People mover: o transporte que vai ligar o trem ao Aeroporto de Guarulhos
People mover: o transporte que vai ligar o trem ao Aeroporto de Guarulhos
No ano de 2018 finalmente se tornou concreto um antigo sonho dos passageiros que chegam a São Paulo ou embarcam no Aeroporto Internacional de Guarulhos: um trem até a cidade. O problema é que a estação teve de ser construída do outro lado da Rodovia Hélio Smidt, a 500 metros do terminal 1, obrigando os passageiros dos terminais 2 e 3 a pegar um ônibus para poder embarcar.
Para solucionar esse problema, o Governo do Estado, em conjunto com a concessionária GRU Airport, está trabalhando em um sistema de transporte entre a estação da CPTM e os terminais. Trata-se de um people mover, uma solução bastante usada em aeroportos mundo afora e que poderá facilitar bastante a vida dos viajantes.
O que é people mover?
Na verdade o nome “people mover” é genérico. São aqueles transportes de pequenas distâncias, como o monotrilho, trens transporte automático ou maglev, que são usados em aeroportos, distritos centrais ou parques temáticos em vários países. Há diferentes tipos de veículos e de motorização, não havendo ainda uma definição sobre a solução que será empregada em Guarulhos.
Como vai funcionar?
O projeto do governo do Estado e da concessionária GRU Airport é ter um sistema moderno para realizar o transporte de passageiros. No caso, o people mover vai buscar os viajantes na estação Aeroporto da CPTM e levá-los até os terminais 1, 2 e 3 do aeroporto de Guarulhos e vice-versa.
Com ele, o acesso da estação ao aeroporto será direto, saindo do vagão de trem já dentro do terminal. Da mesma forma, os passageiros que desembarcarem no aeroporto de Guarulhos terão mais facilidade para chegar ao trem.
Leia também
- Estacionamentos baratos perto do Aeroporto de Guarulhos
- Como ir de trem ao Aeroporto de Guarulhos saindo de São Paulo
Quando o people mover vai ficar pronto?
O projeto que vai ligar os trens da CPTM ao aeroporto de Guarulhos vai custar R$ 175 milhões e a obra, que era para ter sido entregue em 2013, ficou para maio de 2021. Ainda assim sabemos que no Brasil as obras tendem a sempre atrasar e, como ainda não foram iniciadas, tudo pode acontecer.
Os três terminais terão paradas e a linha terá 2,6 km de extensão, com capacidade para 2 mil passageiros por hora em cada sentido. O trajeto entre a estação Aeroporto da CPTM e os terminais deve durar exatos seis minutos.
Países que possuem o serviço
Como veremos a seguir, o people mover é bastante comum e está presente em mais de 20 países pelo mundo: Alemanha, Áustria, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Emirados Árabes, França, Filipinas, Hong Kong, Indonesia, Itália, Japão, Malásia, Portugal, Reino Unido, Russia, Singapura, Tailândia, Taiwan, Venezuela, entre outros.
Ainda assim, com todos estes países que tem people mover, não precisamos ir tão longe para ter um exemplo. Isso porque Guarulhos será a segunda cidade do Brasil a contar com um transporte deste tipo, que leva os passageiros até a linha de trem. Porto Alegre também tem a tecnologia, em que o Aeromóvel conecta o aeroporto da cidade até a linha de trem da Trensurb.
Nos Estados Unidos alguns dos mais famosos são o JFK AirTrain em Nova York, o Las Vegas Monorail, o Metromover, o MIA Mover em Miami e o Seattle Center Monorail. Sem falar no famoso monotrilho da Disneyworld.
Entre as cidades da Europa que contam com a tecnologia está a Itália, que possui diversos sistemas de people mover nas cidades de Bréscia, Milão, Perugia, Pisa, Turin e Veneza – este último com trens maiores que os do restante do país.
Já na Ásia, o Japão, que é referência mundial de transporte público, possui nove sistemas de people mover, entre eles nas cidades de Hiroshima, Nagoya, Osaka, Tóquio, Yokohama, entre outros. Há linhas com 12,7 km!
E você, o que achou da novidade? Já andou de people mover no exterior? Comente abaixo e participe!