Como é voar na Aer Lingus

Denis Carvalho 22 · março · 2013

A Aer Lingus é a principal companhia aérea (flag carrier) da República da Irlanda e é uma empresa bastante admirada na Europa, oferecendo bons serviços apesar dos preços baixos. Com sede em Dublin, ela voa para 80 destinos na Europa, América do Norte e Ásia, com uma frota de 44 aeronaves, mas seu forte são os voos de curta duração ligando a Irlanda a demais países europeus. A companhia era estatal até 2006, quando teve seu capital aberto. Hoje, o governo irlandês possui 25,4% de seu capital enquanto a Ryanair mantém 29,4%. Nosso leitor Felipe Rodrigues Fortuna, autor do blog Feworldwide, voou com a simpática companhia irlandesa e fez este relato para o Melhores Destinos. Acompanhe:

A companhia aérea Aer Lingus foi fundada pelo governo irlandês em 1936 para promover serviços aéreos entre a Irlanda e o Reino Unido. O nome da empresa é derivado do irlandês “long” que significa “barco”, depois traduzido como “Frota Aérea”. A companhia celebrou 75 anos em maio de 2011 e hoje transporta mais de 10 milhões de passageiros por ano para mais de 70 destinos incluindo Irlanda, Reino Unido, Europa e Estados Unidos.

A companhia fez grandes contribuições para a vida dos irlandeses, conectando o país ao mundo e promovendo oportunidades ao povo de acessar novos horizontes, tanto comercial, como turisticamente. Durante a recessão, a companhia manteve suas rotas internacionais,mantendo a Irlanda conectada ao resto do mundo e permitindo  aos irlandeses que viviam no exterior ter fácil acesso ao seu país. Eu utilizei os serviços da AerLingus entre as cidades de Zurich e Dublin.

Voo El 349 – Zurich – Dublin 21:10

Compra

O site é super didático e possui uma versão em português. Ao escolher o trecho e a data e seguir para a próxima página, tome cuidado, pois haverá vários tipos de tarifa e cada uma possui regras diferentes, indo desde passageiros sem bagagem (low), passageiros com uma bagagem de 20 kg (plus) e passageiros com duas bagagens de 20kg (flex). Escolha a tarifa que tenha mais a ver com a sua situação para não ter dor de cabeça no aeroporto depois. O pagamento foi feito pela opção de cartão de crédito (sempre à vista).

Regras de cada tarifa

Check-in

O check-in no aeroporto de Zurich estava tranquilo, mas um pouco confuso. Como estava em uma cidade próxima, fiz o check-in online e peguei o trem mais cedo com conexão direta ao aeroporto, mas ao chegar lá, tive que entrar na fila com as pessoas que não haviam feito o check-in ainda porque não havia uma apenas para despacho de bagagem. Mas foi bem rápido e em 10 minutos eu já estava liberado.

Máquinas de auto check-in

Atenção: se sua passagem dá direito a uma mala de 20 kg, não tente passar com uma de 23 kg, pois eles vão barrar e fazer pagar o excesso. Eu não sei o valor no aeroporto, mas para comprar 3 kg adicionais com desconto pelo site na hora da compra da passagem, custava €50. Por isso, fique esperto. Para voos maiores, eles utilizam a política de 10 kg de bagagem de mão.

Decolagem

O voo estava um pouco atrasado, devido a uma nevasca que caía sobre Zurich. Entretanto, embarcamos no horário correto e só tivemos que esperar que jogassem um produto especial sobre o avião para tirar as camadas de gelo. Com 10 minutos de atraso, decolamos de forma tão suave que quase não foi possível sentir o avião deixar o solo. O tempo de viagem entre Zurich e Dublin é de 1h55min.

Equipamento 

O equipamento utilizado na rota ZRH-DUB nesse dia foi um Airbus A320, com configuração de poltronas 3-3. O avião é igual ao utilizado pela TAM no Brasil. Estava muito bem conservado e o apoio para cabeça tem uma regulagem mais firme. Quando você dorme e apoia a cabeça o mesmo fica firme e não se move como em outros tipos de regulagem.

Entretenimento

Havia a bordo revistas, catálogo de free shop e menu de bordo. O entretenimento é escasso, mas para o tempo de voo estava ok, ainda mais porque a companhia opera pelo sistema low-cost.

Menu Air Lingus

Serviço de bordo

Os comissários desse voo eram em sua maioria jovens e simpáticos. Eu contei 4 deles durante o voo. O serviço de bordo é à parte do valor da passagem, mas pode ser adquirido também no ato da compra da mesma. O menu fica disponível para todos e os preços são competitivos por refeições que valem a pena. A lata de coca-cola pequena, por exemplo, custa €1.

Irish Breakfast

É uma boa pedida para quem quiser, por exemplo, experimentar o café da manhã tipicamente irlandês. Como eu já havia comido no aeroporto de Zurich, acabei não experimentando nada a bordo. O pagamento pode ser feito no cartão ou em moeda papel.

Pouso em Dublin

O pouso foi tranquilo, com apenas 10 minutos de atraso. A imigração estava tranquila e logo eu estava indo em direção a minha nova casa.

Avaliação Final

Aer Lingus é uma empresa rica em história. O trevo agora mundialmente famoso que adorna a empenagem da frota da empresa é um dos símbolos mais emblemáticos da Irlanda ao redor do globo. A companhia aérea tem uma reputação mundial de carinho, simpatia e uma qualidade superior de serviço. A empresa fica entre as low-cost da Europa por seus valores competitivos, mas a qualidade não deixa nada a desejar em comparação as companhias convencionais.

Aprovei os serviços e com certeza voaria de novo!

Agradecemos ao Felipe por esta ótima avaliação que certamente será bastante útil para quem estiver planejando uma viagem à Europa, especialmente à Irlanda. Se você voou ou vai voar com alguma companhia aérea que não esteja aqui no Melhores Destinos envie sua avaliação para nós! Entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br. Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Vinicius Condina

    Parabéns pelo relato. Achou a passagem barata?

  • Jonathan Pereira Mew

    Essas fotos são dos seus voos?

    • Leonardo Soares de S

      Também fiquei com esta dúvida.

      • Não a maioria são da wikimedia commons, só as da alimentação e cardápio. Se alguém tiver fotos bacanas da Aer Lingus pode mandar pra gente que incluímos no post

  • Rose Vox

    voei pela Aer Lingus no trecho Dublin/Amsterdan em agosto de 2012, só elogios, tudo foi ótimo, recomendo com certeza.

  • Eduardo Rezende

    Voei pela Aer Lingus em minha viagem do mês passado.

    Na volta, ao pegar o avião em Dublin(com destino a Paris), tinhamos direito de levar duas malas de 20 Kg, pois havíamos comprado passagens "plus".

    Paguei, ao comprar as passagens no site da AerLingus, 15 euros extras para despachar mais uma bagagem.

    Na hora do check in, fui informado q poderia despachar a mala extra, mas sem nada dentro, pois não paguei o peso.

    Não entendi na hora, mas ao comprar a passagem, vc precisa pagar 15 euros pela mala extra, e mais 15 euros por quilo que vai dentro da mala.

    Enfim, após muita briga e aborrecimento tive q pagar mais 285 euros para levar minha mala extra. Percebi no aeroporto que várias outras pessoas(pelo menos 2) estavam tendo o mesmo problema que nós.

    A passagem, q deveria ter sido barata, acabou custando bem mais caro do que se voássemos pela British Airways ou pela Air France, q nos permitia despachar um segundo volume por um preço bem menor.

    Enfim, uma vez que nós, brasileiros, temos o hábito de trazer muitas "lembrancinhas" do exterior, não recomendo a ninguém voar pela Aer Lingus, pois pode sair muito caro!

  • Renan Vasconcelos

    Voei de Dublin de Lufthansa e no aeroporto de Dublin a estrutura da Aer Lingus é ENORME. Muito maior do que a da Ryanair.

    Próximo do horário do meu vôo para FRA saiu um da Aer Lingus e, curiosamente, vi o avião verdinho no aeroporto de FRA ao lado do meu. Deu até vontade de ter ido de Aer Lingus… 🙂

    • Ana Cristina Da Roch

      Adoro a Aer Lingus, da de mil naquela Ryanair medonha, hehehe! A gente tem que tomar cuidado com a questao da bagagem sim, porque acaba saindo caro qualquer grama a mais, mas fora isso ela e otmia pra uma low cost.

      • Ana Cristina Da Roch

        *otima 😀

  • Henrique Consorte

    Voei com a Aer Lingus em 2008.

    Fiz o trecho Amsterdan – Dublin.

    Estávamos em 3 amigos e a moça do check-in nos colocou na saída de emergência, por sermos altos. Nem precisamos pedir…

    O serviço era muito bom e as comissárias muito simpáticas.

    Realmente uma ótima cia para voar.

    • Leda Peres

      Voei recentemente de Geneve para Dublin pela Aer Lingus e gostaria de acrescentar meus elogios.

      • Lisiê

        Leda, vou pegar esse voo. Na hora de fazer o check-in, voce pagou pelo assento ?

  • Rodrigo

    Fiz o trecho AMS-DUB-AMS em outubro do de 2012. Durante o voo de ida, à tarde, os atendentes foram gentis e prestativos, porém na volta, que saía às 6:00, os comissários eram muito grossos e transpareciam má vontade, tanto que nem comprei 1 relógio que tinha gostado. Fora isso, recomendo a empresa e esperaria que num futuro pudesse haver voos direto entre Brasil e Irlanda pela Aer Lingus.

  • Juliana Borba

    Aer Lingus? Humpf! Comprei uma passagem caríssima de Londres p/ Dublin para voar de teco-teco! Se

    Sério! O avião era daqueles que as malas vão no bico do avião, a gente entra por trás e tem duas hélices de cada lado. Teve um passageiro que se recusou a viajar naquele troço. Havia uma aeromoça que fazia tudo! Morri de rire de medo!

  • Diego Dama

    Eu voei de Air Lingus em Fev / 2012 no trecho DUB / AMS.

    O voo foi muito normal, fora o fato de a menina no portão de embarque, exigir que despachasse a minha briefcase. Bati o pé e falei que não, pois:

    1 – eu tinha um direito de levar a bordo 12kg

    2 – ali havia apenas docs e eletrônicos

    3 – eu seguiria pro BR e precisaria dos itens que ali estavam.

    Ela insistiu e então fui enérgico (mas nao mal educado) e reforcei que nao despacharia de forma alguma.

    Pra minha surpresa, atras de mim, vinha uma família de indiano, com 2 colchões (sim colchões) enrolados, que passaram por ela, sem problema algum.

    Esse meu voo com a AIR LINGUS, fazia parte de um bilhete comprado pela AF, numa diversidades de voos que eu realizei em uma eurotrip no ano passado.

    Não gostei, não por ser uma cia de baixo custo, nao gostei, porque nao fui bem atendido em terra e no ar.

  • Daniel Matos

    Denis Martins ou Denis Carvalho? rs

    Deve ter mais fotos no Airliners.net.

    Abs.

    • Voltei a ser Carvalho. Nome de pai, nome de mãe é bom revezar pra não dar briga! kkk

  • Alexandre

    Denis, ótimo seu post.
    Estou indo para a Europa pela primeira vez e gostaria de uma informação.
    Sabe me informar se posso comprar passagens da Aer Lingus direto no site da cia. estando aqui no Brasil?
    Obrigado.

  • Danilo

    Boa noite pessoal!

    Por gentileza, preciso de uma ajuda… Estarei voando pela Aer lingus daqui a 2 semanas e queria saber se posso fazer o check in no aeroporto ou sou obrigado a fazer online igual ao da Ryan air… Tentei fazer online porem vc é obrigado a escolher um assento pago… bom quem puder me ajudar ficaria agradecido..abraco Danilo

    • Alexandre

      Olá Danilo, desculpa a minha intromissão, mas estou buscando uma informação sobre a Aer Lingus e talvez você possa me ajudar. Minha dúvida é se eu consigo emitir um bilhete da Aer Lingus eu estando aqui no Brasil e utilizar um Cartão de Crédito emitido aqui. Sabe me informar? Como você emitiu o seu?
      Agradeço qualquer informação. Abraço. Alexandre

  • James

    Olá , quando fui a Munique ano passado fiz escala em barcelona como uma tal de Vueling, terrível, eu tenho 1,90 m e não servia entre os bancos, tive que viajar em pé. Gostaria de saber se essa Aer Lingus tem um bom espaço de poltronas.Agradeço desde já, pois em março estarei indo a Dublinn.

  • Alessandro Batalha

    Olá Denis!
    Será que você poderia me ajudar tirando umas dúvidas? Neste momento estou vivendo uma antecipação pela agonia do limite de bagagem…

    Vou voar de Dublin para Edimburgo em outubro deste ano. Os melhores preços estão mesmo na Aer Lingus e eu pretendia comprar a passagem "Low Cost" e pagar tarifa extra para peso adicional na bagagem, ficando com 25kg pra mim e 25kg pra minha esposa. Total de 50kg.

    O fato é que normalmente viajamos com as malas de mão, mais uma mala média de uns 20kg e uma mala grande de mais ou menos 30kg (serão 15 dias no outono pelo Reino Unido). Fazendo checkin juntos, será que eles permitem despacharmos 50kg numa combinacão 20+30kg ou eles são rigorosos e limitam a mais pesada em 25kg, sem choro?

    Li as regras no site mas não consegui entender muito bem. Eles dizem que em hipótese nenhuma podemos despachar um volume com peso superior a 32kg. Neste caso está ok, entendi… Mas se eu quiser despachar 30kg em um único volume, como faço sem levar uma facada gigantesca no checkin?

    Existe uma opcao de comprar limite de 40kg em 2 volumes de 20kg, mas nao me atende, porque eu quero despachar uma mala de 30kg.

    E agora? Qual é a melhor opção?
    Mandei os mesmos questionamentos para o site da Aer Lingus, mas eles não me responderam… Você pode me ajudar? Tem alguma dica pra dar?

    Muito obrigado! Abraço,
    Alessandro

  • Graziele Mariano

    Péssima Companhia Aérea. No dia 05 de Novembro de 2014, na ultima semana eu viajei de Londres para Dublin pela Aer Lingus, e o voo e a pontualidade foi tudo ok. Porém até hoje estou sem minha bagagem, a minha mala foi extraviada, e ao relatar o problema no aeroporto me disseram que chegaria no outro dia pela manha no meu endereço, e que a companhia iria me dar enviar email ou ligar no mesmo dia para conferir endereço, e até hoje, 7 DIAS DEPOIS, não tenho minha mala, não tenho satisfaçoes da Aer Lingus e estou totalmente sem apoio nenhum desta empresa. Primeiro prazo foi de 24 horas, depois 72 horas, e apos 72 horas eu preenchi todo um formulário enorme de 5 folhas e me pedem um prazo de 21 dias para dar uma resposta. ABSURDO TOTAL. Estou pedindo ajuda pra ele por twitter, email, facebook, telefone e nada. E pior, estou num pais que nao conheço nada, nem ninguem, esta maior frio e preciso de remedios que estavam na mala. Ou seja, se sua mala nao chegar, brigue bastante no aeroporto e nao acredite nas palavras deles, pois eles so enrolam. Se aguem tiver um dica do que posso fazer, ficarei agradecida!

  • mathew

    Fiz Dublin- Paris e Londres-Belfast. Achei tudo muito bom, porem os dois voos estavam bem vazios. Nao tinha nem 10% das cadeiras ocupadas. A unica coisa que me incomodou, foi que estava vindo um ar muito gelado da saida de emergencia, nao sei se isso ė normal ou falta de manuntencao, mas me deu muito medo.