Como é voar na classe executiva da Avianca

Denis Carvalho 3 · outubro · 2014

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

 Prosseguindo a nossa série especial de avaliações de classes executivas, trazemos uma nova avaliação da Business da colombiana Avianca nos três modelos mais usados pela companhia: Airbus A319, A320 e A330. Nosso leitor Beto Arruda aproveitou uma promoção postada aqui no MD e fez essa viagem incrível a Cancún com todo o conforto oferecido pela companhia. Acompanhe:

Olá Leitores do Melhores Destinos! Sou assíduo por aqui, mas nunca tinha feito um flight report porque tenho preferência sempre de voar empresas que possibilitam a compra do  voo saindo de Campo Grande (MS), onde eu moro, que normalmente são TAM, Delta, American Airlines… todas essas já com relatos.
Avaliacao-avianca-executiva

Mas em outubro de 2013 comecei a planejar uma viagem a Cancún e duas semanas depois o Melhores Destinos divulgou uma promoção da Avianca 2×1 executiva saindo de São Paulo, o que me interessou muito porque só viajo de econômica, mas pagar o mesmo preço e viajando com mais conforto, convenhamos é muito melhor.

Antes de fazer a compra fui investigar em quais aeronaves seriam realizados os voos, o que me decepcionou um pouco já que nas datas escolhidas para a viagem apenas o segundo trecho da volta seria realizado em um A330, já os outros foram em A319 e A320.

Os voos foram:

AV 248 GRU – BOTOGÁ – A 319
AV 256 BOGOTÁ – CANCÚN – A320
AV 257 CANCÚN – BOGOTÁ – A320
AV 85 BOGOTÁ – GRU – A330

Compra

A compra das passagens foi feita via agência de turismo. Só depois de comprar fiquei sabendo que poderia parcelar a passagem ligando diretamente no call center da empresa, o que economizaria na taxa de emissão. Fica a dica! O voo custou aproximadamente R$2.500 com taxas.

Continuei verificando os valores até a data da viagem, e o menor preço encontrado em econômica foi R$2000,00 em média. Logo após a compra entrei em contato com a empresa e marquei os assentos. Aqui vai outra dica: os assentos da fileira 1 no A319 e no A320 possuem a televisão embutida no braço, o que não permite assistir à programação desde o táxi até a estabilização do voo.

Check-in

O check-in para o voo de ida realizado no dia 01/abril foi aberto com 3 horas de antecedência, no mesmo local onde opera a Avianca nacional em Guarulhos. E aí vai uma novidade: em conversa com o funcionário que estava realizando o check-in, fui informado que está muito próxima a união dos programas de fidelidade Amigo e Lifemiles, bem como os voos operados pela Avianca colombiana e a brasileira!  Ele me disse que a partir de do ano que vem a probabilidade de estarem operando em codeshare é grande. Vamos aguardar…

Embarque
Embarque

O check-in para o primeiro voo foi bem tranquilo, já que a aeronave é pequena e o número de funcionários é suficiente.  Havia um agente realizando o check-in para a classe executiva que possuía nesse voo 12 assentos. Demorou um pouco, já que a cliente que estava à minha frente teve algum tipo de problema. Mas nada grave. As malas são despachadas até Cancún e a escala internacional é bem simples.  Após a passagem pela Polícia Federal em Guarulhos, acessamos a sala vip compartilhada com outras empresas.  Bebidas e lanches estavam disponíveis e bem frescos. Havia saladas e docinhos também.

avianca-executiva-2 -sala vip
Sala VIP

Voo de ida

Fomos chamados para embarque, mas a aeronave ainda não estava pronta. Ficamos uns dez minutos na fila, mas embarcamos no horário. A aeronave estava limpa e os comissários sempre muito atentos.

A classe executiva era configurada em 4 assentos por fileira, sendo no total 3 fileiras. Assemelha-se bastante aos aviões da American para voos internos.  Na poltrona havia um travesseiro e uma manta ensacados.

Os fones de ouvido foram entregues logo em seguida (não sei se higienizados ou não), juntamente com um kit em uma bolsa em couro com meia, pasta de dente, escova, meias e creme L’Occitanne. Na classe econômica a configuração é padrão 3×3 com 138 assentos disponíveis no A319.

Enquanto os passageiros da classe econômica embarcavam, os comissários já preparavam o espumante, água e suco de laranja.

avianca-executiva-6 - cafedamanha
Café da Manhã

Logo após a decolagem, foi servida uma garrafa de água com snacks. A refeição principal do voo de ida foi o café da manhã. Eu escolhi uma omelete. Estava gostosa e compatível com o que se espera de uma classe executiva, servida em louça com talheres de metal e com a mesa forrada com uma tolha de linho. Antes, nos entregam aquela toalhinha quente para higienização.

Mais uma ressalva: escolham sempre os últimos assentos da executiva, devido à proximidade da galley, o sono pode ficar um pouco conturbado. O comissário ficou quase o tempo todo com a luz acessa preparando os pratos, detalhe que o voo tem 5 horas de duração! Ainda não entendi porque tanto tempo para organizar algo que já vem praticamente pronto! Rs

Conexão e Sala Vip

Chegamos a Bogotá no horário previsto, em um voo com pouca turbulência, contrariando o que eu havia pensado, já que foi o primeiro voo longo com aeronave pequena. O desembarque no El Dorado é simples. O aeroporto é bem confortável, com diversas opções para compra e o acesso a área de conexão internacional é rápida.

A sala vip da Avianca em seu hub principal é bem localizada e muito bem equipada, além de ser bem moderna. O acesso é bem simples – a funcionária já tem os nomes dos passageiros e basta apresentar o cartão de embarque do próximo voo. Havia diversas opções de comida e bebida, mas a cadeira bem confortável da sala de TV foi onde eu fiquei parte das 3 horas de espera para a conexão.

avianca-executiva-7 - sala vip bogotá
Sala VIP em Bogotá

De Bogotá a Cancún

Na sala vip existem diversos televisores para acompanhar a chamada dos voos, mas eles não são anunciados. O embarque para Cancún no voo 256 foi realizado no horário e o acesso ao avião foi via ônibus. O trecho foi operado em um A320, com configuração idêntica na executiva e na econômica, com 138 assentos disponíveis.

Antes de sermos liberados do ônibus, presenciamos uma revista bem severa ao avião, com cachorros farejadores e diversos membros da equipe de segurança. Não nos foi informado o motivo e se é algo de praxe ou não.

Almoço
Almoço

No segundo trecho foi servido o almoço, com opções de frango ou massa. Ambas muito boas, e bem melhores que o café da manhã. O almoço poderia ser acompanhado de vinhos, água, refrigerante ou cerveja colombiana (vale a pena!)

Chegando a Cancún
Chegando a Cancún

O desembarque também foi feito via ônibus e a imigração em Cancún foi bem simples.  As malas demoraram a chegar e o motivo era que estavam todas posicionadas lado a lado no chão com cachorros farejadores andando em cima delas à procura de drogas.

Voos de volta

O retorno foi realizado no voo 257, no mesmo aparelho da ida, no dia 8 de abril. O check-in para a classe executiva foi rápido, já a fila para a econômica estava um pouco longa. Fomos informados que no aeroporto de Cancún a Avianca não disponibiliza sala vip. Talvez porque opera somente esse voo três vezes na semana, mas mesmo assim, um pouco frustrante para quem chega com duas horas de antecedência.

Chegando ao avião de ônibus
Chegando ao avião de ônibus

Mesmo sendo um voo vespertino, nos foi servido um lanche que era um almoço, com opções de massa, carne ou peixe. O voo teve um atraso de 25 minutos quando já estávamos dentro do avião. O comandante se desculpou e nos informou que o plano de voo ainda não havia sido aprovado.

avianca-executiva-16 - almoço avianca
Almoço massa

Airbus A330

A conexão de volta no El Dorado foi bem simples e o embarque no voo AV 85 foi rápido e tranquilo. Agora sim: era a classe executiva pela qual sempre passo quando viajo na classe econômica.  A Avianca possui 10 aeronaves A330 com 30 assentos na executiva e 222 assentos na econômica.

avianca-executiva-19 - assento a330

O voo estava praticamente lotado. O sistema de entretenimento é o mesmo de todos os voos, mas a tela era bem maior. A movimentação da cadeira é automatizada, basta pressionar os botões no braço da poltrona, que fica deitada! Sim, os 180° me fizeram acordar apenas quando as luzes foram acessas já chegando em Guarulhos. Os comissários foram todos simpáticos e sempre dispostos a ajudar em caso de alguma necessidade.

avianca-executiva-21 jantar - frango
Jantar frango

Infelizmente a falta de posições na chegada em Guarulhos com atraso de 20 minutos, e o desembarque com ônibus fez com que eu perdesse o primeiro voo do dia para Campo Grande. O próximo era apenas oito horas depois… longa espera!

Conclusão

Os serviços prestados pela Avianca foram satisfatórios. O voo na ida no A319 deixa a desejar e talvez tenha sido a parte ruim. Lembrando que a empresa também opera o primeiro trecho no A330, então basta verificar as aeronaves antes da viagem. Caso houvesse outra promo da mesma forma, não hesitaria em comprar novamente, vale a pena!

Agradecemos ao Beto pela excelente avaliação, que certamente tirou as dúvidas de muitos leitores sobre a Avianca – e de quebra aumentou nossa esperança de que em breve os programas Amigo e LifeMiles possam ser integrados. E você, já voou na classe business da Avianca? Conte como foi nos comentários! Semana que vem continuamos com nossa série especial com a executiva de uma companhia europeia. Alguém arrisca um palpite?

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe