logo Melhores Destinos

Mais rápido do mundo! Novo trem passa de 600 km/h em testes

Daniel Akstein Batista
08/03/2024 às 11:00

Mais rápido do mundo! Novo trem passa de 600 km/h em testes

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

Você já imaginou algum dia fazer uma viagem de trem que seja mais rápido do que uma viagem de avião? Essa é a promessa de uma empresa chinesa, que já faz testes para que um novo trem flutuante possa atingir velocidades de 2 mil km/h, ultrapassando inclusive a barreira do som.

Chamado de T-Flight, o trem foi desenvolvido pela estatal Casic (Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China). Na primeira fase de testes, o equipamento chegou a 623 km/h, tornando-se o trem mais rápido do mundo. A empresa, no entanto, acredita que ele possa ir além, passando dos 2 mil km/h, muito mais rápido do que um avião comercial – um “voo de cruzeiro”, por exemplo, é em torno de 850 km/h.

Para atingir velocidade tão alta, o trem deve ter o mínimo de atrito, por isso o T-Flight se difere de uma locomotiva normal, sem a utilização de trilhos: ele precisa levitar, ou seja, praticamente voar. Assim, ele usa uma tecnologia especial chamada de hyperloop, um sistema de magnetismo que empurra o trem para o alto e para frente.

Novos testes

Nesta primeira fase de testes, a CASIC construiu uma linha curta, de aproximadamente dois quilômetros de comprimento em um tubo de vácuo de baixa pressão, quando o trem atingiu os 623 km/h. Até então, a maior velocidade alcançada por um trem era de 603 km/h em um teste de um equipamento japonês, o LO Series SCMaglev.

Agora, a ideia é que os testes sejam realizados em uma ferrovia de 60 km de extensão para que o trem chegue a 1 mil km/h, o que já o deixaria mais rápido do que um avião comercial.

A China tem planos ambiciosos de ter o trem mais rápido do mundo o quanto antes no país. A ideia, inclusive, é ter uma conexão entre Wuhan e Pequim em que o trem possa atingir até 2.000 km/h.

Para se ter uma ideia, se houvesse um trem com essa velocidade aqui no Brasil, ele faria o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro em menos de 30 minutos. Rápido demais!

Aqui no país, inclusive, há o projeto de um hyperloop para funcionar no Rio Grande do Sul. Ele ligaria Porto Alegre à Serra Gaúcha em apenas 12 minutos, com paradas em Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Gramado.


Será que esse trem ultra rápido vai mesmo sair do papel na China? E será que um dia ele chegará ao Brasil? Deixe seu comentário!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção