiva, existe um espaço adicional para objetos pessoais na parte de baixo que fica em frente ao assento. A LAN permite o embarque de 2 volumes de malas de mão de até 8 quilos cada para passageiros da classe econômica e de até 16 quilos na premium economy ou na classe executiva. Nota 8!

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7. Banheiros

A configuração da LAN possui 8 banheiros, sendo dois exclusivos para a classe executiva. Os banheiros possuem vaso e pia equipados com sensores acionados automaticamente com o passar das mãos, além de um filtro especial para evitar odores. Parecem mais silenciosos que os tradicionais, um alento para quem sentar próximo a eles. Nota 8!

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8. Design exterior, tecnologia e composição inovadora da fuselagem

A elegância do avião impressiona não só por dentro mas também por fora. Ele é bem mais leve, com 50% de sua fuselagem feita por materiais compostos, 20% de alumínio, 15% de titânio e apenas 10% por ferro, tendo ainda 5% de outros materiais. Economiza em torno de 20% de combustível em relação aos seus concorrentes e emite menos CO2. Um primor da tecnologia, que certamente não ficou manchado pelo seu início de operação tumultuado.
Nota 9!

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Link para um tour virtual pelo novo Boeing 787-8 Dreamliner da LAN (opção em português)
http://www.lan.com/es_cl/sitio_personas/minisitios/boeing787/index.html

Parte II – O voo e o serviço da LAN

Compra

A compra foi feita pelo site da TAM, apesar de os voos serem operados pela LAN. É importante pesquisar com atenção os preços, pois é comum haver diferença no valor das tarifas nos sites das duas empresas. Isso se deve ao modelo de compartilhamento (codeshare) implantado, que divide os assentos igualmente entre TAM e LAN. Então, se a cota da TAM estiver lotada, o preço deverá estar maior, podendo a cota da LAN estar vazia, com preço inferior para o mesmo voo. Na TAM é possível comprar em reais e fugir do IOF.

Fique atendo pois a rota Guarulhos (GRU) x Santiago do Chile (SCL) é operada por cinco modelos de aeronaves, muito diferentes entre si. O pior deles são os A320, muito semelhantes aos que as duas empresas utilizam em suas rotas domésticas, com pouco espaço entre as poltronas e sem sistema de entretenimento individual na classe econômica. No caso da LAN, esse modelo não tem classe executiva. No caso da TAM, a executiva possui 12 assentos, mas com uma poltrona muito antiga e com pouco espaço, longe das que a TAM apresenta nas aeronaves A330 e B777. Portanto, fuja dos A320!

A LAN também opera na rota com seu Boeing 767 e a TAM seu Boeing 777. São boas opções, pois são as aeronaves usadas pelas empresas nas rotas de longo curso para Estados Unidos e Europa.
Agora, se quiser viajar num avião moderno, com cheirinho de novo e uma configuração sem igual, escolha o Boeing 787. Importante ficar atento aos voos e horários onde ele é operado, pois a operação só será diária a partir de novembro e os dias da semana variam muito. Atenção: a LAN pode mudar a alocação da aeronave no futuro.
Nota 8!

Voos e horários operados com o B787
>> GRU x SCL: LA 0751 (16:20/20:35)
>> SCL x GRU: LA 0750 (08:20/12:00)

Atenção: confirme se o voo será mesmo operado pelo Boeing 787 no dia de seu voo. O site informa qual será a aeronave. Esses mesmos voos podem operarem outros horários, mas com aeronaves diferentes.

Check-in e pré embarque

O check-in na LAN em São Paulo foi tranquilo. Utilizei a fila especial para clientes One World Emerald, utilizando meu Cartão TAM Fidelidade Black. Fui prontamente atendido. A fila normal tinha aproximadamente 12 pessoas e estava tranquila. A LAN está de mudança para o Terminal 3, mas na data do meu voo o atendimento ainda continuava a ser feito no Terminal 2.

É possível fazer o check-in pela internet, mas o processo é um pouco confuso se o seu bilhete foi comprado pela TAM. Você precisa entrar no site da LAN com o localizador indicado pela TAM e acessar sua reserva. Em seguida vai aparece o localizador da LAN, que é o que deve ser usado para fazer o web check-in. A LAN libera o check-in pela internet ou app 48 horas antes do voo. Como algumas tarifas não permitem reserva prévia de assento na LAN, é importante fazer o check-in com antecedência para garantir os melhores lugares. Nota 8!

No retorno, alguns problemas. O aeroporto de Santiago já dá sinais claros de saturação. Portanto, chegue cedo! Decidi abrir mão da fila preferencial para cartões One World Emerald para testar quando tempo levaria. O check-in da LAN estava bem cheio, demandando quase 30 minutos. A fila da imigração (foto) levou 40 minutos. Confesso que quando vi o tamanho da fila de imigração quase pedi para entrar no fast lane, com medo de chegar atrasado. Porém, o voo decolou com quase 2 horas de atraso.

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A LAN não explicou o motivo, mas pareceu algum problema operacional, pois todo o processo de carregamento e abastecimento da aeronave foi feito com atraso. Nesse aspecto, faltou informação e um pouco mais de gentileza dos funcionários da LAN em relação ao atraso, pois eles se limitavam a dizer que não tinham mais informações e que deveríamos aguardar por 90 minutos até ter uma posição.

Decidi esperar no portão de embarque, eis quando, para a minha surpresa, surge ele, atrasado como um astro de sua grandeza, mas ainda elegante, bonito, radiante… B787! Deu gosto de ver e, confesso, que fiquei uns bons minutos admirando aquela aeronave, o que me fez esquecer um pouco o atraso do voo. O embarque foi iniciado pelas prioridades e seguido por 3 grupos. Apesar da decolagem tardia, o voo pousou em Guarulhos apenas 1h10 após o horário previsto.

Embarque

O embarque na ida foi bem organizado e iniciou 40 minutos antes do voo. Todos os passageiros embarcaram antes do horário da decolagem, mas as portas foram fechadas com 10 minutos de atraso. Apesar disso, o avião seguiu para a pista e decolou rapidamente, pousando no horário previsto. A fila de prioridades foi respeitada e as comissárias foram gentis na recepção dos passageiros.

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Na entrada do avião são oferecidos jornais do dia (brasileiros e chilenos). Os passageiros da classe executiva recebem champanhe, pisco sauer ou bebidas a sua escolha, acompanhados de castanhas. Nota 9!

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Poltronas

Classe Econômica
A poltrona da econômica possui 32′ de espaço entre as poltronas e 17,3′ de largura, tendo um pouco mais de espaço entre as poltronas e quase a mesma largura que as das demais aeronaves da LATAM, como os B767 e B777, além do A330. Porém, não é uma diferença muito perceptível. O acabamento em tecido também ficou muito bonito, porém senti falta de apoio para os pés, como a TAM possui nos seus novos B777. Nota 9!

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Classe Executiva

A poltrona da executiva possui 75′ de espaço entre as poltronas e 23′ de largura, sendo maior que as das demais aeronaves da LATAM, como os B767 e B777, além do A330. Reclinam 180 graus e viram verdadeiras camas. Espaço excelente e bem confortável. O acabamento em tecido também ficou muito bonito. Há ainda um discreto painel de privacidade e opção não perturbe. Nota 10!

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Serviço de bordo

Classe Econômica
Há duas opções de escolha, entre carne, frango, peixe ou massa para almoço ou jantar, e omelete ou sanduíche no café da manhã. Os pratos acompanham uma grande variedade de bebidas quentes e frias, além de bebidas alcoólicas gratuitas.

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Classe Executiva
Os comissários da LAN apresentam o cardápio disponível em inglês e espanhol antes da decolagem, mas não tiram o pedido. Na hora estabelecida, vêm com o carrinho e, após a escolha do passageiro, tiram a bandeja equivalente e servem tudo de uma só vez. Alguns passageiros, como eu, preferem esse tipo de serviço expresso, pois a refeição acontece mais rápido e há mais tempo para dormir ou utilizar as opções de entretenimento com a mesa de refeições livre.Quem prefere comer em fases, com calma, talvez não fique satisfeito, pois a mesa fica realmente cheia.

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Nos voos vespertinos e noturnos é oferecido almoço ou jantar, contendo salada, prato principal, sobremesa e pão, além de bebidas variadas e muitas opções de vinhos. Nos voos pelo início da manhã é oferecido café da manhã, composto por pães, frios, bolo, opção de omelete ou sanduíche e frutas, além de café e bebidas variadas. A comida em ambos os voos estava quente, com boa apresentação e bastante saborosa. Nota 9!

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Sistema de entretenimento e amenidades

Classe Econômica
O sistema de entretenimento da LAN é muito bom. Tela individual de 9 polegadas, com programação on demand com filmes, programas e séries de TV, 20 jogos, tomada e entrada para USB (com conectividade com Ipod, Ipad etc.), o que permite o passageiro assistir à sua própria mídia. Há opções de entretenimento em espanhol, português e inglês. A LAN disponibiliza cobertor e travesseiros para os passageiros da classe econômica. Nota 10!

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Classe Executiva
Tela de 15,4 polegadas, com a mesma programação oferecida na classe econômica, e entrada para USB (com conectividade com Ipod, Ipad etc.), que permite o passageiro assistir à sua própria mídia, além de fones antirruído de boa qualidade.

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Há opções de entretenimento em espanhol, português e inglês. Há um controle digital exclusivo para a cabine executiva, que também recebem uma versão mais simples da nécessaire, por se tratar de um voo de curta duração (aproximadamente 4 horas), além de cobertor e travesseiro bem macios.

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No entanto, notei que o 787 dispunha de menos opções de filmes e séries que o B767 da LAN. Talvez seja por alguma falha operacional no carregamento do conteúdo, mas merece o registro. Nota 9!

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Comissários e equipe de solo

A LAN adota um protocolo de identificar todos os clientes Emerald no voo para que a chefe de cabine vá saudar e se apresentar, um a um, independente da classe de assento que o passageiro esteja. Todos os comissários foram extremamente profissionais, gentis e educados. Mostraram eficiência durante todo o voo. No entanto, tanto na ida quanto na volta, não havia nenhum comissário que falasse português, apenas espanhol e inglês. Alguns passageiros brasileiros tiveram dificuldade de entender o que os comissários falavam, o que pode representar um desconforto para quem não fala outros idiomas. Nota 8!

Programa de Fidelização

Decidi pontuar no Fidelidade TAM para que fosse possível solicitar o upgrade gratuito de classe para Cartão Black. Pela tabela do programa, voos para a América do Sul acumulam apenas 1.000 pontos por trecho na tarifa padrão (Access) no TAM Fidelidade. Caso eu optasse por pontuar esse voo no AAdvantage, programa da American Airlines, parceira pela Oneworld, receberia 62,6% mais milhas (1.626 por trecho – GRU x SCL), já que o programa credita as milhas efetivamente voadas. Ou seja, é estranho a TAM oferecer mais milhas para quem escolhe acumular pontos em seus parceiros do que na própria empresa. Difícil de entender! No entanto, graças ao bônus do 100% para acúmulo do Cartão TAM Fidelidade Black, conclui a viagem de ida e volta com 4.000 milhas, satisfatório para o meu caso. Nota 5!

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Um comentário adicional: tive dificuldade para conseguir o upgrade gratuito de classe oferecido para Cartões TAM Fidelidade Vermelho Plus e Black, por conta do meu voo ser operado pela LAN. Recentemente a empresa divulgou regras para a utilização de upgrade cruzado, em voos LAN e TAM com bilhetes comprados pela LAN e TAM. Li atentamente as regras antes de solicitar, mas parece que os funcionários da TAM e da LAN não fizeram o mesmo. Precisei de dois dias e 6 ligações, sendo 3 para o call center e 3 para o SAC da TAM (Fale com a Gente) para conseguir que meu nome fosse colocado na lista de upgrade. Mesmo assim, nas duas primeiras ligações tive que discutir muito, pois as funcionárias juravam que eu estava errado. O motivo da discórdia era que quem compra bilhete na LAN tem algumas tarifas que são inelegíveis para upgrade. Mas com bilhetes comprados na TAM não há restrição de tarifa. É desgastante e desagradável ter que explicar aos funcionários da TAM as regras que ela mesmo criou e divulgou em seu site. Nota 5 (não foi pior, pois no final tive o meu problema resolvido e consegui o upgrade em ambos os voos). Para quem estiver interessado em mais informações sobre o upgrade gratuito de classe cruzado, confira as regras no site da TAM.

Comentários finais
Parabéns à LAN por trazer essa maravilha da tecnologia para sua rota operada para o Brasil! É mais uma oportunidade de nós brasileiros conhecermos essa bela aeronave, aliado a um serviço muito bom prestado pela companhia (diga-se de passagem, muito melhor que o da Ethiopian, que também operada essa aeronave no país). Nota 8,5 para a LAN na avaliação geral!
Deixo também meu agradecimento especial ao Melhores Destinos por esta oportunidade!
Por último, e não menos importante, para apreciar a linda vista da Cordilheira dos Andes, prefiram sentar na janela nos assentos do lado direito da aeronave (Poltronas L) no trecho GRU x SCL e esquerdo (Poltronas A) no trecho SCL x GRU.

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Agredecemos ao Leonardo Cassol por essa avaliação fantástica, que com certeza deixou muita gente com vontade de fazer essa rota no Boeing 787 da LAN! E você, já voou com o Dreamliner da companhia chilena ou de outra empresa? Conte como foi sua experiência nos comentários e participe! 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • re178

    Ótima avaliação! Quando eu viajei no 787 da LAN fiquei “brincando” com a janela do avião quase que no voo inteiro! (Isso de Madri para Frankfurt). E é verdade que em 2015 a LAN vai usar o 787 na rota de SP para Milão?

  • Eduardo Favila

    Bah. Vou dia 16 e volto dia 21. Comprei ambas as passagens pelo site da TAM e não existia a opção de voar pela LAN…

    • Leonardo Pereira Cassol

      Provavelmente as vagas da LAN tinham esgotado. Eu fui com passagem da TAM em voos LAN.

      • Eduardo Favila

        Azar o meu, então.
        Gracias.

      • Everton Souza

        Eu estava esses dias comprando passagens para o chile e sempre que ia no site da lan era automaticamente direcionado para o site da tam para fazer as compras, como se não pudesse fazer por lá.. sabe me dizer o motivo? já que você diz que a pessoa pode fazer simulações pelo próprio site da LAN..

        Aproposito, devo voar nesse avião na minha volta de santiago dia 06/01/15. Sempre que vou fazer compras fico olhando o modelo das aeronaves….

  • Rodolpho meireles

    Muito bom o relato, parabéns!

    Fica aqui o meu registro que também aceito fazer estes relatos a convide do MD e não precisa ser na classe executiva não, podem me convidar para voar na classe econômica msm kkk

    • Hehe O Cassol é um dos leitores que mais colaboram com artigos para o MD e já ajudou muita gente no site, foi apenas uma forma de agradecer pela colaboração fantástica dele!

      • Dênis Rodrigues

        Dênis xará por sinal hehe.

        Acompanho sempre o site aqui e gostaria de contribuir com uma avaliação da TAP Portugal nos voos que fiz no fim do mês de Agosto. É possível? Como faria?

    • mariostefa

      tambem me disponho a fazer este sacrificio.

  • Leonardo Franklin

    Muito bom o report! Somente um ponto: Não, as janelas NÃO FICAM totalmente escuras!!! Eu tive o desprazer de fazer um voo na maior parte do tempo diurno (LAX-NRT, no 787 da United), e foi horrível!! mesmo com a janela no máximo, o sol batia diretamente na minha cara a viagem inteira…Além disso, a radiação solar passa pelo vidro, o que torna o espaço onde bate o sol bem quente, e o ar condicionado não resolve a contento. Prefiro a boa e velha persiana!

  • Marcos Reis

    Puxar as orelhas do Leonardo… Estando disponível champanhe e você tomar suco de laranja de caixa…

    • Leonardo Pereira Cassol

      Fiquei com vontade mas tinha que trabalhar assim que eu pousasse! Kkkk

  • Leonardo Franklin

    Que coisa feia!!! Moderando meu comentário??? O post é tão patrocinado assim, que não posso nem criticar as janelas do “maravilhoso” 787?

    • Três coisas:
      1. Todos os comentários anônimos são moderados automaticamente, se quiser que seja aprovado diretamente use uma conta do Diqus, Google, etc.
      2. Não fazemos posts patrocinados, quando viajamos a convite de uma companhia deixamos isso claro, mas jamais interefere no conteúdo editoral
      3. Queira por favor ser um pouco mais educado nos comentários, Todos ganham com isso!

    • Leonardo Pereira Cassol

      Meu caro, o principal motivo que me levou a contribuir com o Melhores Destinos foi sua isenção editorial, alem da competência e da enorme audiência. E isso não acontece a toa. Você, como leitor, deve saber disso. A passagem foi paga e o post escrito foi fidedigno as minhas opiniões, sem qualquer interferência ou edição do texto pelo site. Comentários sao moderados eletronicamente por robôs. Muitas vezes, quando respondo a perguntas no site, os meus também sao moderados e depois de algumas horas publicados. Como podemos ver nos outros comentários do post e eu constatei na viagem, outros passageiros tiveram a mesma impressão positiva sobre a aeronave, mas entendo que, e saudável e normal a diversidade de percepções. Portanto, seu comentário foi desrespeitoso, pois faz acusações descabidas, ja que o post também faz criticas a aeronave nova e ao serviço da Lan.

    • Fernando Barontini

      Puts cara… Não fala uma besteira dessas… muitos comentarios meus são moderados tbm. Que falta de respeito com a galera do mD!!!

  • Gustavo

    É normal o aviso de cintos em todos os vôos para Santiago que passam pela Cordilheira. Já fiz o trecho com Gol(737), LAN(A320) e TAM(777). Agora espero voar no 787.

  • Claudia

    Tá explicado porque a TAM aumentou esta semana a quantidade de milhas por trecho para Santiago…

    • Leonardo Pereira Cassol

      Tem promoção na passagem paga. Da uma olhada lá Claudia!

  • Bandeira

    Adquiri bilhetes para um trecho DOH-HND, pela Qatar, que será feito com um Dreamliner. Corri para o SeatGuru e fiquei surpreso ao ver a quantidade de gente reclamando do conforto na econômica. alguns comentários apontavam, inclusive, que os assentos de janelas e corredores são os piores.
    Você tem alguma dica para a escolha de assentos, Leonardo? Obrigado!

  • Guilherme

    A Lan conseguiu colocar na econômica de seus 787 os menores assentos disponíveis para aviões duplo corredor. Desconheço cia aérea que tenha um assento pior que o da LAN, infelizmente.

    • Leonardo Pereira Cassol

      Guilherme, a configuração da LAN na econômica realmente não ficou nenhuma maravilha, mas eh a mesma utilizada pela United, Qatar e demais empresas que adquiriam o modelo. Alem disso, os assentos sao discretamente maiores que os das demais aeronaves de longo curso da LAN e mais espaçosos que os das aeronaves de voos domésticos, como você pode ver no link do seat guru:
      http://www.seatguru.com/airlines/LAN_Airlines/fleetinfo.php

      • Emerson Calil

        Leonardo, parabens pelo post, voce fez todo esse post no voo com todos esses detalhes e ainda foi trabalhar mais….,rsrsrs

  • Leonardo Pereira Cassol

    Obrigado, Fabio! É bem possível pois ela vai receber várias aeronaves! Mas parece que não está batido o martelo ainda em quais rotas.

    • re178

      Obrigado pela resposta! Mas na verdade o meu nome é Renan, esse re178 é um “apelido” da minha época na escola!(rsrs) Mas tomara que ela inicie esses voos mesmo

  • Leonardo Pereira Cassol

    Eu não viajei do lado do sol, então não tenho como comentar a sua impressão! Mas o avião da Lan ficou bastante escuro, tanto que só consegui fazer as fotos quando eles acenderam a luz. Porém, bola fora da Boeing se sob o sol a radiação passa e a claridade permanece… Alguém mais pode comentar?

    • Ronaldo F.

      Eu viajei com a Qatar de DOH para HND há uma semana no 787 e fiquei no lado do sol. Apesar da temperatura não ter me incomodado, realmente a janela não fica completamente escura. O tom é um azulado escuro, mas dá para ver o exterior.

  • Leonardo Pereira Cassol

    A configuração da Qatar pode não ser a mesma. O seat guru não costuma falhar. Não recomendo a primeira fileira da executiva. Os assentos da saída emergência são ótimos.
    Sobre as reclamações, a Qatar sempre foi generosa no espaço e acho que as pessoas acabam criando muita expectativa do avião novo e ela acabou configurando ele priorizando a rentabilidade!

  • Cersei Depiladora de opiniões

    Passar em cima das cordilheiras é uma delícia pra quem gosta de adrenalina. Hahaha.

    Gostaria de comentar, o atendimento da LAN é espetacular. Nunca vi uma cia aérea com gente de tamanha educação e simpatia (LAN Chile, Colômbia e Peru). Não sei se a da Argentina também é assim.

    É esse o vôo que fara a rota SCL-GRU-Algum país da europa??

  • Leonardo Pereira Cassol

    Bandeira, o mapa do modelo da Qatar pode te ajudar:

    http://www.seatguru.com/airlines/Qatar_Airways/Qatar_Airways_Boeing_787-8.php

    • Bandeira

      Obrigado pela resposta, Leonardo!
      Foi neste link mesmo que cheguei. Me assustei um pouco com as reações desapontadas, mas se for pra quebrar o clima de oba-oba mesmo é válido. Não sei bem o que esperar dessa viagem, mas tendo a chancela da Qatar eu já havia me animado bastante. Vou tentar descobrir onde estão as poltronas com a limitação de espaço decorrente do sistema de entretenimento e escolher melhor meu lugar. Depois, pra enfrentar 10h de voo, que seja o que tiver que ser, hehe!

      • Ronaldo F.

        Viajei com a Qatar na econômica, e as fileiras da janela e do corredor possuem a caixa do sistema de entretenimento, somente a fileira do meio que não possui. Eu fiquei nos assentos 30K e 30H. O melhor da Qatar é sem dúvida o lounge em Doha. O lounge Sakura da JAL em Haneda também é excelente.

        • Bandeira

          Ronaldo, TODOS os assentos de janela e corredor de TODAS as fileiras têm a caixa? Qual é, mais ou menos, o tamanho dela? Incomoda muito? Obrigado!

          • Ronaldo F.

            não sei dizer se todos os assentos possuem a caixa, mas diria que boa parte sim, pois é algo necessário para o sistema de entretenimento. A caixa ocupa mais ou menos a largura de um pé. Tive sorte que o assento do meio estava vago tanto na ida quanto na volta, então a caixa não atrapalhou.

          • Bandeira

            Obrigado, Ronaldo!

  • Saulo

    Boa avaliação, mas não tem filtro de ar no mundo que segure a inhaca dentro do avião da Ethiopian…..

  • Jaque

    Li Sei ótimo relato, parabéns!!
    Uma dúvida sobre esse lance dos pontos fidelidade. Estou indo pra Sydney, vc achga melhor eu pontua no TAM fidelidade ou no programa da AA? Eu farei são paulo – NYC – Las Angeles – sydney.
    Eu tenho poucos pontos na TAM pois comecei a juntar a tempo, em torno de 20 mil. Na AA estava pensando em começar a juntar pois MTos falan mto bem do programa.
    O que vc me sugere? Vou viajar de AA e Qantas.
    Obrigada
    Jaque

  • Leonardo Pereira Cassol

    Ele volta para SCL (Santiago). De Santiago o 787 está operando para Buenos Aires, Lima, Los Angeles, Madrid e Frankfurt.

  • Leonardo Pereira Cassol

    Fiquei satisfeito também. A LAN Chile parece ser melhor que as demais, incluindo a Argentina, pelo menos foram os comentários que ouvi.

  • Danillo Fernando

    Parabéns pela reportagem! Estava mesmo curioso, pois vou viajar o ano que vem, e o modelo é o 787. Já utilizei os serviços da Qtar acredito que seja o mesmo avião, mas a configuração era diferente 3x4x3.

  • Opa, entra em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br! =)

  • Juliana Neiva

    Bom dia! Tenho uma dúvida sobre o lado correto para sentar na janela para ver a cordilheira… Olhei em vários blogs e encontrei informações desencontradas… Acabei marcando o lado contrário ao que foi informado nesse post.
    Alguém pode confirmar o lado correto, por favor? Obrigada. 🙂

    • Leonardo Pereira Cassol

      Juliana, a controvérsia se deve pelo fato de dar pra ver dos dois lados. Mas o lado melhor é que está no texto mesmo. Posso garantir pois vim desses lados e não me arrependi. Veja a foto! Abraços

      • Juliana Neiva

        Obrigada, Leonardo

  • André Felipe

    Alguem sabe se eles futuramente virão substituir os 767 na TAM? Ou os aviões da LAN vão ficar vindo pra TAM para renovar a frota lá, rs…

    • Leonardo Pereira Cassol

      Os 767 que estão em operação na TAM são todos novos. O 787 vai substituir os A330 mais antigos que serão todos trocados.

  • Observação: “aumentou em 10% a humidade a bordo” – Umidade
    (Depois podem apagar o comentário)

    • Obrigado Felipe!

    • Leonardo Pereira Cassol

      Eita… passou na revisão. Obrigado!

  • Cliff stewart

    Muito boa a matéria. So achei um pouco injustas algumas criticas. O escritor se ateve a detalhes insignificantes como “janela” e “graus de turbulência” da aeronave, itens que nao foram avaliadas em outras matérias. Da-se a impressão de que a aeronave e serviços sao tao bons que o escritor precisou recorrer a itens comuns a qualquer outro modelo de aviao para poder dar uma “nota baixa de 8”.

  • Leonardo Pereira Cassol

    Jaque, se você mora no Brasil pode ser mais vantajoso acumular na TAM pela facilidade de usar os pontos depois. Para Sydney a tabela do Fidelidade não é muito desvantajosa (7.000 por trecho), mas antes verifique se a tarifa pontua no link: http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=b3aa5892584ca210VgnVCM1000009508020aRCRD

    • Jaque

      Eu não consegui ver a tabela da American, vc sabe onde posso ver? E qto eu poderia ganhar?
      Obrigada Leonardo!!

      • Leonardo Pereira Cassol

        Tem no link, basta rolar e clicar na logo da AA. Mas segue:

        Programa de fidelidade: AAdvantage

        Classes para resgate de pontos nos voos AA

        Primeira Classe: Z

        Classe Executiva: U

        Classe Econômica: T

        Classes válidas para acúmulo de pontos no TAM Fidelidade:American Airlines (AA)
        CabineClasse de Reserva% de Pontos
        EconômicaY, B, W, H, K, M, L, W, V,
        G, Q, N, O, S100%
        ExecutivaD, I, J, R125%
        Primeira ClasseA, F, P150%

  • Thaís Rodrigues

    Leonardo,
    estou com uma passagem comprada GRU-SCL com este mesmo número de vôo. O LA0751 no dia 14/11. Mas na minha reserva fala que é um B767, será que terei a sorte de ir em um B787?

    • Leonardo Pereira Cassol

      Pouco provável, pois o 787 não opera todos os dias. Mas não custa nada torcer… Boa sorte!

  • André Ambrosio

    Boa tarde, pessoal! Estou indo pra Santiago nessa sexta 17, e quando comprei minhas passagens pela Tam, a ida estava programada pro 787 da Lam, comprovada pelo ticket online que recebo no email. Agora quando vou verificar minha reserva no site, alteraram pra 767-300/300ER. Creio que eles devem se peritir fazer isso pelas linhas miudas de contrato, mas poxa… sacanagem, eu tava super a fim de experimentar o 787 =(

    • Leonardo Pereira Cassol

      Isso aconteceu com vários passageiros da United e ela liberou a troca de voos gratuita dentro de uma janela de tempo. A LAN e TAM são bem menos amigáveis nesse aspecto, mas tente ligar no call center. Diga que pagou mais caro para ir no 787. Fale TAM 0800123200

  • Begalli

    No dia 29/12/2014 fomos para o Chile pela LAN, voo 761. A aeronave foi um Airbus A-320, que bate com a crítica (falta de espaço). O 787-800 da CopaAir, por exemplo, dá de 10 a zero nesse Airbus. No retorno, em 02/01/2015, a aeronave foi a CC-BBI, um Dreamliner, cumprindo o voo 760 de retorno para Guarulhos. A aeronave é fantástica como descrito, embora o serviço de bordo não tenha sido o mesmo. Serviram um sandiche bem pequeno, 4 uvas e 3 cerejas, um requeijão e uma bolacha (não entendi o porque na bandeja havia garfo e faca, mais um copinho de vidro para servirem vinho, que estava em falta no voo). Após duas horas de voo (um voo de 3:15 hs) o “capitão” informou que o retornaria à Santigado devido a um problema técnico, para a “segurança de todos”, e retornou a uma velocidade baixa (714 Km/ h, aferido no sistema de Mapa da aeronave). Quando descemos havia todo um aparato na pista do aeroporto de Santiago com carros de bombeiro e ambulâncias, que felizmente não foram utilizadas. Não houve qualquer informação sobre o que aconteceu, e porque aconteceu. Tudo normal, desembarcamos por um portão e nos dirigimos ao portão de número 19, onde embarcamos em outro Dreamliner, este de matrícula CC-BBB. O serviço de bordo foi repetido, desta vez com o fornecimento do vinho (tinto e branco), “sem miséria”. O trafego intenso de Guarulhos obrigou o avião a ficar fazendo voltas sobre o oceano, por mais de uma hora. Me chamou a atenção a velocidade nessas voltas, que chegou a 500 Km/ h, que eu entendo ser baixa para sustentar uma aeronave desse porte no ar, fazendo curvas. Ponto para o 787. 12 horas após o despacho das bagagens, chegamos a Guarulhos. Finalizando, o 787 é exatamente como descrito neste artigo. Quanto ao serviço da LAN, quanto ao da TAM vivenciado nos voos internos no Brasil, se mostrou muito abaixo do descrito e esperado, mesmo em tratando de “classe econômica”. Gostaria de ver um 787 desse voando com a bandeira da GOL. Aí teríamos o avião fantástico, sem qualquer decepção quanto ao serviço. Já sabemos do que se trata…

  • Camilitak

    Obrigada pela avaliação! Gostaria de saber como faço para descobrir quais os horários dos voos com o 787! 🙂

  • GRU-SCL: LA0701 (7:35), SCL-GRU: LA0750 (8:15)

  • halvaro

    Ola amigos, algumas duvidas. Vou pegar esse voo no 787 para Santiago em março, saio de curitiba, o trecho domestico é TAM, sabem se o check-in dos 2 voos é no site da TAM, ou tem que fazer um no da TAM e outro no site da LAN ?
    Outra coisa, fiquei confuso com o melhor lado para ver a cordilheira, alguns blogs dizem que é lado direito e outros esquerdo, se contradizem. Sendo o voo dia 20/03 e chegando em Santiago as 20:00 ainda terá claridade quando sobrevoar a cordilheira ? Estou ansioso para experimentar esse 787.

  • Anderson F

    Olá MD!
    Estou com viajem marcada com essa aeronave e gostaria de saber se a informação que a última poltrona no 787-8 LAN da classe econômica realmente são mais espaçosas e se vale a pena. E pela sua experiencia se caso opte pra marcação desses assentos, corro o risco de falta de alimentação pois já tive esse problema com a Delta.
    Obrigado!

  • Anderson, problema de falta de alimentação é muito pouco provável. Tente marcar o mais a frente possível para ter opção de refeição. Os assentos são padrão, mas mais confortáveis que nas aeronaves A320 e A319.

    • Anderson F

      Com relação aos assentos, pelo SEATGURU informa que os assentos da última fileira são mais espaçosos e não possui os assentos do meio. São usados pela tripulação em vôo de longa duração. Queria saber se você reparou isso nas suas viagens ou se você tem essa informação.

  • Diego Schorr

    Alguém sabe me informar se na classe econômica as últimas poltronas são 2×2 igual a AA?

  • Fertonan

    Depois de ler este Post eu fui dar uma de curioso e ver quanto estava custando uma passagem para Santiago, pensando em só dar uma voltinha nesse avião hahaha. E agora estou prestes a realizar um sonho. Após emitir as passagens para Santiago descobri que fica muito barato um voo da capital chilena até a cidade de Punta Arenas e em breve estarei conhecendo o Parque Nacional Torres Del Paine!

    Incrível como uma leitura aleatória pode mexer tanto com nosso destino!

    Agradeço ao blog!