Como é voar na executiva da Delta

Redação 27 · junho · 2014

A Delta Air Lines dispensa maiores apresentações, já que é uma das gigantes que dominam o mercado aéreo norte-americano. Com uma imensa frota de 743 aeronaves ela voa para 247 destinos mundo a fora. No Brasil, a companhia tem ganhado cada vez mais espaço desde que comprou parte da GOL. Nesta avaliação dupla, veremos como é o serviço da companhia na classe executiva em voos domésticos norte-americanos e intercontinentais. Nosso leitor Dênis Colli fez o trajeto e assina esse completo flight report! Confira! 

Estava de mudança para Irlanda, comecei a pesquisar sobre os valores das passagens. Pra variar, tudo caro: a média era de R$ 2.500. Porém, eu não iria utilizar a passagem de retorno ao Brasil, já que iria ficar 2 anos fora do país, com isso jogaria fora parte do valor. Decidi então utilizar milhas para emitir o voo para Dublin. A idéia era fazer um stop-over nos Estados Unidos, curtir mais um pouco a terra do Tio Sam e então rumar ao país dos leprechauns. 

Avaliacao-delta-767

Compra

Utilizei milhas Smiles para fazer os voos. O trecho EUA-Europa em cabine Executiva custou 30 mil pontos, (Classe Econômica custaria 20 mil pontos). Optei pela Classe Executiva porque já havia voado na Business Elite quando teve a promoção da Delta (divulgada pelo MD). Na ocasião  optei por pontuar na GOL, já que a tarifa Z pontuava 150%, o que seria necessário para completar as milhas que precisava.

E também porque estava de mudança, a tarifa Econômica permitia apenas uma mala despachada, teria direito à outra mala (2ª) por ter Status Gold no FlyingBlue da AirFrance/KLM, mas estava com três malas despachadas mais a mala de cabine. OK, um pouco de exagero, não é fácil mudar de casa, imagina de país. Saindo do Brasil já estava com 2 malas de 32kg cada, cheias. Passando pelos EUA, enchi a terceira mala. Quem já foi sabe como os preços são tentadores!

800px-Delta_Air_Lines_Boeing_767-300ER;_N1608@AMS;18.10.2011_627ad_(6389219411)

Aeroporto e check-in

Cheguei às 5:40 no aeroporto de Miami, atrasado, pois meu voo era às 7 da manhã. Por estar ligado a um trecho intercontinental, deveria me apresentar no mínimo 2 horas antes do voo para fazer o check-in e cumprir os procedimentos de segurança. Tudo culpa do Morgan Freeman (O motorista do Super Shuttle era a cara do ator!) que atrasou para me buscar devido a outros passageiros que atrasaram… No fim deu tudo certo!

Em voos domésticos nos Estados Unidos, o próprio passageiro faz o check-in em totens de atendimento, se necessário auxiliados por funcionários da empresa aérea. Durante o processo, o cliente informa se possui bagagem para despachar e caso a resposta seja afirmativa deverá pagar a taxa referente (caso a passagem não dê direito). Com o cartão de embarque em mãos, o passageiro se dirige ao balcão de despacho da mala, onde ela será etiquetada e pesada. Muitas vezes este processo também é feito pelo cliente.

Como estava voando em First Class Doméstica e Business Elite, fui diretamente para o atendimento preferencial da Delta. Estava com três bagagens médias para grande e pesadas (quem nunca cometeu excessos de compras passando pelos EUA que atire a primeira pedra! rs) e uma mala de cabine (computador, documentos, dinheiro, troca de roupa, etc).

O check-in online não pôde ser feito pois identificavam que meu passaporte não era americano (lógico, sou brasileiro), e deveria passar por checagem de um agente Delta, segundo o aplicativo e o website. Chegando ao aeroporto, haviam dois atendentes para este processo, que não durou mais que cinco minutos e minhas malas foram despachadas direto para meu destino final! Dei pulos de felicidade, pois já tinha me preparado para trocar de terminal (voos domésticos Delta usam um terminal e internacional Terminal 4), novo despacho e checagem de segurança, etc, etc. Sendo assim pude curtir o dia em Nova York.

Passageiros Elite dos Programas de Fidelidade das empresas aéreas e viajando em Primeira Classe e Executiva tinham fila preferencial de segurança, no caso da Delta e empresas Skyteam, chamada de SkyPriority. O serviço ajuda muito em horários de pico, uma vez que a checagem de segurança pode demorar até uma hora. A fila comum estava demorando 30 minutos, que poderiam me custar caro, já que me atrasei para o check-in.

Sala VIP Delta SkyClub

Após todos os procedimentos fui então para o lounge da Delta chamado SkyClub. Chegando ao lounge, você faz uma espécie de check-in, onde a atendente pergunta se precisa de alguma assistência, informa o status do voo e informa que devemos ficar atentos ao horário para embarque, já que não fazem anúncio dos voos, para maior conforto e comodidade – eu particularmente gosto de saber quando o embarque esta liberado, pois é muito fácil se distrair e perder o horário do embarque, podendo até perder o voo.

avaliacao-delta-executiva39

O lounge tem um tamanho muito bom, estava bem tranquilo. Era possível tomar café da manhã confortavelmente, usar banheiros ou até mesmo o Business Center, com baias para que você possa trabalhar ou se divertir com privacidade, além de ter alguns computadores e impressora.

avaliacao-delta-executiva40

Para comer, tinha pães, torradas, biscoitos, cereais, iogurte, geleia, frutas e bebidas diversas, no sistema self-service, incluindo bebidas alcóolicas.

Voo MIA-JFK 782

O voo inicialmente estava programado para ser em um Boeing 737-800 com decolagem para as 7 horas, por motivos operacionais, trocaram a aeronave para um MD-88, com esta mudança repentina a reserva de assentos caiu. Eu estava alocado no assento 1A e fui para o 4D, esta mudança foi informada pelos funcionários da sala da Delta, que chamaram os passageiros pelo nome através do sistema de áudio do lounge.

avaliacao-delta-md

A configuração da aeronave era dividida em três tipos de assentos: Primeira Classe Doméstica 2-2, Econômica Conforto (primeiras três fileiras da econômica, com maior reclinação), e Econômica ambas nas na configuração 3-2. Não havia nenhum entretenimento a bordo, exceto revista Delta e SkyMall e conexão Wifi, rápida e estável.

Comprei o passe antecipadamente pelo site da Delta enquanto esperava o voo, ao custo de 14 dólares no cartão de crédito, já com imposto incluído. No avião, ao começar o processo para usar o serviço, o mesmo tipo de acesso, 24hs era oferecido por 10 dólares, ou seja 4 dólares a menos. Não é muito, mas a fica a dica para os próximos passageiros!

Após o atraso de cerca de duas horas na decolagem, o embarque foi anunciado no lounge (não é comum fazerem isto, acredito que o fizeram devido ao atraso sofrido no voo). Os atendentes do portão de embarque eram muito eficientes, embarcaram passageiros com necessidades especiais (cadeirantes, idosos e gestantes – Parabéns à Delta por isso, porque no Brasil, a TAM embarca primeiro seus Fidelidades Black e depois pessoas que REALMENTE precisam de prioridade para embarque e se acomodar em seus assentos), depois passageiros da First e passageiros Elite Delta e SkyTeam Elite Plus e Elite. Por fim,  passageiros da Econômica Conforto e Econômica, registrados pelas zonas expressas nos seus cartões de embarque.

avaliacao-delta-executiva32

O assento é excelente, muito confortável, largo e com ótima reclinação. Em cada assento havia uma garrafa pequena de água e um kit de manta e travesseiro (similar ao oferecido nos voos da TAM, Avianca, e American Airlines).

Havia três comissários de bordo trabalhando no voo, dois na econômica e um comissário, o chefe de cabine, atendendo os passageiros da FirstClass.Como o tempo em Nova York estava frio, -7 graus, todos estávamos com casacos, após cada passageiro se acomodar em seu assento, o comissário perguntou se gostaríamos que os casacos fossem armazenados durante o voo. Outro detalhe interessante é que todas as abordagens dentro da aeronave eram individuais e chamando a todos pelos sobrenomes (achei muito cordial, realmente um atendimento diferenciado).

Após finalizar o embarque, o chefe de cabine passou em cada assento perguntando o que gostaríamos de beber. Entre as opções havia café, sucos, refrigerantes, cerveja, vinho, champagne e whisky. Enquanto esperávamos a liberação da aeronave para então taxiar e decolar, as bebidas foram servidas conforme escolhido anteriormente.

Logo após servir as bebidas a todos, ele coletou o tipo de refeição desejada pelos passageiros. Entre as opções havia frutas, cereal e iogurte, ovos mexidos com bacon, torradas, sanduíche ou caixa com snacks (biscoitos, amendoim, etc). Pedi ovos mexidos com bacon (bem ao estilo americano!), infelizmente havia acabado – isso porque estava na última fileira -, escolhi sanduíche, pois só tinha tomado uma xícara de café no lounge da Delta. Cerca de 30 minutos após a decolagem, o café da manhã foi servido.

avaliacao-delta-executiva33

Todos os utensílios usados durante o voo eram de louça e metal. Durante a refeição o comissário passava oferecendo mais bebida, perguntando se todos estavam satisfeitos, etc.

Tirei um cochilo durante o voo para me preparar para o longo dia batendo perna em Nova York, já que voaria à noite para Dublin. Pouso suave e durante o nosso desembarque o comandante estava à porta da cabine desejando um bom dia e agradecendo por escolher a Delta.

Consideração final

Nunca tinha voado internamente com a Delta, achei o serviço excelente! Claro que estar na Cabine Premium da empresa fez a diferença também, afinal, nós sabemos que a maioria dos comissários americanos são rudes no trato com nós que andamos no fundão da aeronave.

Nota 10 para toda a equipe!

SALA VIP DELTA SKY CLUB&DECK JFK

Após passar o dia andando por Nova York, voltei então para o aeroporto JFK, onde pegaria o voo rumo a Dublin. Já estava com o cartão de embarque JFK-DUB (emitido em Miami) e também tinha ele salvo no Passbook do iPhone, não precisei fazer nenhum procedimento em NY, apenas a checagem de segurança tradicional, e mais uma vez o SkyPriority salvou muito tempo – o painel de tempo estimado estava de 40 minutos de espera, já que à noite, partem muitos voos internacionais, inclusive para o Brasil.

Assim que passei pela segurança, fui para o Delta SkyClub&Deck. A área externa estava coberta de neve (foto tirada por volta das 19hs).

avaliacao-delta-executiva36

Logo no check-in do lounge, pedi para que pudesse tomar banho. Uma funcionária me acompanhou até o espaço onde tinham as cabines de banho. Excelente por sinal: ducha forte, espaço amplo, banco para sentar e se vestir. Se não me engano tinha secador de cabelos para a alegria da mulherada. Recebi um kit de higiene da marca Juara, toalhas, etc.

Lounge-JFK-2

O buffet tinha o de sempre: alguns snacks e bebidas. O lounge também tinha a opção do cliente fazer o pedido em iPads de pratos quentes (grande variedade), sanduiches, vinhos, espumantes, etc

avaliacao-delta-executiva34.

Após o banho, esperei cerca de 40 minutos na sala, imprimi alguns documentos que precisava e cerca de 40 minutos antes da decolagem fui para o portão de embarque, a ordem de embarque dos passageiros foi similar ao voo doméstico.

VOO JFK-DUB 411

Aeronave e assento

O voo era em um Boeing 767-300ER também conhecido como Boeing 767W. O avião é um pouco mais antigo em comparação ao que opera nas rotas GRU-JFK e GRU-ATL, ambas em Boeing 767-400. Internamente não notei nenhuma diferença, o layout interno era igual e estava bem conservado. Notei apenas que o sistema de entretenimento dos voos para o Brasil tinham mais opções, incluindo conteúdo em português e o cardápio que possui pratos principais diferentes, acredito que voltado para o público nacional.

avaliacao-delta-executiva31Escolhi o assento 1D, por oferecer mais privacidade e ter um armário antes de chegar no banheiro. A classe executiva da Delta é conhecida como Business Elite, os assentos são divididos em 1-2-1 todos possuem acesso direto ao corredor, sendo muito útil para voos longos, principalmente para não incomodar seu vizinho de viagem.

Um detalhe interessante: os assentos ímpares (janela da aeronave) possuem o console do assento voltado para o corredor, o que faz com que você tenha mais privacidade e também durante o serviço de bordo ou voo, ninguém esbarre em você e te acorde. Se estiver voando acompanhado, recomendo escolher os assentos do meio, assim você sentará ao lado do seu acompanhante e poderá curtir a viagem tranquilamente.

avaliacao-delta-executiva07No assento tinha um kit com edredom e travesseiro (esqueci de tirar foto), de excelente qualidade, assinados pela marca Westin Heavenly, uma garrafa de água, nécessaire Tumi com itens de conforto e higiene pessoal (também esqueci de tirar foto), além de fone de ouvido anti-ruído de excelente qualidade. Um detalhe, nos voos GRU-JFK-GRU, os comissários recolhiam os fones de ouvido antes da aterrisagem, neste voo, não o fizeram… Será que confiam nos europeus e nos brasileiros não? Coisa feia Delta!

O assento conta com controle eletrônico de posições, onde você escolhe a posição mais confortável de acordo com sua conveniência, podendo mover individualmente as partes do assento, que fica deitado 180 graus na posição cama, além de contar com a função massagem, onde você escolhe onde será massageado, etc.

Possui também compartimento para armazenar sapatos, já que no kit é oferecido meia emborrachada na sola para que você se locomova dentro da aeronave durante o voo. Luz de leitura, tomada 110 volts padrão internacional, controle para  o sistema de entretenimento e mesa articulada para refeições.

avaliacao-delta-executiva28

controle do entretenimento de bordo, similar ao encontrado nos aviões da Tam, American Airlines, United, etc.

Poltrona na posição cama, total flat-bed. Fica paralela ao chão, permitindo um excelente descanso. Quem dera se na econômica os assentos reclinassem 1/10 disso, seriamos muito felizes!

avaliacao-delta-executiva29

Logo após deitar o assento, me perguntaram se eu estava confortável e se precisava de mais um travesseiro. Acordei durante o voo, e tinha ao lado da cama, uma garrafa de água e lenços umedecidos. Voltei a dormir e acordei apenas chegando a Dublin, infelizmente perdi o café da manhã, mas me perguntaram logo que acordei se gostaria de comer algo ou tomar um café expresso, suco, etc. Pedi apenas uma xícara de café já que o pouso estava próximo e não poderiam continuar com o serviço.

avaliacao-delta-executiva30

Entretenimento de bordo

O voo contava com internet wifi, onde o passe de 24 horas que comprei pela manhã ainda poderia ser utilizado, porém a cobertura é limitada somente aos Estados Unidos, o que não é nada interessante ao meu ver e também não estava expresso nos itens do serviço – continha apenas as aeronaves cobertas pelo serviço no site.

Em outras aeronaves que fazem voos intercontinentais, como o Boeing 777-300ER da American Airlines ou B747 da Lufthansa, o wifi funciona durante todo o voo, já que utilizam um transponder. Na Delta, o sistema funciona de outra maneira, ou melhor não funciona fora dos EUA. A aeronave tem um transponder que se comunica com antenas em terra, logo sem terra, sem antena, sem internet! Ótimo para dormir não?

avaliacao-delta-executiva17

O sistema de entretenimento estava disponível em diversos idiomas, inclusive português, mas isto não significa que tenha muitas opções em nosso idioma. OK, não era um voo de/para o Brasil, mas não me recordo de ter visto algum conteúdo com legendas/áudio em português. A tela da tv tem um tamanho pequeno, se comparada à da Avianca em seus Airbus A330 que voam do Brasil para Bogotá, Miami(dependendo do voo) e Nova York.

avaliacao-delta-executiva12

Muitas opções de filmes, de diversos gêneros, alguns filmes que estavam recentemente nos cinemas, para quem não compreende inglês ou espanhol, eram poucas as opções. Um detalhe interessante é que praticamente todos os filmes tinham legenda em francês, inclusive os avisos de segurança e comerciais eram legendados em inglês e francês.

avaliacao-delta-executiva20

Para quem voa com crianças tinham opção de filmes infantis, e revistas de colorir e passatempos, entregues pelos comissários.

Nos voos para o Brasil, existe conteúdo em português, alguns comissários também falam nossa língua. Como nunca sei o que vou encontrar no sistema de entretenimento, sempre levo o meu: telefone carregado, músicas, filmes e séries no notebook. Neste voo estava muito cansado e acabei não assistindo à nada.

Serviço de bordo

Ao me sentar, uma comissária deu boas vindas ao voo, perguntou o que gostaria de beber (suco, água, whisky, vinho ou champagne), e guardou meu casaco. Logo em seguida, outra comissária trouxe nozes quentes e a bebida escolhida. Além de perguntar se eu já sabia operar o assento, se precisava de alguma instrução, etc.

avaliacao-delta-executiva24

Passados cinco minutos, um comissário trouxe o cardápio do voo e disse que em instantes passaria para colher o pedido do jantar. Havia a opção de uma refeição executiva servido em apenas uma etapa para quem desejasse dormir mais ou até mesmo trabalhar e a opção de jantar completo, com cinco pratos e sobremesa. Uma ótima carta de vinhos, diversos tipos de uvas, para a melhor combinação com o prato escolhido, além de espumantes, sucos, refrigerantes e destilados. Optei pela refeição completa, para realmente aproveitar as comodidades já que não é sempre que se tem uma mordomia dessas.

avaliacao-delta-executiva02

Cochilei logo após a decolagem, quando acordei, as janelas do meu assento tinham sido fechadas pelos comissários e meu monitor desligado. Cerca de 1h20 após a decolagem começou o jantar. Havia cinco comissários atendendo à Classe Executiva durante todo o voo, o que particularmente achei exagerado.

Começou o banquete!

Entrada: Camarões com molho levemente apimentado e lima.

avaliacao-delta-executiva23

Salada com queijo feta e melancia; sopa (não lembro do que era, mas estava gostosa), pão e manteiga (oferecido durante toda a refeição).

avaliacao-delta-executiva25

Prato principal: Filé marinado ao molho, Massa com camarão e queijo acompanho de aspargos.

avaliacao-delta-executiva26

Sobremesa? Por favor! Sorvete – Sundae com calda de chocolate, melhor sobremesa para um voo não? Discretamente pedi para repetir a sobremesa e fui prontamente atendido, a comissária ainda perguntou se gostaria da opção de queijos, mas fica para uma próxima.

avaliacao-delta-executiva27

Logo após o jantar, perguntaram se estava satisfeito e se tinha faltado algum item do meu pedido. Pouco tempo após o jantar, deitei o assento para dormir. O assento é muito confortável, um pouco diferente dos assentos da TAM, mais conhecidos como TAMBogã, onde ficam inclinados.

Acordei durante o voo, colocaram no meu assento garrafa de água e lenços umedecidos. Quando fui ao banheiro, um comissário me ofereceu snacks, bebidas, etc. Estes itens estavam disponíveis na frente da cabine , em uma bandeja bem farta que incluía sucos, refrigerantes, frutas, croissants e água.

O banheiro era de tamanho padrão dos aviões, com água aquecida, cremes para mãos e rosto, lenços umedecidos e toalhas de rosto. Destaque para o banheiro, estava sempre limpo, sem lixo aparente no cesto, além do chão estar sempre seco nas duas vezes em que o utilizei.

Eram sempre os mesmos comissários que atendiam os passageiros, desta forma chamavam aos passageiros pelo sobrenome, detalhe que também observei no voo MIA-JFK.

O voo foi muito tranquilo, com um pouco de turbulência chegando em Dublin, o que é comum neste aeroporto. O desembarque ocorreu tranquilamente em todos os voos, inclusive, esqueci duas vezes meus itens pessoais dentro da aeronave no voo MIA-JFK (mala de cabine com passaporte, notebook, etc) e no voo JFK-DUB(itens do DutyFree), ambas as vezes quando informei o que havia esquecido, os assistentes pediram para aguardar e foram buscar pessoalmente, me entregando em mãos.

A prioridade de bagagens realmente funciona, como se as malas com identificação de preferencial estivessem em um compartimento separado, e este foi desembarcado primeiro e colocado na esteira antes das demais bagagens. Quando será que esta eficiência chegará à Guarulhos?

Conclusão

Acredito que a Delta possui um excelente produto, com preço acessível comparado as demais empresas, sendo constante na qualidade dos serviços prestados. Pude observar que o atendimento dos Estados Unidos para Europa foi mais atencioso que do Brasil para Estados Unidos, acredito que a forte concorrência obrigue a empresa a entregar um nível superior de seus serviços nas rotas para o Velho Continente.

Infelizmente não é sempre que temos uma promoção de Classe Executiva, mas quando tiver e quem puder aproveitar, eu recomendo IMENSAMENTE! A desvantagem é que você sempre que entrar em um avião vai querer ir para o lado esquerdo (Executiva).

Espero que eu tenha conseguido descrever um pouco dos diferenciais da Delta. Quem tiver milhas Smiles, ainda dá tempo de correr e resgatar a Cabine Executiva (até 30/07/2014) na quantidade antiga de milhas. Se tiverem dúvidas, podem perguntar que terei o maior prazer em ajudar. Forte abraço!

Agradecemos ao Dênis por essa fantástica avaliação que certamente vai ajudar muitos leitores – ou pelo menos deixá-los com muita vontade de experimentar os serviços da classe executiva da companhia americana. E você? Já voos na Business da Delta? Conte como foi nos comentários e participe!  

Publicado por

Redação

redacao

  • Muito bom o post!!! me senti no vôo, senti o gosto das comidas!!!! parabens tudo muito bem escrito e documentado !!!!

    • Dênis Colli

      Muito obrigado Marcia!
      Tentei detalhar ao maximo os serviços, vai que rola uma promo em breve…
      Abs

  • Delta, é uma excelente companhia aérea, ja tive o prazer de voar com a mesma para: Atlanta, Los Angeles, Detroit, Tokyo e Bangkok, viagens maravilhosas e inesquecíveis, lembrando que voando Delta, pode se pontuar no Smiles da Gol.

  • Gustavo

    Ótimo post, assim como a Márcia, me senti no vôo!

  • Marco

    Voei com a Delta em dezembro, GRU-JFK-GRU graças à promoção VIaje Comigo do Amex Green. A experiência foi muito boa, apesar de ser na econômica, tanto que tornei o Smiles meu programa de fidelidade preferencial.

    PS: Também consegui sentir o cheiro e o sabor da comida só de ler o relato ehehe

  • Otimo relato. Depois que meu chefe me contou como foi ir de LHR para SYD de 1st class o mundo rico ficou distante do meu.

  • Junior@hotmail.com

    Denis, como vc conseguiu incluir no mesmo localizador o trecho mia-jfk em primeira e jfk-dublin em executiva com milhas? Pergunto pq como não há executiva no trecho interno americano, só primeira, ao emitir executiva delta internacional o smiles faz o downgrade de trechos internos nos eua para econômica, sendo q vc até pode fazer o upgrade para primeira mas pagando a diferença de milhas (12500).

    • Mendonça Júnior

      Junior, isso é aleatório. Para alguns vôos há opções domésticas na executiva, para outros não.
      Quem disponibiliza isso, segundo a Smiles, é a própria Delta.

    • paulo feijoo

      não consigo emitir nada gig / miami no smiles pela delta, só pela Aerolineas Argentinas, alguem sabe me dizer como emitir Delta pelo Smiles?????

      • Dênis Colli

        Paulo, tente voar para ATL a partir de GRU ja que eles tem 2voos diarios e não sao destinos finais, apenas de conexão para muitos. De ATL você consegue continuar viagem…
        Ou programe-se para uma viagem mais para frente – março/2015 por exemplo, assim acha mais disponibilidade, porem se algum imprevisto ocorrer e precisar alterar, não vale a pena.
        Dica procure no site da Delta como Skyrewards(delta points, algo do tipo) as datas em verde claro utilizam menos milhas e geralmente esta disponivel no Smiles com milhas.
        Abs

    • Dênis Colli

      Junior quando emiti a passagem (entre setembro e outubro2013 +/-) na segunda tela que contem as informacoes dos voos mostrava ambos os trechos em Executiva, quando resgatava, ele te alocava ao inves da First domestica na Economica, uma simples ligacao para o Smiles, envio das telas, cabine corrigida.
      Tive que alterar a data do voo, por sorte foi 2dias antes daquele erro que teve que vc resgatava ele cobrava mais pontos que o normal, com isso não conseguiram alterar, anotei protocolo, nome atendente, etc.
      Liguei depois de 1 semana, o sistema ja não permitia mais me alocar na First. Anotei detalhes da reclamação e então entrei em contato com SAC. Nada resolvido. Foi então que entrei com uma reclamação (tinha tudo documentado) no Procon-SP atraves da internet, 1 mes depois e muitos emails após veio a correção, estava eu de volta a PrimeiraClasse domestica.
      Mas vou te dizer, minha irma semana passada resgatou Smiles também, o voo dela MCO-JFK-MXP estava em economica, ela não Status nenhum na Gol/Delta/Skyteam ela mostrou para o funcionario o cartao de embarque do voo intercontinental na BusinessElite, e então recebeu o upgrade a bordo – ela teve que esperar para ver se não tinha nenhum Elite da cia esperando para receber o upgrade.

      • junior

        Boa dica esta da sua irmã.
        Grande empenho seu. O problema meu é que inclui o trecho posteriormente, via 0300, com stopover, então a atendente já me alocou na econômica no interno. Não tenho nenhum print. O caminho mais fácil é pagar as milhas mesmo. Como é um voo interno longo, para a costa oeste, acho que vale a pena.

        • Dênis Colli

          Junior, antes o site mostrava como executiva mas colocava na economica no trecho domestico, antes eles corrigiam, hoje o sistema ja mostra economica no trecho domestico e executiva no internacional.
          Não sei se vale a pena gastar essas milhas a mais… Pois te cobrariam 22,500 para o voo interno, acho que vale mais a pena você tentar o upgrade no portao ou comprar o asseto conforto no site da Delta quando for fazer a marcacao do assento.

  • Mendonça Júnior

    Já tive o prazer de voar 3 vezes em vôos internacionais e uma domésticos na executiva delta, e o serviço é excelente.

  • Andre

    A Delta é realmente muito boa… a Gol poderia aproveitar essa "sociedade" e aprender um pouco com eles…
    Entre AA, United e Delta, vou de Delta disparado…

  • Joao França

    Ja fiz de executiva na delta tanto gru-atl e interno atl-jfk, e posso dizer que o voo intercontinental é muito bom, mas o interno de executiva/primeira é fraquissimo. A delta sempre deixa acabar comida para os ultimos passageiros… Fora o atendimento rude …

  • jajunior

    Aproveitando aquela promo para Moscou em Novembro usarei a Executiva da S7 para São Petersburgo, inclusive o lounge VIP em Moscou. Prometo fazer uma avaliação dos serviço…

    Parabéns pela avaliação!

    *Complementando a informação: peguei MOW-LED-LED na Executiva por 18 mil Avios + 17 dólares… excelente!

    • Dênis Colli

      Excelente!
      Para voos curtos vale muito a pena usar Avios… Pena que não tenho um Avios se quer…
      Abs

  • Lucy

    E aí quando você fala que prefere certas empresas, preterindo outras, mesmo com promoções, falam que o importante é chegar. Não, tudo na viagem vale, do taxi para o aeroporto ao avião que te leva.

  • areadeemb

    Parabéns pelo relato Dênis, certamente um dos melhores que já li aqui no MD. Realmente a Delta entrega um produto bem ajustado nos voos de longo curso.

    • Dênis Colli

      Muito obrigado!
      Espero que todos possam viajar juntos e também ter excelentes experiencias a bordo!
      Abs

  • Relato muito bom, bem detalhado mesmo! Só me deixou com vontade de experimentar! rs
    Parabéns pelo conteúdo.

    • Dênis Colli

      Muito obrigado Diego!
      Depois de tanta mordomia, quando penso em voos longos passa pela cabeça "Como eu queria ter dinheiro para pagar uma Executiva", por enquanto a ordem continua, Mais viagens/destinos menos conforto! Chegando Vivo é o que importa… Rs
      Abs

  • Fiz Sao Paulo/Detroit na executiva da Delta, gostei muito…nem senti a viagem..

  • Achei o seu post incrível e cheio de detalhes que acrescentam e muito a todos nós que acompanhamos o MD. Também conseguir me sentir como se estivesse no seu vôo e sentir o cheiro e o gosto das refeições! Já sou cliente da Gol a 10 anos e agora com essa sociedade da Delta com a Gol ficou melhor ainda acumular milhas e viajar na executiva ou na 1classe da Delta. Com certeza darei preferência em voar com a Gol e Delta!

    • Dênis Colli

      Muito obrigado Leonardo!
      Com toda certeza a Delta trouxe beneficios para os clientes da Gol e espero que traga muitos outros, principalmente PROMOÇÕES

  • Henry

    Já voei de Delta…. GRU->JFK em econômica…
    Como tenho Diamante do Smiles, usei a fila preferencial… o atendimento no check-in e à bordo é impecável…claro que em econômica o menu é mais restrito, mas nem por isto, menos gostoso… tudo que foi servido estava muito gostoso… o pessoal é muito atencioso.. e tudo é muito profissional…
    Quando chegamos em JFK, como minha mãe e muito idosa, demoramos quase 1 hora para chegar/fazer a imigração…quando entramos no salão de despacho das malas, tinham apenas minhas malas, devidamente separadas, agrupadas e com uma atendente da Delta tomando conta, que me chamou pelo nome…achei isto um tratamento diferenciado….considerando que estava em econômica e emitida com milhas….

  • Fiquei agua na boca,humm sundae…………..

  • JOHN PENNEY

    Eu fui a semana passada BSB-Atlanta-New Orleans ida e regresso na Delta Econômica Comfort (pagué R$200 no checkin de Brasilia e US$47 no checkin de Atlanta, e achei muito razoável). Os assentos Comfort valem a pena porque dão mais espaço para as pernas. O serviço de bordo, mesmo em Econômica, foi muito bom e o jantar bastante razoável também (nada poderia ser pior do que as refeições da GOL e da TAM!!!!).

    Agora, vale dizer que a Primeira Classe o Executiva é um outro mundo em quase todas as boas empresas…não têm nada a ver com "Coach/Economy Class"… e parece que a boa experiencia relatada aqui não foi muito diferente. A única coisa que falta é ou dinheiro suado para pagar o bilhete ou milhares e milhares de milhas de fidelidade !!!

    Alguém experimentou a sala VIP no Terminal 5 de Heathrow em Londres? Fantástica!!!

  • Muito boa a reportagem. Acabei de fazer o mesmo, porém fiz GRU-JFK-GRU. E quero acrescentar que o espaço para os pés da cadeira posição C é muito apertado.

  • Doris

    Aproveitando que varias pessoas disseram que estão pontuando no Smiles pra conseguir passagens da Delta, queria perguntar: vale a pena entrar no Club Smiles, pagando 30 reais por mês pra obter 12.000 milhas em um ano?alguem faz? Quero muito fazer viagens na executiva da Delta depois de ter lido esse post.

    • Dênis Colli

      Doris,
      Eu me inscrevi no ClubSmiles logo que lançaram, depois do anuncio da mudança da tabela de resgate em parceiras, para mim perdeu a utilidade.
      Para que vou gastar 10mil milhas =300reais para um voo SP-BH ou SP-RECIFE, dependendo da flexibilidade e da epoca é possivel pagar os mesmos 300reais ida e volta para Recife.
      Depende muito, faça as contas dos destinos que deseja, quantas milhas precisaria, quanto custaria se você apenas comprasse a passagem e ai terá a resposta ideal para seu perfil.
      Sem duvida vale a pena voar com a Delta!
      Abs

      • Doris

        Obrigada Denis!

  • Renato

    Realmente ótimo!
    Em tempo a sopa era cogumelos selvagens!
    O cardápio foi o mesmo do meu vôo. Detroit > GRU

  • viajaromundo

    Comi esse sundae no meu voo BSB-ATL na Executiva, é bom, mas doce demais!

  • Dênis, excelente post! Daqueles que vou "guardar" de recordação. A Delta é uma das companhias pela qual sou apaixonado. O que não ficou claro, por isso quero perguntar é: vc foi direto pra MIA?! Como, se a Delta voa pra ATL ou JFK (saindo somente de GRU)? Fiquei sem entender essa parte, desculpe! Fiz alguns voos com eles, mas tudo de econômica: GRU-JFK (e volta); GIG-ATL-MCO (e volta); JFK-YYZ (e volta). Adorei todos! Fui muito bem tratado. Abraços!

    • Dênis Colli

      Olá Bernardo!
      Que bom que curtiu cara…
      Sempre que viajo falo que vou escrever pro MD e sempre acabo esquecendo de documentar a Viagem.
      Vamos la,
      Voei GRU-MIA com a Avianca usando milhas LifeMiles, emiti o voo MIA-DUB passando por JFK pelo Smiles, escolhi JFK porque já conhecia Atlanta (outra opcao de voo) e queria curtir o dia de inverno antes de me mudar de vez.
      A Delta realmente tem um excelente serviço, as oportunidades que voei com eles (3x) foi na executiva por oportunidade de promoção(como descrevi) e milhas.
      Recomendo a todos!
      Abs

  • Flavia

    Post muito bom! Voei com a Delta GRU-JFK em classe econômica, mas não tenho do que reclamar. Todos os serviços de bordo excelente…Abraços!

  • Fabio.

    A Delta pra mim é a melhor voando para os EUA. Empresa sólida, atendentes mais velhos, muito competentes e praticos, sem frescura. Voei várias vezes dentro dos EUA com a Delta e suas parceiras e achei extremamente pontual e objetiva, desde os despachos de mala, check in etc… Uma vez, por um erro aqui no Brasil, minha mala não foi com a etiqueta do destino final nos EUA. Mas nos chamaram no segundo embarque (domestico) para avisar que minha mala estava sendo redespachada… e seguiu no voo seguinte… esperei pouco mais de 30 minutos na esteira e a mala chegou no voo seguinte. Perfeito.

  • Sara

    Viajei com minha família em dez 2013/jan 2014 e na ida a cadeira da minha filha estava quebrada, ela foi a vigem inteira sentada. Na volta o voo de NYC para Detroit atrasou 4 horas perdemos o voo para SP e voltamos de econômica pois não havia vaga na executiva! Decepção!

    • Sara, pelo seu relato, entendo que caberia um processo judicial contra a companhia. Vc o fez?

  • Amanda G.F.

    Que delicia! Revivi cada momento. Eu havia viajado na confort plus da united para LA e já tinha gostado, mas fiquei o tempo todo paquerando a classe executiva. Qnd voltei, recebi o email alertando sobre a promoção da executiva na Delta para Ny em maio. Comprei na hora ( R$ 2.100,00 com taxa). Já viajei várias vezes por outras companhias, e achei o avião da delta mais silencioso e de pouso e decolagem suave. Amei desde do check in exclusivo, sala de espera confortável, embarcar e desembarcar primeiro sem filas, o atendimento atencioso por parte dos comissários, a fartura do cardápio, a vasta opções de filmes e principalmente o conforto. Viajar deitada com travesseiros, edredom e champanhe foi inesquecível! Nem senti o tempo passar, cheguei super descansada. A parte ruim? viciei! Peguei outra promoção na executiva para o carnaval 2015 em Paris por 52500 milhas (smile) pela air france. Depois conto como foi. Fiquem atentos as promoções e aproveitem também !!!

    • Dênis Colli

      Excelente Amanda!
      Os itens que a Delta oferece são superiores à TAM e mais acessiveis. É sempre bom ficar de olhos nas promoções de transferencia de pontos do cartão de credito para o Smiles, com isso fica mais facil conseguir um lugarzinho mais confortavel. Mas se não conseguir, o importante é viajarmos mais, de forma inteligente e gastando menos!
      AirFrance conheço só a economica… Tem um relato da Executiva aqui no MD, o voo foi para os Emirados Arabes se não me engano, da uma olhada para já sentir o gostinho.
      Abs

  • Gosto da Delta pela suavidade dos pousos. Não tem igual!
    Abraço na turma toda do MD.

  • Dênis, parabéns pelo relato detalhado. Viajei GRU-DTW-LGA e LGA-ATL-GRU com a Delta tb em janeiro e foi das melhores experiências da minha vida, principalmente pq paguei na Business mais barato até do que na Economy. Aliás, várias pessoas fizeram isso, graças ao MD, que nos avisa de tudo isso. Foi muito engraçado olhar pra cara dos americanos, businessmen de verdade, olhando pr'aquele monte de turista e criança na business nos voos domésticos. Concordo com os seus comentários e queria destacar uma das coisas que você falou: a cortesia dos comissários, chamando-nos pelo nome (era Mr Brito pra cá, Mr Brito pra lá) e até pela cortesia que me deram, um inconvenience voucher, pq me propuseram trocar meu jantar, pois havia uma pessoa com restrições alimentares. Houve problema com minhas malas, e eles depositaram o valor referente para eu comprar duas novas, exatamente a partir do valor total relatado. Um ponto que comigo não ocorreu foi que não pude usar a sala Sky Priority, pois me disseram que só valeria para a primeira classe, mas receber a mala primeiro e ser tratado à base de champanhe também é algo q não tem preço.

  • Teresa

    Alguém sabe qual o limite de peso de bagagem no vôo ns classe econômica da Delta nos trechos Brasil-Eua e vice versa? Não consegui entender a tabela disponibilizada no site da Delta. Obrigada.

    • Teresa, são 2 bagagens com 32kg cada (para porão). Para cabine, creio ser algo entre 5 e 8kg.

  • Camile

    Muito bom o post! Fiz o voo na classe executiva desta empresa saindo do Galeão, conexão Atlanta, Las Vegas.E realmente todo o serviço é de primeira, o travesseiro é muito bom, dormi até de bruçus, rs.O cardápio é variado com opção para todos os gostos.Embarque prioritário e o que é melhor quando o destino é o EUA : poder despachar 3 malas!! Isso é ótimo! Assino embaixo esse post!

  • Mais alguém está com dificuldade de verificar os preços de passagens no site da Delta? Já faz alguns dias que tento em "cidades múltiplas" e não carrega. Já mudei de navegador e até de computador…