Como é voar na Avianca internacional nas classes econômica e executiva

Redação 4 · junho · 2013

Com sede na Colômbia, a Avianca é a segunda maior companhia aérea da América Latina e a principal rival do grupo Latam, que reúne as companhias LAN e TAM. Fundada em 1919, a companhia passou por várias fases e quase foi à falência em 2004. Foi quando entrou em cena o empresário brasileiro Gérman Efromovich, que comandou uma grande arrancada da companhia. Hoje, a companhia conta com mais de 150 aeronaves e voa para mais de 100 destinos. Para a avaliação dessa importante companhia escalamos um especialista em Avianca: nosso leitor Leonardo Ramalho, nosso leitor e um dos editores do famoso fórum de viagens Mochileiros.com. Até o ano passado, ele trabalhou na Colômbia e voava a cada vinte dias com a Avianca para o Brasil. Leia sua avaliação sobre a companhia, tanto na classe econômica quanto executiva:

Avaliacao_avianca

Há muito tempo estou devendo ao MD um relato sobre a Avianca Colombiana, hoje consegui finalmente escrever. Em 2011, tive a oportunidade de ser transferido para a filial colombiana da empresa em que eu trabalhava. Fui morar em Medellin, com a condição de vir para o Brasil a cada 25 dias. Desta maneira, já tenho mais de 15 vistos de entrada em solo colombiano. Por opção da empresa, todas as vezes que fui ou voltei, além de todos os trechos internos (que não foram poucos) da Colômbia foram feitos com os serviços da Avianca. (A Avianca Colombiana, apesar de ter o mesmo nome e donos de sua irmã brasileira, é uma empresa independente e com administração e funcionários quase 100% colombianos).

Um dos grandes benefícios que obtive, logo que comecei a ir pra a Colômbia, foi acompanhar o surgimento e logo me filiar ao programa de milhas LifeMiles. Em minha opinião é um dos melhores programas de Fidelidade que já usei. Com 40 mil milhas acumuladas (algo que não foi difícil, pois cada vez que eu ia e voltava acumulava cerca de 12 mil milhas dependendo da tarifa) você pode passar para o Status Elite do programa, que é divido em 3 níveis : Silver, Gold e Diamond

.644355_10151629015827642_1507522993_n

Já no nível Silver, além de acumular 50% a mais das milhas normais (no gold e Diamond você acumula 125%, ou seja, depois que adquiri este nível, cada vinda para o Brasil me rendiam 25 mil milhas), uso das salas VIPs, prioridade de embarque e check-in e todos os outros mimos, uma coisa bacana que este programa oferece é o acenso a “la classe ejecutiva”. Isto significa basicamente que você compra uma passagem em classe econômica, mas caso as poltronas da classe executiva não tenham sido todas vendidas eles te dão um Upgrade para que você voe na executiva. A escolha do passageiro é feita por ordem de antecipação de compra, nível de status Elite e, sobretudo, disponibilidade de vagas.

Eu, como utilizava muito os voos da Avianca, cheguei facilmente ao nível Gold, que além de me permitir voar várias vezes na classe executiva, ainda me dava direito a levar um acompanhante, desde que as passagens tivessem sido compradas juntas. Para os EUA, em maio do ano passado por exemplo, o trecho Bogota-NYC tanto eu quanto minha namorada Leticia fomos de executiva.

Airbus A320
Bom, falando agora especificamente do conforto da frota colombiana da Avianca, a maioria das aeronaves da família Airbus são novas e com entretenimento a bordo individual, que inclui vídeos em três idiomas, jogos e música além de editor de texto, planilha eletrônica, slides e entrada para USB.

A320-Avianca

A maioria dos A320 possui as seis primeiras fileiras destinados à classe “ejecutiva”, muito parecida com o que encontramos na TAM, com poltronas mais largas, serviço de bordo diferenciado e telas muito maiores do que as da classe econômica. Considerando que os voos nacionais na Colômbia não passam de três horas (o país é pequeno) eu particularmente não pagaria tarifa ejecutiva somete por estes diferenciais. Como disse, a classe econômica da Avianca  já faz a gente sentir pena dos brasileiros, que são obrigados a voar em “latas de sardinha” como os aviões que eram da Webjet (hoje GOL), sempre com uma revista de tiragem mensal e obrigados a comprar até a água que bebem.

Airbus A330

Já no A330, que é o modelo de aeronave que faz o trajeto Brasil-Colômbia a historia muda de figura. Em um voo de 6 horas, mesmo com o conforto da classe econômica oferecida pela Avianca, seu corpo sente e você realmente chega ao seu destino moído. A classe “ejecutiva” dos A330 faz a gente sentir vergonha do mesmo benefício oferecido pelas empresas brasileiras. Ao entrar no avião, você já é recebido por aeromoças dedicadas àquela área, com uma taça de champanhe ou um copo de suco natural de laranja, se preferir.

Avianca-ejecutiva

As poltronas, todas elétricas e com comando central, são muito largas e mesmo eu que tenho 1,94 m com elas em modo “cama” não ficava com os pés para fora. As poltronas possuem também iluminação independente e luz de leitura a led, além da função massagem, que funciona basicamente igual a essas poltronas massageadoras muito comuns em aeroportos e shoppings.

PTV_Bussines_AviancaNesta classe, você é presenteado com uma nécessaire de couro, que contem dentre outras coisas, mascara de dormir, pasta de dente, escova, um protetor labial e um creme da marca L’Occitane. Além disso, você também é presenteado com um saco de pano para que guarde seus calçados durante a viagem, além de uma meia, que é para você poder andar pelo avião sem precisar calçar novamente os sapatos, nem correndo o risco de sujar as suas próprias meias.

Além dos travesseiros e do edredom, os apoios são ajustáveis de maneira que sua cabeça não fique pendendo de um lado para outro caso você durma. E mais: não se preocupe caso você durma, pois pode-se colar um adesivo na sua cadeira que diz“me acorde para comer” e gentilmente uma das aeromoças te acorda e inclina novamente a cadeira até a posição mais confortável para se alimentar.

Serviço de bordo

O menu, é escolhido em um cardápio, e sempre tem pelo menos três tipos diferentes de comida (massas, carnes e peixes). A comida não é la aquelas maravilhas, assim como toda comida de avião, mas servidas em pratos de porcelana e com talheres de inox, realmente ganham um sabor até um pouco mais agradável. Bebidas são liberadas durante todo o voo,tendo entre as opções uísque 12 anos, vinhos tinto e branco, rum, sucos e refrigerantes. O café é um show à parte, confesso que nestes quase 12 meses de Colômbia, um dos melhores cafés que já tomei foi a bordo das aeronaves da Avianca.

Avianca-refeicoes

Conclusão

Eu recomendo muito os serviços desta empresa, em especial o programa LifeMiles que te permite estes mimos mesmo pagando preço de passagem promocional, além te ter trechos com valores a partir de 1500 milhas.

Agradecemos ao Leonardo Ramalho pela excelente avaliação, que com certeza será importante para os leitores que estão planejando viagens com a Avianca, ou mesmo têm voos marcados com a companhia, graças às promoções de passagens e também do LifeMiles que sempre postamos aqui no MD. Se quiser fazer a avaliação de alguma companhia aérea entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br. Já publicamos quase 100 avaliações de companhias aéreas! Veja todas as outras Conheça nosso Ranking de Companhias Aéreas, com centenas de avaliações de nossos leitores!

Publicado por

Redação

redacao

  • Thiago Ambrós

    Excelente relato! Torço muito pra Avianca Internacional incorporar logo a Avianca Brasil ao grupo, sinceramente, ela não tem concorrente à altura! LATAM? ah tá!

    • Thiago Ramos

      Torço contigo Xará!

  • Daniele Polis

    Eu AMEI voar de Avianca.

    O conforto, pontualidade, serviço, tudo é ótimo.

    Fui para os EUA, com escala em Bogotá, e recomendo. O voo GRU – BOG vai cheio, mas BOG – MCO vai vazio!

    Além disso, o aeroporto de BOG tem boas opções para esperar seu próximo vôo – muitas opções de lanchonetes e wi-fi liberado! Sem contar que o preço, de forma geral, é imbatível.

    Mais que recomendado!

  • Thiago Ramos

    Voei com a Avianco GRU – BOG – MIA e o retorno. Achei o voo com um aparelho A332 toda a rota justo. Não é folgado como os F28 da Avianca Brasil, mas é confortável. Mesmo nível do A343 da LAN ou o 777 da TAM. O serviço de bordo foi excelente com aeromoças simpáticas e comida gostosa. É uma cia que cobra um preço justo pelos serviços na minha opinião.

  • Elisa

    Viajei para Aruba pela Avianca e mesmo na classe econômica fiquei bastante satisfeita. Já tive a oportunidade de fazer uma outra viagem, também para o Caribe, pela Copa e não dá pra comparar! Se puder escolher voto na Avianca para a próxima viagem, sem dúvidas!

  • Arnaldo Kf

    Minha experiência não foi boa: aproveitei a promoção de milhas para Punta Cana, o que foi sensacional.

    No entanto, não tive boa impressão: a conexão foi praticamente imediata em

    Bogotá, tivemos que correr para não perder o voo. Este aeroporto está em obras, tivemos que pegar ônibus ao invés de usar fingeres, uma chateação. As malas não chegaram em Punta Cana e não nos foi dada qualquer ajuda de custo. Tive que comprar os ítens de primeira necessidade e guardar notas. Mandei e até hoje aguardo o reembolso (já desisti e ingressei com ação no juizado de pequenas causas). No voo de volta, Bogotá-Rio, não houve café da manhã. Serviram água! E só! Após passar a noite no avião, água! Apesar de tudo considero o programa Lifemiles muito bom.

    • luciano domingos nun

      Acha que o seu caso, foi um caso isolado ?

    • Léo Ramalho

      Amigo, tem certeza que vc não dormiu e perdeu o serviço de bordo??..rsrs.. Por que a Avianca, em voos noturnos pro Brasil serve sempre um prato quente ( ceia ) e quando esta proximo a chegar ao Brasil, nos preparativos para o pouso, eles realmente servem agua, justamente pra despertar os passageiros. Estranho….

  • Amaury

    Leonardo, parabéns e obrigado pelo post, só uma dúvida, esses voos a partir de 1500 lifemiles são internos na colombia ou podemos encontrá-los em outros países.

    • Léo Ramalho

      Amaury, como o LifeMiles ainda não esta integrado ao programa de milhas da Avianca Brasil, dificilmente vamos encontrar esses valores em voos partindo do Brasil. Entretanto, de uma pesquisada em trechos dentro da colombia, sempre com uma certa antecedencia de datas e poderá comprovar que os valores partem de 1500 milhas. Acredito que agora com a unificação da TACA e Aerogal, em trechos internos no Peru e Equador tambem seja possivel estes valores. De todas as maneiras, ja consegui comprar os trechos SP – Medellin ida e volta por 26 mil milhas e o trecho Medellin – San Andres por 7 mil ida e volta.Considerando que, depois que virei membro Gold do programa, cada viagem que eu fazia neste mesmo trecho ( SP-MDL-SP ) com uma passagem comprada, me rendiam 27 mil milhas dependendo da Tarifa ( Milhas vadas + Bonos Elite de 125% ), ou seja, a cada trip comprada ( no meu caso, pela empresa..rsrs ), praticamente eu ganhava outra ( para uso pessoal..rsr ). Isso é muio bom né??

  • Grazi Codogno

    Uma única coisa não foi mencionada, que infelizmente faz parte dos serviços da Avianca. Os funcionários no aeroporto de bogotá, são péssimos e sem nenhuma organização, já voei diversas vezes com a empresa, e todas as vezes, tivemos problemas na hora de embarcar em bogotá, ou por falta de organização e os funcionários literalmente 'te enxotam' do seu lugar e mandam vc sair da sala de embarque para que vc entre novamente, e eles olhem seu cartão (sendo q eles podem fazer isso antes ou na própria fila do embarque) ou grosserias diversas na fila de embarque entre outros. Realmente a empresa é mto boa, mas não sei se é vantaem ter funcionários apenas colombianos.

    • Dênis Colli

      No aeroporto antigo sim! Já no Nuevo Terminal o serviço esta muito mais organizado, voei em Novembro2012 e Fevereiro2013. Muita coisa melhorou

  • Francisco Cunha

    Fui para os EUA GRU-BOG-MCO e realmente a viagem foi bem confortável, e mesmo na classe econômica as refeições,entretenimento e atendimento foram bons.A conexão em Bogotá sem problemas na ida e na volta e minha bagagem(maior preocupação)chegou em ordem.Sorte que eu aproveitei a promoção milhas em dobro(graças ao MD)e já estou vendo datas para a próxima viagem.

    PS. Ah! Leonardo excelente sua avaliação;pensarei seriamente em fazer um "UP" nas próximas reservas.

  • Dênis Colli

    Concordo com o relato.

    O serviço é excelente!

    Em Maio de 2012 voei GRU-BOG-MIA de executiva com a Avianca, minha primeira viagem deste tipo e posso dizer que valeu muito as 70mil milhas usadas para o trecho.

    Voei algumas vezes de econômica America Latina e EUA, serviço não fica nada a desejar. Muito superior as companhias brasileiras

  • luciano domingos nun

    Bem, 90% de vocês recomendam AVIANCA. Será que um dia existirá uma empresa aérea que não falha ? Acho que não. Algumas pessoas dão sorte com "esta" empresa, e outras dão azar com "aquela" empresa, e vice-versa, o que faz com que uns falem mal e outros bem. Mas a conclusão que eu chego é de que é uma ótima empresa aérea. Estou empolgado com minha próxima viagem, que, por sinal, foi adquirida com o programa milhas em dobro, do LIFE MILES. E eu ainda me lembro de algumas pessoas zombando desse programa da Avianca, fala sério !

  • Sérgio Garcia

    Daniele, concordo com vc Foi uma ótima viagem de Avianca. Peguei o voo de São Paulo a Miami, e foi um ótima viagem, até a escala de 5 horas foi boa fizemos um tur pelo aeroporto de Bogota, tomamos bastante café colombiano e experimentamos as comidas típicas daquele pais.

  • maycon

    Nao vou criticar,apenas comentar,ainda estou em punta cana,cheguei dia 28/05 e retorno agora dia 06/06,realmente o aeroporto de Bogotá esta em obras e bem no dia em que fiz conexão lá estava chovendo e até entrar dentro do ônibus deu para encharcar de leve, o vôo deu uma atrasada e tive que sair descabelado para nao perder o outro vôo ,mas o que deixou um pouco a desejar foi o checkin no rio de janeiro,apenas dois funcionários para fazer o checkin da galera toda,o vôo era as 8 e40 da manha,cheguei as 6 e 10. E fui o decimo quarto a ser atendido as 7 e meia,creio que o ultimo da fila nem teve tempo de tomar um cafezinho antes de embarcar,só quero ver tudo isso a o que vem,mas enfim,eu recomendo o vôo da avianca …valew.!!!

  • Amaury

    Bom não é excelente, ainda mais com as mudanças recentes dos programas tupiniquins. Obrigado pela resposta. abraço

  • Yuri João

    Que ótimo ter uma companhia aérea saindo da América do Sul oferecendo serviço excelente por um preço acessível… Depender da tal da 'LATAM' e dos voos internacionais da Gol (parece piada..) é algo lastimável.

  • Marinilce

    Acho que todos elogios foram feitos !!!!
    Atendimento de primeira ! Funcionários atenciosos ,sempre prontos a ajudar, aqui e em Miami .Comida excelente !!!
    Parabéns … continuem assim !!! Sucesso!!!!

  • UMA VERGONHA! https://www.facebook.com/photo.php?v=326943637464
    QUAL SERÁ A RESPOSTA A AVIANCA? http://www.westmariana.com

  • Andreia

    Ola, o amigo comentou muito sobre a classe executiva e pouco sobre a econômica. A classe econômica se compara às outras cias? É melhor ou pior? Obrigada pela atenção!!