Transporte de alta velocidade poderá ligar Porto Alegre à Serra Gaúcha em apenas 12 minutos
Transporte de alta velocidade poderá ligar Porto Alegre à Serra Gaúcha em apenas 12 minutos
O Rio Grande do Sul pode ter futuramente uma rota de transporte de alta velocidade hyperloop entre a capital Porto Alegre e a Serra Gaúcha, conectando as duas regiões em apenas 12 minutos. O acordo para estudar a viabilidade desta tecnologia foi assinado pelo governo do estado, além de representantes da Escola de Engenharia da UFRGS e pela Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT).
Leia também:
Hotel em Porto Alegre: Veja os 20 mais reservados pelos nossos leitores!
“O acordo de hoje pode ser considerado bastante futurista, mas cogitamos analisar a viabilidade do projeto e, assim, lançar a primeira ideia para que quem sabe logo adiante possamos confirmar as condições de viabilizar o hyperloop, uma alternativa economicamente viável, segura e sustentável”, afirmou Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul.
Chamado de hyperloop, o sistema de transporte por cápsulas para passageiros ou cargas pode alcançar 1,2 mil km/h com conforto e segurança superiores ao de aviões, como bem defende a empresa estadunidense. A parceria com o estado coloca o Brasil na rota de um dos transportes mais inovadores e disruptivos atualmente em desenvolvimento no mundo.
Fundada em 2013, a HyperloopTT é uma equipe global de mais de 800 engenheiros, criativos e técnicos em 52 equipes multidisciplinares, com 40 parceiros corporativos e universitários. Seu modelo de negócios pioneiro vem sendo estudado em universidades de ponta como Harvard. Até agora, a empresa já assinou acordos em diversos países como Estados Unidos, Emirados Árabes, França, Alemanha, Índia, China, Coreia do Sul, Indonésia, entre outros.
Vale destacar que o sistema de transporte ultrarrápido se baseia em uma ideia do fundador da Tesla e SpaceX, Elon Musk, e tem investimentos de Richard Branson, CEO do Virgin Group. Em novembro foi realizado em Las Vegas o primeiro teste do hyperloop com passageiros
Ainda que seja muito cedo para comemorar alguma coisa, a notícia é ótima para nós viajantes. Já pensou que prático daqui uns anos desembarcar do avião em Porto Alegre e rapidinho chegar na região da Serra Gaúcha para curtir as maravilhas de Gramado, por exemplo? E sem precisar dirigir! Vamos aguardar esperançosos que os planos realmente saiam do papel!
E você, o que achou da novidade? Comente abaixo e participe!