Empresa chinesa quer construir people mover que vai ligar estação aos terminais do Aeroporto de Guarulhos
Empresa chinesa quer construir people mover que vai ligar estação aos terminais do Aeroporto de Guarulhos
A empresa chinesa BYD quer assumir a operação do people mover que será construído no trecho que falta para ligar a estação Aeroporto da CPTM aos terminais do Aeroporto de Guarulhos. A empresa é a mesma que surgiu neste mês como a possível compradora da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) e que tem o ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes, entre os executivos. A proposta final deve ser encaminhada à concessionária GRU Airport na segunda-feira.
Leia também
A ideia da empresa chinesa é um trem com bateria no teto e recarga a cada parada. Com um percurso inferior a 3 km, o projeto envolveria cerca de R$ 200 milhões em investimentos, segundo cálculos de engenharia. A implementação do sistema poderia ser feita em um ano, ou seja, é possível trabalhar com a estimativa de entrega em 2021, desde que não haja percalços no Tribunal de Contas da União e recursos de concorrentes.
Outros nomes foram apontados como interessados em assumir o transporte entre os terminais de Cumbica: Siemens, Bombardier, Hyundai, China Railway, Modutram, Ttrans, e mais. No Brasil, a BYD tem uma fábrica de ônibus elétricos em Campinas (SP) e faz parte do consórcio do VLT em Salvador.