Como é voar na executiva da Delta

Redação 27 · junho · 2014

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A Delta Air Lines dispensa maiores apresentações, já que é uma das gigantes que dominam o mercado aéreo norte-americano. Com uma imensa frota de 743 aeronaves ela voa para 247 destinos mundo a fora. No Brasil, a companhia tem ganhado cada vez mais espaço desde que comprou parte da GOL. Nesta avaliação dupla, veremos como é o serviço da companhia na classe executiva em voos domésticos norte-americanos e intercontinentais. Nosso leitor Dênis Colli fez o trajeto e assina esse completo flight report! Confira! 

Estava de mudança para Irlanda, comecei a pesquisar sobre os valores das passagens. Pra variar, tudo caro: a média era de R$ 2.500. Porém, eu não iria utilizar a passagem de retorno ao Brasil, já que iria ficar 2 anos fora do país, com isso jogaria fora parte do valor. Decidi então utilizar milhas para emitir o voo para Dublin. A idéia era fazer um stop-over nos Estados Unidos, curtir mais um pouco a terra do Tio Sam e então rumar ao país dos leprechauns. 

Avaliacao-delta-767

Compra

Utilizei milhas Smiles para fazer os voos. O trecho EUA-Europa em cabine Executiva custou 30 mil pontos, (Classe Econômica custaria 20 mil pontos). Optei pela Classe Executiva porque já havia voado na Business Elite quando teve a promoção da Delta (divulgada pelo MD). Na ocasião  optei por pontuar na GOL, já que a tarifa Z pontuava 150%, o que seria necessário para completar as milhas que precisava.

E também porque estava de mudança, a tarifa Econômica permitia apenas uma mala despachada, teria direito à outra mala (2ª) por ter Status Gold no FlyingBlue da AirFrance/KLM, mas estava com três malas despachadas mais a mala de cabine. OK, um pouco de exagero, não é fácil mudar de casa, imagina de país. Saindo do Brasil já estava com 2 malas de 32kg cada, cheias. Passando pelos EUA, enchi a terceira mala. Quem já foi sabe como os preços são tentadores!

800px-Delta_Air_Lines_Boeing_767-300ER;_N1608@AMS;18.10.2011_627ad_(6389219411)

Aeroporto e check-in

Cheguei às 5:40 no aeroporto de Miami, atrasado, pois meu voo era às 7 da manhã. Por estar ligado a um trecho intercontinental, deveria me apresentar no mínimo 2 horas antes do voo para fazer o check-in e cumprir os procedimentos de segurança. Tudo culpa do Morgan Freeman (O motorista do Super Shuttle era a cara do ator!) que atrasou para me buscar devido a outros passageiros que atrasaram… No fim deu tudo certo!

Em voos domésticos nos Estados Unidos, o próprio passageiro faz o check-in em totens de atendimento, se necessário auxiliados por funcionários da empresa aérea. Durante o processo, o cliente informa se possui bagagem para despachar e caso a resposta seja afirmativa deverá pagar a taxa referente (caso a passagem não dê direito). Com o cartão de embarque em mãos, o passageiro se dirige ao balcão de despacho da mala, onde ela será etiquetada e pesada. Muitas vezes este processo também é feito pelo cliente.

Como estava voando em First Class Doméstica e Business Elite, fui diretamente para o atendimento preferencial da Delta. Estava com três bagagens médias para grande e pesadas (quem nunca cometeu excessos de compras passando pelos EUA que atire a primeira pedra! rs) e uma mala de cabine (computador, documentos, dinheiro, troca de roupa, etc).

O check-in online não pôde ser feito pois identificavam que meu passaporte não era americano (lógico, sou brasileiro), e deveria passar por checagem de um agente Delta, segundo o aplicativo e o website. Chegando ao aeroporto, haviam dois atendentes para este processo, que não durou mais que cinco minutos e minhas malas foram despachadas direto para meu destino final! Dei pulos de felicidade, pois já tinha me preparado para trocar de terminal (voos domésticos Delta usam um terminal e internacional Terminal 4), novo despacho e checagem de segurança, etc, etc. Sendo assim pude curtir o dia em Nova York.

Passageiros Elite dos Programas de Fidelidade das empresas aéreas e viajando em Primeira Classe e Executiva tinham fila preferencial de segurança, no caso da Delta e empresas Skyteam, chamada de SkyPriority. O serviço ajuda muito em horários de pico, uma vez que a checagem de segurança pode demorar até uma hora. A fila comum estava demorando 30 minutos, que poderiam me custar caro, já que me atrasei para o check-in.

Sala VIP Delta SkyClub

Após todos os procedimentos fui então para o lounge da Delta chamado SkyClub. Chegando ao lounge, você faz uma espécie de check-in, onde a atendente pergunta se precisa de alguma assistência, informa o status do voo e informa que devemos ficar atentos ao horário para embarque, já que não fazem anúncio dos voos, para maior conforto e comodidade – eu particularmente gosto de saber quando o embarque esta liberado, pois é muito fácil se distrair e perder o horário do embarque, podendo até perder o voo.

avaliacao-delta-executiva39

O lounge tem um tamanho muito bom, estava bem tranquilo. Era possível tomar café da manhã confortavelmente, usar banheiros ou até mesmo o Business Center, com baias para que você possa trabalhar ou se divertir com privacidade, além de ter alguns computadores e impressora.

avaliacao-delta-executiva40

Para comer, tinha pães, torradas, biscoitos, cereais, iogurte, geleia, frutas e bebidas diversas, no sistema self-service, incluindo bebidas alcóolicas.

Voo MIA-JFK 782

O voo inicialmente estava programado para ser em um Boeing 737-800 com decolagem para as 7 horas, por motivos operacionais, trocaram a aeronave para um MD-88, com esta mudança repentina a reserva de assentos caiu. Eu estava alocado no assento 1A e fui para o 4D, esta mudança foi informada pelos funcionários da sala da Delta, que chamaram os passageiros pelo nome através do sistema de áudio do lounge.

avaliacao-delta-md

A configuração da aeronave era dividida em três tipos de assentos: Primeira Classe Doméstica 2-2, Econômica Conforto (primeiras três fileiras da econômica, com maior reclinação), e Econômica ambas nas na configuração 3-2. Não havia nenhum entretenimento a bordo, exceto revista Delta e SkyMall e conexão Wifi, rápida e estável.

Comprei o passe antecipadamente pelo site da Delta enquanto esperava o voo, ao custo de 14 dólares no cartão de crédito, já com imposto incluído. No avião, ao começar o processo para usar o serviço, o mesmo tipo de acesso, 24hs era oferecido por 10 dólares, ou seja 4 dólares a menos. Não é muito, mas a fica a dica para os próximos passageiros!

Após o atraso de cerca de duas horas na decolagem, o embarque foi anunciado no lounge (não é comum fazerem isto, acredito que o fizeram devido ao atraso sofrido no voo). Os atendentes do portão de embarque eram muito eficientes, embarcaram passageiros com necessidades especiais (cadeirantes, idosos e gestantes – Parabéns à Delta por isso, porque no Brasil, a TAM embarca primeiro seus Fidelidades Black e depois pessoas que REALMENTE precisam de prioridade para embarque e se acomodar em seus assentos), depois passageiros da First e passageiros Elite Delta e SkyTeam Elite Plus e Elite. Por fim,  passageiros da Econômica Conforto e Econômica, registrados pelas zonas expressas nos seus cartões de embarque.

avaliacao-delta-executiva32

O assento é excelente, muito confortável, largo e com ótima reclinação. Em cada assento havia uma garrafa pequena de água e um kit de manta e travesseiro (similar ao oferecido nos voos da TAM, Avianca, e American Airlines).

Havia três comissários de bordo trabalhando no voo, dois na econômica e um comissário, o chefe de cabine, atendendo os passageiros da FirstClass.Como o tempo em Nova York estava frio, -7 graus, todos estávamos com casacos, após cada passageiro se acomodar em seu assento, o comissário perguntou se gostaríamos que os casacos fossem armazenados durante o voo. Outro detalhe interessante é que todas as abordagens dentro da aeronave eram individuais e chamando a todos pelos sobrenomes (achei muito cordial, realmente um atendimento diferenciado).

Após finalizar o embarque, o chefe de cabine passou em cada assento perguntando o que gostaríamos de beber. Entre as opções havia café, sucos, refrigerantes, cerveja, vinho, champagne e whisky. Enquanto esperávamos a liberação da aeronave para então taxiar e decolar, as bebidas foram servidas conforme escolhido anteriormente.

Logo após servir as bebidas a todos, ele coletou o tipo de refeição desejada pelos passageiros. Entre as opções havia frutas, cereal e iogurte, ovos mexidos com bacon, torradas, sanduíche ou caixa com snacks (biscoitos, amendoim, etc). Pedi ovos mexidos com bacon (bem ao estilo americano!), infelizmente havia acabado – isso porque estava na última fileira -, escolhi sanduíche, pois só tinha tomado uma xícara de café no lounge da Delta. Cerca de 30 minutos após a decolagem, o café da manhã foi servido.

avaliacao-delta-executiva33

Todos os utensílios usados durante o voo eram de louça e metal. Durante a refeição o comissário passava oferecendo mais bebida, perguntando se todos estavam satisfeitos, etc.

Tirei um cochilo durante o voo para me preparar para o longo dia batendo perna em Nova York, já que voaria à noite para Dublin. Pouso suave e durante o nosso desembarque o comandante estava à porta da cabine desejando um bom dia e agradecendo por escolher a Delta.

Consideração final

Nunca tinha voado internamente com a Delta, achei o serviço excelente! Claro que estar na Cabine Premium da empresa fez a diferença também, afinal, nós sabemos que a maioria dos comissários americanos são rudes no trato com nós que andamos no fundão da aeronave.

Nota 10 para toda a equipe!

SALA VIP DELTA SKY CLUB&DECK JFK

Após passar o dia andando por Nova York, voltei então para o aeroporto JFK, onde pegaria o voo rumo a Dublin. Já estava com o cartão de embarque JFK-DUB (emitido em Miami) e também tinha ele salvo no Passbook do iPhone, não precisei fazer nenhum procedimento em NY, apenas a checagem de segurança tradicional, e mais uma vez o SkyPriority salvou muito tempo – o painel de tempo estimado estava de 40 minutos de espera, já que à noite, partem muitos voos internacionais, inclusive para o Brasil.

Assim que passei pela segurança, fui para o Delta SkyClub&Deck. A área externa estava coberta de neve (foto tirada por volta das 19hs).

avaliacao-delta-executiva36

Logo no check-in do lounge, pedi para que pudesse tomar banho. Uma funcionária me acompanhou até o espaço onde tinham as cabines de banho. Excelente por sinal: ducha forte, espaço amplo, banco para sentar e se vestir. Se não me engano tinha secador de cabelos para a alegria da mulherada. Recebi um kit de higiene da marca Juara, toalhas, etc.

Lounge-JFK-2

O buffet tinha o de sempre: alguns snacks e bebidas. O lounge também tinha a opção do cliente fazer o pedido em iPads de pratos quentes (grande variedade), sanduiches, vinhos, espumantes, etc

avaliacao-delta-executiva34.

Após o banho, esperei cerca de 40 minutos na sala, imprimi alguns documentos que precisava e cerca de 40 minutos antes da decolagem fui para o portão de embarque, a ordem de embarque dos passageiros foi similar ao voo doméstico.

VOO JFK-DUB 411

Aeronave e assento

O voo era em um Boeing 767-300ER também conhecido como Boeing 767W. O avião é um pouco mais antigo em comparação ao que opera nas rotas GRU-JFK e GRU-ATL, ambas em Boeing 767-400. Internamente não notei nenhuma diferença, o layout interno era igual e estava bem conservado. Notei apenas que o sistema de entretenimento dos voos para o Brasil tinham mais opções, incluindo conteúdo em português e o cardápio que possui pratos principais diferentes, acredito que voltado para o público nacional.

avaliacao-delta-executiva31Escolhi o assento 1D, por oferecer mais privacidade e ter um armário antes de chegar no banheiro. A classe executiva da Delta é conhecida como Business Elite, os assentos são divididos em 1-2-1 todos possuem acesso direto ao corredor, sendo muito útil para voos longos, principalmente para não incomodar seu vizinho de viagem.

Um detalhe interessante: os assentos ímpares (janela da aeronave) possuem o console do assento voltado para o corredor, o que faz com que você tenha mais privacidade e também durante o serviço de bordo ou voo, ninguém esbarre em você e te acorde. Se estiver voando acompanhado, recomendo escolher os assentos do meio, assim você sentará ao lado do seu acompanhante e poderá curtir a viagem tranquilamente.

avaliacao-delta-executiva07No assento tinha um kit com edredom e travesseiro (esqueci de tirar foto), de excelente qualidade, assinados pela marca Westin Heavenly, uma garrafa de água, nécessaire Tumi com itens de conforto e higiene pessoal (também esqueci de tirar foto), além de fone de ouvido anti-ruído de excelente qualidade. Um detalhe, nos voos GRU-JFK-GRU, os comissários recolhiam os fones de ouvido antes da aterrisagem, neste voo, não o fizeram… Será que confiam nos europeus e nos brasileiros não? Coisa feia Delta!

O assento conta com controle eletrônico de posições, onde você escolhe a posição mais confortável de acordo com sua conveniência, podendo mover individualmente as partes do assento, que fica deitado 180 graus na posição cama, além de contar com a função massagem, onde você escolhe onde será massageado, etc.

Possui também compartimento para armazenar sapatos, já que no kit é oferecido meia emborrachada na sola para que você se locomova dentro da aeronave durante o voo. Luz de leitura, tomada 110 volts padrão internacional, controle para  o sistema de entretenimento e mesa articulada para refeições.

avaliacao-delta-executiva28

controle do entretenimento de bordo, similar ao encontrado nos aviões da Tam, American Airlines, United, etc.

Poltrona na posição cama, total flat-bed. Fica paralela ao chão, permitindo um excelente descanso. Quem dera se na econômica os assentos reclinassem 1/10 disso, seriamos muito felizes!

avaliacao-delta-executiva29

Logo após deitar o assento, me perguntaram se eu estava confortável e se precisava de mais um travesseiro. Acordei durante o voo, e tinha ao lado da cama, uma garrafa de água e lenços umedecidos. Voltei a dormir e acordei apenas chegando a Dublin, infelizmente perdi o café da manhã, mas me perguntaram logo que acordei se gostaria de comer algo ou tomar um café expresso, suco, etc. Pedi apenas uma xícara de café já que o pouso estava próximo e não poderiam continuar com o serviço.

avaliacao-delta-executiva30

Entretenimento de bordo

O voo contava com internet wifi, onde o passe de 24 horas que comprei pela manhã ainda poderia ser utilizado, porém a cobertura é limitada somente aos Estados Unidos, o que não é nada interessante ao meu ver e também não estava expresso nos itens do serviço – continha apenas as aeronaves cobertas pelo serviço no site.

Em outras aeronaves que fazem voos intercontinentais, como o Boeing 777-300ER da American Airlines ou B747 da Lufthansa, o wifi funciona durante todo o voo, já que utilizam um transponder. Na Delta, o sistema funciona de outra maneira, ou melhor não funciona fora dos EUA. A aeronave tem um transponder que se comunica com antenas em terra, logo sem terra, sem antena, sem internet! Ótimo para dormir não?

avaliacao-delta-executiva17

O sistema de entretenimento estava disponível em diversos idiomas, inclusive português, mas isto não significa que tenha muitas opções em nosso idioma. OK, não era um voo de/para o Brasil, mas não me recordo de ter visto algum conteúdo com legendas/áudio em português. A tela da tv tem um tamanho pequeno, se comparada à da Avianca em seus Airbus A330 que voam do Brasil para Bogotá, Miami(dependendo do voo) e Nova York.

avaliacao-delta-executiva12

Muitas opções de filmes, de diversos gêneros, alguns filmes que estavam recentemente nos cinemas, para quem não compreende inglês ou espanhol, eram poucas as opções. Um detalhe interessante é que praticamente todos os filmes tinham legenda em francês, inclusive os avisos de segurança e comerciais eram legendados em inglês e francês.

avaliacao-delta-executiva20

Para quem voa com crianças tinham opção de filmes infantis, e revistas de colorir e passatempos, entregues pelos comissários.

Nos voos para o Brasil, existe conteúdo em português, alguns comissários também falam nossa língua. Como nunca sei o que vou encontrar no sistema de entretenimento, sempre levo o meu: telefone carregado, músicas, filmes e séries no notebook. Neste voo estava muito cansado e acabei não assistindo à nada.

Serviço de bordo

Ao me sentar, uma comissária deu boas vindas ao voo, perguntou o que gostaria de beber (suco, água, whisky, vinho ou champagne), e guardou meu casaco. Logo em seguida, outra comissária trouxe nozes quentes e a bebida escolhida. Além de perguntar se eu já sabia operar o assento, se precisava de alguma instrução, etc.

avaliacao-delta-executiva24

Passados cinco minutos, um comissário trouxe o cardápio do voo e disse que em instantes passaria para colher o pedido do jantar. Havia a opção de uma refeição executiva servido em apenas uma etapa para quem desejasse dormir mais ou até mesmo trabalhar e a opção de jantar completo, com cinco pratos e sobremesa. Uma ótima carta de vinhos, diversos tipos de uvas, para a melhor combinação com o prato escolhido, além de espumantes, sucos, refrigerantes e destilados. Optei pela refeição completa, para realmente aproveitar as comodidades já que não é sempre que se tem uma mordomia dessas.

avaliacao-delta-executiva02

Cochilei logo após a decolagem, quando acordei, as janelas do meu assento tinham sido fechadas pelos comissários e meu monitor desligado. Cerca de 1h20 após a decolagem começou o jantar. Havia cinco comissários atendendo à Classe Executiva durante todo o voo, o que particularmente achei exagerado.

Começou o banquete!

Entrada: Camarões com molho levemente apimentado e lima.

avaliacao-delta-executiva23

Salada com queijo feta e melancia; sopa (não lembro do que era, mas estava gostosa), pão e manteiga (oferecido durante toda a refeição).

avaliacao-delta-executiva25

Prato principal: Filé marinado ao molho, Massa com camarão e queijo acompanho de aspargos.

avaliacao-delta-executiva26

Sobremesa? Por favor! Sorvete – Sundae com calda de chocolate, melhor sobremesa para um voo não? Discretamente pedi para repetir a sobremesa e fui prontamente atendido, a comissária ainda perguntou se gostaria da opção de queijos, mas fica para uma próxima.

avaliacao-delta-executiva27

Logo após o jantar, perguntaram se estava satisfeito e se tinha faltado algum item do meu pedido. Pouco tempo após o jantar, deitei o assento para dormir. O assento é muito confortável, um pouco diferente dos assentos da TAM, mais conhecidos como TAMBogã, onde ficam inclinados.

Acordei durante o voo, colocaram no meu assento garrafa de água e lenços umedecidos. Quando fui ao banheiro, um comissário me ofereceu snacks, bebidas, etc. Estes itens estavam disponíveis na frente da cabine , em uma bandeja bem farta que incluía sucos, refrigerantes, frutas, croissants e água.

O banheiro era de tamanho padrão dos aviões, com água aquecida, cremes para mãos e rosto, lenços umedecidos e toalhas de rosto. Destaque para o banheiro, estava sempre limpo, sem lixo aparente no cesto, além do chão estar sempre seco nas duas vezes em que o utilizei.

Eram sempre os mesmos comissários que atendiam os passageiros, desta forma chamavam aos passageiros pelo sobrenome, detalhe que também observei no voo MIA-JFK.

O voo foi muito tranquilo, com um pouco de turbulência chegando em Dublin, o que é comum neste aeroporto. O desembarque ocorreu tranquilamente em todos os voos, inclusive, esqueci duas vezes meus itens pessoais dentro da aeronave no voo MIA-JFK (mala de cabine com passaporte, notebook, etc) e no voo JFK-DUB(itens do DutyFree), ambas as vezes quando informei o que havia esquecido, os assistentes pediram para aguardar e foram buscar pessoalmente, me entregando em mãos.

A prioridade de bagagens realmente funciona, como se as malas com identificação de preferencial estivessem em um compartimento separado, e este foi desembarcado primeiro e colocado na esteira antes das demais bagagens. Quando será que esta eficiência chegará à Guarulhos?

Conclusão

Acredito que a Delta possui um excelente produto, com preço acessível comparado as demais empresas, sendo constante na qualidade dos serviços prestados. Pude observar que o atendimento dos Estados Unidos para Europa foi mais atencioso que do Brasil para Estados Unidos, acredito que a forte concorrência obrigue a empresa a entregar um nível superior de seus serviços nas rotas para o Velho Continente.

Infelizmente não é sempre que temos uma promoção de Classe Executiva, mas quando tiver e quem puder aproveitar, eu recomendo IMENSAMENTE! A desvantagem é que você sempre que entrar em um avião vai querer ir para o lado esquerdo (Executiva).

Espero que eu tenha conseguido descrever um pouco dos diferenciais da Delta. Quem tiver milhas Smiles, ainda dá tempo de correr e resgatar a Cabine Executiva (até 30/07/2014) na quantidade antiga de milhas. Se tiverem dúvidas, podem perguntar que terei o maior prazer em ajudar. Forte abraço!

Agradecemos ao Dênis por essa fantástica avaliação que certamente vai ajudar muitos leitores – ou pelo menos deixá-los com muita vontade de experimentar os serviços da classe executiva da companhia americana. E você? Já voos na Business da Delta? Conte como foi nos comentários e participe!  

Autor

Redação - redacao