10 razões porque viajar é a melhor educação que podemos ter
10 razões porque viajar é a melhor educação que podemos ter
O aprendizado não está apenas no banco escolar ou nos livros acadêmicos. É claro que a educação tradicional é muito importante e nos dá a base para quem somos hoje, mas muitas coisas essenciais não podem ser aprendidas em sala de aula. Sabe onde esta carência de ensino pode ser encontrada? Durante uma viagem.
Viajar é caminho da educação! Quando usamos aquela expressão que a viagem é melhor dinheiro investido, estamos nos referindo a isto. Quando embarcamos num avião ou caímos da estrada saímos da nossa zona de conforto, conhecemos outras culturas, exploramos a natureza e visitamos locais históricos. Descubra neste post os benefícios e motivos pelos quais viajar é a melhor educação que uma pessoa pode ter.
Viajar abre a mente
Sabe aquela frase que escutamos muito no mundo profissional “saia da caixinha”, podemos muito “encaixá-la” nos benefícios que viajar traz. Quando deixamos a zona de conforto e embarcamos no desconhecido para desvendar novas culturas percebemos que há muita coisa além do nosso ambiente imediato, que a vida não é só aquilo que conhecemos no nosso dia a dia.
Visitar países diferentes faz a gente abrir a mente para distintos hábitos, modo de vida, experiências, gastronomia, etc. Não há como ficar indiferente com a bagagem de aprendizado trazida após uma viagem para qualquer lugar que seja, pode ser um escapada pelo próprio Brasil ou para outro país. Por experiência própria o conhecimento adquirido numa viagem não está em nenhum livro que pode ser lido durante a vida. Viajar abre a mente!
Criar relacionamentos
Vivemos numa sociedade onde a interação e o bom relacionamento fazem total diferença. Pode ser para manter um simples namoro ou alcançar o sucesso profissional. Entretanto, nem todo mundo sabe como se relacionar com outras pessoas e, embora essa habilidade possa ser difícil de aprender para muitos, viajar a ensina perfeitamente.
Todos os processos de uma viagem requerem a interação com outras pessoas. Não há como se alimentar se você não interagir com alguém num restaurante ou num mercado, não é? O mesmo ocorre durante a viagem de avião ou até para se hospedar num hotel. Num voo é quase que impossível não falar com o seu companheiro de fileira. E quando estamos no exterior se encontramos outro brasileiro com certeza trocamos algumas palavras, não é?
Aprender a se relacionar também vai muito além. Viajar com um amigo ou até com um familiar requer muito aprendizado. Vamos colocar como exemplo a viagem com um colega, pode ser aquele companheiro da vida toda, mas que infelizmente o convívio 24 horas por dia requer a cada minuto um aprendizado. Temos que aprender a ouvir, respeitar, ceder e se relacionar.
Conhecer culturas diferentes
Podemos nos debruçarmos em livros de história e de cotidiano para aprender sobre outras culturas, mas somente viajando é que temos a real noção de como uma determinada sociedade vive. Ao explorar novos países mergulhamos profundamente no dia a dia daquelas pessoas. Podemos saber como aqueles moradores se vestem, o que comem, qual a crença, como se divertem, como são os mercados, como vivem, etc. Viajar nos expõe diretamente a estas novas culturas e faz a gente vivenciar aquilo que aprendemos nos livros. Podemos chamar de aula prática!
Aprendizado sem limites
Tendo o mundo aberto como professor, não há limite para o que se pode aprender enquanto viaja. O único limite será aquele imposto pelos próprios viajantes. Ao viajar você é exposto a um leque infinito de possibilidades e experiências. Ao provar uma nova comida estará descobrindo sobre os costumes gastronômicos daquele região; o mesmo acontece quando visita uma mesquita ou uma antiga igreja na Europa; não podemos esquecer dos shows folclóricos e muito mais. A cada atividade, um novo aprendizado para o resto da vida. Enquanto você continuar viajando, o mundo estará sempre lá de braços abertos esperando para ensinar coisas novas.
Aprender novos idiomas
Você sabia que há mais de 7 mil idiomas e dialetos no mundo? Muitas pessoas que viajam sabem apenas uma língua ou no máximo duas, sendo o inglês o idioma mais comum para tentar se comunicar no exterior. Na hora de viajar é claro que usamos o auxílio de mecanismos como o Google Tradutor e que não voltaremos fluentes de alguma nova língua, mas com certeza aprenderemos algumas frases, expressões ou simplesmente dizer “obrigado” no idioma oficial daquele país visitado. Pode ser pouca coisa, mas é uma experiência incrível descobrir novas línguas e conseguir se comunicar com pessoas de outros países. Saber um idioma a mais nunca é demais!
Aula prática de história
Viajar permite mergulhar na história da humanidade. É possível trazer para a realidade as palavras que lemos nos livros na escola. Conhecer as pirâmides de Gizé ou Coliseu em Roma nos transportam para um tempo longínquo de milhares de anos. Não há como visitar estes locais e não se interessar em saber mais como aquelas sociedades antigas viviam.
Lembro muito bem da primeira viagem que fiz a Portugal. Conhecer a Universidade de Coimbra e as cidades antigas ligadas a história de nosso país é um super aprendizado e me fez ver o mundo de uma forma diferente. O mesmo acontece quando vistamos as cidades históricas de Minas Gerais ou as ladeiras de Salvador, tudo muito ligado à nossa memória.
Viajar não traz só conhecimentos sobre a vida humana. Ao visitar uma floresta, um deserto ou incríveis cânions aprendemos um pouco da história geológica e natural de nosso planeta.
Ensino mais diversão
Não tem provas!
Na vida a todo momento somos testados, pode ser na sala de aula ou na vida profissional. Mas agora imagina aprender e “estudar” muito sem ter a obrigação de fazer provas e de tirar notas altas. Assim é a viagem, onde não há requisito nenhum para ser aluno ou professor. O que vale mesmo é o aprendizado e a bagagem de conhecimentos e sensações adquiridas durante o período de curtição longe de casa, fora do seu habitat comum. Com apenas a curiosidade, pode-se continuar viajando e aprendendo tudo o que há para saber sobre o mundo.