Como é voar na Alaska Airlines

Denis Carvalho 22 · abril · 2014

Responda depressa: aonde fica a sede da Alaska Airlines? Se você respondeu que é no Alaska, está totalmente… errado! Por mais incrível que possa parecer, a companhia tem sede em Seattle e o aeroporto principal em Los Angeles! Isso porque, ao contrário do que o nome pode sugerir, a Alaska Airlines não é uma companhia regional do Alaska, mas sim a sétima maior empresa aérea dos Estados Unidos, com uma malha extensa que cobre todo o território americano, mais México, Canadá e Havaí. Ao todo são 134 destinos que obviamente, incluem Anchorage e vários outros aeroportos do Alaska – a companhia é a maior operadora de voos entre o estado e demais partes do país. Nosso leitor Marco Brotto conheceu a companhia em mais uma de suas já famosas caçadas à aurora boreal. Confira nessa avaliação como é voar com a Alaska Airlines!  

como-e-voar-alaska-airline

Alaska, a última fronteira. Uma região maravilhosa, com comida deliciosa, povo super acolhedor, estações de esqui, vida selvagem, geleiras e a aurora boreal. Estive no Alaska em 2007, mas não pude ver a aurora boreal: não tinha experiência em caçar auroras e foi frustrante. Sete dias e nada, por isso se quiser embarcar em uma jornada como esta pesquise e se prepare!

 

Aurora boreal no Alaska
Aurora boreal no Alaska

Depois de caçar em todos os países escandinavos e Islândia, decidi voltar ao Alaska; principalmente depois da minha última caçada à aurora na Noruega e Finlândia em setembro. Lá conheci um outro alucinado pela aurora boreal e nos tornamos amigos. Conseguimos em um esforço incrível em dias nublados e com atividade mínima visualizar várias vezes as luzes do norte. Lá discutimos que no Alaska, apesar do frio ser mais intenso, os dias nublados tinham menor frequência. Na Noruega disse a ele que iria ate o Alaska ver quem tinha razão e ver o terreno para caçarmos juntos mais uma vez no futuro.

Alaska1

Compra

Estava pesquisando voos para Anchorage, a maior cidade do Alaska apesar de não ser a capital, para mais uma caçada à aurora boreal. Encontrei ida e volta de GRU ate ANC por 40.000 milhas no AAdvantage. Não tive duvidas: marquei para Laurize (minha noiva) e eu. Quem lembra da minha avaliação da Norwegian talvez se recorde que noivamos no dia em que ela viu aurora pela primeira vez.

O voo ate Dallas fizemos com a American Airlines. Avião novo, um Boeing 777 fantástico e confortável. Depois seguimos até Los Angeles também com a AA, onde pegamos o voo de para Anchorage pela Alaska. O retorno foi de Anchorage a Seattle e de lá a Dallas.

Boeing_737-490,_Alaska_Airlines_JP5950379

Como a reserva eu fiz pelo AA, não tive contato com o site da Alaska, mas lendo a revista descobri que foi a primeira empresa a emitir bilhetes pela internet no final dos anos 90. Também a primeira a oferecer check-in eletrônico.

Voo

O embarque foi bem tranquilo. Quando for voar pela Alaska, cuidado com a distância entre os gates. Apesar de não ser uma empresa low cost, seus embarques são por portões diferentes porque alguns aviões são híbridos – passageiros e carga. Em Los Angeles embarcamos andando pela pista, sem nenhum transtorno.

800px-Wrangell_Alaska_Airlines_Combi

O serviço de bordo é simples e oferece somente água e refrigerante gratuitamente. Existe menu com preços e com as mesmas opções de outras companhias: sanduíche, batata frita, etc. A única diferença que parcebi no cardápio é que tinha um sanduíche de salmão do Alaska, mas não me abriu apetite.

avaliacao-alaska-airlines

O sistema de entretenimento também é pago. Por dez dólares você recebe um aparelho de vídeo e escolhe os filmes que quer assistir. Revistas são gratuitas e as informações eram bem interessantes.

Os voos foram tranquilos, sempre com o alertas dos cintos afivelados, o que é de extrema importância independente do destino e da duração do percurso. Tivemos um pouco de trepidação no retorno de Anchorage a Seattle, mas sempre muito bem orientados pelos tripulantes.

800px-Passing_the_Bay_Area_bound_for_Maui_(8711985052)

Um detalhe que me chamou atenção é que a Alaska Airlines se obriga a entregar sua bagagem em no máximo 20 minutos. E conseguiu cumprir o prazo!

Dica

Uma dica que sempre vale a pena. O primeiro destino nos Estados Unidos sempre se deve fazer a retirada das malas, passagem pela alfândega e depois redespachar exatamente como acontece quando se chega ao Brasil e tem conexões depois.

800px-Alaska_Airlines_16

Conclusão

Gostei muito de viajar pela Alaska Airlines, ela tem uma malha muito forte no oeste americano e faz parceria com American Airlines. Sempre que possível, espero que logo, voarei pela companhia.

Agradecemos ao Marco por nos proporcionar mais uma brilhante avaliação além das sempre sensacionais imagens da aurora boreal, que são sua especialidade. E você? Já voou com a Alaska Airlines? Conte como foi sua experiência nos comentários. Confira todas as companhias aéreas avaliadas pelo Melhores Destinos neste post

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • George Cunha

    Voei pela Alaska em 2007 e, apesar de ter comprado o bilhete SEA-MCO separado, eles honraram a franquia de bagagem da Cia Aérea (COPA) que eu voaria para o Brasil. Adorei!

  • Dênis Colli

    Parabéns Marco!
    Excelente relato, assim como muitos, tambem achava que a Alaska Airlines era uma cia baseada no Alaska…
    Imagino que a viagem deve ter sido excelente! Com muitas auroras! Abs

  • Carlos Alberto

    Uma das melhores cias aéreas dos EUA, ela tem o que considero ser um dos melhores programas de milhagem também.

    Agora me assustei quando vi a foto ilustrativa da matéria com um B737-200. Isto pq a Alaska Airlines foi uma das primeiras empresas na América do Norte a usar os Boeings New Generation e o cliente de lançamento do B737-900.

    De qualquer forma, quem for visitar o belíssimo Alaska e o noroeste americano, fará uma excelente escolha voando pela Alaska.

    • Carlos, talvez porque esse voo parte frontal do avião é carga. Só são ocupados os assentos da metade para trás. Não sei se é isso. Abracos

    • Adri

      Essa foto deve ser antiga porque a Alaska não tem mais 737-200. Os combi (metade carga/metade passageiros) são 737-400 e há somente 5 desses na frota. Eles basicamente fazem as rotas 'pinga-pinga' pelo Southeast Alaska e alguns vilarejos no norte do Alaska.

      • É antiguinha sim, só usei porque achei o fundo muito bonito

  • Belas fotos, ótimo relato,,,,..e tb achava que a Alaska Air. era do…Alaska..kkkk…aquele esquimó na cauda me fazia nem ter dúvida.

    • Oi Roberta, só não chama os caras de esquimós que eles odeiam rsrsrsrsr. Obrigado pelo elogio. Abx

  • Maria Lucia

    Parabéns pelo relato e fotos. Sensacional ver a aurora boreal. Deve ter sido fantástico viver esse momento.

  • Wilson de Sá

    Só uma correção. Não é "aonde" fica a sede da empresa e sim "onde" fica a sede da empresa.

  • Jorge Dalvi

    Muito legal a avaliação. O avião pintado de Salmão ficou perfeito! 😀

  • Adri

    Que agradável surpresa ver um relato da cia onde trabalho. A maior parte da nossa malha aérea são voos para 4 ilhas do Hawaii e até o final deste ano todos os 737-800/900/900ER terão assentos com tomadas para carregar seus eletronicos.

    • Oi Adri, foi otimo voar com coces. Em novembro estarei lá de novo. Posso pedir um up grade ? rsrsrs Parabens pela CIA, adorei.

      • Adri

        Hoje em dia para conseguir upgrade só pagando mesmo, ou sendo um super 75K mileage member. Bom voo em novembro! Qual trajeto você vai voar?

    • Emerson Santos

      Curiosidade: qual o significado do "rosto" que estampa o leme vertical das aeronaves da Alaska Airlines?

      • Emerson, pelo que me consta,não sei se é realidade. O retrato de um mamã nativo da tropo Inupiat. Tambem diz a "lenda"que na foto ele não estava sorrindo e como ficou muito emburrado fizeram um sorriso artificial. Diz a lenda …

        • Emerson Santos

          Mesmo sendo uma lenda, não deixa de ser interessante. Antes de ler sua resposta, encontrei na web apenas tratar-se de um esquimó, cuja marca passou a "estampar" as aeronaves dessa empresa em 1970.
          Sou um apaixonado por essas máquinas voadoras e gosto de ler as avaliações publicadas nesta página.
          Por falar nisso, gostei muito da sua avaliação. Se, pelas imagens, o fenômeno já é deslumbrante, fico imaginando como não deve ser ao vivo e em cores…
          Abraços.

          • Emerson , dei uma pesquisada depois que escrevi para ver o tamanho da "lenda"

            Use google e tera algumas historias. "alaska airlines face logo"Abracos e valeu pelo comentário.

      • Adri

        O rosto é um esquimó, que eu saiba nenhum esquimó em particular, e foi uma das 4 imagens icônicas usadas entre 1973-1976 nos aviões.
        Os outros 3 eram: 'Russian Alaska' ( imagem de um domo da antiga Russia devido à influencia desse país), 'Gold Rush Alaska' (imagem de um garimpeiro, referente à corrida do ouro nos anos 1890), 'Indian Alaska' (imagem de um totem do Alaska). A imagem do 'Eskimo Alaska' não era muito simpática, assim como do garimpeiro.
        Em 1976, o esquimó ganhou o sorriso, inciando assim a campanha de marketing "Fly With a Happy Face". E o esquimó continua até hoje porém no momento a Alaska está passando por uma fase de 'rebranding' e até agora ninguém sabe se o esquimó vai continuar ou não. O
        'rebranding' é justamente para o público descobrir que a Alaska não voa apenas no estado do Alaska.

        • Legal, Adri. Dei mais uma lida parece que o Xama tem ate nome… valeu a info.

        • Emerson Santos

          Obrigado pelas informações. Abraços.

  • Voei com eles em 2012 de Las Vegas pra Portland. Ao contrário do povo aqui, não curti muito nao. Avião velho, sujo e bem pior que qualquer voo interno que vc faz com a Gol no Brasil. Pra viajar internamente nos EUA vc tem opções muito melhores, como a Virgin America, que é sensacional em todos os sentidos

  • Que legal que alem da parte da avaliação pessoal curtiu as auroras, MD me permita colocar fan page https://www.facebook.com/auroraborealbrasil quem quiser ver mais fotos e acompanhar nossas próximas expedições. Abracos

  • elisa

    Vooei com a Alaska este mês , de mammoth lakes ( CA ) para Los Angeles . Achei os funcionários extremamente atenciosos e prestativos , o avião era bem pequeno, mas o que me chamou a atenção foi que serviram vinho e cerveja ( gratuitamente ) durante o voo .

    • Adri

      Sim, nos voos Alaska Airlines, operados pela Horizon Air (Bombardier Q400), é servido vinho e cerveja gratuitamente.

  • José Roberto

    Marco…
    Devido ao seu relato da aurora na Noruega..fiquei encantado…e resolvi fazer a minha viagem!
    Aproveitei q estava morando em vancouver e acabei encontrando um lugar muito especial em Yukon…um hotel fazenda em Whitehorse! Era lindo demais!!!!
    Vi uma pontinha da aurora….mas valeu muito!
    Então..eu queria muito te agradecer…
    Obrigado!!

    • Jose, que maravilhosa noticia, historia como a sua que nos fazem continuar compartilhando nossas aventuras. Eu que tenho que te agradecer por me dar essa linda noticia. Valeu. Mande fotos pra eu colocar no auroraborealbrasil ou poste la no facebook… MAIS UM CACADOR BRASILEIRO UHUUUUUU

  • henrique

    Ola Marco tudo bem? Excelente post.
    Gostaria de mais informação sobre a aurora boreal. Realmente alaska é o melhor lugar da america do norte para avistar? Ouvi falar de Yukon e Yellowknife ambos no Canadá, ja ouviu falar desses lugares?
    grande abraço
    Henrique

    • Henrique, todos esses lugares estao bem embaixo do que eu chamo de trilho da aurora. Ai vai da sua facilidade em chegar ate la e das comodidades que vc quer. Esse ano tivemos varios eventos que pode-se ver aurora na grande maioria dos estados do Norte Americano,mas sem duvida esses 3 locais sao os melhores. Estou sempre pronto a auxiliar se possivel, abracos

      • Mayra

        Oi Marco! Qual o melhor mês para ver a aurora boreal?

  • Gilberto

    Viajei com a Alaska ano passado de St. Louis para Seattle e eles serviram café do Starbucks, achei sensacional levando em conta que ambos são sedeados em Seattle. O Voo foi bem tranquilo também. http://www.alaskaair.com/content/travel-info/food

    • Adri

      Próxima vez experimente a cerveja do Alaska, Alaskan Amber que também servimos a bordo, mas tem que pagar.
      A empresa opta por produtos locais. Acho bacana.

  • Viajei com a Alaska Airlines em 2012 nos trechos Anchorage x Juneau (feito no 737-400 combi, misto de carga e passageiros), Juneau x Fairbanks (conexão em Anchorage) e Fairbanks x San Francisco (conexão em Seattle), achei o serviço muito simpático e atencioso, com a hospitalidade do Alasca (embora a sede seja em Seattle como bem colocado aqui). Ponto positivo foi ver comissários sorrindo, o que é raro nas companhias americanas.

    • Adri

      Eu sempre sorrio! Pelo menos tento 🙂

  • aurelio C Santos

    Realmente é em Seattler. Já viajei tres vezes nesta Cia. Uma ida de Las Vegas a Seatler pra fazer um cruzeiro Seattler x Miami pelo Canal do Panamá e ida e volta A Las Vegas. Vou fazer a terceira dia 02/08/14 na conexão da AA. em Los Angeles para Seattler para fazer outro cruzeiro, desta vez para o Alaska e na volta, pela quarta vez de Seattler a Los Angeles para conectar com AA para Las Vegas. É uma das boas cias. Ótimo atendimento a bordo. Cumpri rigorosamente o horário. Gostei.

    • Adri

      Pois é, maior pressão para sempre fechar a porta no horário. Tenha bons voos e curta o cruzeiro pelo Alaska. Não deixe de fazer um passeio de dog sledding na geleira, em Juneau.

  • Olá gostaria de saber; SEATTLER ou SEATTLE ?

    • Adri

      É Seattle.

  • Gisa Santos

    Parabéns ao Marco pelo seus comentários.
    Eu também acreditava que a Alaska Airlines era do Alaska.
    Meu marido e eu estivemos no Alaska por 2 vezes, em 2010 e outra em 2012, quando passamos o ano em Fairbanks University. Para chegar até la também voamos pela Alaska Airlines e gostamos bastante . Os vôos saíram nos horários prometidos .
    Além da ótima experiência , tivemos a oportunidade de estrear um 737-900 em seu primeiro dia de vôo, de Fairbanks para Seattle .
    Não vemos a hora de voltar ao Alaska, pela Alaska Air, of course!
    Abraços.
    Gisa e Flavio

    • Adri

      Esses novos 737-900 estão supimpa! A grande mudança este ano é que na ponte aérea FAI-ANC serão os Bombardier Q400, da Horizon Air, que farão essa rota. A vantagem é que cerveja e vinho são de graça.

    • Obrigado Gisa, cansaram de ver auroras por lá entao? Boa sorte.

  • Letícia

    Oi,
    desculpem, meu comentário não é sobre a alaska airlines. Alguém saberia me dizer de qual cidade dos eua é melhor (mais barato) sair para ir pra Anchorage, Alaska? Saio do Rio e estou achando que direto são horas demais, porque vou com meu filho de 4 anos…
    Vi que tem voos que saem de Seattle e São Francisco, mas não estou segura.

  • JOão

    E o espaço nos assentos? É bom?
    ]

  • marcia

    Boa tarde , comprei um bilhete pela alaska airlines saindo de Seatle para Sao Francisco para o mes de setembro / 2014. Alguem sabe com quantos kilos de bagagem eu posso despachar a mala ?. Alguma dica ???
    Obrigada

    • A companhia não enviou um e-mail de confirmação? Lá deve ter essa informação ou um link para o site dela

  • Pedro Maia

    Boa tarde!

    Comprei bilhetes de FLL para Seattle pelo Submarino Viagens, já tinha cadastro no site da Alaska Airlines, tento adicionar a minha reserva pelo ícone “Add my trip” no site com os números que o Submarino me informou mas o site não localiza as informações.

    Isso é comum ou devo me preocupar?

    Obrigado

  • Fabiano Netto

    Estou morando em Seattle desde Novembro do ano passado e realmente a Alaska é quem manda por aqui. Uma malha vasta, com diversos destinos para todo EUA e Canada tambem (nunca pesquisei para o Mexico). Além disso das oportunidades que voei sempre tem possui em todos os assentos tomada universal + plug USB o que pode ser bem util em alguns casos. Recomendo a quem vier aqui para a costa oeste. Abraços

  • André França

    Voei com eles em 2013! São bons, serviço pay on board, até a mala se paga também (20,00 dólares) comissárias de 60 anos mas tudo bem!