Como é voar na Aer Lingus

Denis Carvalho 22 · março · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A Aer Lingus é a principal companhia aérea (flag carrier) da República da Irlanda e é uma empresa bastante admirada na Europa, oferecendo bons serviços apesar dos preços baixos. Com sede em Dublin, ela voa para 80 destinos na Europa, América do Norte e Ásia, com uma frota de 44 aeronaves, mas seu forte são os voos de curta duração ligando a Irlanda a demais países europeus. A companhia era estatal até 2006, quando teve seu capital aberto. Hoje, o governo irlandês possui 25,4% de seu capital enquanto a Ryanair mantém 29,4%. Nosso leitor Felipe Rodrigues Fortuna, autor do blog Feworldwide, voou com a simpática companhia irlandesa e fez este relato para o Melhores Destinos. Acompanhe:

A companhia aérea Aer Lingus foi fundada pelo governo irlandês em 1936 para promover serviços aéreos entre a Irlanda e o Reino Unido. O nome da empresa é derivado do irlandês “long” que significa “barco”, depois traduzido como “Frota Aérea”. A companhia celebrou 75 anos em maio de 2011 e hoje transporta mais de 10 milhões de passageiros por ano para mais de 70 destinos incluindo Irlanda, Reino Unido, Europa e Estados Unidos.

A companhia fez grandes contribuições para a vida dos irlandeses, conectando o país ao mundo e promovendo oportunidades ao povo de acessar novos horizontes, tanto comercial, como turisticamente. Durante a recessão, a companhia manteve suas rotas internacionais,mantendo a Irlanda conectada ao resto do mundo e permitindo  aos irlandeses que viviam no exterior ter fácil acesso ao seu país. Eu utilizei os serviços da AerLingus entre as cidades de Zurich e Dublin.

Voo El 349 – Zurich – Dublin 21:10

Compra

O site é super didático e possui uma versão em português. Ao escolher o trecho e a data e seguir para a próxima página, tome cuidado, pois haverá vários tipos de tarifa e cada uma possui regras diferentes, indo desde passageiros sem bagagem (low), passageiros com uma bagagem de 20 kg (plus) e passageiros com duas bagagens de 20kg (flex). Escolha a tarifa que tenha mais a ver com a sua situação para não ter dor de cabeça no aeroporto depois. O pagamento foi feito pela opção de cartão de crédito (sempre à vista).

Regras de cada tarifa

Check-in

O check-in no aeroporto de Zurich estava tranquilo, mas um pouco confuso. Como estava em uma cidade próxima, fiz o check-in online e peguei o trem mais cedo com conexão direta ao aeroporto, mas ao chegar lá, tive que entrar na fila com as pessoas que não haviam feito o check-in ainda porque não havia uma apenas para despacho de bagagem. Mas foi bem rápido e em 10 minutos eu já estava liberado.

Máquinas de auto check-in

Atenção: se sua passagem dá direito a uma mala de 20 kg, não tente passar com uma de 23 kg, pois eles vão barrar e fazer pagar o excesso. Eu não sei o valor no aeroporto, mas para comprar 3 kg adicionais com desconto pelo site na hora da compra da passagem, custava €50. Por isso, fique esperto. Para voos maiores, eles utilizam a política de 10 kg de bagagem de mão.

Decolagem

O voo estava um pouco atrasado, devido a uma nevasca que caía sobre Zurich. Entretanto, embarcamos no horário correto e só tivemos que esperar que jogassem um produto especial sobre o avião para tirar as camadas de gelo. Com 10 minutos de atraso, decolamos de forma tão suave que quase não foi possível sentir o avião deixar o solo. O tempo de viagem entre Zurich e Dublin é de 1h55min.

Equipamento 

O equipamento utilizado na rota ZRH-DUB nesse dia foi um Airbus A320, com configuração de poltronas 3-3. O avião é igual ao utilizado pela TAM no Brasil. Estava muito bem conservado e o apoio para cabeça tem uma regulagem mais firme. Quando você dorme e apoia a cabeça o mesmo fica firme e não se move como em outros tipos de regulagem.

Entretenimento

Havia a bordo revistas, catálogo de free shop e menu de bordo. O entretenimento é escasso, mas para o tempo de voo estava ok, ainda mais porque a companhia opera pelo sistema low-cost.

Menu Air Lingus

Serviço de bordo

Os comissários desse voo eram em sua maioria jovens e simpáticos. Eu contei 4 deles durante o voo. O serviço de bordo é à parte do valor da passagem, mas pode ser adquirido também no ato da compra da mesma. O menu fica disponível para todos e os preços são competitivos por refeições que valem a pena. A lata de coca-cola pequena, por exemplo, custa €1.

Irish Breakfast

É uma boa pedida para quem quiser, por exemplo, experimentar o café da manhã tipicamente irlandês. Como eu já havia comido no aeroporto de Zurich, acabei não experimentando nada a bordo. O pagamento pode ser feito no cartão ou em moeda papel.

Pouso em Dublin

O pouso foi tranquilo, com apenas 10 minutos de atraso. A imigração estava tranquila e logo eu estava indo em direção a minha nova casa.

Avaliação Final

Aer Lingus é uma empresa rica em história. O trevo agora mundialmente famoso que adorna a empenagem da frota da empresa é um dos símbolos mais emblemáticos da Irlanda ao redor do globo. A companhia aérea tem uma reputação mundial de carinho, simpatia e uma qualidade superior de serviço. A empresa fica entre as low-cost da Europa por seus valores competitivos, mas a qualidade não deixa nada a desejar em comparação as companhias convencionais.

Aprovei os serviços e com certeza voaria de novo!

Agradecemos ao Felipe por esta ótima avaliação que certamente será bastante útil para quem estiver planejando uma viagem à Europa, especialmente à Irlanda. Se você voou ou vai voar com alguma companhia aérea que não esteja aqui no Melhores Destinos envie sua avaliação para nós! Entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br. Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe