Como é voar na Avianca internacional nas classes econômica e executiva

Redação 4 · junho · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Com sede na Colômbia, a Avianca é a segunda maior companhia aérea da América Latina e a principal rival do grupo Latam, que reúne as companhias LAN e TAM. Fundada em 1919, a companhia passou por várias fases e quase foi à falência em 2004. Foi quando entrou em cena o empresário brasileiro Gérman Efromovich, que comandou uma grande arrancada da companhia. Hoje, a companhia conta com mais de 150 aeronaves e voa para mais de 100 destinos. Para a avaliação dessa importante companhia escalamos um especialista em Avianca: nosso leitor Leonardo Ramalho, nosso leitor e um dos editores do famoso fórum de viagens Mochileiros.com. Até o ano passado, ele trabalhou na Colômbia e voava a cada vinte dias com a Avianca para o Brasil. Leia sua avaliação sobre a companhia, tanto na classe econômica quanto executiva:

Avaliacao_avianca

Há muito tempo estou devendo ao MD um relato sobre a Avianca Colombiana, hoje consegui finalmente escrever. Em 2011, tive a oportunidade de ser transferido para a filial colombiana da empresa em que eu trabalhava. Fui morar em Medellin, com a condição de vir para o Brasil a cada 25 dias. Desta maneira, já tenho mais de 15 vistos de entrada em solo colombiano. Por opção da empresa, todas as vezes que fui ou voltei, além de todos os trechos internos (que não foram poucos) da Colômbia foram feitos com os serviços da Avianca. (A Avianca Colombiana, apesar de ter o mesmo nome e donos de sua irmã brasileira, é uma empresa independente e com administração e funcionários quase 100% colombianos).

Um dos grandes benefícios que obtive, logo que comecei a ir pra a Colômbia, foi acompanhar o surgimento e logo me filiar ao programa de milhas LifeMiles. Em minha opinião é um dos melhores programas de Fidelidade que já usei. Com 40 mil milhas acumuladas (algo que não foi difícil, pois cada vez que eu ia e voltava acumulava cerca de 12 mil milhas dependendo da tarifa) você pode passar para o Status Elite do programa, que é divido em 3 níveis : Silver, Gold e Diamond

.644355_10151629015827642_1507522993_n

Já no nível Silver, além de acumular 50% a mais das milhas normais (no gold e Diamond você acumula 125%, ou seja, depois que adquiri este nível, cada vinda para o Brasil me rendiam 25 mil milhas), uso das salas VIPs, prioridade de embarque e check-in e todos os outros mimos, uma coisa bacana que este programa oferece é o acenso a “la classe ejecutiva”. Isto significa basicamente que você compra uma passagem em classe econômica, mas caso as poltronas da classe executiva não tenham sido todas vendidas eles te dão um Upgrade para que você voe na executiva. A escolha do passageiro é feita por ordem de antecipação de compra, nível de status Elite e, sobretudo, disponibilidade de vagas.

Eu, como utilizava muito os voos da Avianca, cheguei facilmente ao nível Gold, que além de me permitir voar várias vezes na classe executiva, ainda me dava direito a levar um acompanhante, desde que as passagens tivessem sido compradas juntas. Para os EUA, em maio do ano passado por exemplo, o trecho Bogota-NYC tanto eu quanto minha namorada Leticia fomos de executiva.

Airbus A320
Bom, falando agora especificamente do conforto da frota colombiana da Avianca, a maioria das aeronaves da família Airbus são novas e com entretenimento a bordo individual, que inclui vídeos em três idiomas, jogos e música além de editor de texto, planilha eletrônica, slides e entrada para USB.

A320-Avianca

A maioria dos A320 possui as seis primeiras fileiras destinados à classe “ejecutiva”, muito parecida com o que encontramos na TAM, com poltronas mais largas, serviço de bordo diferenciado e telas muito maiores do que as da classe econômica. Considerando que os voos nacionais na Colômbia não passam de três horas (o país é pequeno) eu particularmente não pagaria tarifa ejecutiva somete por estes diferenciais. Como disse, a classe econômica da Avianca  já faz a gente sentir pena dos brasileiros, que são obrigados a voar em “latas de sardinha” como os aviões que eram da Webjet (hoje GOL), sempre com uma revista de tiragem mensal e obrigados a comprar até a água que bebem.

Airbus A330

Já no A330, que é o modelo de aeronave que faz o trajeto Brasil-Colômbia a historia muda de figura. Em um voo de 6 horas, mesmo com o conforto da classe econômica oferecida pela Avianca, seu corpo sente e você realmente chega ao seu destino moído. A classe “ejecutiva” dos A330 faz a gente sentir vergonha do mesmo benefício oferecido pelas empresas brasileiras. Ao entrar no avião, você já é recebido por aeromoças dedicadas àquela área, com uma taça de champanhe ou um copo de suco natural de laranja, se preferir.

Avianca-ejecutiva

As poltronas, todas elétricas e com comando central, são muito largas e mesmo eu que tenho 1,94 m com elas em modo “cama” não ficava com os pés para fora. As poltronas possuem também iluminação independente e luz de leitura a led, além da função massagem, que funciona basicamente igual a essas poltronas massageadoras muito comuns em aeroportos e shoppings.

PTV_Bussines_AviancaNesta classe, você é presenteado com uma nécessaire de couro, que contem dentre outras coisas, mascara de dormir, pasta de dente, escova, um protetor labial e um creme da marca L’Occitane. Além disso, você também é presenteado com um saco de pano para que guarde seus calçados durante a viagem, além de uma meia, que é para você poder andar pelo avião sem precisar calçar novamente os sapatos, nem correndo o risco de sujar as suas próprias meias.

Além dos travesseiros e do edredom, os apoios são ajustáveis de maneira que sua cabeça não fique pendendo de um lado para outro caso você durma. E mais: não se preocupe caso você durma, pois pode-se colar um adesivo na sua cadeira que diz“me acorde para comer” e gentilmente uma das aeromoças te acorda e inclina novamente a cadeira até a posição mais confortável para se alimentar.

Serviço de bordo

O menu, é escolhido em um cardápio, e sempre tem pelo menos três tipos diferentes de comida (massas, carnes e peixes). A comida não é la aquelas maravilhas, assim como toda comida de avião, mas servidas em pratos de porcelana e com talheres de inox, realmente ganham um sabor até um pouco mais agradável. Bebidas são liberadas durante todo o voo,tendo entre as opções uísque 12 anos, vinhos tinto e branco, rum, sucos e refrigerantes. O café é um show à parte, confesso que nestes quase 12 meses de Colômbia, um dos melhores cafés que já tomei foi a bordo das aeronaves da Avianca.

Avianca-refeicoes

Conclusão

Eu recomendo muito os serviços desta empresa, em especial o programa LifeMiles que te permite estes mimos mesmo pagando preço de passagem promocional, além te ter trechos com valores a partir de 1500 milhas.

Agradecemos ao Leonardo Ramalho pela excelente avaliação, que com certeza será importante para os leitores que estão planejando viagens com a Avianca, ou mesmo têm voos marcados com a companhia, graças às promoções de passagens e também do LifeMiles que sempre postamos aqui no MD. Se quiser fazer a avaliação de alguma companhia aérea entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br. Já publicamos quase 100 avaliações de companhias aéreas! Veja todas as outras Conheça nosso Ranking de Companhias Aéreas, com centenas de avaliações de nossos leitores!

Autor

Redação - Equipe Melhores Destinos